Mostrar mensagens com a etiqueta Legumes. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Legumes. Mostrar todas as mensagens

13 de maio de 2020

Salsichas com couve em versão descomplicada

 


Salsichas com couve não é difícil de preparar, mas é uma tarefa ainda assim demorada. Desde que estou em casa, devido ao maldito vírus, as minhas rotinas são as mesmas, apenas não faço a deslocação para o local de trabalho, pois estou em teletrabalho, ou seja, o tempo para preparar o almoço continua a ser reduzido. As refeições continuam a ser planeadas com antecedência e privilegio as comidas de forno ou na slowcooker. Foi o caso destas salsichas com couve, onde bastou colocar os ingredientes e a panela fez o resto. No entanto, não enrolei as salsichas na couve, nem escaldei as mesmas previamente, como na receita original, tendo utilizado o molho refogado de tomate que tenho sempre no congelador, que faço no Verão na altura da abundância do tomate. O método foi diferente, mas o sabor ficou igualmente saboroso. Experimentem!

Ingredientes
6 salsichas
1 couve portuguesa
1 chávena de chá de molho tomate (feito com tomate, alho e cebola)
Sal q.b.


Preparação
Arranjar as folhas da couve, lavar bem e retirar os caules mais duros. Colocar no fundo do tacho algumas folhas de couve de modo a cobrir o fundo, distribuir 3 salsichas e 1/3 do molho de tomate. Depois, voltar a fazer outra camada igual. Concluir com uma camada de couve e o resto do molho de tomate. Temperar com sal e deixar cozinhar em modo lento durante 6 horas. Servir com arroz branco.

23 de abril de 2020

Börek de espinafres e cogumelos



Comprei massa filo para fazer uma receita para a Páscoa, mas o plano da ementa mudou. Embora só tenhamos sido dois à mesa, o ritual da Páscoa foi mantido, só que em versão mini. Mas como nada se estraga nesta casa, ou se reaproveita ou dá-se outro final. Dediquei-me a pesquisar receitas e encontrei uma sugestão muito interessante no site bastacheio.com. Assim, decidi então confecionar um Börek, uma comida de origem turca. São pequenos pastéis de massa recheada com carne, queijo, espinafre ou outros legumes. Neste caso utilizei o que existia no frigorífico, fiz algumas alterações e o resultado ficou super-aprovado. Estaladiço, leve e muito saboroso. Experimentem!

Ingredientes (4 doses)
8 folhas de massa filo
1 dente de alho picado 
200g de cogumelos frescos 
250g de espinafres frescos ou congelados
1 requeijão de cabra
1 colher de sopa de manteiga
1 punhados de pinhões tostados
1 ovo batido 
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta moída na hora q.b.
Sementes de sésamo q.b
Oregãos secos q.b.


Preparação
Limpar e cortar os cogumelos em cubos. Colocar um fio de azeite numa frigideira e levar o alho a refogar levemente. Adicionar os cogumelos, a manteiga e deixar cozinhar em lume brando. Adicionar os espinafres (neste caso utilizei congelados), envolver nos cogumelos, temperar com sal e deixar cozinhar. Retirar do lume e deixar arrefecer até ficar morno. 
Adicionar o ovo batido, o requeijão pré-desfeito, os pinhões e envolver tudo. Finalizar com pimenta moída na hora e retificar o sal se necessário.
Preparar a massa filo, abrindo cada folha e pincelando levemente com azeite. Sobrepor 5 folhas, cortando-as ao meio no sentido longitudinal. Colocar um pedaço de recheio em cada tira, de forma a conseguir enrolar a restante massa, criando um rolinho não demasiado largo. Repetir com a restante massa (utilizei mais 3 folhas cortadas ao meio sobrepostas). Pincelar com azeite uma forma redonda e ir colocando os rolinhos até formar um “caracol”. Pincelar a superfície com azeite e polvilhar com sementes de sésamo e oregãos secos. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 30 minutos. 

