Mostrar mensagens com a etiqueta Marisco. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Marisco. Mostrar todas as mensagens

8 de julho de 2019

Massada de marisco



Gosto de fazer compras no Lidl e no Aldi, em ambos os supermercados tenho produtos favoritos e alguns vão aparecendo esporadicamente, como é o caso da mariscada Deluxe. Gosto de ter no congelador, disponível para os dias que pretendo confecionar uma refeição rápida, ou para incrementar uma sopa de peixe. Desta vez foi utilizada com uma massa de cotovelos, simples e saboroso. Experimentem!


Ingredientes (4 doses)
1embalagem de mariscada do Lidl (Deluxe)
1 cebola
2 dentes de alho
1 tomate grande maduro (picado)
1 litro de água
250g de massa cotovelo
Ervas finas secas q.b.
Sal e pimenta q.b.
Pimentão doce q.b.


Preparação
Retirar 6 camarões com casca da embalagem e deixar descongelar, temperar com pimentão doce e levar a fritar com um fio de azeite. Reservar
Picar a cebola e os alhos, levando ao lume a refogar com azeite no tacho que se fritou o camarão. Juntar o tomate e deixar cozinhar entre 10 a 15 minutos. De seguida, adicionar a água  ao molho de tomate, temperar com sal, pimenta e ervas finas. Assim que retomar fervura, introduzir a massa, mexer e deixar cozer durante cerca de 8 minutos. Adicionar o camarão e o restante marisco, que pode estar congelado e deixar cozinhar por 5 minutos.

10 de julho de 2017

Couscous com camarão, ervilhas e lascas de amêndoa tostadas


Trago-vos hoje mais uma receita simples e prática de uma salada. Asseguro-vos que é muito saborosa e fácil de preparar. Experimentem!

Ingredientes (duas doses)
Duas chávenas de café de couscous 
200g de camarão congelado (sem casca)
1 chávena de chá de ervilhas ultra-congeladas
1 pedaço de pimento vermelho assado 
Lascas de amêndoa tostada q.b.
Sal q.b.
Azeite q.b.

Preparação
Cozer as ervilhas em água temperada com sal. De seguida, retirar as ervilhas e reservar a água. Colocar o couscous numa tigela e adicionar duas chávenas de café da água da cozedura das ervilhas. Abafar bem a tigela e deixar repousar durante 5 minutos.
Fritar o camarão com azeite, mas não deixando fritar muito, de modo a que este não fique seco. Soltar o couscous com um grafo, adicionar o pimento picado, o camarão e as lascas de amêndoa. Finalizar com um fio de azeite e servir.

11 de maio de 2016

Camarões panados com panko e salada de clementina e emmental


O sol deu o ar da sua graça durante poucos dias, mas a vontade de comer saladas e comidas mais leves apareceu logo. No entanto, com o regresso da chuva e do frio, agora só me apetece voltar a ligar o forno e fazer comidas reconfortantes e quentinhas.  Há já algum tempo que estava para experimentar panko em casa e, com camarões disponíveis no congelador, aproveitei a oportunidade para confeccionar esta salada bem fresca e saborosa. O crocante do panko foi a cereja no topo do bolo. Experimentem!

Ingredientes (duas doses)
400g de miolo de camarão médio descongelado
1 ovo
Farinha de trigo q.b.
Panko q.b. 
Sal e pimenta q.b.
Mistura de salada preparada
1 clementina
Lascas de queijo emmental q.b.
30g de vinagre balsâmico 
100ml de azeite virgem 

Preparação
Temperar o miolo de camarão com um pouco de sal e pimenta. Reservar. Depois, bater a gema com um garfo num prato de sopa. Em outro prato, colocar o panko e, por fim, colocar noutro a farinha. Secar o camarão com um pouco de papel de cozinha e passar pela farinha, depois pelo ovo e finalmente pelo panko. Colocar os camarões num prato ou travessa. Quando estiverem todos panados, fritar o camarão em óleo vegetal quente até que fique dourado e colocar a escorrer sobre papel absorvente.
Para preparar o tempero da salada, colocar o azeite e o vinagre balsâmico num frasco, fechar e abanar até resultar uma mistura homogénea. Temperar com pimenta do reino e sal. 
Colocar a salada numa taça grande e temperar com o molho, retirar a casca à clementina e retirar os gomos sem os veios. Distribuir as lascas de queijo e envolver tudo. Por fim finalizar com o camarão panado.

