Mostrar mensagens com a etiqueta Natal. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Natal. Mostrar todas as mensagens

20 de dezembro de 2019

Aletria para o vosso Natal



Esta aletria é a conjunção de duas receitas, ficou cremosa e desapareceu num instante. Uma sugestão rápida de preparar para o vosso Natal. Experimentem!

Ingredientes
1 litro de leite meio gordo + 1 chávena de chá
180g de açúcar
150g de aletria partida em pedaços
casca de 1 limão
1 pau de canela
1 pitada de sal
1 colher de sopa de manteiga
4 colheres de sopa rasas de farinha custard
canela em pó para polvilhar q.b.

Preparação:
Levar um tacho ao lume com o leite, o açúcar, o pau de canela, casca de limão e uma pitada de sal. Deixar levantar fervura e juntar a massa da aletria, deixando cozinhar em lume brando até esta estar cozida. Ter o cuidado de ir mexendo de vez em quando, para os fios soltarem-se. Retirar do lume e adicionar a farinha dissolvida em 1 chávena de chá de leite. Voltar a colocar ao lume e deixar cozinhar até engrossar. Retirar as cascas e o pau de canela. Colocar a mistura numa travessa e deixar arrefecer. Decorar com canela em pó.

Fontes:

6 de janeiro de 2016

O Dia de Reis


Por aqui também se comemora o Dia de Reis. Não muito tradicionalmente, pois não sou grande apreciadora de frutas cristalizadas, prefiro umas pepitas de chocolate. No entanto, o resultado foi um bolo bastante fofinho e cheio de sabor. Degustado ainda quentinho, acompanhado com uma chávena de chá, foi assim, da melhor maneira possível, que se iniciou o Dia de Reis. Experimentem!

Ingredientes
120ml de leite (ligeiramente morno)
25g de fermento fresco
70g de açúcar
Raspa da casca de uma laranja e de um limão
70g de manteiga (à temperatura ambiente)
3 gemas
Sumo de ½ laranja
1 cálice pequeno de vinho do Porto
500g de farinha com fermente
100g de pepitas de chocolate
½ chávena de chá de nozes picadas
50g de amêndoa em cubos
1 punhado grande de pinhões
1 punhado grande de avelãs tostadas e picadas
Maple syrup
Amêndoa em cubos
Pepitas de chocolate

Preparação
Desfazer o fermento com o leite. Adicionar os restantes ingredientes (com a excepção dos frutos secos) e as pepitas de chocolate. Amassar na batedeira com o gancho do pão, até que a massa comece a soltar-se das paredes. Tapar a massa e deixar descansar durante duas horas, num local quente ou tapada com um cobertor. Passado o tempo referido, envolver os frutos secos e as pepitas, amassar mais um pouco, moldar uma ‘roda’ e dispô-la num tabuleiro, forrado com papel vegetal ou tapete de silicone. Deixar levedar em local quente durante mais uma hora. Pincelar com o maple syrup, polvilhando com amêndoa e pepitas de chocolate. Levar a cozer, no forno pré-aquecido a 180ºC, durante 25 minutos.



29 de dezembro de 2014

Ainda vão a tempo | bolachas recheadas com doce de ameixa |

O dia de Natal já passou, mas existem sempre aqueles presentes entregues depois da data. Assim, se ainda falta comprar e não vos apetece ir para o reboliço das lojas, deixo-vos esta sugestão. É fácil, barata e, principalmente, cheia de carinho: umas bolachas super-gulosas, que se desfazem na boca. Experimentem!

Ingredientes
225g de manteiga (à temperatura ambiente)
125g de açúcar em pó
350g de farinha de trigo
1,5 colher de chá de fermento em pó
Uma pitada de sal
Doce de ameixa q.b.

