Mostrar mensagens com a etiqueta Fruta. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Fruta. Mostrar todas as mensagens

25 de junho de 2019

Clafoutis de mirtilos



Esta sobremesa é super fácil de fazer, pode ser feita de véspera e acompanhada com uma bola de gelado faz sempre sucesso. Utilizei mirtilos, podem utilizar: cerejas, morangos ou alperces, que fica igualmente bem.

Ingredientes
2 ovos 
60g de açúcar amarelo
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 pitada de canela em pó
60ml de leite à temperatura ambiente
60ml de natas
120g de mirtilos frescos 
1 colher sopa de açúcar mascavado

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar um tabuleiro com manteiga. Numa tigela, colocar a farinha, o açúcar, canela e o sal e misturar tudo muito bem. Adicionar os ovos (um de cada vez) e bater com a batedeira, em velocidade média. Quando a massa estiver macia, adicionar as natas. Continuar batendo, em velocidade baixa, ao mesmo tempo que se vai adicionando o leite.
Colocar os mirtilos no tabuleiro e colocar a massa por cima, finalizar polvilhando com açúcar mascavado. Levar ao forno durante 30 minutos ou até o clafoutis ficar firme.


26 de outubro de 2018

Tarte de frangipane e pêra



Para bem receber o fim de semana, trago-vos uma receita simples, que serve perfeitamente para sobremesa rápida. Este é um creme muito saboroso, que pode ser combinado com pêras, maçãs ou figos, literalmente o que estiver na fruteira a precisar de ser usado. Experimentem!

Ingredientes
1 massa folhada
3 pêras
     Creme frangipane
60g de amêndoa moída
60g de manteiga
60g de açúcar em pó
10g de maizena
1 ovo
1 colher de sobremesa de licor Amaretto
Açúcar com canela q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Cortar as peras em metades, retirar o caroço e regar com sumo de limão. Estender a massa e forrar com esta uma tarteira de aro de 20 cm, picando o fundo da massa (eu costumo utilizar o papel vegetal que vem com a massa e coloco no fundo da forma).
Depois, num processador de alimentos, triturar a amêndoa, a maizena e o açúcar. Juntar a manteiga fria aos cubos e misturar até obter uma mistura areada. De seguida, juntar o ovo e o licor e misturar até ficar homogéneo.
Por fim, distribuir o creme, e dispor as peras por cima, tendo o cuidado de as colocar ligeiramente enterradas no creme. Polvilhar com o açúcar com canela e levar ao forno, durante 25 minutos. 

7 de junho de 2016

Bolo de banana e ananás



Haja bananas maduras e temos direito a bolo! Já tinha visto esta receita no livro do Jamie Oliver, Jamie’s Comfort Food, mas como queria algo mais simples, confecionei apenas o bolo e deixei de lado o recheio e cobertura. Resultado final: um bolo bem húmido e cheio de sabor. Experimentem!

Ingredientes
125ml de  azeite 
175g de farinha com fermento
1 colher de café de canela em pó
175g de açúcar refinado dourado
2 bananas médias (e muito maduras)
4 rodelas de ananás de lata
1 ovo grande
1 colher de chá de extracto de baunilha

Preparação
Aquecer previamente o forno a 180ºC. Forrar uma forma de 20 cm com papel vegetal. Peneirar a farinha e a canela para uma tigela, adicionando o açúcar e uma pitada de sal marinho. Noutra tijela, descascar as bananas e esmagá-las com um garfo.
Secar e cortar finamente o ananás e adicionar às bananas, juntamente com o azeite, o ovo e o extracto de baunilha, envolvendo tudo muito bem. Adicionar os ingredientes secos aos ingredientes húmidos, mexendo até ficar homogéneo. Colocar a massa na forma e levar ao forno durante 35 minutos.

*Receita original: Hummingbird cake do Jamie Oliver

6 de novembro de 2015

Crumble de frutos silvestres


Esta é uma daquelas sobremesas que se fazem em cinco minutos, mais simples é impossível. Nesta ocasião, utilizei uma embalagem de frutos silvestres que tinha comprado no Pingo Doce, para experimentar, tendo ficado bastante satisfeita com a variedade de frutos. O meu conselho é que sirvam morno, acompanhado com uma bola de gelado, pois provarão uma sobremesa fantástica. Experimentem!