4 de fevereiro de 2016

Caril de frango e camarão


Trago-vos hoje uma nova sugestão com caril. Quem acompanha o Cantinho já deve ter percebido que cá em casa gostamos muito de caril e desta vez, utilizando frango e camarão, resultou uma combinação perfeita. Nesta ocasião, utilizei leite de coco da marca Ayam e gostei bastante. De facto, já utilizei outras marcas e nem sempre são cremosas, tendo por vezes mais água do que coco, mas este é bastante cremoso. Experimentem!  

Ingredientes (duas doses)
1 peito de frango grande (partido em cubos)
300g de camarão descongelado
1 chalota
1 dente de alho
1 colher de sopa de polpa de tomate
200ml de Leite de Coco Ayam
2 colheres de sopa de coco ralado 
1 colher de sopa de caril 
1 colher de café de açafrão
1 colher de café de Garam Masala
Sal q.b.
Azeite q.b.
Salsa picada
Arroz basmati (para acompanhar)

Preparação
Descascar o camarão e reservar. Picar a chalota e o alho e levar a refogar em azeite. Quando a cebola estiver translúcida, adicionar o tomate e as especiarias e deixar refogar durante um minuto. Adicionar o frango, envolver bem nas especiarias e deixar alourar. Adicionar o leite de coco e deixar apurar em lume brando, durante mais 15 minutos. Rectificar os temperos, adicionar o camarão e o coco e deixar apurar durante 5 minutos. Servir o caril com arroz basmati, polvilhado com salsa.  

31 de agosto de 2015

Esparguete com molho de camarão


Por aqui, o regresso faz-se muito devagarinho. No entanto, as receitas simples vão fazendo parte do nosso dia-a-dia. Partilho assim este petisco bem saboroso, para iniciar o meu regresso. Experimentem!

Ingredientes (duas doses)
200g de esparguete largo
16 camarões grandes (descongelados com casca)
1 dente de alho
1 dente de alho picado
1 colher de café de pimentão-doce
½ copo de vinho branco
1 folha de louro
Água q.b.
Sal q.b.
Azeite q.b.
Salsa fresca picada

Preparação
Descongelar o camarão e retirar a cabeça e a casca. Com a ajuda de uma faca, retirar o intestino do camarão e temperar com um pouco de flor de sal e pimentão-doce.
Colocar as cascas num tacho e cobrir com água. Adicionar uma folha de louro, um dente de alho esmagado e temperar com sal e pimenta moída. Deixar cozinhar durante 30 minutos e, de seguida, esmagar as cabeças e as cascas para obter os sucos. Passar por uma peneira e retirar as cascas. Voltar a colocar o molho no tacho e deixar reduzir em lume alto durante mais cinco minutos. Reservar. Depois, preparar a massa conforme as instruções do pacote.
Numa frigideira, colocar o azeite e o alho picado, em lume brando, deixando o azeite absorver o sabor do alho. Adicionar o camarão e deixar fritar durante +/- 5 minutos, virando a meio do tempo. Quando estiver quase frito, adicionar o vinho e aumentar ligeiramente o lume para reduzir o vinho.
Retirar o camarão, adicionar o caldo reduzido na frigideira e deixar apurar 2 a 3 minutos. Juntar a massa ao molho e envolver. Servir com os camarões e salsa fresca picada.

11 de março de 2015

Maruca com ervilhas e gambas


Cá em casa não somos grandes apreciadores de peixe cozido, por isso tento sempre arranjar alternativas à sua preparação. Desta vez a escolhida foi este estufado, uma receita simples de preparar mas muito saborosa. Experimentem!

Ingredientes ( 4 doses)
4 postas de maruca
400g de gambas
1 dente de alho
2 cenouras (cortadas em cubos grandes)
1 chávena de chá de ervilhas
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.

