Mostrar mensagens com a etiqueta Páscoa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Páscoa. Mostrar todas as mensagens

11 de abril de 2017

Sugestão para a Páscoa | Tarte de abóbora e amêndoa |


Após ter provado um pudim de abóbora e amêndoa por terras da Serra da Estrela, andei pela net à procura da receita. Até que finalmente encontrei e decide experimentar.
O resultado não foi um pudim como estava na imagem, mas uma tarte fantástica. Na altura, pensei que devia ter-me enganado na receita. No entanto, agora que voltei a experimentar aconteceu o mesmo... O pudim era bom, mas em tarte é muito melhor! É certamente uma óptima sugestão para a vossa mesa da Páscoa. Experimentem!

Ingredientes
300g de açúcar 
2dl de água 
250g de amêndoa triturada (mas não em farinha)
30g de manteiga com sal derretida
1 carcaça
1 ovo
5 gemas 
1 colher de chá de canela 
2 colheres de sopa (bem cheias) de doce de abóbora 
Caramelo para o fundo q.b.

 Preparação
Pré-aquecer o forno a 180°C. Levar o açúcar ao lume com a água e deixar ferver, suavemente, durante 10 minutos. Adicionar a amêndoa, a manteiga e a carcaça esfarelada. Mexer muito bem até ficar tudo homogéneo. Já fora do lume, adicionar o ovo e as gemas desfeitas, a canela e o doce de abóbora. Misturar muito bem. Deitar o preparado numa forma de aro com 20cm, previamente caramelizada, e levar a cozer no forno, em banho-maria, durante cerca de 45 minutos.

30 de março de 2015

Folares para a Páscoa


Por aqui, começa-se a pensar em qual o folar a confeccionar este ano, mas ainda não foi tomada uma decisão. Também ainda não dediquei muito tempo ao assunto, mas estava com vontade de fazer algo diferente. No entanto, como a inspiração anda um pouco desaparecida, lembrei-me de partilhar convosco os folares que saíram desta cozinha nos anos anteriores. Deixo-vos algumas sugestões e desejo que vos inspire na elaboração do vosso folar!

2 de maio de 2014

Tarte de requeijão e canela


Esta tarte marcou presença na mesa de Páscoa, tendo por todos sido muito apreciada. Bem húmida e com um sabor bem agradável a canela, é super-fácil de fazer e faz um brilharete numa mesa de festa. É uma boa sugestão para receber o sol e o calor que vai fazer neste fim-de-semana. Sejas bem-vinda Primavera, tinha tantas saudades tuas!

Ingredientes
500g de requeijão
6 ovos
350g de açúcar
1 colher de chá (bem cheia) de canela
20g de manteiga à temperatura ambiente
20g de farinha com fermento
Açúcar em pó q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ªC. Untar uma forma de mola com 24cm e forrar o fundo com papel vegetal, voltando a untar de seguida. Depois, picar o requeijão e reservar. Bater os ovos numa batedeira, juntamente com o açúcar, a manteiga, a farinha e a canela, até estar tudo uniforme. Adicionar o requeijão e envolver com uma colher de pau. Colocar a massa na forma e levar ao forno durante 40 minutos. Retirar do forno, deixar arrefecer e polvilhar com açúcar em pó.

24 de abril de 2014

Depois da Páscoa, o que fazer ao folar? | Pudim de folar|

Cá por casa, é habitual o folar continuar a ‘existir’ na semana a seguir à Páscoa. Normalmente comemos o dito torrado, mas desta vez decidi dar-lhe outro uso: porque não fazer um pudim? Procurei receitas e não encontrei nada,  por isso adaptei uma receita de pudim de bolo-rei.
O resultado final foi um pudim cheio de sabor e que, degustado ainda morninho, revelou-se óptimo. Certamente, vai ser uma receita repetida varias vezes cá por casa. Se não sabem o que fazer aos folares que andam aí por casa, não deixem de aproveitar esta sugestão. Experimentem!