Ingredientes (6 doses)
1 pacote de frutos silvestres congelados
100g de farinha
100g de manteiga fria (partida em pequenos cubos)
100g de açúcar mascavado claro
50g de amêndoa laminada
50g de flocos de aveia
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
6 bolas de gelado

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Depois, colocar os frutos num recipiente refractário. Colocar numa tigela a aveia, a amêndoa, o açúcar e a manteiga. De seguida, utilizando as pontas dos dedos, esfarelar os ingredientes até obter uma massa esfarelada e distribuir a dita massa por cima da fruta. Polvilhar com açúcar e colocar mais umas amêndoas por cima. Por fim, levar ao forno, durante cerca de 25 minutos. Servir morno, acompanhado com uma bola de gelado.

7 de outubro de 2015

Pudim de pêssegos e mirtilos


Trago-vos hoje uma sugestão para melhor aproveitarem a fruta madura que anda lá por casa. Nesta ocasião, tinha uns pêssegos muito maduros e uns mirtilos a precisarem de um final feliz. O resultado foi uma sobremesa pouco doce, mas muito saborosa, a qual podem servir ainda morna, com uma bola de gelado a acompanhar. Muito rápida de fazer, é uma óptima solução de aproveitamento, pois podem utilizar qualquer outro tipo de fruta, como maçãs, morangos ou peras. Experimentem!

Ingredientes
3 pêssegos maduros
1 chávena de mirtilos
3 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de farinha sem fermento
3 ovos
2 chávenas de chá de leite

Preparação
Descascar os pêssegos, retirar os caroços e partir em gomos. Untar um tabuleiro refractário com manteiga e distribuir a fruta. Numa tigela, bater os ovos com o açúcar, adicionar de seguida a farinha e voltar a bater. Por fim, adicionar o leite e bater tudo novamente. Distribuir a massa por cima da fruta e polvilhar com um pouco de açúcar. Levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 30 minutos.

2 de setembro de 2015

Alperces com migalhas doces


Retirei esta receita, se não me engano, do Fugas. De facto, tenho o hábito, quando encontro uma receita que me pisca o olho, de tirar uma fotografia com o telemóvel. Depois, o tempo vai passando e eu esqueço-me de onde a retirei. Já a preparei algum tempo, mais precisamente na altura dos alperces, mas é facilmente adaptável com os pêssegos que agora abundam. É uma sobremesa doce quanto baste e que se desfaz na boca. Experimentem!

Ingredientes
12 alperces
1 cálice de moscatel
1 pau canela
1 colher de café de sementes de erva-doce
50g de açúcar

Ingredientes para a massa
120g de farinha
60g de manteiga (à temperatura ambiente)
60g de açúcar
1 colher de café rasa de sal
½ ovo batido

Preparação
Cortar os alperces e retirar o caroço. Colocá-los numa panela com o açúcar, o moscatel, a canela e as sementes de erva-doce. Deixar cozer durante 5 minutos, retirar do lume e reservar. Depois, misturar todos os ingredientes da massa doce, começando pela farinha e adicionando o açúcar, o sal, a manteiga e, por fim, o ovo, para formar uma bola. De seguida, estender com o rolo da massa e levar a cozer ao forno, a 180ºC, até ficar dourada. Depois de cozida, picá-la na trituradora. Distribuir as migalhas nos pratos de servir e colocar os alperces por cima. 

12 de maio de 2015

Crumble de morango


Por estes dias, os morangos vão chegando cá a casa, vindos da horta dos meus pais. Apesar de não serem muito doces (por serem da primeira safra), preparados em crumble ficaram deliciosos. Simples, rápido e muito saboroso. Experimentem!

Ingredientes (duas doses)
2 chávenas de morangos arranjados
4 colheres de sopa de aveia
2 colheres de sopa de farinha de amêndoa
2 colheres de sopa rasa de açúcar baunilhado
3 colheres de sobremesa de manteiga

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar os morangos em dois recipientes refractários. De seguida, colocar numa tigela a aveia, a amêndoa, o açúcar e a manteiga. Com as pontas dos dedos, esfarelar os ingredientes até obter uma massa esfarelada. Depois, distribuir a dita massa por cima dos morangos. Por fim, levar ao forno, durante cerca de 20 minutos.