Preparação
Na batedeira, bater a manteiga com o açúcar em pó, até obter uma consistência cremosa. Adicionar a farinha, previamente peneirada com o fermento em pó e o sal, e amassar bem até obter uma bola. Achatar a massa ligeiramente, embrulhar em película aderente e levar ao frigorífico durante cerca de 20 minutos.
Pré-aquecer o forno a 180°C. Depois, forrar um tabuleiro com papel vegetal. Abrir a massa com um rolo, até obter uma espessura de aproximadamente 6 mm e, utilizando um cortador de biscoitos, cortar as formas da massa. Depois de todos os biscoitos cortados, fazer outro corte pequeno em metade destes (serão a parte de cima dos biscoitos, para que se veja o recheio). De seguida, colocar no congelador durante cerca de 20 minutos. Por fim, levar as bolachas ao forno durante cerca de 12 minutos ou até dourarem ligeiramente. Retirar do forno e deixar arrefecer completamente. Rechear as bolachas com o doce de ameixa.


16 de dezembro de 2014

Sonhos com gelado de baunilha e compota de abóbora


Recebi recentemente um convite da Carte d'Or para participar num workshop exclusivo sobre sobremesas de Natal. O local foi a academia da Vaqueiro, que se vestiu a rigor para receber os participantes. Por lá desfilaram o bolo-rei, filhós rápidas, arroz doce, tronco de natal, fatias douradas e os sonhos de Natal. Tudo muito bem acompanhado, obviamente, pelos gelados da Carte d'Or. A mim, calhou-me a preparação dos sonhos, receita que partilho hoje convosco. Experimentem!

Ingredientes
300g de farinha
6 ovos
80g de margarina
2,5dl de água
2,5dl de leite
50g de açúcar
Casca de uma laranja
Sal, açúcar e canela q.b.
Óleo q.b.
Gelado de baunilha q.b.
Compota de abóbora q.b.

Preparação
Levar ao lume um tacho com a água, o leite, o açúcar, a casca de laranja e a margarina. Quando ferver, retirar a casca de laranja, adicionar a farinha de uma só vez e mexer, até obter uma massa homogénea e macia. Deixar arrefecer, adicionar os ovos (um de cada vez) e envolver bem entre cada adição. Aquecer o óleo, retirar colheradas (com uma colher de sobremesa) de massa e fritar em óleo quente, deixando cozinhar lentamente. Depois de fritas, escorrer o excesso da gordura e envolver numa mistura de açúcar e canela em pó. Servir os sonhos com gelado de baunilha e compota de abóbora.


11 de dezembro de 2014

A duas semanas do Natal

Os presentes já começaram a ser comprados e, no fim-de-semana, vou começar a confeccionar as minhas bolachas para oferecer. A ementa de doces já começou a ser definida e, a um ritmo lento mas certo, começo a ultimar os preparativos para festejar o Natal. Caso seja também o vosso caso, deixo-vos deliciosas sugestões para colocarem na vossa mesa nesta altura de festividades.




6 de janeiro de 2014

Bolo-Rainha de chocolate


Hoje não podia deixar de partilhar a minha sugestão para a comemoração do dia de Reis. A receita é a habitual, mas adicionei um ingrediente muito especial: o chocolate. Experimentem, pois é muito bom! Desejo-vos um feliz Dia de Reis!
Ingredientes
1 pacote de fermento fresco
1dl de leite morno
80g de açúcar
Raspa da casca de uma laranja
80 g de manteiga
2 ovos
Sumo de duas laranjas
1 cálice de vinho do Porto
400g de farinha com fermento (convém pesar primeiro)
1 pitada de sal
70g de amêndoa
70g de nozes 
70g de pinhões
100g de pepitas de chocolate

Cobertura
Frutos secos q.b.
1 gema de ovo p/ pincelar
100g de chocolate de culinária
Açúcar em pó q.b.
  