Preparação
Temperar as postas de maruca com sal e pimenta. Cozer as gambas em água a ferver, temperada com sal, durante 2 minutos. Escorrer as gambas e reservar o caldo. Depois, retirar as cabeças e descascar as gambas. Descascar e picar uma cebola e um alho, levando a alourar em azeite num tacho. Quando a cebola estiver mole, juntar as ervilhas e cenouras. Regar com 250ml do caldo dos camarões, tapar e deixar estufar cerca de 20 minutos. De seguida, introduzir as postas de maruca e deixar cozinhar durante mais 15 minutos, mantendo o recipiente tapado. Por fim, juntar as gambas ao estufado de peixe e legumes, rectificar os temperos, deixar apurar mais 5 minutos e servir com arroz branco. 

22 de outubro de 2014

Linguini preto com safio à Bulhão Pato


Por vezes, as receitas mais simples são as melhores. E por que não adaptar uma receita tão conhecida a outros ingredientes? Com massa, peixe e um molho simples, obtemos assim uma receita muito saborosa. Experimentem!

Ingredientes
200g de linguini preto
½ copo de vinho branco
1 posta grande de safio (partida em 6 pedaços)
½  chávena de chá de camarão descongelado
6 lulas pequenas descongeladas
2 dentes de alho
1 limão
Sal q.b.
Azeite q.b.
Salsa fresca picada
  
Preparação
Preparar a massa conforme as instruções do pacote. Enquanto a massa coze, colocar o azeite e os alhos picados num tacho e deixar alourar. Adicionar o peixe e o vinho branco, deixando cozinhar sem mexer muito no peixe. Quando o peixe estiver quase cozinhado, adicionar o camarão, as lulas, previamente cortadas às rodelas, e o sumo do limão. Escorrer a massa e reservar uma chávena de café da água de cozer. Adicionar a massa ao peixe, assim como a água, e envolver tudo com cuidado. Polvilhar com salsa fresca e servir.

23 de julho de 2014

Tortiglioni com pesto e camarão

Esta foi uma das poucas receitas novas nas férias, já que a preguiça se instalou na cozinha cá de casa. É uma receita muito simples, mas cheia de sabor. Encontrei a original na revista da Bimby, mas como sou muito “má” a respeitar receitas (excepto em doces), fiz umas pequenas adaptações ao meu gosto. Assim, troquei os espinafres por manjericão e as delícias do mar por camarão. Podem também optar por não colocar o camarão, servindo a massa com atum de conserva. De qualquer das formas, obtém-se uma óptima refeição. Experimentem!

Ingredientes (4 doses)
3 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
1 colher de café de sal
100g de manjericão
50g de amêndoa sem pele
400g de camarão pequeno descongelado
Alho em pó q.b.
1 pitada de pimentão-doce
400g de massa tortiglioni
100g de milho

Preparação
Para preparar o pesto, triturar primeiro a amêndoa numa picadora. De seguida, adicionar os alhos, o manjericão, o sal e triturar tudo, até resultar numa pasta homogénea. Depois, juntar o azeite e triturar novamente. Temperar o camarão com o alho em pó e o pimentão-doce e fritar num pouco de azeite. Reservar. Preparar a massa conforme indicações da embalagem, reservando um copo de água de cozer a massa. Por fim, envolver a massa com o pesto, o camarão, o milho e a água da cozedura reservada. 

17 de junho de 2014

Espetadas de camarão com salada de funcho e laranja




Os dias de calor chegaram finalmente, trazendo as comidas frescas e os jantares na varanda, de que muito gostamos. As saladas tornaram-se o prato principal cá em casa, simples mas com muito sabor e acompanhadas por proteínas leves. Assim, deixo-vos hoje esta saborosa sugestão. Experimentem!



Ingredientes
18 camarões
1 colher de sopa de manteiga de ervas
Sumo de ½ limão
1 colher de café rasa de pimentão-doce
1 dente de alho pequeno picado
Salsa fresca picada
1 fio de azeite

Salada
1 funcho
2 cenouras
1 laranja
Azeite q.b.
Vinagre de framboesa q.b.
Sal q.b.


