Mostrar mensagens com a etiqueta Frango. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Frango. Mostrar todas as mensagens

14 de janeiro de 2020

Very simple country chicken – Matt Preston





O livro novo do Matt Preston chegou ao meu “sapatinho” pelo Natal, oferta do Pai Natal cá de casa. Esta receita foi a primeira que me saltou à vista: adaptei-a para a slowcooker e confeccionei para o almoço. Comida simples, cheia de sabor e com um molho reconfortante. Experimentem!
(p.s. Em baixo, deixo o link com a receita original) 

Ingredientes
6 coxas de frango
Duas colheres de sopa de farinha
Azeite q.b.
 Uma cebola picada
2 dentes de alho picados
600g de polpa de tomate
6 fatias de bacon cortadas em tiras
½ copo de vinho do porto
1 punhado de azeitonas pretas descaroçadas
Salsa fresca picada q.b. Sal q.b.

Preparação
Passar o frango pela farinha. Colocar um fio de azeite numa frigideira e fritar o frango durante 5 minutos, em cada lado, até ficar crocante. Reservar na panela da slowcooker. Na mesma frigideira, colocar a cebola picada e deixar refogar até ficar translúcida, adicionando o alho, bacon e o vinho porto. Depois, deixar reduzir por uns minutos. Adicionar o tomate a salsa e temperar com sal. Deixar cozinhar durante 5 minutos. Colocar o molho por cima do frango e distribuir as azeitonas. Deixar cozinhar durante 4 horas em modo rápido.


Fonte receita:  Yummy, Easy, Quick Por Matt Preston

25 de novembro de 2019

Pernas de frango agridoce com pêssegos (na slowcooker)



Trago-vos hoje mais uma receita para a slowcooker. Foi preparada às oito da manhã e, quando cheguei para almoçar, tinha um agradável cheiro pela cozinha. O frango ficou tenrinho, a separar-se do osso e o molho estava mesmo muito saboroso.
Experimentem!

Ingredientes
Uma laranja grande
Uma colher de sopa de açúcar mascavado escuro
½ de chávena de chá de vinagre de vinho tinto
Sal q.b.
Pimenta q.b.
6 pernas de frango (sem coxa)
Duas colheres de sopa de farinha sem fermento
4 dentes de alho
1 cebola roxa
Pêssego em calda q.b.
Salsa fresca q.b.


Preparação
Retirar duas tiras da casca da laranja e fatiar novamente em tiras muito finas. Juntar o sumo da laranja com o vinagre, o açúcar, o sal e a pimenta, aquecendo ligeiramente para o açúcar dissolver. Passar as pernas de frango por farinha e colocar no fundo do tacho. De seguida,  adicionar as raspas de laranja e os alhos picados. Depois, distribuir a cebola cortada às rodelas e finalizar com o molho preparado anteriormente. Deixar cozinhar durante 5 horas em modo rápido. Antes de servir, adicionar os pêssegos e envolver no molho. Servir com arroz branco.

6 de outubro de 2017

Frango com limão no forno


Simples, prático e óptimo para jantares com muitas pessoas. Basta temperar, colocar no forno, ir dando um olhinho de vez em quando e regar com o próprio molho. Experimentem!

Ingredientes
1 frango cortado e pedaços
1 Kg de batata primor
2 limões cortados às rodelas finas
Sal q.b.
4 nozes de manteiga
Uma colher de sopa de tomilho seco
Azeite q.b.

Preparação
Colocar as batatas num recipiente e temperar com sal e azeite, envolvendo tudo. De seguida, colocar um bom fio de azeite no fundo de um tabuleiro. Distribuir o frango no tabuleiro e temperar com sal e o tomilho. Adicionar as batatas e finalizar com as rodelas de limão e as nozes de manteiga. Levar ao forno, previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 50 minutos, tendo o cuidado de ir regando com o próprio molho.

25 de maio de 2016

Quinoa com frango, milho, amêndoas e agrião


A quinoa é um ingrediente recente cá em casa, ainda estou na fase de descoberta e experimentação. Até agora, tem resultado muito bem. Nesta ocasião, juntei um pedaço de frango assado com um punhado de ingredientes e obtive uma refeição bem nutritiva e saudável. Experimentem!

