Mostrar mensagens com a etiqueta Folhados. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Folhados. Mostrar todas as mensagens

1 de janeiro de 2019

Empanadas de peru - reciclar carne estufada



Nesta cozinha reaproveita-se tudo. Por vezes, sobra-me carne estufada e, pela pequena quantidade não, chega para mais uma refeição. Assim, o que costumo fazer são croquetes, ou então empanadas. As empanadas ficam muito saborosas quando comidas logo, mas podem congelá-las e depois levar ao forno a cozinhar, pois ficam igualmente boas. Se forem congeladas, deverão levar ao forno pinceladas com uma gema batida. Podem pensar que fazer a massa e confeccionar as empanadas dá muito trabalho e que é demorado, mas não é assim tanto e até considero que é uma tarefa relaxante. Neste caso, utilizei sobras de peru estufado, mas podem utilizar qualquer tipo de carne ou até mesmo legumes estufados. Se sobrar massa e não tiverem mais recheio, coloquem queijo ralado. Experimentem! 

Ingredientes

3 chávenas de chá de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
170g de manteiga sem sal
1 ovo
1/2 chávena de chá de água

Preparação

Desfiar a carne e misturar com o molho da mesma (eu costumo triturar o molho). Caso não tenham molho, façam um refogado com molho de tomate e adicionem à carne desfiada. Misturar a farinha e o sal num processador, adicionar a manteiga e triturar, até ficar granulado. De seguida, adicionar a água e o ovo previamente batido. Triturar até obter uma massa homogénea. Retirar a massa, amassar se necessário e deixar repousar 5 minutos. Abrir a massa (que deve ficar fina) e cortar em círculos. Com um pincel, molhar com água ligeiramente o rebordo da massa, colocar uma colher de sobremesa de recheio e dobrar a massa para fechar. Com um garfo, fazer marcações no rebordo da empanada. Pincelar depois a empanada com uma gema de ovo batida e levar a cozinhar no forno, previamente aquecido a 180ºC, durante de 20 minutos ou até que estejam bem douradas.

 


14 de agosto de 2017

Folhados de queijo creme com ervas e azeitonas


Os folhadinhos são uma daquelas receitas óptimas para festas ou para um piquenique, fáceis de fazer, ficam óptimos quentes ou até mesmo frios e estão sempre bem numa mesa. Estes são mesmo muito fáceis de preparar e muito saborosos. Se não tiverem queijo creme de ervas, podem substituir com queijo creme normal e adicionar um dente de alho picado e salsa picada bem fininha.

Ingredientes
1 placa de massa folhada fresca
1 embalagem de queijo creme com ervas
Azeitonas descaroçadas
1 ovo

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar a massa na bancada e barrar com o queijo, deixando cerca de um 1cm sem nada em cada lado maior da placa.  Enrolar a massa pelo lado maior e, na zona em que não se colocou o creme, passar com um pouco de água fria de modo a colar. Cortar em fatias com cerca de 1cm e distribuir num tabuleiro forrado com papel vegetal. Colocar uma azeitona por cima no meio. Bater o ovo com um pouco de água e pincelar os folhados. Levar ao forno cerca de 25 minutos.  

29 de abril de 2013

Folhados de salmão com batata-doce, courgette e alho francês

Para iniciar bem a semana, trago-vos mais uma sugestão de como reaproveitar alimentos que tenham sobrado de outras refeições. Neste caso, foi uma posta de salmão, à qual adicionei um punhado de lumes e massa filo. O resultado final foi uns folhados super-saborosos, práticos de confeccionar e óptimos para uma refeição mais leve. Experimentem!

Ingredientes
Massa filo q.b.
1 posta de salmão pequena desfiada (assada no forno)
1 dente de alho
1 alho francês grande
1 batata-doce
1 courgette
2 colheres de sopa de polpa de tomate
3 colheres de sopa de manteiga derretida
½ copo de vinho branco
1 colher de chá de orégãos secos
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Preparação
Picar um dente de alho e levar a refogar ligeiramente em azeite, adicionando em seguida o alho francês cortado às rodelas, a batata-doce em cubos e a courgette (igualmente cortada em cubos), regar com o vinho e deixar estufar durante cerca de 15 minutos. Adicionar o tomate, o salmão e temperar com sal, pimenta e orégãos, deixando cozinhar durante 5 minutos. Reservar.
Na bancada, esticar a massa e cortar em rectângulos. Pincelar um dos retângulos com manteiga derretida e colocar outro por cima. Pincelar novamente com manteiga (deixando uma margem de 2 cm) e dispor o recheio. De seguida, enrolar as folhas como se fosse um travesseiro. Voltar a pincelar o pastel com manteiga, dobrar as pontas e polvilhar com sementes de sésamo. Repetir a operação até terminar o recheio. Colocar os pastéis no tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno, durante aproximadamente 15 minutos. Servir com salada.