Preparação
Lavar os ingredientes, excepto a laranja. Laminar o funcho e ralar a cenoura para dentro da saladeira. Descascar a laranja e retirar os gomos limpos da parte branca, tendo o cuidado de aproveitar o sumo. Adicionar à salada e temperar com o sumo da laranja, o azeite, o vinagre e uma pitada de sal.
Para preparar os camarões, preparar primeiro a marinada: derreter a manteiga juntamente com o alho picado e, quando aquela estiver derretida, adicionar o sumo de limão e o pimentão-doce e retirar do lume. Formar as espetadas, colocando os camarões e pincelando com o molho preparado previamente, deixando repousar durante 15 minutos. Grelhar numa grelha bem quente, durante 5 minutos. Retirar do lume, polvilhar com salsa picada, regar com um fio de azeite e servir com a salada.

5 de fevereiro de 2014

Esparguete com camarão, caril e queijo creme


Dias frios e chuvosos, mais umas constipações e dias ‘de molho’ no sofá… Assim têm sido as rotinas aqui por casa, onde a vontade para cozinhar é muito pouca. Por isso, continuamos em modo de Inverno: sopinhas quentes e refeições rápidas, que não nos roubem muito tempo, seja da preguiça do sofá ou do quentinho da lareira. E foi assim que surgiu esta receita, a qual nos trouxe o reconforto da massa e o aconchego do caril. Experimentem!

Ingredientes
200g de esparguete fino
200g de camarão (descongelado)
2 colheres de sopa de queijo creme
1 colher de sopa (rasa) de pó de caril
1 colher de sopa de óleo de sésamo
Cebolinho desidratado picado
Sal e pimenta q.b.

Preparação
Descongelar o camarão. Temperar com sal e pimenta, moída na hora, e com o caril. Reservar. Preparar a massa conforme as instruções do pacote. Enquanto a massa coze, colocar o óleo de sésamo numa frigideira, deixando-o aquecer. Depois, adicionar o camarão e deixar cozinhar durante 3 a 4 minutos. De seguida, adicionar o queijo creme e envolver a massa com os camarões. Por fim, polvilhar com o cebolinho e servir de imediato.

3 de fevereiro de 2014

Pastéis de camarão


Como sugestão para este início de semana, trago-vos uma receita óptima para aproveitar os restinhos do congelador. Foi o que aconteceu com um punhado de camarões e uma posta de peixe. E assim saíram este pastéis, que podem servir de refeição principal ou como entrada (se for esse o caso, basta confeccionar os pastéis mais pequenos). Simples, mas saborosos. Experimentem!  

Ingredientes 
200g de camarão descascado e descongelado
1 filete de peixe branco descongelado
1 raminho de salsa fresca
1 colher de sopa de molho de soja
1 ovo
2 colheres de sopa de sumo de limão
2 colheres de sopa, bem cheias, de farinha de milho
Pimenta q.b.
Óleo para fritar q.b.
  
Preparação
Colocar numa picadora o camarão, o peixe e a salsa, triturando tudo de seguida. Adicionar o ovo, o molho de soja, o sumo de limão, a farinha e a pimenta. Voltar a triturar, até estar tudo envolvido.  De seguida, colocar óleo ao lume e, quando este estiver bem quente, deitar colheradas de massa. Virar quando estiverem ‘lourinhos’, retirar e escorrer muito bem em papel de cozinha.

27 de setembro de 2013

Carne de porco à pescadora





Como se costuma dizer, quando não temos cão caçamos com gato! Neste caso, não tendo pasta de pimentão-doce, nem vinho branco, utilizei Martini Bianco e mais algumas especiarias. Na falta das amêijoas, utilizei camarão e assim nasceu a carne de porco à pescadora. E, deste modo, adaptei uma típica receita portuguesa e ficou tão boa como a original. Experimentem!

Ingredientes
1kg de carne de porco
Batatas cortadas em cubos
400g de camarão descongelado
Cominhos em pó q.b.
100ml de Martini Bianco
3 dentes de alho picados
Sumo de meia laranja
Pimenta q.b.
Sal q.b.
Azeite q.b.
Salsa fresca picada q.b.

