Mostrar mensagens com a etiqueta Pudins. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Pudins. Mostrar todas as mensagens

30 de novembro de 2018

Desastres culinários



Hoje venho falar-vos nos desastres na cozinha cá de casa. Sim, nesta cozinha também existem desastres culinários, mas na maioria das vezes são resolvidos. Já tentei envenenar o homem cá de casa com açafrão: como estava sem paladar, não provei e segui a receita à risca, numa sopa de abóbora e açafrão (posso dizer-vos que o homem ia sufocando). Já saí de casa e esqueci-me duma pavlova no forno (ficou lá 3 horas a cozer!), molotoff que ficou tipo pneu de borracha, bolos enqueijados (que o homem adora e desaparece tudo na mesma). Enfim, alguns desastres que fazem parte da vida culinária.
As receitas de pastelaria normalmente sigo à risca, tirando aquelas que faço para utilizar fruta madura, pois aí sigo a intuição. Já as refeições do dia-a-dia não são nadas rigorosas relativamente às receitas. Posso até dar uma vista de olhos, mas vou adaptando à medida que vou confecionando.
Um dos últimos desastres foi um pudim. Distraí-me (o que nos faz andar a fazer várias tarefas ao mesmo tempo!) e bati demais os ovos, tendo crescido tanto que o preparado não coube apenas em uma forma, acabando por ficar com dois pudins. Escusado será dizer que, depois que a espuma assentou, fiquei com dois pudins muito slim. O aspecto podia ser mini, mas sabor era mesmo maxi. Experimentem o pudim, mas já sabem: não batam demais os ovos!

Ingredientes
 Caramelo
100g de açúcar
1 colher de sopa de água
 Pudim
6 ovos
250g de açúcar
300 ml de leite
casca de 1 limão

Preparação
Preparar o caramelo, distribuir pelo fundo de uma forma de chaminé e reservar. Levar o leite ao lume com a casca de limão e aquecer apenas até ficar morno, deixando em infusão até arrefecer.
Bater os ovos e o açúcar até ficar uma mistura esbranquiçada. Com a batedeira a baixa velocidade, adicionar o leite em fio. Colocar este preparado dentro da forma e tapar com papel alumínio ou então com a tampa da forma, se esta tiver. Colocar dentro de um tacho e adicionar água até meia altura. O pudim deve cozer em banho-maria durante uma hora. Se for necessário, repor a água que evapora por outra, mas esta deve estar quente. Retirar, deixar arrefecer e colocar no frigorífico, no mínimo durante 12 horas. Por fim, desenformar e servir.

21 de setembro de 2017

Pudim de limão


Quem não gosta de um pudim tradicional de ovos? Quer dizer, eu conheço quem não goste! Mas, geralmente, é sempre uma sobremesa apreciada. Além disso, como é simples de confecionar, pode ser feita com antecedência. Melhor é impossível!

Ingredientes
12 ovos (caseiros)
1 litro de leite
300g de açúcar
Raspa de 1 limão
Caramelo q.b. (utilizei de compra)

Preparação
Caramelizar o fundo de uma forma de chaminé e reservar. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar todos os ingredientes da liquidificadora e misturar até ficar homogéneo. DE seguida, colocar a forma num tabuleiro que possa ir ao forno, dispor o preparado na forma e encher o tabuleiro com água até meio da dita. Levar a cozer ao forno durante 60 minutos. Por fim, retirar, deixar arrefecer e colocar no frigorífico, no mínimo durante 12 horas. Desenformar e servir.

24 de abril de 2014

Depois da Páscoa, o que fazer ao folar? | Pudim de folar|

Cá por casa, é habitual o folar continuar a ‘existir’ na semana a seguir à Páscoa. Normalmente comemos o dito torrado, mas desta vez decidi dar-lhe outro uso: porque não fazer um pudim? Procurei receitas e não encontrei nada,  por isso adaptei uma receita de pudim de bolo-rei.
O resultado final foi um pudim cheio de sabor e que, degustado ainda morninho, revelou-se óptimo. Certamente, vai ser uma receita repetida varias vezes cá por casa. Se não sabem o que fazer aos folares que andam aí por casa, não deixem de aproveitar esta sugestão. Experimentem!