21 de março de 2013

Empada folhada de frango e cogumelos


Quem me conhece sabe que adoro livros de culinária e, pelo meu aniversário, fui presenteada com mais alguns para a minha biblioteca. O que faço hoje para o jantar? da Joana Roque foi um dos livros que recebi e de lá retirei esta receita. Claro que com algumas adaptações, pois tenho o ‘defeito’ irremediável de não seguir as receitas à risca.
Esta receita é óptima para aproveitamento de frango, simples de fazer e muito saborosa. Experimentem!

Ingredientes
1 placa de massa folhada fresca rectangular
1 chávena almoçadeira (bem cheia) de sobras de frango assado
2 dentes de alho
1 lata de cogumelos
150ml de leite
1 colher bem cheia de farinha
3 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa bem cheia de salsa fresca picada
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
1 gema para pincelar

Preparação
Laminar os cogumelos e reservar. Picar os dentes de alho e levá-los ao lume, num tacho com azeite. De seguida, acrescentar os cogumelos, a salsa e o tomate e deixar cozinhar durante 5 minutos. Adicionar depois o frango desfiado e polvilhar com farinha. Envolver tudo muito bem e juntar o leite, deixando engrossar em lume brando. Temperar com sal e pimenta e deixar arrefecer completamente. Estender a massa folhada e dividir em duas partes. Seguidamente, distribuir o recheio no meio de uma metade e sobrepor com a outra. Com a ajuda de um garfo, “calcar” as bordas da massa, de modo a que o recheio não possa escapar. Por fim, pincelar a massa com a gema de ovo e levar ao forno a 200ºC, durante cerca de 25 minutos. 

2 de abril de 2012

Folhados de azeitona


Estamos novamente a iniciar mais um período de comemorações, almoços e festas de família. Por isso, hoje trago-vos mais uma sugestão bastante saborosa e prática, para colocarem na vossa mesa nestas festividades.

Ingredientes
1 massa folhada (de preferência rectangular)
100g de azeitonas pretas sem caroço
1 dente de alho
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de chá de parmesão ralado
2 colheres de chá de orégãos

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Misturar todos os ingredientes num robô de cozinha e picar até obter a consistência desejada. Estender a massa, espalhar bem a pasta e enrolar como se faz como uma torta. Cortar fatias de 1cm de espessura e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Bater o ovo com um pouco de água e pincelar os folhados. Levar ao forno cerca de 20 minutos.

27 de março de 2012

Tarte folhada de atum e pesto de espinafres


Os dias já estão maiores e mais quentes... Começa-nos a apetecer refeições mais leves e, claro, rápidas de preparar. Assim, lembrei-me de confeccionar esta tarte folhada, uma óptima sugestão para um jantar rápido e leve. Acompanhada por uma salada, ou uma tigela de sopa, sabe fantasticamente bem. Bom apetite!

Ingredientes
1 base de massa folhada
2 latas de atum em azeite
2 ovos
2 colheres de sobremesa de pesto bem cheias |receita aqui|
200ml de natas
1 tomate
Sal e pimenta q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Desenrolar a massa folhada, colocar numa tarteira previamente untada com manteiga e, com ajuda de um garfo, picar o fundo. Escorrer o azeite do atum e desfiar o mesmo. Bater os ovos numa tigela, adicionar o pesto, o atum, as natas e temperar com sal e pimenta, envolvendo tudo muito bem. Colocar o recheio na tarteira e dispor por cima o tomate cortado em meias luas. Levar ao forno durante 25 minutos.

20 de março de 2012

Folhados de mel e ervas


Os folhadinhos são uma daquelas receitas óptimas para festas ou para um piquenique, fáceis de fazer, ficam óptimos quentes ou até mesmo frios e estão sempre bem numa mesa. Estes são mesmo muito fáceis de preparar e muito saborosos. Se não tiverem queijo creme de ervas, podem substituir com queijo creme normal e adicionar um dente de alho picado e salsa picada bem fininha.

Ingredientes
1 placa de massa folhada fresca
1 embalagem de queijo aromatizado com ervas
Mel e nozes q.b.
1 ovo


Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar a massa na bancada e barrar com o queijo, deixando cerca de um 1cm sem nada em cada lado maior da placa. Distribuir as nozes partidas em pedaços pequenos e regar com o mel em fio. Enrolar a massa pelo lado maior e, na zona em que não se colocou o creme, passar com um pouco de água fria de modo a colar. Cortar em fatias com cerca de 1cm e distribuir num tabuleiro forrado com papel vegetal. Bater o ovo com um pouco de água e pincelar os folhados. Levar ao forno cerca de 20 minutos.  

21 de novembro de 2011

Folhado de salsichas frescas


É habitual cá em casa, quando tenho amigos para jantar, fazer uns folhados de salsicha, de que já aqui vos deixei a receita. Desta vez, decidi preparar uns folhados com salsichas frescas, em tamanho XXL. Ficaram óptimos, tendo sido servidos como entrada, mas servem perfeitamente para uma refeição principal, acompanhados por uma salada. Bom apetite e boa semana!