Preparação
Cortar a carne de porco em cubinhos e temperar com o alho picado, o Martini, o sumo de laranja, os cominhos, a pimenta e o louro. Deixar marinar de um dia para o outro.
Cortar as batatas aos cubos, fritar as ditas e reservar. De seguida, colocar o azeite numa frigideira larga. Juntar a carne, temperar com sal e deixar fritar até esta ficar dourada. Adicionar a marinada e deixar cozinhar durante 10 minutos. Adicionar o camarão e deixar cozinhar mais 5 minutos. Por fim, juntar as batatas fritas e a salsa picada e misturar bem.

21 de agosto de 2013

Noodles com camarão e vegetais


Por estes dias, o que mais sai desta cozinha são receitas rápidas e práticas, pois ando com alguma preguiça para cozinhar… Houve até muitas ocasiões em que não temos comido em casa, por isso o tempo despendido com a confecção de refeições tem sido o mínimo possível. Assim, deixo-vos mais uma receita apetitosa, bem rápida de preparar mas muito saborosa. Experimentem!
  
Ingredientes (2 doses)
100g de noodles
12 camarões grandes (descongelados e sem tripa)
1 cenoura grande
4 cogumelos frescos
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de óleo de sésamo
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de café de sementes de mostarda
1 punhado de salsa fresca picada

Preparação

Colocar uma panela ao lume com bastante água temperada com sal. Quando ferver, introduzir os noodles e deixar cozer 2 a 3 minutos. Reservar. Descascar a cenoura e cortar em juliana grossa. Depois, limpar os cogumelos e laminá-los. Aquecer o óleo de sésamo num wok e adicionar o alho picado. De seguida, adicionar a cenoura e os cogumelos, deixando cozinhar em lume forte durante 5 minutos. Adicionar o camarão, as sementes de mostarda e o molho de soja e deixar saltear mais 4/5 minutos. Adicionar os noodles bem escorridos e misturar bem. Polvilhar com salsa e servir de imediato.

24 de junho de 2013

Lulas estufadas com esparguete e amêijoas

Para mim, guisados e estufados são comida de conforto, normalmente preparados ao fim-de-semana, quando disponho de mais tempo. Foi esse o caso desta receita: sem nada pensado para o jantar de sábado à noite, abri o congelador e saíram de lá lulas congeladas e amêijoas. Com refogado apurado e esparguete, saiu esta refeição bem saborosa. Experimentem!

Ingredientes (4 doses)
500g de lulas congeladas
500g de amêijoas congeladas
250g de esparguete
2 tomates maduros
1 colher de sopa de ketchup
¼ de pimento
3 chalotas
2 dentes de alho
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
Água quente q.b.
Molhinho de coentros frescos

Preparação
Deixar as lulas descongelar e cortar em rodelas, depois de limpas. Num tacho, levar ao lume o azeite, juntamente com as chalotas cortadas às rodelas e o alho picado. Quando as chalotas estiverem transparentes, adicionar o tomate pelado e cortado em cubinhos, o pimento também em cubos e o ketchup. Temperar de sal e pimenta. Assim que o molho de tomate levantar fervura, adicionar as lulas, reduzir o lume para o mínimo e deixar cozinhar durante 15 minutos. De seguida, adicionar a água quente. Quando voltar a levantar fervura, adicionar as amêijoas e o esparguete. Deixar cozinhar durante cerca de 10 minutos (convém ir verificando o caldo e, se necessário, adicionar mais água quente). Antes de servir, polvilhar com coentros frescos picados.

3 de abril de 2013

Amêijoas com cotovelinhos


Desde miúda que na Sexta-Feira Santa é tradição, na casa dos meus pais, comer-se mexilhão. Mas a tradição não foi cumprida este ano na minha casa, pois decidi substituí-lo por amêijoas. Acompanhadas com massinha de cotovelinhos, resultou numa refeição deliciosa. Experimentem!