Ingredientes
500g de folar
6 colheres de  sopa de açúcar baunilhado
½ chávena de pepitas de caramelo
250ml de leite
200ml de natas
5 ovos
Manteiga para barrar

Preparação
Untar um tabuleiro com manteiga e preencher o fundo com sobras de folar. Repetir o processo, distribuir as pepitas de caramelo e reservar. De seguida, bater 5 ovos numa taça, adicionar o açúcar, o leite, as natas e bater tudo com uma vara de arames. Cobrir o folar com o preparado e levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 40 minutos.

26 de abril de 2013

Pudim de caramelo by Donna Hay


Sou uma grande admiradora da Donna Hay e há já algum tempo que queria experimentar a sua receita de pudim de caramelo. Para quem está à espera da textura de um típico pudim irá ficar desapontado, pois é mais um bolo bastante húmido. Mas quanto ao sabor… posso garantir-vos que é de comer e não conseguir parar! É simplesmente fantástico. Experimentem!

Ingredientes
75g de manteiga derretida
90g de açúcar mascavado
2 ovos
120g de farinha de amêndoas
150g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
80 ml de leite
1 colher de chá de extracto de baunilha

Para o xarope de caramelo
50g de manteiga
265g de açúcar mascavado
435ml de água 

Preparação
Pré-aquecer o forno a 160ºC. Para confeccionar a calda de caramelo, colocar a manteiga, o açúcar e a água numa panela, em lume médio, mexendo até a manteiga derreter e o açúcar se dissolverem. Reservar.
Colocar a manteiga, o açúcar, os ovos, a farinha de amêndoas, a farinha, o fermento, o leite e a baunilha numa tigela e misturar até incorporar.  Colocar esta mistura em 6 ramequins (de 250ml de capacidade cada) levemente untados com manteiga. De seguida, despejar sobre a massa a calda de caramelo. Levar ao forno durante 30 minutos. Servir ainda morno.

26 de fevereiro de 2013

Pudim de compota de ameixa


A receita que hoje vos trago foi retirada do Flagrante Delícia e adaptada por mim. A original contêm doce de pêssego, mas eu optei por doce de ameixa feito por mim. Considerado pelo homem cá de casa como o melhor pudim dos últimos tempos, houve quem achasse que era doce de mais... Para mim está no ponto perfeito, com uma textura bem densa e um sabor forte a ameixa. Não é daqueles pudins que se coma em grandes quantidades, mas sim um para ser apreciado e degustado em pequenas porções. Assim como eu adaptei para o doce de ameixa, certamente poderá utilizar-se outros. Experimentem e depois contem-me! 

Ingredientes (forma de 16cm de diâmetro):
125 g de açúcar
30 ml de água
150 g de açúcar
8 ovos
80 ml de sumo de limão
200 g de compota de ameixa
7 g de maizena
12 g de manteiga derretida

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Para preparar o caramelo, colocar a água e 125g de açúcar numa frigideira anti-aderente, levando de seguida ao lume até o açúcar ficar caramelizado. Retirar do lume e colocar numa forma de pudim.
Triturar a compota até que fique homogénea, caso ela contenha pequenos pedaços de frutas (o que não foi o caso). Misturar todos os ingredientes e passar a mistura por um coador, desfazendo bem a maizena com a ajuda de uma colher. De seguida, deitar o preparado na forma caramelizada.
Colocar a forma dentro de um recipiente e encher com água, de modo a que metade da forma fique imersa. Cozer durante 1 hora até que o pudim esteja firme.