Ingredientes
Uma chávena de quinoa
Duas chávenas de água
1 pimento doce assado
1 pedaço de tomate seco
Uma lata pequena de milho doce
1 punhado de agrião fresco
12 amêndoas peladas e tostadas
1 peito de frango assado desfiado
Parmesão ralado q.b.
1 pitada de açafrão
1 fio de azeite
Sal q.b.

Preparação
Colocar num tacho a água, a quinoa previamente lavada, o pimento cortado em cubos, o milho, o tomate seco cortado em cubos, o açafrão, o azeite e o sal. Deixar cozinhar durante sensivelmente 15 minutos. Adicionar o frango, rectificar os temperos e envolver. Finalizar com as amêndoas picadas, o agrião e o queijo parmesão, ralado na hora. Servir de imediato.


4 de fevereiro de 2016

Caril de frango e camarão


Trago-vos hoje uma nova sugestão com caril. Quem acompanha o Cantinho já deve ter percebido que cá em casa gostamos muito de caril e desta vez, utilizando frango e camarão, resultou uma combinação perfeita. Nesta ocasião, utilizei leite de coco da marca Ayam e gostei bastante. De facto, já utilizei outras marcas e nem sempre são cremosas, tendo por vezes mais água do que coco, mas este é bastante cremoso. Experimentem!  

Ingredientes (duas doses)
1 peito de frango grande (partido em cubos)
300g de camarão descongelado
1 chalota
1 dente de alho
1 colher de sopa de polpa de tomate
200ml de Leite de Coco Ayam
2 colheres de sopa de coco ralado 
1 colher de sopa de caril 
1 colher de café de açafrão
1 colher de café de Garam Masala
Sal q.b.
Azeite q.b.
Salsa picada
Arroz basmati (para acompanhar)

Preparação
Descascar o camarão e reservar. Picar a chalota e o alho e levar a refogar em azeite. Quando a cebola estiver translúcida, adicionar o tomate e as especiarias e deixar refogar durante um minuto. Adicionar o frango, envolver bem nas especiarias e deixar alourar. Adicionar o leite de coco e deixar apurar em lume brando, durante mais 15 minutos. Rectificar os temperos, adicionar o camarão e o coco e deixar apurar durante 5 minutos. Servir o caril com arroz basmati, polvilhado com salsa.  

21 de outubro de 2015

Tortilhas de frango gratinadas


Comidas rápidas e fáceis de preparação vão reinando aqui por casa. Se for possível reaproveitar alimentos de outras refeições, melhor ainda. Assim, deixo-vos uma nova sugestão, tendo neste caso utilizado frango cozido. No entanto, podem utilizar outro tipo de carne ou até mesmo peixe, ao vosso gosto. Experimentem!

Ingredientes
4 tortilhas de trigo
2 peitos de frango cozido desfiado
1 alho francês
1 punhado de cogumelos frescos
1 colher de chá de Ervas da Provença
3 colheres de sopa de natas para culinária
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
Queijo mozarella ralado

Preparação
Cortar o alho francês às rodelas e refogar com um fio de azeite. Adicionar os cogumelos, previamente laminados, e deixar cozinhar. Por fim, adicionar o frango e as natas, temperando com as ervas, sal e pimenta. Envolver tudo muito bem e deixar cozinhar em lume brando, durante 2 a 3 minutos. Para conseguir moldar os tortilhas sem as quebrar, basta aquecer as mesmas ligeiramente numa frigideira. Para rechear as tortilhas, colocar recheio no meio e enrolar. Distribuir as tortilhas num tabuleiro refractário, previamente untado com óleo vegetal, e polvilhar com o queijo ralado. Levar ao forno a gratinar a 180ºC, até ficarem douradas. Servir acompanhadas por salada.

16 de junho de 2015

Frango com iogurte e caril


Normalmente costumo fazer o caril com leite de coco, mas após ter visto uma receita para a Bimby com iogurte decidi experimentar. Gostei bastante do resultado final, pois o molho fica mais grosso mas igualmente muito saboroso. Cá em casa costumamos comer o caril com couscous, tendo este sido servido acompanhado com uma salada de beterraba assada e tomate cereja. Experimentem!
  