Preparação
Desfazer o fermento com o leite. Adicionar os restantes ingredientes, à excepção dos frutos secos, e as pepitas de chocolate, amassar até que a massa comece a despegar-se das mãos. Deixar descansar durante 30 minutos. Passado esse tempo, envolver os frutos secos, amassar mais um pouco e deixar repousar mais 30 minutos, em local quente. Com as mãos, moldar uma roda e dispô-la num tabuleiro, previamente untado com manteiga e polvilhado com farinha, e deixar levedar em locar quente até atingir quase o dobro (este processo demora, no mínimo, 1h e 30 minutos). Pincelar com o ovo batido, polvilhando com amêndoa e pinhões por cima. Polvilhar com açúcar e levar a cozer, a 200º C, durante 40 minutos. Derreter o chocolate em banho-maria e distribuir em fio por cima do bolo



1 de janeiro de 2014

Pudim de Natal no Dia Um...Na cozinha


Vamos entrar o Ano 2014 a desejar felicidades a todos quantos amamos, com receitas que irão conter preciosos ingredientes, imprescindíveis nas vossas receitas: Amor, Carinho, Ternura, Empenho, Esforço, Votos de Felicidades para o ano que se vai iniciar.



E eu não poderia de deixar de partilhar o pudim de ovos da minha mãe, presença assídua na mesa da consoada, desde de criança que me lembro da minha mãe fazer este pudim em dias de festa.

Ingredientes 
10 ovos caseiros 
1 litro de leite meio gordo
275g de açúcar 
Caramelo q.b.(utilizei de compra)

Preparação 
Caramelizar o fundo de uma forma de chaminé e reservar. Pré-aquecer o forno a 180ºC e colocar um tabuleiro com água até meia altura no forno.
Bater os ovos e o açúcar até ficar uma mistura esbranquiçada e ter dobrado de volume. Com  batedeira a baixa velocidade adicionar o leite em fio. Colocar este preparado no forno dentro do tabuleiro e deixar a cozer por 60 minutos.
Retirar, deixar arrefecer e colocar no frigorífico no mínimo durante 12 horas. Desenformar e servir.  


9 de dezembro de 2013

“Blog Mais Doce de Portugal” Tronco de Natal


Por estes dias, as receitas de Natal vão dando o ar da sua graça pela blogosfera. Cá por casa, já comecei a desfolhar livros e revistas para escolher as eleitas deste ano, aquelas que irão estar na minha mesa natalícia. O tronco de Natal, nomeadamente, é uma presença muito assídua na minha mesa e, provavelmente, nas vossas também. Deste modo, trago-vos hoje mais uma sugestão!

Esta receita surgiu através de um desafio que o açúcar RAR lançou aos bloggers de Portugal: a partilha de um docinho especial para aquecer corações neste Natal.
  
Ingredientes 
Bolo
3 ovos
160g de açúcar RAR
50g de farinha sem fermento
50g de maizena
1 colher de chá de fermento
1 colher sopa de água

Recheio
1 tablete de chocolate branco de culinária
6 ovos (separar as gemas e as claras, para bater as claras em castelo)
6 colheres de açúcar RAR
1/4 de natas

Cobertura de creme de chocolate
1 ovo
90g de manteiga
50g de açúcar RAR
50g de chocolate de culinária

Preparação
Bolo
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Começar por fazer o bolo: bater as gemas com o açúcar; quando a mistura começar a ficar esbranquiçada, adicionar o fermento, a farinha, a maizena e uma colher de sopa de água. De seguida, bata as claras em castelo. Depois, misturar as claras na massa e incorporar bem, mas sem bater. Colocar a massa num tabuleiro rectangular, previamente untado e forrado com papel vegetal, e levar ao forno a cozer durante cerca de 10 minutos.

Creme de chocolate
Bater o ovo com o açúcar e a manteiga. Derreter o chocolate e juntar ao creme do ovo e da manteiga. Misturar bem e guardar no frigorífico.

Recheio
Bater as claras em castelo e reservar. Derreter o chocolate branco em banho-maria e, quando estiver derretido, juntar as natas. Bater as gemas com o açúcar e adicionar ao preparado do chocolate, deixando cozinhar durante 3 minutos sem parar de mexer. Adicionar as claras e envolver tudo muito bem. Deixar arrefecer e colocar no frigorífico até à altura de rechear o tronco.