Ingredientes
500g de folar
6 colheres de  sopa de açúcar baunilhado
½ chávena de pepitas de caramelo
250ml de leite
200ml de natas
5 ovos
Manteiga para barrar

Preparação
Untar um tabuleiro com manteiga e preencher o fundo com sobras de folar. Repetir o processo, distribuir as pepitas de caramelo e reservar. De seguida, bater 5 ovos numa taça, adicionar o açúcar, o leite, as natas e bater tudo com uma vara de arames. Cobrir o folar com o preparado e levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 40 minutos.

21 de abril de 2014

Folar italiano













Por aqui, as festividades pascais já passaram, na companhia da família, com o tradicional borrego e os doces da época. Já aqui vos tinha deixado a receita deste ano do folar cá de casa, mas decidi experimentar outra receita e, tendo ficado muito contente com o resultado, não podia deixar de partilhar convosco. Podem guardar para o ano, mas aconselho vivamente a experimentarem por estes dias!  

Ingredientes
1 pacote de fermento seco  
300ml de leite
Pitada de sal
80g de manteiga amolecida
2 ovos batidos
1 colher de sobremesa de canela
100g de açúcar
700g de farinha tipo 65
1 ovo batido com 1 colher de chá de água
3 ovos
Sprinkles coloridos q.b.
  
Preparação
Para tingir os ovos, colocar 500ml de água a ferver num recipiente de vidro, juntamente com uma colher de sopa de vinagre e o corante verde. Depois, mergulhar os ovos até que estes adquiram a cor. Retirar e deixar secar.
Numa tigela grande, misturar o fermento, o leite morno (não quente), o sal, a manteiga, os ovos e açúcar. Adicionar cerca de metade da farinha e amassar até ficar homogéneo. Lentamente, adicionar a restante farinha para formar uma massa firme e que não esteja pegajosa. Colocar numa tigela untada, cobrir com película aderente e deixar levedar num local quente até dobrar (no mínimo, durante uma hora). Colocar a massa na bancada da cozinha e dividir em 6 pedaços.
Enrolar cada pedaço para formar uma tira. Juntadas duas peças, torcer para formar uma "trança", apertando as extremidades, em círculo.
Colocar num tabuleiro forrado com papel manteiga ou papel vegetal. Cobrir e deixar crescer até dobrar (processo que demorará cerca de uma hora). Pincelar a massa com o ovo, polvilhar com os sprinkles e, no meio de cada anel, colocar delicadamente um ovo. Levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 25 minutos.

17 de abril de 2014

O folar desta Páscoa



Como tem sido habitual aqui no cantinho, trago-vos nesta época uma receita de folar. Este ano estava muito indecisa com a receita que iria fazer mas, após uma busca intensiva na net, encontrei esta no Figo Lampo e, como os olhos também comem, fiquei logo presa às imagens. Adoro o dito blogue, pois tem sempre umas sugestões fantásticas. O folar deixou um aroma fantástico pela casa, além de ter uma textura ‘fofinha’ e derreter-se na boca! E deste modo vos desejo uma santa e doce Páscoa.   

Ingredientes
      Massa
125g de açúcar amarelo
1 laranja pequena (casca + sumo)
2 ovos
100ml de leite
100ml de chá (mistura de pau de canela e colher de café de erva doce)
1 cubo de fermento de padeiro fresco
40g de manteiga sem sal (à temperatura ambiente)
1 colher de sopa de banha
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 colher de sobremesa de erva-doce em pó
600g de farinha sem fermento
1 pitada de sal
      Calda
2 colheres de sopa de mel
50g de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 colher sopa de canela em pó
      Recheio
Açúcar baunilhado q.b.
Canela em pó q.b.
Manteiga q.b. 
  