Ingredientes
4 pernas de frango (com coxa)
1 chávena de iogurte grego natural
1 colher de café de gran massala
1 colher de café de açafrão
1 colher de café de caril
1 colher de sopa de óleo de amendoim
1 dente alho picado
Sal q.b.
Folhas de caril frescas
2 chávenas de café de couscous
1 fio de azeite
2 chávenas de café de água quente
2 hastes de tomilho-limão fresco

Preparação
Separar as coxas das pernas e retirar a pele e a gordura do frango. Colocar o óleo de amendoim num tacho, juntamente com as especiarias e as folhas de caril. Deixar ferver e, de seguida, introduzir o frango e o alho, deixando o frango ganhar cor na mistura. Temperar com sal, adicionar o iogurte e envolver bem. Deixar cozinhar em lume brando durante 40 minutos. Para preparar os couscous, basta temperar com um pouco de sal, as folhas de tomilho e hidratar com água quente, deixando repousar tapado. Ao fim de 5 minutos, separar os grãos com um garfo e temperar com um fio de azeite, voltando a envolver tudo muito bem.

20 de maio de 2015

Frango assado com gengibre, mel e batata-doce


Chegou o tempo da batata-doce e, aqui por casa, esta tem sido a rainha. Seja na sopa, em saladas frescas ou assadas deste modo, ficam sempre fantásticas. Juntamente com o frango cheio de sabor, que derrete na boca, é a combinação perfeita. Experimentem!

Ingredientes (2 doses)
2 pernas com coxa de frango do campo
2cm de gengibre fresco
1 dente de alho
2 colheres de sopa de molho de soja
1/2 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de mel
Sumo de ½ laranja
1 colher de sobremesa de especiarias do oriente
Batata-doce baby
Tomilho seco picado
Azeite q.b.
Sal moído na hora
Salsa fresca picada

Preparação
Preparar a marinada: ralar o gengibre e o alho, adicionar o molho de soja, o mel, o sumo de laranja, o azeite e as especiarias. Colocar o frango num saco, juntamente com a marinada, e reservar no frigorífico durante uma hora.  Cortar as batatas em gomos e dispor num tabuleiro (costumo forrar o tabuleiro com papel de alumínio), temperando com o azeite e o tomilho. Pré-aquecer o forno a 200ºC. Colocar o frango e a marinada num tabuleiro e levar ao forno ao mesmo tempo que as batatas. Ao fim de 20 minutos, virar o frango e deixar assar durante mais 10 minutos. Retirar as batatas do forno, temperar com sal moído na hora e servir com frango e salsa fresca picada. 

28 de abril de 2015

Peito de frango recheado com pesto e mozarella e abacaxi grelhado


Esta é outra receita prática de preparar, pois por aqui tem sido assim: tenho apostado no que é simples e prático. De facto, o tempo é curto e não parece esticar, mas nem por isso descuro do sabor da nossa comida, bem pelo contrário. Poderá ser simples, mas resulta numa saborosa e nutritiva refeição. Experimentem!  

Ingredientes
3 peitos de frango
3 fatias de abacaxi
1 punhado de manjericão
1 dente de alho
1 colher de sopa de pinhões
Azeite q.b.
9 mini-bolinhas de mozarella
Sal e pimenta q.b.
  
Preparação
Para preparar o pesto, triturar os pinhões com o alho, o manjericão e o sal. Adicionar o azeite e triturar tudo novamente, até resultar uma pasta homogénea. Depois, abrir os peitos de frango como se fossem livros, mas sem os separar por completo, temperando o interior com sal e pimenta preta. Com os peitos abertos, espalhar no interior uma generosa colher de pesto e, por cima, colocar as mini-bolinhas de mozarella, partidas ao meio. Fechar os peitos de frango sobre eles mesmos. De seguida, colocar os ditos num tabuleiro regado com azeite, regando cada um com um fio de azeite. Levar a forno pré-aquecido a 200ºC, durante cerca de 20 minutos. Por fim, grelhar o abacaxi e servir com o frango. 