Desenformar o bolo sobre uma folha de papel vegetal, polvilhada com açúcar em pó. Retirar a folha de papel que usou para forrar o tabuleiro e deixar arrefecer um pouco. Barrar a superfície da torta com a mousse de chocolate branco, enrolar com a ajuda do papel e colocar sobre uma torteira. Depois de frio, cortar um topo do bolo para formar o tronco de Natal. Passar o bolo para o prato de servir e cobrir com o creme de chocolate, levando de seguida ao frigorífico para endurecer um pouco. Para completar a decoração, polvilhar o tronco com raspas de chocolate e um azevinho, feito com pasta portuguesa verde e vermelha.


Passatempo aqui : RAR

21 de dezembro de 2012

Filhós de forma para receber o Natal



Há já algum tempo que estava com curiosidade para experimentar fazer filhós de forma. Como tinha guardado o ferro em forma de borboleta que era da minha sogra, foi este ano que decidi experimentar. Assim, para receber o espírito de Natal cá em casa, coloquei mãos à obra.
Acho que ficaram pouco doces, por isso quem desejar pode acrescentar um pouco de açúcar à massa. De resto, gostei muito do resultado final. Experimentem!   

Ingredientes
250g farinha de trigo sem fermento
3 ovos médios
250ml de leite
2 colheres de sopa de aguardente
Sumo e raspa de 1 laranja
60g de manteiga
Óleo q.b.
Açúcar q.b.
Canela q.b.

Preparação
Deitar a farinha numa tigela e abrir uma cavidade ao centro. Deitar aí os ovos, a raspa e o sumo da laranja e começar a mexer do meio, envolvendo a farinha. Ir adicionando o leite frio, em fio, mexendo sempre. Por fim, derreter a manteiga e juntar ao preparado, assim como a aguardente, e mexer tudo muito bem.
Para fritar as filhós, colocar num tacho fundo uma porção abundante de óleo e levar ao lume. Logo que esteja bem quente, mergulhar a forma no óleo para aquecer. Quando estiver bem quente, retirar e mergulhar na massa, mas sem atingir os bordos. Tirar com cuidado e mergulhar totalmente no óleo quente, retirando poucos segundos depois e logo que a massa descole do ferro. Deixar fritar perto de um minuto. Retirar com uma escumadeira e deixar escorrer em papel absorvente. Repetir o processo enquanto houver massa. Com as filhós ainda quentes, passá-las por açúcar misturado com canela.

Para conservar as filhós deverão ser guardadas numa caixa hermética. 

28 de dezembro de 2011

Uma vela neste Natal


Mais uma noite de Natal que passou, mais uma mesa cheia reunida, o entusiasmo das crianças a desembrulhar os presentes, o sentimento de como é bom ter a família reunida, tanto na noite de Natal como no dia. Passou tão depressa mas, como alguém muito importante diz, «o Natal é sempre que quisermos!»
Não vos vou trazer mais doces desta quadra natalícia, mas não podia deixar de partilhar a minha vela de Natal, feita com muito carinho para a minha família S.L.

Bolo receita da Torta de Natal – receita aqui (em vez de fazer num tabuleiro fiz em formas de 16cm e dupliquei a receita);
Recheio e cobertura – receita aqui;

Sobrepor os bolos, intercalando com o recheio, cobrir o bolo e as laterais com o recheio e, por fim, decorar com massa de açúcar (primeiro a massa vermelha e depois a branca).
Para fazer a abertura para colocar a vela basta, na última camada do bolo, retirar uma circunferência com a ajuda de um cortante redondo. Quando for a cobrir com a massa de açúcar, bastará dar um pouco de folga à massa para cobrir o interior.

22 de dezembro de 2011

Tronco de Natal


Nos últimos dias, a correria cá em casa tem sido mais que muita, o tempo não chega para tudo e quem sentido mais com isso é aqui o meu cantinho. As receitas vão sendo preparadas, mas o tempo necessário para as colocar aqui é que tem sido muito pouco. Para compensar tal ausência, deixo-vos hoje um delicioso tronco de Natal, uma sugestão para a vossa mesa de consoada. Boas Festas!