Ingredientes 
1kg de amêijoas 
120g de massa cotovelinhos
1 molho de coentros 
3 dentes de alho 
2dl de azeite 
2 colheres de sopa bem cheias de polpa de tomate

Preparação
Colocar as amêijoas de molho, em água com sal, durante duas horas. Escorrer a água suja e passar por várias águas para lavar, antes de as cozinhar. Depois, cozer os cotovelinhos em água e sal. Depois de cozidos al dente, passar por água fria para parar a cozedura e reservar.Cortar os alhos às rodelas e picar os coentros. Colocar um tacho ao lume, com o azeite e os alhos e, quando estiver quente, adicionar o tomate e deixar refogar durante 2 minutos. De seguida, juntar as amêijoas e, quando estas começarem a abrir, adicionar os coentros. Ir virando as amêijoas, de modo a que todas abram. Quando estiverem todas abertas, adicionar os cotovelinhos, envolver muito bem e deixar durante 2 minutos em lume brando. Servir de imediato.

5 de março de 2013

Spaghetti al mare



Gosto do cheiro a mar que o berbigão transmite. Faz-me lembrar o Verão e como eu já vou sentindo muito a falta dele, principalmente do sol e do calor. Foi por isso que preparei esta receita, para “matar” um pouco das saudades… É muito simples e rápida, mas nem por isso menos saborosa. Experimentem!

Ingredientes (2 doses)
200g de esparguete integral
10 camarões graúdos
2 dentes de alho
400g de berbigão
½ copo de vinho branco
Coentros frescos q.b.
Azeite q.b.
Flor de sal e pimenta q.b.

Preparação
Colocar o berbigão de molho, de modo a retirar toda a areia. Descongelar o camarão e retirar as cabeças e a casca. Com a ajuda de uma faca, retirar o intestino do camarão e temperar com um pouco de flor de sal e pimenta, reservando de seguida. Preparar a massa integral conforme as instruções da embalagem (ter em atenção que a massa integral demora cerca do dobro do tempo a cozinhar do que a massa normal) e, seguidamente, reservar.
Numa frigideira funda, colocar o azeite e o alho picado e, em lume brando, deixar o azeite absorver o sabor do alho. Adicionar o camarão e deixar fritar mais ou menos 5 minutos, virando a meio do tempo. Quando estiver quase frito, adicionar o vinho, os berbigões e os coentros picados e aumentar ligeiramente o lume para reduzir o vinho. Juntar a massa ao camarão e berbigão e envolver tudo muito bem.

18 de fevereiro de 2013

Cataplana de marisco



Um dos presentes que recebi pelo meu casamento foi uma cataplana e estava desejosa de experimentá-la, mas ainda não tinha tido oportunidade. Como um destes dias tive alguns familiares para jantar, juntei a vontade com a oportunidade. Além do mais, é uma maneira fácil de preparar uma refeição e que fica sempre bem à mesa.
No entanto, o resultado final não ficou bem ao meu gosto, pois faltava um pouco de sal. É o que faz estar constipada e o paladar não estar a 100%!... Para a próxima irá ficar melhor de certeza, pois existirão muitas oportunidades futuras, onde a cataplana irá ser usada inúmeras vezes. Dito isto… Experimentem!

Ingredientes 
500g de berbigão
500g de gambas
400g de lombos de tamboril (congelado) 
400g de lulas em argolas (congeladas) 
2 cebolas 
1 lata grande de tomate pelado 
1 colher de sopa de açafrão das Índias 
1 folha de louro 
Tomilho fresco
4 dl de vinho branco 
Azeite q.b.
5 dl de água 
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Coentros q.b.


Preparação
Colocar o berbigão de molho em água e sal. Ir mudando a água várias vezes, até o berbigão largar toda a areia. Colocar o tamboril e as lulas a descongelar. Descascar e cortar as cebolas em rodelas, deitar na cataplana e levar a alourar com o azeite. Juntar o conteúdo da lata de tomate pelado, tapar a cataplana e deixar cozinhar durante cerca de 15 minutos, sobre lume brando. De seguida, abrir a cataplana e desfazer o tomate com uma colher de pau. Juntar o açafrão das Índias, diluído num pouco de água, o louro e o tomilho. Regar com o vinho branco e a água. Temperar com sal e pimenta, tapar a cataplana e deixe apurar mais 10 minutos. Voltar a abrir a cataplana, introduzir o berbigão, as lulas, o tamboril (cortado em cubos) e as gambas. Fechar a cataplana e deixar cozinhar durante mais 15 a 20 minutos, sempre em lume brando. Servir de imediato polvilhado com coentros frescos picados e acompanhado por arroz basmati.