15 de abril de 2015

Sandes de frango com pesto rápido


A maioria das vezes tentamos vir almoçar a casa. É um privilégio poder fazê-lo, mas por vezes também pode ser um pouco stressante, pois só temos 40 minutos para almoçar. Por isso, tento sempre confeccionar refeições rápidas, usualmente algo que ficou feito de véspera. Mas mais frequentemente comemos sopa e algo mais para acompanhar. Foi o caso destas sandes, com frango assado e pesto rápido. São muito saborosas e, acompanhada com uma sopa, obtemos uma refeição muito nutritiva e completa. Experimentem!

Ingredientes
2 ‘bolinhas’ de centeio
1 peito de frango assado
1 punhado de folhas de manjericão
1 colher de sopa de pinhões
½ dente de alho
1 pitada de sal
4 tomates cherry
Pimenta q.b.

Preparação
Para preparar o pesto, colocar num almofariz os pinhões, o manjericão, o alho e o sal. Com o pilão, esmagar tudo muito bem, adicionar o azeite e voltar a esmagar, até obter um molho homogéneo. De seguida, temperar com um pouco de pimenta.
Cortar o pão ao meio e levar a torrar ligeiramente, apenas para ficar crocante. Distribuir o pesto pelo pão e colocar o frango desfiado por cima, finalizando com tomates cherry cortados ao meio. Fechar o pão e servir com uma sopa de legumes. 

8 de abril de 2015

Canelones de frango assado e cogumelos


A preparação desta refeição que hoje vos trago foi feita à base do improviso. Inicialmente seria uns folhados de frango e acabou por ser uns canelones. Depois de preparar o recheio é que me apercebi que a massa, que tinha no frigorífico (e apesar de estar no prazo de validade!), já não se encontrava em condições. Rapidamente, tive que pensar em outra solução. Felizmente, tinha em casa umas folhas de lasanha frescas, que rapidamente remediaram a situação. Com um pacote de bechamel (embora normalmente faça em casa, tenho sempre um pacote na despensa para estas ocasiões) e umas sobras de frango assado, preparei assim uma refeição bem saborosa. Esta é uma óptima sugestão para quando temos de improvisar, com o que existe na despensa ou frigorífico. Experimentem!

Ingredientes
2 peitos de frango assado (desfiado)
3 colheres de sopa de queijo creme
1 lata pequena de cogumelos
1 punhado de salsa fresca picada
6 folhas de massa fresca para lasanha
1 pacote de molho bechamel
1 colher de sopa bem cheia de passas
1 colher de café de alho em pó
1 fio de azeite
Sal e pimenta q.b.
  
Preparação
Arranjar os cogumelos e fatiar os mesmos. Depois, levar ao lume numa frigideira com um fio de azeite e o alho em pó e saltear. Numa tigela, colocar o frango desfiado, os cogumelos, a salsa, as passas e o queijo creme e envolver tudo. Temperar com sal e pimenta moída na hora. Dividir o recheio pelas folhas de lasanhas e enrolar até obter uns canudos. De seguida, colocar os canelones num tabuleiro de ir ao forno. Cobrir com o molho bechamel e levar ao forno a 180ºC, durante cerca de 40 minutos, até a massa estar cozida e o molho gratinado.

23 de março de 2015

Coq au Vin

Esta é uma daquelas receitas em que não podemos ter pressa para comer, mas em que a espera compensa, quando saboreamos o frango que se desfaz na boca. Devemos utilizar um bom vinho para a preparar e, se possível, um frango do campo. Se for esse o caso, deverão aumentar o tempo de cozedura para três horas. E tenham paciência, pois valerá a pena. Experimentem!

Ingredientes
6 pernas de frango
2 colheres de sopa de farinha
1 colher de sopa de manteiga
4 fatias de bacon (cortado em pedaços)
8 chalotas
1 chávena de chá de vinho tinto de boa qualidade (utilizei Quinta de Cabriz)
1 chávena de chá de caldo de galinha ou água
1 colher de sopa de extracto de tomate
2 dentes de alho esmagados
Salsa seca picada
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.