Torta
120g de açúcar
4 ovos
3 colheres de sopa de água
170g farinha com fermento
½ colher de chá de sal

Recheio e cobertura
200ml de natas
1 colher de sopa de glucose de milho
250g de chocolate de culinária com 70% de cacau
½ colher de sopa de manteiga

Decoração
Raspas de chocolate de leite
Massa de açúcar para fazer azevinho

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180º graus. Separar as gemas e as claras, bater o açúcar com as gemas durante cerca de 5 minutos. Adicionar a água e, de seguida, a farinha peneirada e o sal, batendo sempre. Bater as claras em castelo e juntar à massa, envolvendo com cuidado sem bater. Colocar a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal, untado com manteiga. Levar ao forno durante aproximadamente 7 a 8 minutos, ou até que um palito saia limpo. Depois de retirar do forno, desenformar em cima de um pano da cozinha e deixar o tabuleiro por cima, de modo a arrefecer uniformemente e lentamente (assim, quando for a enrolar a torta, não parte). Para a cobertura, juntar todos os ingredientes e aquecer em banho-maria até obter uma mistura homogénea, colocando posteriormente no frigorífico até arrefecer. Depois da massa estar fria, espalhar o recheio e enrolar a torta, cortando um topo do bolo para formar o tronco de Natal. Passar a torta para o prato de servir e cobrir com o restante creme, levando em seguida ao frigorífico para endurecer um pouco.

Para completar a decoração, polvilhar o tronco com raspas de chocolate e um azevinho feito em pasta portuguesa, nas cores verde e vermelho.


Receita da torta retirada daqui http://bakinginlisbon.com/

19 de dezembro de 2011

Azevias de grão


Os preparativos para o Natal já começaram cá em casa e do forno já saem muitas fornadas de bolachas para oferecer. Assim sendo, preparei com antecedência as azevias e congelei-as, de modo a que, quando chegar a data natalícia, seja só necessário fritar, pois o tempo não chega para tudo. Retirei a receita do conhecido blogue As Minhas receitas, mas fiz umas ligeiras adaptações, tendo ficado umas azevias mesmo muito saborosas! E cá estão elas, em mais uma sugestão gulosa para o Natal.

Ingredientes
Recheio
500g de grão cozido
380g de açúcar
1,5dl de água
2 gemas
1 ovo
Raspa de 1 limão
1 colher de sopa rasa de canela

Massa
500g de farinha
2 colheres de sopa de vinagre (utilizei vinagre de maçã)
0,5dl de azeite
2dl de água quente
1 colher de café de sal fino

Preparação:
Confeccionar o recheio de véspera e reservar no frigorífico. Triturar o grão com a varinha mágica, ou um passe-vite, adicionar as gemas e o ovo e envolver tudo muito bem. Levar ao lume o açúcar com a água e deixar ferver até obter ponto de fio forte. Adicionar o açúcar em fio ao preparado do grão e voltar a levar ao lume brando para engrossar. Aromatizar com a raspa do limão e a canela. Deixar arrefecer e colocar no frigorífico.
Para preparar a massa, colocar a farinha numa tigela, adicionar o sal, o vinagre e o azeite. Acrescentar a água quente, amassando até obter uma massa elástica e maleável. Moldar uma bola, tapar com um pano e deixar repousar durante aproximadamente 30 minutos. Para preparar as azevias, basta estender a massa numa superfície enfarinhada, até obter uma espessura fina. Rechear e dobrar a massa. Cortar os pastéis e fritar em óleo quente. Escorrer sobre papel absorvente e polvilhar com açúcar em pó.
Para congelar as azevias, basta colocar num tabuleiro, separadas, e levar ao congelador por 12 hora. Depois desse tempo já poderão ser colocadas juntas num saco. Quando forem necessárias, basta fritar ainda congeladas em muito óleo bastante quente, ficando igualmente saborosas e estaladiças.

15 de dezembro de 2011

Fritos de Natal | Sonhos ou Filhós?|


Trago-vos hoje a primeira sugestão para a mesa de Natal deste ano: sonhos de abóbora ou filhós de abóbora. Já encontrei a mesma receita com estas duas designações, mas ainda não encontrei uma definição clara sobre a diferença entre sonhos e filhós... Se souberem, contem-me! O que interessa mesmo é que estes fritos são muito saborosos e ficam excelentes numa mesa de Natal.