Fonte de inspiração da receita: https://www.bastacheio.com/

25 de maio de 2016

Quinoa com frango, milho, amêndoas e agrião


A quinoa é um ingrediente recente cá em casa, ainda estou na fase de descoberta e experimentação. Até agora, tem resultado muito bem. Nesta ocasião, juntei um pedaço de frango assado com um punhado de ingredientes e obtive uma refeição bem nutritiva e saudável. Experimentem!

Ingredientes
Uma chávena de quinoa
Duas chávenas de água
1 pimento doce assado
1 pedaço de tomate seco
Uma lata pequena de milho doce
1 punhado de agrião fresco
12 amêndoas peladas e tostadas
1 peito de frango assado desfiado
Parmesão ralado q.b.
1 pitada de açafrão
1 fio de azeite
Sal q.b.

Preparação
Colocar num tacho a água, a quinoa previamente lavada, o pimento cortado em cubos, o milho, o tomate seco cortado em cubos, o açafrão, o azeite e o sal. Deixar cozinhar durante sensivelmente 15 minutos. Adicionar o frango, rectificar os temperos e envolver. Finalizar com as amêndoas picadas, o agrião e o queijo parmesão, ralado na hora. Servir de imediato.


26 de abril de 2016

Estufado de legumes com linguiça










Esta receita é 90% vegetariana, os restantes 10 são da linguiça que coloquei de início no refogado, apenas para dar um bocadinho mais de sabor. Se forem mesmo vegetarianos podem retirar a linguiça. Uma receita cheia de sabor, simples de preparar. Sugiro é que utilizem ingredientes frescos e de preferência biológicos. Experimentem!

Ingredientes
1 Batata-doce pequena
2 chalotas
1 dente de alho
1 tomate fresco sem pele
2 cenouras grandes
6 cogumelos frescos
1 punhado de espinafres
1 pedaço pequeno de linguiça de porco preto, cortado às rodelas
½ copo de vinho branco
Sal q.b.

Preparação
Arranjar as cenouras e cortar as mesmas às rodelas. Arranjar os cogumelos e laminar grosso, arranjando depois a batata e cortando-a em cubos. Picar as chalotas e o dente de alho e colocar tudo num tacho com azeite. Quando a cebola estiver ‘murcha’, adicionar o tomate, a linguiça e o vinho branco, deixando estufar em lume brando durante 2 minutos. De seguida, adicionar as cenouras, a batata-doce e os cogumelos. Temperar com sal. Depois, adicionar meia chávena de água quente e deixar estufar cerca de 20 minutos. Por fim, adicionar os espinafres, rectificar os temperos (se necessário) e deixar cozinhar durante mais 5 minutos.


10 de dezembro de 2015

Chili vegetariano com ovos escalfados


Cá em casa gostamos muito de leguminosas, que são sempre uma opção de reserva na despensa.  Feijão e grão não podem faltar, e apesar de muitas vezes eu mesma os cozer em casa, os enlatados de boa qualidade também são bons e muito mais práticos de usar. Apesar do chili, originalmente, ser confeccionado com carne, ultimamente tenho optado por fazer mais receitas vegetarianas, tendo por isso adaptado esta, com um resultado muito bom. Além disso, os ovos vieram dar substância e ficaram óptimos. Experimentem!

Ingredientes
1 lata de feijão preto
1 lata de milho
4 ovos biológicos
1 cebola
1 dente de alho
4 pimentos doces (pequenos)
1 tomate maduro (partido em cubos)
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de chá de cominhos
1 copo de água quente
Salsa fresca picada q.b.
Azeite q.b.

Preparação
Levar um tacho ao lume com o azeite e juntar a cebola, o alho, o tomate e a polpa de tomate, deixando refogar. Depois, acrescentar os pimentos partidos em cubos e temperar com o sal e os cominhos, deixando refogar durante dois minutos. Adicionar um copo de água, o feijão e o milho e deixar cozinhar em lume brando, até estar cozinhado. Abrir quatro cavidades entre os legumes e colocar os ovos, um a um, previamente partidos. Deixar cozinhar durante mais dez minutos, em lume brando. Servir com salsa fresca picada.