Receita retirada daqui : Vaqueiro 

4 de julho de 2012

Cuscuz com camarão e sementes de sésamo


Eu gosto muito de cuscuz. Na minha opinião, é daqueles ingredientes que tanto serve de acompanhamento como de ingrediente principal de uma refeição. Sendo versátil, e muito rápido de preparar, é ideal para os dias de Verão que vão chegando muito discretamente, por entre a chuva que insiste em aparecer, sendo uma óptima sugestão para uma refeição. Para hidratar o cuscuz utilizei chá de cardamomo, que dá um aroma fantástico e um sabor limonado, muito fresco e saboroso. Experimentem!

Ingredientes
200g de cuscuz
200ml de água
2 cardamomos
Sumo de limão q.b.
Azeite q.b.
12 camarões
1 cenoura grande
½ chávena de chá de rebentos de soja
2 chalotas
1 colher de sopa de óleo de sésamo
Flor de sal q.b.
Molho de soja q.b.
Sementes de sésamo q.b.

Preparação
Para preparar o chá, fazer como qualquer outro: ferver a água com o cardamomo levemente esmagado, apenas para exalar mais perfume. Deixar o fervedor tapado por alguns minutos, coar e hidratar o cuscuz. Deixar o cuscuz descansar tapado cerca de 5 minutos. Ao fim desse tempo, separar o cuscuz com um garfo. Temperar com azeite e sumo de limão e reservar.
Retirar a casca do camarão e o intestino com ajuda de uma faca, temperando de seguida com flor de sal. Descascar a cenoura e cortar em pequenos palitos. Picar a chalota e colocar num wook com óleo de sésamo, até esta alourar. De seguida, colocar as cenouras e uma colher de sopa de óleo de soja, deixando as ditas cozinhar. Adicionar os rebentos de soja e o camarão, mais molho de soja, e deixar cozinhar durante 4 a 5 minutos. Empratar o cuscuz com o camarão e polvilhar com sementes de sésamo.  

14 de junho de 2012

Mito desfeito, integral também é bom


Cá em casa, ultimamente, tenho experimentado utilizar farinhas integrais e isso também se aplicou à massa, ou não fossemos nós fãs incondicionais da dita. Tenho de admitir que era bastante reticente quanto ao sabor destas massas, já que criei um mito na minha cabeça de que tudo o que é integral não é tão saboroso.
No entanto, tem sido uma agradável surpresa, pois são igualmente saborosas. E não preciso grandes condimentos para fazer uma refeição cheia de sabor, bastando bom azeite e alho, um bom punhado de salsa fresca acabada de apanhar e já está! Não deixem de experimentar! 

Ingredientes (2 doses)
200g de esparguete integral
12 camarões graúdos
2 dentes de alho
¼ copo de vinho branco
Salsa fresca q.b.
Azeite q.b.
Flor de sal e pimenta q.b.

Preparação
Preparar a massa integral conforme as instruções da embalagem (ter em atenção que a massa integral demora cerca do dobro do tempo a cozinhar do que a massa normal). Reservar.
Descongelar o camarão e retirar a cabeça e a casca. Com a ajuda de uma faca, retirar o intestino do camarão e temperar com um pouco de flor de sal e pimenta. Cortar o alho às lascas fininhas. Numa frigideira, colocar o azeite e o alho e, em lume brando, deixar o azeite absorver o sabor do alho. Adicionar o camarão e deixar fritar +/- 5 minutos, virando a meio do tempo. Quando estiver quase frito, adicionar o vinho e aumentar ligeiramente o lume para reduzir o vinho. Juntar a massa e os camarões e envolver. Servir com salsa picada fresca.