Ingredientes
Casca de 2 laranjas
750g de abóbora cortada aos cubos
120g de açúcar
70g de sumo de laranja
1 ovo médio
1 gema de ovo
400g de farinha tipo 55
25g de fermento padeiro fresco
Óleo para fritar q.b.
Canela e açúcar q.b.

Preparação
Colocar a abóbora num tacho, coberta com água, e levar a cozer cerca de 25 minutos. De seguida, escorrer e retirar o excesso de água. Numa tigela, colocar a abóbora, o açúcar, a raspa da laranja, o ovo, a gema e triturar tudo com a varinha mágica. Dissolver o fermento no sumo de laranja e adicionar ao preparado anterior. Colocar a farinha e envolver tudo muito bem com uma colher de pau. Deixar a massa descansar num local morno até que dobre de volume. De seguida, fritar em óleo abundante, deitando cerca de uma colher de sopa de massa por sonho, em lume brando. Retirar e colocar em papel absorvente, para escorrer o excesso de óleo. Por fim, basta envolver em açúcar e canela.

7 de janeiro de 2011

De regresso com um bolo rainha


Com as festividades andei desaparecida aqui do meu cantinho, mas volto agora com a força de um novo ano. Com muita vontade de experimentar novas receitas, principalmente dos livros de culinária que recebi de presente de Natal, que ainda foram alguns. Tenho ainda uma iogurteira para tirar da caixa, que me foi oferecida por umas “cobaias” de quem tanto gosto. Já há algum tempo que andava para comprar uma, e agora finalmente vou poder fazer iogurtes em casa!
Fui muito mimada neste Natal e recebi muitos presentes para a minha cozinha, mas mais contarei nas próximas publicações. Por agora aqui vos deixo um bolo Rainha, que foi feito cá em casa para comemorar o dia de Reis (o pratinho lindo também foi uma oferta de Natal - obrigada F. e N. são uns queridos).
A receita foi retirada do Sabores de Canela, tendo feito apenas umas pequenas alterações: adicionei cubos de papaia cristalizada e, em vez de duas gemas, adicionei um ovo inteiro. O bolo ficou muito fofinho, mas deveria ter ficado um pouco mais doce. Para a próxima vou colocar 100g de açúcar...

Ingredientes
70g de açúcar
Casca de 1 laranja
120g de leite
70g de manteiga
1 ovo
1 saqueta de fermento de padeiro
20g de sumo de laranja
30g de vinho do Porto
420g de farinha com fermento
1 pitada de sal
300g de frutos secos (miolo de noz, pinhões, amêndoa, avelã, passas e papaia)
1 gema de ovo para pincelar
mel q.b.

Preparação (máquina de pão)
Ralar a casca da laranja.
Colocar todos os ingredientes líquidos na cuba, juntamente com o sal. De seguida adicionar os sólidos (excluindo os frutos secos) e colocar o fermento por cima da farinha.
Programar a máquina no programa Massa. Quando terminar, esperar até duplicar de volume (30 a 60 minutos). Ao fim desse tempo retirar a massa e amassar bem, para retirar todo o ar. Adicionar os frutos secos, incorporando bem na massa. Formar uma rosca e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal ou tapete de silicone. Pincelar o bolo com a gema de ovo e decorar com frutos secos.
Levar ao forno a 50º, para fazer a segunda levedação, durante cerca de 45 minutos. Quando o bolo tiver duplicado, aumentar a temperatura para 180º e deixar estar mais 25 minutos.
Retirar o bolo do forno e pincelar com mel para ficar brilhante

24 de dezembro de 2010

Tronco com um Feliz Natal


Para todos aqueles que me visitam aqui no meu cantinho desejo um feliz Natal, cheio de coisas boas, coisas doces e, principalmente, muita saúde e amor. Como sugestão para adoçar a vossa consoada, aqui vos deixo uma receita de tronco de Natal, neste caso de chocolate. O Natal tem um significado de partilha, e ocorre que esta mesma receita foi partilhada por outros blogs, mais precisamente aqui e aqui. E agora sou eu que a venho partilhar com vocês, com votos de festas felizes! Voltarei em breve a este espaço, depois das festividades que se avizinham.