24 de novembro de 2015

Jardineira de legumes com ovo escalfado


Engana-se quem pensa que as receitas vegetarianas não são saborosas ou que uma refeição, para ser completa, deve ter carne ou peixe. Neste caso, garanto-vos que a carne não fez falta alguma, pois os reis do sabor foram mesmo os legumes. O ovo veio apenas complementar, como proteína. Já foi tempo que os ovos eram designados como maléficos para a saúde, mas actualmente existem estudos a provar o contrário e aconselha-se mesmo o consumo diário dos mesmos. Por isso, trouxe-vos hoje uma conjunção fantástica e bem saborosa. Experimentem!

Ingredientes
2 batatas
1 chávena de ervilhas
3 cenouras biológicas
8 cogumelos frescos
1 pimento assado
1 cebola
1 colher de sopa de polpa tomate
1 dente de alho
1 copo de água
2 ovos (de preferência, biológicos)
1 colher de chá de tomilho seco
Sal q.b.
Azeite q.b.

Preparação
Picar a cebola e os alhos. Descascar as batatas e cortá-las em cubinhos, assim como as cenouras. Laminar os cogumelos e partir o pimento em cubos. Reservar.
Levar um tacho ao lume com o azeite e juntar a cebola, o alho e a polpa de tomate, deixando refogar. Depois, acrescentar as ervilhas, o pimento, as batatas e os cogumelos e temperar com o sal e o tomilho. Adicionar um copo de água e deixar cozinhar em lume brando, até estar cozinhado e apurado.
Para escalfar os ovos, basta colocar um tacho ao lume e deixar a água levantar fervura. Depois, juntar uma colher de sobremesa de vinagre e misturar a água com uma vara de arames, de modo a fazer um remoinho. Abrir o ovo para uma colher grande e, com cuidado, colocar no meio do remoinho e deixar cozinhar cerca de 3 minutos. Retirar o ovo com uma escumadeira, com cuidado para não partir. Servir a jardineira com os ovos.


10 de novembro de 2015

Caril de batata-doce e cogumelos



Aqui em casa, as receitas vegetarianas são preparadas com cada vez mais frequência. Elaboradas com produtos biológicos ou, vindos directamente da horta dos meus país, legumes bem saborosos que nos proporcionam refeições cheias de sabor.  Neste caso, utilizei batata doce e cogumelos frescos, com uma boa pitada de caril. Experimentem!

Ingredientes (duas doses)
1 batata doce grande (cortada em cubos pequenos)
10 cogumelos frescos laminados
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de polpa de tomate
200ml de leite de coco 
1 colher de sopa bem cheia de coco ralado 
1 colher de sopa de caril 
1 pitada de açafrão
Salsa fresca picada q.b.
Sal q.b.
Azeite q.b.

Preparação
Refogar a cebola e o alho até ganharem um pouco de cor. Juntar as especiarias e deixar soltar os seus aromas deliciosos, sem queimar. Adicionar a batata e os cogumelos, temperar com sal e deixar refogar levemente. Adicionar o tomate e deixar estufar mais uns minutos, tendo o cuidado de ir mexendo sempre. Por fim, adicionar o leite de coco até os legumes estarem cobertos e deixar cozinhar durante 10 a 15 minutos. Adicionar a salsa fresca, o coco e envolver. Servir com arroz basmati.

4 de novembro de 2015

Lombos de pescada em cama de alho francês e pimentos doces


Por aqui, continuam as receitas simples de preparar mas, claro, nunca descuidando o valor nutricional e o sabor. É uma forma diferente de preparar peixe com legumes e, para quem não gosta destes cozidos, deixo-vos esta sugestão. O acompanhamento é um dos nossos preferidos cá em casa: couscous. De facto, este é muito versátil e super-rápido de fazer. À receita base adicionei amêndoas, para dar um toque crocante, enquanto o açafrão deixa-nos com um couscous muito saboroso. Experimentem!