4 de maio de 2015

Queques de banana e aveia


Bananas maduras na fruteira, chuva lá fora e a vontade de comer um bolinho morno ao pequeno-almoço: foi este o mote para confeccionar estes queques. Mais simples de fazer é impossível e mais rápido também. Como somos só dois cá em casa, decidi congelar metade. Assim, quando der a vontade, bastará retirar do congelador, deixar descongelar e saborear. Experimentem!

Ingredientes (12 unidades)
3 bananas muito maduras
2 ovos
200g de farinha com fermento
60g de flocos de aveia
150g de açúcar mascavado
75g de óleo vegetal de milho
Cubos de amêndoa q.b.

Preparação

Ligar o forno a 180ºC. Depois, preparar 12 formas de papel. De seguida, colocar todos os ingredientes no copo da liquidificadora, batendo tudo até ficar uniforme. Distribuir a massa pelas formas, enchendo apenas até ¾. Por fim, distribuir a amêndoa por cima e levar ao forno durante cerca de 15 minutos. Retirar e deixar arrefecer sobre uma grade. 

28 de abril de 2015

Peito de frango recheado com pesto e mozarella e abacaxi grelhado


Esta é outra receita prática de preparar, pois por aqui tem sido assim: tenho apostado no que é simples e prático. De facto, o tempo é curto e não parece esticar, mas nem por isso descuro do sabor da nossa comida, bem pelo contrário. Poderá ser simples, mas resulta numa saborosa e nutritiva refeição. Experimentem!  

Ingredientes
3 peitos de frango
3 fatias de abacaxi
1 punhado de manjericão
1 dente de alho
1 colher de sopa de pinhões
Azeite q.b.
9 mini-bolinhas de mozarella
Sal e pimenta q.b.
  
Preparação
Para preparar o pesto, triturar os pinhões com o alho, o manjericão e o sal. Adicionar o azeite e triturar tudo novamente, até resultar uma pasta homogénea. Depois, abrir os peitos de frango como se fossem livros, mas sem os separar por completo, temperando o interior com sal e pimenta preta. Com os peitos abertos, espalhar no interior uma generosa colher de pesto e, por cima, colocar as mini-bolinhas de mozarella, partidas ao meio. Fechar os peitos de frango sobre eles mesmos. De seguida, colocar os ditos num tabuleiro regado com azeite, regando cada um com um fio de azeite. Levar a forno pré-aquecido a 200ºC, durante cerca de 20 minutos. Por fim, grelhar o abacaxi e servir com o frango. 

15 de outubro de 2014

Bolo de banana |mais um|


Sim, cá em casa gostamos muito de bolo de banana! Aliás, já deviam ter reparado, pela periodicidade de publicações de receitas com bananas... Em certas ocasiões, até são esquecidas de propósito na fruteira, de modo a que fiquem maduras. E assim, passa a existir uma ‘razão’ para procurar uma receita para as utilizar. Quanto a esta receita, foi retirada do livro Baking From My Home to Yours, da Dorie Greenspan e, como sempre, adorámos! Experimentem também!

Ingredientes
2 + 2/3 de cup de farinha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de sal
½ colher de chá de noz-moscada (ralada na hora)
12 colheres de sopa rasas de vaqueiro líquida
1 cup de açúcar mascavado
1 cup de açúcar refinado
2 ovos grandes
1 colher de chá de essência de baunilha
4 bananas maduras esmagadas
2 colheres de sopa de rum (utilizei licor amaretto)
½ cup de iogurte natural
½ cup de cranberries picadas

Preparação
Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma de bolo inglês. Peneirar a farinha e adicionar o bicarbonato de sódio, o sal e a noz-moscada. Reservar. Numa tigela, bater a vaqueiro líquida com os açúcares, adicionar os ovos um a um e bater entre cada adição. Adicionar o licor e a essência de baunilha e bater a velocidade alta. Baixar a velocidade da batedeira e adicionar as bananas e o iogurte. Adicionar o preparado da farinha em três vezes, batendo sempre a baixa velocidade entre cada adição. Por fim, adicionar as cranberries e envolver com a massa. Colocar a massa na forma e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 45 minutos.

(Se não tiverem a medida de cup, podem utilizar uma chávena de chá).