Ingredientes
Manteiga para untar (usei spray desmoldante)
4 ovos
100 g de açúcar
2 colheres de sopa de água
50 g de farinha
30 g de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento em pó
Açúcar em pó
Creme de chocolate
1 ovo
90gr de manteiga
50gr de açúcar
50gr de chocolate de culinária
1 colher de chá de café
Creme de natas
125ml de natas para bater bem frias
50gr de açúcar em pó
Decoração
Raspas de chocolate
Pasta portuguesa (verde e vermelha)

Preparação
Creme de chocolate:
Bater o ovo com o açúcar e a manteiga. Derreter o chocolate e juntar ao creme do ovo e da manteiga. Misturar bem e guardar no frigorífico.
Preparar o creme de natas, batendo as natas até ficarem bem firmes. Adicionar depois o açúcar, mexer bem e guardar no frigorífico.
Na hora de utilizar o creme misturar a base de chocolate com as natas.
Torta:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Pincelar um tabuleiro (usei um de 30x35 cm) com manteiga derretida ou usar spray desmoldante.
Forrar o tabuleiro com papel vegetal e voltar a untar o papel. Bater os ovos com a batedeira e adicionar o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Sem parar de bater, adicionar a água a ferver. Juntar a farinha peneirada com o chocolate e o fermento em pó e envolver delicadamente no creme. Deitar o preparado no tabuleiro, alisar a superfície e levar ao forno entre 10 a 15 minutos.
Desenformar o bolo sobre uma folha de papel vegetal polvilhada com açúcar em pó, retirar a folha de papel que usou para forrar o tabuleiro e cobrir com o mesmo tabuleiro até a massa estar completamente fria. Barrar a superfície da torta com o creme de chocolate, enrolar com a ajuda do papel e colocar sobre uma torteira.
Depois de frio, cortar um topo do bolo para formar o tronco de Natal.
Passar o bolo para o prato de servir e cobrir com o restante creme, levando em seguida ao frigorífico para endurecer um pouco.
Para completar a decoração, polvilhar o tronco com raspas de chocolate e um azevinho feito em pasta portuguesa verde e vermelha.

13 de dezembro de 2010

Sonhos

Cá por casa já começámos com os preparativos para o Natal: a compra dos presentes, enfeitar a árvore e, claro, os fritos e doces. Comecei pelos sonhos, e pode-se dizer que não comecei muito bem... é o que dá querer fazer tudo ao mesmo tempo! Enganei-me na receita e, em vez de colocar 0,5 dl de leite, coloquei 0,5 litro, ou seja, a massa ficou líquida. Há dias assim, mas tentei arranjar uma solução para não estragar a massa. Adicionei 300 g de açúcar, bati tudo e levei ao forno. Saiu um bolo tipo 'queijada gigante' e bem bonito, mas o sabor nem por isso. Quero experimentar fazer outra vez, mas vou trocar o fermento de padeiro por fermento químico. Mas como não se desiste dos sonhos à primeira, tentei novamente e desta vez saíram perfeitos!

Ingredientes
500g de abóbora limpa e cortada em pedaços
360g de farinha de trigo
30g de fermento padeiro
0,5 dl de leite
4 ovos
Açúcar, canela e óleo q.b.
Sal q.b.

Preparação
Cozer a abóbora em pouca água e com umas pedrinhas de sal. Depois, escorrer e reduzir a puré. À parte, adicionar o leite com o fermento e mexer com a ponta dos dedos, até ficar bem desfeito. Em seguida, juntar o puré de abóbora e envolver muito bem. Adicionar a farinha, depois os ovos e mexer tudo muito bem. Tapar com um pano e deixar levedar até obter o dobro do volume. Fritar às colheradas em óleo bem quente, virando os sonhos de vez em quando, para ficarem dourados por completo, deixando-os de seguida a escorrer sobre papel absorvente. Ainda quentes, passá-los por açúcar e canela.