Ingredientes
4 lombos de pescada descongelada
1 alho francês
2 pimentos doces
1 dente de alho
½ copo de vinho branco
½ copo de água
2 colheres de sopa de polpa de tomate
6 folhas de manjericão fresco
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
2 chávenas de café de couscous
2 chávenas de café de água quente
1 fio de azeite
1 colher de sobremesa rasa de alecrim seco
1 pitada de açafrão
1 colher de sopa de amêndoa em cubos tostada

Preparação
Cortar o alho francês às rodelas finas, retirar as sementes dos pimentos e cortar em tiras. Num tacho, refogar o alho francês e o alho picado com o azeite. Adicionar depois os pimentos, o tomate e o vinho branco e deixar cozinhar um pouco. De seguida, juntar o peixe, adicionar a água, o manjericão picado e temperar com sal e pimenta. Tapar e deixar cozinhar em lume brando, durante cerca de 30 minutos. Para preparar o couscous, colocar o dito num recipiente, temperar com um pouco de sal, adicionar o alecrim e o açafrão e misturar tudo. Adicionar a água a ferver e deixar repousar, tapado, durante 5 minutos. Assim que o couscous tiver absorvido toda a água e aumentado o seu volume, separar com um garfo. Por fim, temperar com um fio de azeite, adicionar as amêndoas e envolver bem.


14 de maio de 2015

Os legumes continuam por aqui | Batata-doce com legumes salteados |


Pois é! Por aqui, continuam as refeições só com legumes. E continuo a garantir que não senti falta da proteína. A receita que hoje vos trago constitui uma refeição que nos sacia bastante, muito saborosa e, principalmente, saudável. Experimentem!

Ingredientes
1 batata-doce (pequena)
1 courgette (pequena)
1 chalota
1 pimento doce assado
1 chávena de grão cozido
6 tomates cherry
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
Alecrim seco

Preparação
Lavar a batata e cortar em fatias. Colocar num tabuleiro, regar com azeite e salpicar com alecrim seco. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 30 minutos. Retirar do forno, temperar com sal e reservar.
Cortar a courgette em cubos e picar o pimento doce. Picar a chalota e levar a refogar com um fio de azeite. Adicionar a courgette e o pimento, deixando cozinhar em lume brando durante 15 minutos. Adicionar o grão, temperar com sal e pimenta, envolver e deixar ao lume por mais 5 minutos. Servir os legumes com a batata-doce e o tomate. 

6 de maio de 2015

Estufado Primavera


Cá a casa vão chegando os produtos desta época, vindos directamente da horta dos meus pais: as ervilhas acabadas de descascar, os morangos que deixam um cheiro fantástico na cozinha. Posso considerar-me uma sortuda, pois, por norma, os legumes que consumimos cá em casa são biológicos e de produção caseira. Com óptimos produtos à disposição, é claro que o resultado final é um estufado cheio de sabor e bem nutritivo. E posso garantir-vos, uma refeição só com legumes pode ser tão saciante e saborosa como aquelas com proteína. Experimentem!

Ingredientes
1 batata-doce
6 cogumelos brancos (grandes)
1 chávena de ervilhas frescas
2 cenouras
1 colher de sopa de tomate concentrado
2 chalotas
1 dente de alho
Azeite q.b.
½ copo de vinho branco
Água quente q.b.
Tomilho seco q.b.
Sal e pimenta q.b.
Salsa fresca picada q.b.

Preparação
Arranjar as cenouras e cortar as mesmas às rodelas. Arranjar os cogumelos e laminar grosso, arranjando depois a batata e cortando em cubos. Picar as chalotas e o dente de alho e colocar tudo num tacho com azeite. Quando a cebola estiver ‘murcha’, adicionar o tomate e o vinho branco, deixando estufar em lume brando durante 2 minutos. De seguida, adicionar as cenouras e a batata-doce. Temperar com sal e um pouco de pimenta e, por fim, adicionar ½ chávena de água quente e deixar estufar cerca de 10 minutos. Findo esse tempo, adicionar as ervilhas, os cogumelos e o tomilho, rectificar os tempos (se necessário) e deixar cozinhar durante 20 minutos. Polvilhar com salsa e servir.