Receita original aqui:  Flagrante Delícia

26 de novembro de 2012

Pudim de coco | sem leite e sem ovos|


A receita que vos trago hoje é óptima para quem não pode ingerir leite nem ovos. Trata-se de um pudim bastante saboroso, mas aconselho que comam bem fresquinho, pois fica bem melhor. Para quem pode ingerir leite, podem substituir o leite condensado de soja por um normal, ficando assim menos dispendiosa. Experimentem!

Ingredientes
1 lata de leite condensado de soja
3 colheres de sopa rasas de farinha maizena
100g de coco 
3/4 lata de leite de coco 
½ chávena de chá de açúcar

Preparação
Bater o leite condensado com o leite de coco e o açúcar, com uma vara de arames. Adicionar a farinha maizena peneirada, envolver tudo e, por fim, adicionar o coco ralado. Colocar numa forma com tampa e levar ao lume no fogão, em banho-maria, durante cerca de 40 minutos. Colocar no frigorífico durante pelo menos 12 horas.  

13 de novembro de 2012

Bolo-Pudim


Uma das recordações gastronómicas que tenho de miúda é deste bolo-pudim, que era feito pela minha irmã. Mas o tempo foi passando e a receita perdeu-se. No entanto, há algum tempo atrás, comentei com uma amiga de como tinha saudades de voltar a comer esta sobremesa e, pouco tempo depois, ela descobriu a receita. Tenho na memória que se chamava CDS (não sei o porquê do nome...) mas, como não é um nome muito usual para um doce, ficou na memória.
Foi bom voltar a comer esta sobremesa, já que é mesmo muito boa. Agora que a reencontrei, de certeza que vai ser presença assídua cá em casa. Experimentem também!

Ingredientes
Massa do pudim
6 ovos
2 chávenas de chá de açúcar
1+1/2 chávena de leite
Caramelo q.b.

Massa do bolo
4 ovos
1 chávena de chá de açúcar
1 chávena de chá de farinha
1 colher de sopa de fermento
  
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Barrar uma forma redonda de buraco com caramelo. Bater o açúcar com os ovos inteiros durante 5 minutos. Adicionar o leite e bater bem. Deitar na forma sobre o caramelo e reservar.
Bater os ovos com açúcar durante 5 minutos, adicionar a farinha peneirada com fermento e envolver tudo muito bem. Deitar sobre a massa do pudim. Colocar a forma dentro de outra maior e colocar água quente. Levar ao forno a cozer em banho-maria cerca de 40 minutos. Deixar arrefecer aproximadamente 30 minutos e desenformar.

22 de junho de 2012

Pudim de ir aos céus

O pudim que vos trago hoje não é bom... é muito bom! É mesmo fabulosamente denso e cheio de sabor. A receita não é minha, nem foi confeccionado por mim, mas como foi feito de propósito para mim por uma pessoa muito especial, decidi partilhar convosco. Experimentem, pois é de comer e ir aos céus!

Ingredientes
11 gemas
1 ovo
½ Litro de leite de soja*
250g de açúcar louro
1 cálice de vinho do Porto branco
2 colheres de sopa de farinha maisena
Caramelo q.b.

Preparação
Forrar uma forma de 16cm de tampa com caramelo. Dissolver a farinha maisena num pouco de leite. Bater os ingredientes todos. Colocar na forma, tapar com a tampa e levar a cozer em banho-maria durante 2 horas. À medida que a água for evaporando, adicionar mais água quente. Deixar arrefecer e levar ao frigorífico, só depois desenformar.
Para o tacho não ficar com manchas basta colocar umas rodelas de limão dentro do tacho.

* Podem utilizar leite normal

7 de dezembro de 2011

Pudim de Abóbora II


Este blogue tem estado em lume brando nos últimos dias, já que estou de férias e a preguiça instalou-se cá em casa. Mas não podia deixar de partilhar este pudim com vocês, pois é de comer e pedir mais. A receita original foi encontrada numa revista de culinária para robots de cozinha, embora eu não possua nenhum (ainda não perdi a esperança de ter uma Bimby...). Mas, mesmo feito à maneira antiga, ficou fantástico!