Preparação

Num tacho de fundo pesado ou de ferro fundido, levar os pedaços de bacon ao lume a fritar com a manteiga. De seguida, adicionar as chalotas e deixar alourar. Retirar para um prato e reservar. Regar o fundo do tacho com um fio de azeite e alourar o frango de ambos os lados. Depois, polvilhar com a farinha, juntar os alhos picados, o bacon e as chalotas. Deixar alourar durante mais 2 minutos e, de seguida, adicionar o extracto de tomate e o vinho tinto, aumentar o lume para evaporar o álcool e reduzir um pouco. Adicionar o caldo da galinha, temperar com sal e pimenta e deixar a cozinhar em lume brando, durante pelo menos uma hora e meia. Por fim, polvilhar com salsa seca picada e servir de imediato. 

2 de março de 2015

Penne com frango e ervilhas

Assim como o fim de ano passou a correr, por aqui o início do ano tem passado igualmente muito depressa. Dou por mim a olhar para o calendário e já estamos em Março! Mês de muitos aniversários, muitas festas e muitos bolos, ou seja, mês de descomplicar as refeições. É a altura de agarrar num punhado de ingredientes e fazer uma refeição saborosa, de aproveitar o que está no frigorífico e tirar de lá este frango com penne. Experimentem!

Ingredientes
200g de massa penne
1 peito grande de frango (cozido e desfiado)
1 chávena de ervilhas congeladas
1 colher de café de mostarda em grão
100ml de natas
Sal e pimenta q.b.
Umas gotas de sumo de limão

Preparação
Preparar a massa conforme as instruções da embalagem. Depois, retirar a massa e adicionar as ervilhas (aproveitando a água de cozer a massa para cozer as ervilhas). Escorrer a água, adicionar a massa, o frango, as natas, a mostarda, o sumo de limão, o sal e a pimenta. Envolver tudo muito bem e deixar em lume brando durante 2 minutos, até as natas aquecerem. Servir de imediato. 

24 de fevereiro de 2015

Arroz de frango com cogumelos e ervilhas


Esta é uma daquelas receitas óptimas para quando estamos sem tempo e queremos uma comida de conforto. Simples, fácil, económica e saborosa. Experimentem!

Ingredientes  (p/ 4 pessoas)
1 chávena de chá de arroz agulha
1 lata pequena de cogumelos
1 tira pequena de bacon
2 peitos de frango (cortado às tiras)
100g de ervilhas
½ cebola picada
1 dente de alho picado
1 tomate maduro (sem pele, sem sementes e picado)
2 chávenas de água quente
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação
Num tacho, fazer um refogado com o azeite, a cebola e o alho. Juntar o frango e o bacon, tudo cortado, deixando cozinhar até o frango ficar dourado. Nesse momento, juntar as ervilhas, os cogumelos e o tomate e deixar refogar. Acrescentar então o arroz, deixar refogar durante dois minutos e adicionar depois a água (bem quente). Adicionar sal e um pouco de pimenta e deixar cozer durante 20 minutos. 

24 de outubro de 2014

Strudel de frango, espinafres, maçã e queijo creme



Um destes dias, tinha dois peitos de frango assado no frigorífico e uma base redonda de massa folhada, ambos a precisarem de serem utilizados. Sem outras opções para o almoço rápido de fim-de-semana, achei que seria a opção acertada. E foi mesmo! Confeccionei dois folhados grandes, mas podem fazer em formato pequeno, que ficarão óptimos para uma entrada ou até mesmo para levarem para um almoço fora de casa. Experimentem!

Ingredientes (duas doses)
1 embalagem de massa folhada fresca
2 peitos de frango assado
1 molho de espinafres frescos arranjados
1 maçã
1 colher de sopa bem cheia de queijo de vaca, cabra e ovelha para barrar
1 ovo
1 dente de alho
Sementes de sésamo q.b.
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.