9 de fevereiro de 2015

Bacalhau fofo com cenoura e espinafres


Esta é uma daquelas receitas que costumo fazer em maior quantidade. Depois, aproveito para congelar, para aqueles dias em que o tempo é muito pouco para cozinhar, mas apetece uma comida de conforto saidinha do forno. É uma versão do bacalhau com natas, mas reforçada com legumes e utilizando batata palha. Aproveitei para utilizar uma nova batata que encontrei à venda, pois fiquei curiosa e decidi experimentar. E o resultado deixou-me muito satisfeita: é bastante estaladiça e em formato muito pequeno (chama-se Batatas Fritas Palha Fina do Sr. Basílio). Experimentem!

Ingredientes
2 postas grandes de bacalhau (cozido e desfiado)
3 cenouras raladas
1 cebola grande
1 molho de espinafres arranjados
180g de batata palha
2 dentes de alho
Azeite q.b.
Sal q.b. 
200ml de natas
500ml de molho branco (500ml de leite, duas colheres de sopa de farinha e três colheres de manteiga, sal e noz-moscada)
Queijo ralado q.b.


Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Limpar o bacalhau de espinhas e pele, desfiar e reservar. Cortar a cebola às rodelas e picar os alhos. Lavar muito bem os espinafres, para retirar toda a areia e retirar as folhas. Depois, fazer uma cebolada, com a cebola, alho e azeite, adicionar as cenouras e deixar estufar em lume brando. Quando as cenouras estivem cozidas, adicionar os espinafres e o bacalhau. Deixar estufar durante mais 2 minutos e adicionar as batatas, o molho branco e as natas, envolver tudo muito bem e rectificar os temperos. Colocar num tabuleiro refractário e finalizar com queijo ralado. Levar ao forno a gratinar durante cerca de 20 minutos.

Para preparar o molho branco, levar ao lume um tachinho com a manteiga. Deixar derreter e juntar a farinha. Misturar bem até formar uma bola, deixar cozer um pouco e ir juntando, aos poucos, o leite quente. Mexer até o molho engrossar e ficar liso e aveludado. Temperar com noz-moscada, sal e pimenta e reservar.


3 de dezembro de 2014

Batatas gratinadas com legumes e cogumelos


Trago-vos hoje mais uma receita para ‘reciclagem’ de alimentos, neste caso umas batatas cozidas. De facto, detesto estragar comida e tento sempre reciclar alimentos. Além disso, um gratinado é sempre uma boa opção, pois tem a vantagem de aquecer um pouco a casa com o forno ligado. Esta receita é muito versátil, rápida e principalmente saborosa. Além disso, podem utilizar o que tiverem à disposição no frigorífico, foi assim que eu fiz. Experimentem!

Ingredientes
4 batatas cozidas
2 cogumelos brancos grandes
½ courgette
2 pimentos doces assados
½ cebola
1 tomate grande maduro
1 colher de chá de ervas da Provença
Azeite q.b.
Queijo parmesão q.b.

Molho bechamel
1 colher de sopa de manteiga
1 + ½ colher de sopa de farinha
200ml de leite
Noz-moscada, pimenta e sal

Preparação
Preparar o molho bechamel, levando ao lume um tachinho com a manteiga. Deixar derreter e juntar a farinha. Misturar bem até formar uma bola, deixar cozer um pouco e ir juntando, aos poucos, o leite à temperatura ambiente. Mexer até o molho engrossar e ficar liso e aveludado. Temperar com noz-moscada, sal, pimenta. Reservar.
Alourar em azeite cebola picada. Quando esta estiver “murcha”, adicionar os cogumelos cortados às fatias e deixar cozinhar. Adicionar a courgette, cortada às fatias e sem pele, o tomate cortado em pedaços e limpo de pele e sementes e, por fim, os pimentos cortados às fatias.  Temperar com o sal e as ervas, deixando estufar em lume brando. Quando os legumes estiverem cozidos, retirar e colocar num tabuleiro que possa ir ao forno. Dispor as batatas cortadas às rodelas por cima e finalizar com o molho bechamel e o queijo parmesão ralado. Levar a gratinar, em forno a 200ºC, durante aproximadamente 20 minutos.