24 de setembro de 2014

Crumble de frutos vermelhos


Esta é uma daquelas sobremesas que se fazem em cinco minutos, mais simples é impossível. Nesta ocasião utilizei frutos vermelhos, mas podem utilizar maçãs, pêssegos, ameixas, etc. Aproveitem para utilizar fruta já madura, que não iriam comer de outra maneira. Sirvam morno, acompanhado com uma bola de gelado e provarão uma sobremesa fantástica. Experimentem!
  
Ingredientes (1 dose)
½ chávena de chá de frutos vermelhos
2 colheres de sopa de aveia
1 colher de sopa de amêndoas em cubos
1 colher de sopa rasa de açúcar baunilhado
2 colheres de sobremesa de manteiga

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar os frutos vermelhos num recipiente refractário. De seguida, colocar numa tigela a aveia, a amêndoa, o açúcar e a manteiga. Com as pontas dos dedos, esfarelar os ingredientes até obter uma massa esfarelada. Depois, distribuir a dita massa por cima dos frutos vermelhos. Por fim, levar ao forno, durante cerca de 20 minutos.

11 de junho de 2014

Crumble de alperce


Este crumble é uma daquelas receitas muito fáceis de fazer, óptima para utilizar a fruta já um pouco madura que vai ficando na fruteira. Sendo super-rápida de fazer, é óptima para servir como sobremesa, seja morna ou bem fresquinha. E se juntarmos uma bola de gelado de nata, resulta numa excelente combinação. Podem utilizar alperces ou outra fruta que tiverem disponível, mas não deixem de experimentar!  

Ingredientes
10 alperces
1 mão cheia de cramberries
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
100g de farinha de trigo
60g de açúcar louro 
50g de flocos de aveia
50g de amêndoa em cubos
80g de Vaqueiro Líquida

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Retirar o caroço aos alperces e dispor os ditos num tabuleiro refractário. Adicionar as cramberries e polvilhar com o açúcar baunilhado. De seguida, colocar numa tigela a farinha, a amêndoa, o açúcar louro e a Vaqueiro. Com as pontas dos dedos, esfarelar os ingredientes até se obter uma massa esfarelada. De seguida, distribuir a dita massa sobre os alperces. Por fim, levar ao forno durante cerca de 30 minutos.


9 de maio de 2014

Bolo de chocolate e peras

A fotografia não faz justiça a este bolo, pois ficou com um aspecto meio murcho, mas fantástico de sabor. De facto, a combinação do chocolate com as peras ficou cinco estrelas. Quem comeu gostou e eu também! E como já está aí a chegar o fim-de-semana, deixo-vos como sugestão este bolo. Experimentem!

Ingredientes
200g de chocolate de culinária (de boa qualidade)
1 chávena de chá de manteiga (à temperatura ambiente)
250g de açúcar
5 ovos
1 colher de sopa de farinha de trigo com fermento
4 peras firmes

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar com papel vegetal o fundo de uma forma de aro com 25cm e untar com manteiga. Derreter o chocolate em banho-maria, juntamente com a manteiga e o açúcar. Retirar do lume e deixar arrefecer durante 10 minutos. Adicionar os ovos, um a um, batendo com uma vara de arames entre cada adição. De seguida, adicionar a farinha e envolver tudo. Por fim, colocar a massa na forma, descascar as peras, cortar as ditas ao meio e retirar o caroço, distribuindo sobre a massa. Levar ao forno durante 50 minutos. 

26 de novembro de 2013

Fritos de maçã com molho de caramelo


Quem me conhece, sabe da minha intolerância ao frio, pois devo ser a pessoa mais friorenta do mundo. Mas adoro o Inverno, com a lareira acesa e as comidas de conforto. Assim, quando encontrei a receita destes fritos de maçã, só me fez pensar em comida de conforto. E não me enganei, pois são super saborosos e fofinhos! O molho de caramelo dá um óptimo toque final e, de facto, aqueceram-me a alma e o estômago também. Experimentem!

 Ingredientes (4 doses)
1 chávena de chá de açúcar 
3 colheres de sopa de manteiga 
1/4 de chávena de chá de água 
4 colheres de sopa de moscatel de Setúbal (a receita original leva rum)  
1/2 colher de chá de vinagre de maçã 
6 colheres de sopa de natas 
2 maçãs reinetas grandes
1 + 1/2 chávena de chá de farinha de trigo 
1 colher de chá de fermento em pó 
1 ovo grande
 
3/4 de chávena de chá de cidra de maçã 
Óleo de milho para fritar 
Açúcar em pó q.b.