Ingredientes
1 kg de abóbora 
400g de açúcar
200g de leite
50g de manteiga
6 ovos 
1 colher de sopa de farinha maisena

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Descascar a abóbora e cortar em pedaços, levando a cozer durante cerca de 20 minutos. Colocar a abóbora num escorredor de arame e pressionar com uma colher, de modo a retirar toda a água. Triturar com a varinha mágica e reservar. Levar ao lume uma frigideira com 150 gramas de açúcar e duas colheres de sopa de água, sem mexer, até obter caramelo. Colocar o caramelo na forma de pudim e reservar. Bater os ovos com o açúcar até dobrar o volume, adicionando em seguida a manteiga derretida, a abóbora, o leite e, por fim, a farinha, batendo entre cada adição. Verter a mistura na forma caramelizada e levar ao forno aproximadamente 1 hora, espetando um palito para confirmar se está cozido. Deixar arrefecer e desenformar. 

3 de novembro de 2011

Pudim de abóbora


Como já aqui referi anteriormente, chegou a época das abóboras cá em casa. A última pesava 11 kg e, depois a descascar, fiquei com uma bolha na mão! Mas valeu bem a pena, já que com a maioria da abóbora fiz doce e, com a parte restante, fiz este pudim delicioso.
Já intitulado como “o melhor pudim que já fizeste cá em casa”, fica com 3 camadas distintas: no fundo o coco, no meio a abóbora e, por fim, uma camada de ovo. Resultado final: absolutamente fantástico!

Ingredientes
1 colher de sopa de farinha maizena
2 colheres de sopa de manteiga derretida
300g de açúcar
5 ovos
50g de coco ralado
600g de abóbora (limpa e cortada aos cubos pequenos)
75g de açúcar (para caramelizar a forma)

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Num tacho, cozer a abóbora em água temperada com um pouco de sal e um pau de canela. Depois de cozida, escorrer a abóbora e reduzir a puré. Juntar os restantes ingredientes e bater tudo muito bem. Preparar o açúcar caramelizado e colocar na forma. Deitar nela o pudim e levar a cozer em banho-maria, durante cerca de uma hora. Desenformar apenas quando estiver frio.

11 de março de 2011

Pudim de limão e uma homenagem


Hoje trago-vos uma receita amarela. «E o porquê do amarelo?...» – pensam vocês. Passo a explicar: o amarelo representa a luta dos professores de Educação Visual e Tecnológica pela defesa do seu trabalho, a defesa do ensino das artes ao segundo ciclo nas nossas escolas e, principalmente, pela defesa da criatividade e desenvolvimento artístico das nossas gerações futuras. Para quem não sabe, com as novas alterações do sistema curricular, a disciplina de EVT vai passar a ser leccionada apenas por um professor. Como tal, milhares de professores ficarão sem trabalho e milhares de crianças ficarão sem o apoio necessário ao seu desenvolvimento artístico. Pouco mais posso fazer para demonstrar o meu apoio aos professores de EVT, por isso deixo aqui a minha homenagem, na forma de um saboroso pudim amarelo.

Ingredientes (4 doses)
40g de manteiga (amolecida)
¾ chávena de açúcar
1 colher de chá de raspas de limão
2 ovos (separados)
2 colheres de sopa de farinha de trigo
½ colher de chá de fermento em pó
½ chávena de sumo de limão
1 chávena de leite

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 175ºC. Bater a manteiga com o açúcar até o creme resultante ficar esbranquiçado. Adicionar as raspas e as gemas, batendo até ficar cremoso. Colocar a farinha e o fermento peneirados, adicionar em seguida o sumo de limão e o leite, batendo somente para incorporar. À parte, bater as claras em neve, até formar picos firmes. Misturar as claras com o preparado líquido, misturando tudo delicadamente. Colocar em ramequins untados com manteiga, dispor sobre uma assadeira com as laterais altas, e encher com água quente até metade dos ramequins. Levar ao forno em banho-maria, durante cerca de 20-25 minutos.

Receita retirada do blogue Comida de Quinta