28 de novembro de 2014

Tarte de laranja, cenoura e coco

Com o fim-de-semana à porta, é uma óptima oportunidade para preparar um doce ou, talvez, de começar a testar as receitas para as festas que se aproximam. Mas vou já avisando: esta receita não é para os gulosos de açúcar, pois não é muito doce. Tem um sabor forte a cenoura e um travo a laranja, com uma textura muito fofa, desfazendo-se mesmo na boca. Experimentem!
  
Ingredientes
600g de cenoura
2 laranjas
1 colher de chá de sal
160g de açúcar (para a próxima coloco 180g!)
40g de coco ralado
4 ovos
60g de farinha de trigo tipo 55
  
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar e forrar um tabuleiro para tortas e reservar. Pelar e descascar as cenouras, cortar em pedaços e levar a cozer em água temperada com sal e com a parte vidrada da casca de uma laranja. Eliminar a água e colocar o restante no liquidificador. Adicionar as laranjas (sem a casca nem a película branca), o açúcar e metade do coco ralado, triturando tudo muito bem. Deixar arrefecer um pouco, adicionar as gemas e a farinha e voltar a ligar o liquidificador, até estar tudo envolvido. Bater as claras em castelo e adicionar-lhes, pouco a pouco, a mistura preparada, envolvendo com cuidado. Deitar a massa no tabuleiro e levar ao forno durante aproximadamente 20 minutos. Retirar o tabuleiro, virar sobre uma folha de papel vegetal, polvilhada com o restante coco e deixar arrefecer um pouco. Retirar o tabuleiro e, com a ajuda do papel vegetal, enrolar cuidadosamente a torta. Colocar numa torteira e levar ao frio durante, pelo menos, 6 horas. Polvilhar com coco e servir.

Receita retirada da revista do pingo doce de Dezembro de 2014

13 de outubro de 2014

Mini-quiches de peixe | Reciclagem |

Cá em casa tento ao máximo não desperdiçar alimentos. Assim sendo, cada sobra é aproveitada e reciclada para outra refeição. Foi esse o caso destas mini-quiches, pois com o excedente de um jantar de peixe cozido preparei outra refeição. Deste modo, servidas juntamente com uma salada, foram perfeitas para o jantar de outro dia. Experimentem e reciclem!

Ingredientes
1 lombo de peixe cozido
2 batatas grandes cozidas
Feijão verde q.b.
Cenouras q.b.
100ml de natas
3 ovos
6 bolinhas de queijo mozarella
Sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de salsa fresca picada
  
Preparação
Começar por desfiar o peixe. De seguida, cortar em pequenos pedaços as batatas, as cenouras e o feijão verde. Depois, bater os ovos com as natas, temperar com sal e pimenta e adicionar aos restantes ingredientes. Por fim, adicionar a salsa e envolver. Distribuir a massa por 6 formas de silicone, colocando uma mini mozarella em cada uma. Levar ao forno a 180ºC, durante 20 minutos. Servir acompanhado de uma salada. 

22 de abril de 2014

Salmão com crosta de broa e azeitona preta, acompanhado com couve-lombarda salteada

Hoje trago-vos mais uma receita super-fácil de preparar, em que passados trinta minutos temos o jantar pronto. O salmão ficou com uma crosta estaladiça e o acompanhamento servido foi couve-lombarda que, confeccionada deste modo, fica muito boa e ninguém reclamará de estar a comer couves… Experimentem!