Preparação
Começar por preparar o molho, aquecendo o açúcar num tacho de fundo pesado. Quando aquele começar a ficar dourado, adicionar a manteiga, a água, o vinagre e as natas, envolver bem com uma vara de arames até ficar homogéneo, retirar do lume e reservar.  Descascar as maçãs, retirar os caroços com um descascador de caroços e cortar às fatias. Numa tigela, colocar a farinha, o ovo, o fermento e a cidra. De seguida, mergulhar as fatias de maçã na massa. Aquecer o óleo numa panela grande e fritar a maçã até dourar. Deixar escorrer em papel absorvente. Por fim, polvilhar com açúcar em pó e servir quente com o molho.


1 de outubro de 2013

Bolo de ameixa

Eu gosto do Verão e gosto do Inverno, mas este clima actual está a deixar-me com os cabelos em pé. Calor combinado com chuva miudinha tira-me do sério e esta humidade dá comigo em doida. Pois… já devem ter reparado que, por estas bandas, o humor não está muito bom. Para melhorar, só mesmo uma fatia deste bolo, húmido devido às ameixas e super-crocante por causa do crumble. É mesmo uma combinação perfeita para me animar nestes dias. Se quiserem animar o vosso dia, experimentem!

Ingredientes para o crumble
80g de manteiga
100g de farinha
80g de açúcar
1 vagem de baunilha (só as sementes)

Ingredientes para o bolo
2 gemas
4 ovos
300g de açúcar
200g de Becel líquida
30ml de vinho do porto
300g de farinha
1 colher de chá de fermento para bolos
200g de ameixa branca (em pedaços)

Preparação do crumble
Colocar todos os ingredientes na picadora e triturar, de modo a ficar com uma textura granulosa. Reservar.

Preparação do bolo
Untar uma forma com 20cm, de fundo amovível, com manteiga. Bater os ovos, as gemas e o açúcar até ficar um creme esbranquiçado. De seguida, adicionar a Becel e o vinho do Porto e voltar a bater até estar tudo incorporado. Adicionar a farinha e o fermento e bater novamente. Por último, adicionar as ameixas e envolver tudo com uma colher de pau. Colocar a massa na forma, distribuir o crumble por cima e levar ao forno, pré-aquecido a 180ªC, durante cerca de uma hora. Servir morno ou então já frio com uma bola de gelado. 

Receita original: Revista Bimby de Setembro 2013

20 de setembro de 2013

Tarte doçura de pêra


«A melhor tarte, desde sempre, feita cá em casa!» Foi assim que esta foi baptizada, à sobremesa de um jantar. Éramos quatro à mesa e quase que não sobrava nada, de tão saborosa que estava. Com a doçura das pêras, conjugada com o estaladiço da massa e coberta por um caramelo que se desfazia na boca, melhor era impossível. Mais palavras para quê… Experimentem!

Ingredientes
1 embalagem de massa folhada fresca
6 pêras
100g  de açúcar
1 colher de sopa de água
2 colheres de sopa de manteiga
60ml de natas
Canela q.b.
  
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Descascar as pêras, retirar o caroço e cortar ao meio. Colocar o açúcar e a água, numa frigideira que possa ir ao forno, deixando dissolver o açúcar até ficar ligeiramente dourado. Retirar a frigideira do lume, adicionar a manteiga e as natas e envolver tudo muito bem, até formar um caramelo espesso. Colocar as metades das peras (com a parte redonda em contacto com a frigideira) formando círculos e polvilhar com canela. Colocar o disco de massa folhada sobre as peras na frigideira e aconchegar as laterais para dentro. Picar a massa em 4 sítios com uma faca, ligeiramente. Levar ao forno durante cerca de 25 minutos ou até a massa folhada estar dourada. Assim que se retirar do forno, desenformar logo de seguida para um prato, bastando um movimento rápido para virar a tarte para o dito prato.