Preparação
Untar uma forma de alumínio (de 18cm) com manteiga, forrar com papel vegetal (deixar um rebordo de 5 cm de papel para fora da forma) e voltar a untar com manteiga. Preparar o chá de canela e erva-doce e reservar.
Numa tigela grande, colocar o chá ainda morno e o fermento de padeiro e dissolver com uma colher de pau. Adicionar o açúcar, os ovos, a raspa e sumo da laranja e o leite, envolvendo tudo muito bem. Por fim, adicionar a banha, a manteiga a farinha, a canela e a erva-doce. Amassar tudo manualmente, até deixar de pegar às mãos (se necessário, adicionar mais farinha). Tapar a tigela de modo a ficar abafada e deixar a massa levedar durante 4 horas.
Preparar a calda levando ao lume todos os ingredientes e reservar.
Pré-aquecer o forno a 190ºC. Estender a massa de modo a obter um rectângulo grande e fino. Polvilhar com açúcar e canela e colocar pequenas nozes de manteiga. Dobrar as pontas da massa para dentro, voltar a polvilhar e colocar manteiga. Enrolar a massa no sentido longitudinal, colocar no centro da forma e deixar a massa levedar durante mais 30 minutos. Deitar a calda por cima, tapar com papel de alumínio e levar ao forno durante 50 minutos. A meio do tempo, retirar o papel.


8 de abril de 2013

Bôla de carnes



Esta bôla de carnes fez parte da mesa de Páscoa cá de casa. Retirei de um dos meus blogues de culinária preferidos, tendo feito somente umas pequenas adaptações. Fez muito sucesso e, por isso, voltei a confeccionar para um jantar de amigos.
É uma óptima sugestão para entrada de um jantar, para um piquenique ou para festas. Simples, rápida de preparação e muito, mas mesmo muito saborosa. Experimentem!

Ingredientes
250g de farinha de trigo
250g de farinha de trigo integral
2 colheres de chá de fermento para bolos
150g de óleo de amendoim
4 ovos
350g de leite
1 chouriço de carne
100g de bacon
1 colher de café de sal

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Picar o chouriço e o bacon e reservar. Colocar todos os ingredientes na taça da batedeira, excepto as carnes e, com o gancho de amassar, bater até ficar uma mistura homogénea. Adicionar as carnes e voltar a bater. Colocar a massa numa forma untada (ou de silicone) e levar ao forno durante 35 minutos. Deixar arrefecer um pouco e desenformar sobre uma rede.

Fonte original: http://www.saboresdecanela.com/2009/11/bola-da-gisela.html

2 de abril de 2013

O Folar cá de casa


O tempo corre de tal maneira, que foi impossível partilhar antecipadamente convosco o folar cá de casa nesta Páscoa. Embora eu considere que esta receita pode ser feita todo ano, não só especificamente na Páscoa, aqui a partilho por ocasião desta festividade.
Como não ligo ao ovo no folar, substitui-o por amêndoa, tendo ficado muito crocante e saboroso. No entanto, o homem cá de casa sentiu falta do ovo… Assim sendo, vou ter que repetir a receita, agora com o dito ovo. Experimentem também!

Ingredientes
500g de farinha tipo 65
100g de açúcar
Casca de 1 laranja (raspa)
110g de leite
2 ovos
100g de manteiga
25g de fermento de padeiro fresco
½ colher de chá de canela em pó
1 colher de café de sal
Amêndoa em cubos q.b.
1 gema de ovo

Preparação
Amornar o leite e colocar numa tigela grande. Adicionar o fermento e, com a ajuda das mãos, dissolver o mesmo. Adicionar os restantes ingredientes, excepto a farinha. Com a ajuda de uma vara de arames, incorporar todos muito bem. De seguida, adicionar a farinha e, com as mãos, amassar até a farinha estar incorporada. Tapar com um pano e deixar levedar num local morno, durante cerca de uma hora. Retirar a massa para um tabuleiro forrado com papel vegetal, fazer uma cruz na dita massa, pincelar com a gema de ovo e polvilhar com a amêndoa. Deixar levedar durante cerca de 45 minutos mais. Por fim, levar a forno pré-aquecido a 180°C durante aproximadamente 40 minutos.