Preparação
Picar o alho e colocar numa frigideira com um fio de azeite. Deixar alourar e colocar depois os espinafres e a maçã, descascada e cortada em cubos. Quando estiver cozinhado, adicionar o frango cortado em cubos e o queijo creme. Envolver tudo e adicionar o sal, se necessário, e uma pitada de pimenta. De seguida, dividir a massa em duas partes e dividir o recheio pelas mesmas. Pincelar as laterais da massa com ovo batido e dobrar a massa ao meio, de modo a fechar. Por fim, pincelar o topo do strudel com ovo batido e polvilhar com sementes de sésamo. Colocar num tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 25 minutos. Servir acompanhado de uma salada.

5 de agosto de 2014

Peitos de frango recheados com farinheira, espinafres e cogumelos


Esta é uma daquelas receitas óptimas para jantares de convívio, pois os peitos podem ser feitos com antecedência e, na hora de servir, basta passar pela frigideira. A carne ficará húmida por dentro e ligeiramente estaladiça por fora. Por aqui, gostamos muito da combinação de farinheira com espinafres, mas podem utilizar outros ingredientes: alheira e maçã, queijo e cogumelos… Experimentem!

Ingredientes (4 doses)
4 peitos de frango
1 farinheira
1 bom punhado de espinafres
4 cogumelos frescos
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
1 colher de sopa de manteiga
1 haste de alecrim
Arroz  para acompanhar

Preparação
Cozer a farinheira, retirar a pele e desfazer com um grafo. Cortar os cogumelos em cubos e levar a alourar numa frigideira, com um fio de azeite. Quando os cogumelos estiverem cozinhados, adicionar os espinafres e a farinheira, envolvendo tudo muito bem. Retirar do lume quando os espinafres estiverem cozinhados. Abrir os peitos, como se fossem livros, mas sem os separar por completo. De seguida, colocar cada bife em cima de uma folha de papel de alumínio e temperar apenas o interior, com sal e pimenta preta. Com os bifes abertos, espalhar ¼ do recheio e, por fim, enrolar na folha de alumínio. Levar os rolos ao forno num tabuleiro, durante 20 minutos (o processo de levar primeiro os rolos ao forno, enrolados em folha de alumínio, serve para a carne ‘colar’; assim, não é preciso colocar palitos ou enrolar em cordão, ficando além disso mais bonitos). Após esse tempo, retirar os rolos do forno e do tabuleiro, deixando arrefecer um pouco (o tempo necessário para conseguir agarrar na folha de alumínio sem se queimar), e desenrolar os embrulhos. Por fim, numa frigideira, colocar a manteiga e a haste de alecrim, deixar a manteiga derreter, adicionar os rolos e deixar alourar em ambos os lados. Servir com arroz e salada.

20 de junho de 2014

Salada de frango com molho de mostarda


Para finalizar a semana, nova sugestão de uma salada fresca e rápida de preparar. Como só tenho uma hora de almoço, tento sempre deixar o almoço adiantado de véspera, como foi o caso desta salada. Assim, preparei os bifes e a massa de véspera, na hora de almoço foi só fazer o molho e empratar. Muito simples, bem fresca, mas o que faz toda a diferença é o molho. Experimentem!

Ingredientes ( 2 doses)
2 bifes de frango
200g de massa integral
2 fatias de ananás em calda
Tomates cherry q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.

Molho
3 colheres de sopa de maionese
1 colher de sopa de sementes de mostarda
1 colher de sopa de mostarda de Dijon
1 colher de sobremesa de mel

Preparação
Para preparar o molho, colocar as sementes num almofariz e esmagar ligeiramente. Adicionar os restantes ingredientes e envolver tudo muito bem. Preparar a massa conforme instruções da embalagem e deixar arrefecer. Temperar os bifes com sal. Levar uma frigideira ao lume, com um fio azeite, fritar os bifes e reservar. Distribuir a massa numa travessa, cortar os tomates em gomos e distribuir sobre a dita, assim como o ananás. Finalizar com os bifes fatiados e o molho. 

28 de abril de 2014

Arroz à valenciana à minha moda


Esta é uma daquelas receitas em que cada um, na sua cozinha, confecciona ao seu modo, já que a minha maneira é apenas mais uma. É uma comida de conforto, em que sujando apenas um tacho ficamos com uma refeição para várias bocas. Além disso, cozinha-se com o que existe no congelador e sabe sempre bem! Experimentem! 