29 de agosto de 2013

Tarteletes de pêssegos



Nesta altura do ano, cá por casa abundam os pêssegos, vindos do pomar dos meus pais. Como gosto muito de fazer tarteletes, e já tinha muitos pêssegos a acumularem-se na fruteira, juntei o útil ao agradável e confeccionei estas fantásticas tarteletes.  Para os mais gulosos, aconselho a juntar um pouco mais de açúcar, pois a “cobaia” cá de casa achou pouco doce... Experimentem!

Ingredientes
Massa:
200g de farinha tipo 65
90g de manteiga sem sal
40g de água
2 colheres de chá de açúcar baunilhado

Recheio
3 pêssegos
50g de açúcar amarelo
3 ovos
100ml de natas
1 colher de chá de aroma de baunilha

Preparação

Colocar os ingredientes para a massa num robô de cozinha e misturar até se obter uma massa uniforme. Estender a massa com um rolo de cozinha e forrar 6 tarteletes. Reservar. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Lavar os pêssegos, cortar ao meio, retirar o caroço e cortar em meias-luas (não é necessário retirar a pele). Reservar. Bater os ovos com o açúcar, adicionar as natas e o aroma de baunilha e misturar tudo muito bem. Distribuir o líquido pelas tarteletes e guarnecer com as fatias de pêssego. Levar ao forno durante 25 minutos. No fim desse tempo, polvilhar com açúcar branco e deixar mais 5 minutos no forno na função gratinar. 

27 de agosto de 2013

Clafoutis de cerejas


As cerejas foram como as férias: souberam a pouco e foram embora muito cedo. Por mim, existiriam cerejas durante todo o Verão, mas este ano até nem me posso queixar, pois apareceram cá muitas. Umas foram comidas directamente da caixa, outras em clafoutis. Assim é o caso desta receita, simples, prática e muito saborosa. Além disso, se quiserem, podem utilizar outro fruto que esteja à vossa disposição. Experimentem!

Ingredientes
175g de cerejas descaroçadas
40g de farinha
2 colheres de sopa de açúcar
2 ovos
125ml de leite
1 colher de sopa de açúcar em pó
Óleo de girassol (para untar os ramequins)

Preparação
Colocar um tabuleiro com água no forno e aquecer previamente este a 200ºC. Untar quatro ramequins com óleo e distribuir as cerejas pelos ditos. Colocar a farinha, o açúcar, os ovos e o leite numa liquidificadora, durante cerca de 1-2 minutos, a bater até obter-se uma massa homogénea. Distribuir pelos ramequins cuidadosamente, cobrindo as cerejas. Levar ao forno durante 20 minutos, no tabuleiro pré-aquecido. Polvilhar os clafoutis com o açúcar em pó e servir.


Receita retirada daqui: “Que delícia”

10 de julho de 2013

Frango com alperces e sementes de sésamo

O tempo não está convidativo a ligar o forno, mas estava com vontade de experimentar esta receita. Além disso, o homem cá de casa adora alperces. Calor por calor, toca a ligar o forno! Não estou nada arrependida, pois o frango ficou fantástico e o molho divinal. Se estiverem com coragem de ligar o forno, não deixem de experimentar.

Ingredientes (4 doses)
4 pernas grandes de frango
1 colher de sopa de açafrão
1 colher de sobremesa de alho em pó
1 colher de sobremesa de canela em pó
2 limões
50g de alperces desidratados
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 copo de vinho branco
½ copo de água
Sementes de sésamo q.b.
Sal q.b.
Azeite q.b.

Preparação
Preparar a marinada, juntando o sumo dos limões com o açafrão, a canela e o alho em pó. Colocar o frango dentro de um saco de plástico, temperar com sal e adicionar a dita marinada, o vinho e um bom fio de azeite. Fechar o saco, abanar e reservar durante pelo menos uma hora no frigorífico.
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Numa frigideira, colocar um fio de azeite, adicionar o frango escorrido da marinada e deixar alourar. Retirar o frango e colocar num tabuleiro de ir ao forno. Na mesma frigideira, adicionar a marinada e os alperces partidos ao meio, a água e a polpa de tomate e deixar estufar em lume brando durante 5 minutos. Distribuir este molho por cima do frango e levar ao forno durante 45 minutos. Servir o frango polvilhado com sementes de sésamo, acompanhado por arroz basmati e o molho.


Fonte original: Revista Saberes e Sabores – Verão 2013