17 de abril de 2012

Bolo da Páscoa



O bolo que hoje vos apresento foi aquele que preparei para a mesa de Páscoa. A receita foi retirada de um blogue que muito admiro, o Flagrante Delícia, da autoria de Leonor de Sousa Bastos, uma pasteleira fantástica. Para acompanhar o bolo decidi preparar a receita do doce de ovos, aquele que é utilizado nos Dom Rodrigos. O bolo ficou muito húmido e fofinho e, juntamente com o doce de ovos, ficou um autentico manjar!
Para rechear o bolo apenas utilizei metade do doce, mas o restante pode ser acondicionado no frigorífico, no máximo por duas semanas. Todavia, cá em casa não nem uma semana durou, pois utilizei em outra receita que irei trazer por estes dias.

 Bolo de claras e amêndoa

Ingredientes
250g de açúcar
125g de manteiga amolecida
10 claras
125g de farinha com fermento
100g de amêndoa moída
Açúcar em pó q.b

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma com aproximadamente 24 cm de diâmetro. Bater as claras em castelo e reservar. Bater o açúcar com a manteiga até que resulte num creme leve e esbranquiçado.
Adicionar a amêndoa moída e um 1/3 das claras, batendo bem. Juntar a farinha peneirada, usando a batedeira em velocidade baixa, batendo-a de seguida apenas para homogeneizar a massa. Incorporar as restantes claras, com cuidado, para que a massa perca o mínimo de volume. Deitar a massa na forma e alisar a superfície com uma espátula. Misturar a amêndoa em palitos com o açúcar em pó e espalhar sobre a massa.
Levar ao forno durante aproximadamente 25 minutos, ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco. Retirar o bolo do forno e deixar arrefecer cerca de 10 minutos antes de desenformar. Depois do bolo estar frio, cortar ao meio, rechear com o doce de ovos e polvilhar com açúcar em pó.

Doce de ovos com amêndoa

Ingredientes
50g de miolo de amêndoa moída
20g de amêndoa (triturada em pequenos pedaços)
250g de açúcar
140g de água
8 gemas

Preparação
Colocar o açúcar e a água num tacho e levar ao lume até formar ponto de pérola (cerca de 2 minutos a ferver). Retirar do lume e misturar a amêndoa. Deixar que arrefeça até ficar morno. De seguida, juntar as gemas em fio, previamente passadas por um passador e batidas. Levar novamente ao lume, mexendo até engrossar. Retirar de imediato para uma tigela para arrefecer.

20 de maio de 2011

Folar


Hoje trago-vos o folar que foi à mesa no domingo de Páscoa. A receita já vem fora de época, mas não deixa de ser uma boa sugestão para quem gosta de pão doce. Podem fazer a receita toda na máquina do pão, mas nesta ocasião apenas foi amassado na máquina, pois foi a cozer ao forno, após o ter decorado com os ovos cozidos. Quentinho logo pela manhã, barrado com manteiga… é uma verdadeira delícia!

Ingredientes
500g de Farinha Nacional para Pão Brioche
180 ml de água morna
1 ovo batido
1 colher de sopa de mel
1 colher café erva-doce
1 colher de sobremesa rasa de canela
Raspa de ½ limão

Preparação
Colocar os ingredientes na cuba da máquina, pela seguinte ordem: água, ovo, mel, erva-doce e canela, raspa de limão e, por fim, a farinha Nacional para Pão Brioche. Em seguida, seleccionar o programa ‘amassar’. Depois de o programa terminar, retirar a massa da cuba, colocar numa taça enfarinhada e cobrir com um pano. Pré-aquecer o forno a 100ºC, durante cerca de 10 minutos, e depois desligar, colocando a massa dentro do forno para levedar cerca de uma hora.
Retirar a massa e dividir em duas partes: uma maior para colocar os ovos, a outra para fazer as tiras para decorar o folar. Colocar a porção maior num tabuleiro, untado previamente, e decorar com 3 ovos cozidos, de modo a fazer um triângulo.
Com a porção mais pequena fazer quatro tiras e com 3 delas fazer uma trança para rodear os ovos. Dividir a última tira em 3 e colocar sobre os ovos. De seguida, pincelar com ovo batido. Levar ao forno previamente aquecido a 180º C, durante 25 minutos.