Ingredientes
2 lombos de salmão
1 laranja pequena
75g de miolo de broa de milho
12 azeitonas pretas
Sal, pimenta q.b.
Azeite q.b.
Couve-lombarda q.b.
Bacon q.b.
1 dente de alho picado 

Preparação
Colocar o salmão dentro de um saco de plástico e temperar com o sumo da laranja, pimenta moída na hora e sal. Levar ao frigorífico a marinar durante uma hora. Pré-aquecer o forno a 180ºC, forrar um tabuleiro de forno com papel de alumínio e pincelar com azeite. Escorrer o salmão e colocar no tabuleiro.
Picar o miolo de broa juntamente com as azeitonas. Espalhar a mistura sobre a superfície do salmão. Regar com um fio de azeite e levar ao forno durante 20 minutos.
Cortar a couve em juliana muito fina e cortar o bacon em pequenos cubos. Colocar o bacon numa frigideira e, quando estiver alourado, adicionar o alho picado, a couve e um fio de azeite. Deixar estufar em lume brando até a couve estar mole.

11 de abril de 2014

Salsichas com couve-lombarda em molho de tomate, no forno


Por estes dias, chegou cá a casa uma couve-lombarda enorme, vinda directamente da horta dos meus pais. Acho que vamos andar a comer lombarda durante um mês… Pelo menos, é saudável e muito saborosa. A primeira utilização com a dita foi estas salsichas, um clássico normalmente feito no tacho, mas que eu sempre fiz no forno. Cobertas com o molho rico de tomate ficaram mesmo fantásticas. Experimentem!

Ingredientes
6 salsichas frescas
6 folhas grandes de couve-lombarda
3 tomates sem pele (utilizei de lata)
2 pimentos doces assados (utilizei já preparados de compra)
2 dentes de alho
1 cebola
½ copo de água
1 colher de chá de ervas da Provença
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ª C. Lavar as folhas da couve e retirar-lhes o caule grosso. Colocar uma panela com água ao lume e dar uma fervura nas folhas. De seguida, enrolar cada salsicha numa folha de couve-lombarda. Picar a cebola e os alhos e colocar numa frigideira com azeite. Deixar “murchar” e adicionar os tomates, os pimentos picados e a água. Depois, temperar com as ervas, o sal e deixar estufar em lume brando, durante 5 minutos. Num tabuleiro refractário, colocar metade do molho de tomate, distribuir as salsichas por cima e finalizar com o restante molho. Levar ao forno durante 25 minutos. Servir acompanhado de arroz.

* Reservei a água de cozer as folhas para colocar na sopa que estava a preparar. 

17 de fevereiro de 2014

Caril de legumes


Pelo menos uma vez por semana, preparo uma refeição vegetariana cá em casa. Confeccionada com caril, obtém-se uma refeição reconfortante, cheia de sabor, óptima para estes dias de frio e chuva. Nesta ocasião, utilizei os legumes que tinha em casa e decidi acompanhar com couscous. No entanto, podem utilizar os legumes de que mais gostarem e fazerem um acompanhamento tradicional, com arroz basmati. Experimentem!  

Ingredientes
1 cebola
1 dente de alho
1 pedaço de gengibre ( ½ polegar)
2 batatas
3 cenouras
1 courgette
1 chávena de chá de grão
50g de feijão verde
1 colher de sopa de caril
1 colher de sobremesa de açafrão
1 colher de café de garam massala
½ lata de leite de coco
Agua quente q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação
Picar a cebola e o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos, assim como a courgette e as cenouras. Depois, cortar o feijão verde em tiras. Colocar um fio de azeite num tacho grande e levar a cebola a refogar, até esta ficar “murcha”. Adicionar a courgette, as batatas, as cenouras e o gengibre ralado, temperar com sal e deixar refogar em lume brando durante 5 minutos. Adicionar água quente, até tapar os legumes, deixando cozinhar 20 minutos. De seguida, adicionar o caril, o garam massala, o leite de coco, o grão e o feijão verde, deixando cozinhar em lume brando até o feijão verde estar cozido. Por fim, rectificar os temperos, adicionar pimenta moída na hora e servir acompanhado com couscous.