Ingredientes (p/ 6 pessoas)
350g de arroz carolino
250g de camarão congelado
300g de lulas
6 salsichas frescas (cortadas às rodelas)
12 coxas de frango
2 pimentos vermelhos assados
200g de ervilhas
½ cebola picada
Azeite q.b.
1 colher de chá de açafrão
1 dente de alho picado
Sal q.b.

Preparação
Cozer o camarão, descascar e reservar a água de cozer. Numa frigideira grande com pegas, fazer um refogado com o azeite e a cebola. Juntar o frango e as salsichas, tudo cortado, até o frango ficar dourado. Nesse momento, juntar as ervilhas, o pimento às tiras e deixar refogar. De seguida, colocar na frigideira as lulas cortadas às rodelas. Desfazer o dente de alho num almofariz, juntamente com o açafrão e um pouco do caldo da cozedura do camarão, e deitar tudo para dentro da frigideira. Acrescentar então o arroz e um litro do caldo reservado (bem quente). Adicionar sal e um pouco de pimenta e deixar cozer durante 20 minutos. Por fim, adicionar o camarão quando o arroz estiver quase cozido.

13 de janeiro de 2014

Frango em marinada agridoce


Felizmente, tenho a oportunidade de comer frangos caseiros, criados pela minha mãe. Têm uma carne dura mas suculenta, óptima para guisar, para uma canja ou, como também muito aprecio, para confeccionar as pernas assadas no forno. A preparação é muito simples, mas convém deixar o frango a marinar, de modo a que os sabores se incorporem na carne. Depois, basta colocar no forno e já está: uma explosão de sabores! Se não tiverem frango caseiro, utilizem do campo ou até mesmo normal, bastando para isso reduzirem o tempo no forno. Experimentem!

Ingredientes
2 pernas de frango caseiro
½ limão ( sumo e raspa)
1 colher de sopa de mel
2 colheres de sopa de molho de soja
3 colheres de sopa de azeite
Pimenta q.b.
Salsa picada fresca q.b.

Preparação
Colocar todos os ingredientes dentro de um saco de plástico (com excepção da salsa), fechar o saco, abanar bem e deixar a marinar no frigorífico, durante pelo menos duas horas. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar as pernas do frango num tabuleiro refractário, com a pele virada para baixo, tapar com folha de alumínio e levar ao forno durante 50 minutos. Ao fim de 30 minutos, virar o frango e retirar a folha de alumínio. Servir com salsa fresca e arroz branco. 

21 de outubro de 2013

Espetadas de frango com cogumelos e tomate cherry

Para iniciar a semana, trago-vos uma receita bastante simples. É de fácil preparação e bastante saudável, com um toque picante dado pelo jindungo e a doçura proveniente do mel. De facto, é simples mas cheia de sabor, óptima para começar bem mais uma semana. Experimentem!

Ingredientes (3 unidades)
2 peitos de frango
12 tomates cherry
9 cogumelos Portobello
1 colher de sopa de soja
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de café de alho e jindungo da Margão
1 colher de sopa de salsa picada seca
1 colher de sopa de mel
Sal q.b.
Azeite q.b.

Preparação
Cortar o frango em cubos e temperar com um pouco de sal. Para preparar a marinada, juntar a soja, o molho inglês, o mel, o jindungo e a salsa picada. Colocar o frango e a marinada num saco, fechar o saco e abanar para misturar tudo. Reservar no frigorífico durante pelo menos uma hora. Para preparar as espetadas, começar por adicionar primeiro um cogumelo no pau da espetada, de seguida um pedaço de carne, um tomate cherry, um pedaço de carne, de seguida um tomate e um cogumelo e assim consecutivamente, até acabar com um cogumelo. Repetir o mesmo processo nos restantes espetos.
Numa chapa de grelhar, adicionar um fio de azeite e colocar as espetadas, deixando grelhar até a carne estar cozinhada. Servir de imediato com uma salada ou arroz.