Ingredientes
1 embalagem de massa folhada fresca
3 salsichas frescas
1 cebola pequena
½ chávena de pão ralado ou tostas de trigo trituradas
Azeite q.b.
1 gema de ovo

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Picar a cebola e refogar em azeite. Retirar a pele das salsichas e adicionar o recheio à cebola, deixando cozinhar em lume brando por 5 minutos. Com a ajuda de uma colher de pau, ir desfazendo a carne, adicionar o pão ralado e incorporar tudo muito bem, até ficar com uma pasta consistente. Distribuir o recheio pela massa falhada e enrolar (neste caso dividi a massa em dois e obtive dois folhados). Pincelar os folhados com a gema, batida com uns pingos de água, e levar ao forno cerca de 15 minutos ou até a massa estar dourada.

6 de outubro de 2011

Strudel de alheira com espinafres e maçã


Esta receita foi retirada do programa Ingrediente Secreto, com o chef Henrique Sá Pessoa. No entanto, como eu tenho o “defeito” de alterar as receitas, adicionei mais um ‘ingrediente secreto’: a maçã, que na minha opinião fica muito bem com alheira. A receita original é confeccionada num só strudel, mas na ocasião optei por fazer 4 unidades, servidas como acompanhamento a uma sopa. Contudo, esta receita serve perfeitamente como prato de entrada, guarnecido por uma salada.

Ingredientes
1 alheira de caça
1 cebola
1 dente de alho
1 molho de espinafres (arranjados e lavados)
4 folhas de massa filo
½ maçã reineta
Manteiga derretida q.b.
Azeite q.b.
Sal e Pimenta q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Retirar a pele da alheira e cortar em pedaços. Descascar a maçã e cortar aos cubos. Numa frigideira, preparar um refogado com azeite, cebola e o alho picado. Juntar a alheira e esmagá-la até ficar desfeita. Juntar os espinafres e a maçã e regar com um fio de azeite, temperando com sal e pimenta. Envolver tudo muito bem e deixar ao lume até os espinafres cozinharem. Retirar do lume e deixar arrefecer. Dobrar cada folha de massa ao meio e dividir o recheio pelas 4. Enrolar cada uma e fechar as laterais com um pouco de manteiga derretida, de modo a ficar como um embrulho. Levar ao forno cerca de 15 minutos.

20 de setembro de 2011

Cestinhos de pêssego e amêndoas


A receita que vos trago hoje foi literalmente improvisada. De duas folhas de massa filo (quase a acabar o prazo no frigorífico) e um pêssego que andava perdido na fruteira, saiu este pecado estaladiço e com muito sabor. Experimentem com pêssego ou com outra fruta do género, garanto-vos que fica mesmo muito bom.

Ingredientes ( 2 doses)
2 folhas de massa filo
1 pêssego
2 colheres de sobremesa de geleia de marmelo
Amêndoa laminada q.b.
Manteiga derretida q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Alourar ligeiramente a amêndoa, numa frigideira anti-aderente, e reservar. Cortar cada folha de massa filo em 4, pincelar com a manteiga e colocar em formas de empada untadas com manteiga, de modo a fazer uns cestinhos. Descascar o pêssego em pedaços pequenos e distribuir pelos dois cestos. Cobrir cada um com uma colher de sobremesa de geleia. Levar ao forno cerca de 10 minutos. Na hora de servir, colocar as amêndoas laminadas por cima.

13 de setembro de 2011

Caixinhas folhadas de camarão


Hoje trago-vos uma óptima sugestão para uma entrada, simples de fazer e, como resultado final, um prato com aspecto fantástico e muito saboroso. Eu confeccionei em tamanho grande, mas se utilizarem a mesma receita e apenas diminuírem o tamanho dos folhados, obtêm uns fantásticos canapés.

Ingredientes (4 doses)
2 placas rectangulares de massa folhada
4 cogumelos frescos laminados
400g de camarão para cozer ou 100g de miolo de camarão
2dl de natas
2 colheres de sopa de farinha
1 gema de ovo
2 colheres de sopa de manteiga
1 dente de alho
1 ramo salsa picada
Sal e pimenta q.b.

Preparação
Cortar a massa em quatro quadrados, fazendo em cada um, com a ajuda de uma faca, um rebordo com 2 cm, picando o quadrado interior com um garfo. Pincelar com a gema de ovo. Levar ao forno cerca de 15 minutos, à temperatura de 170ºC, e reservar.
Cozer o camarão em água e sal, deixar arrefecer e retirar a casca e as cabeças. Cortar cada camarão em 3 pedaços e reservar 4 inteiros para guarnecer.
Laminar os cogumelos, cozinhá-los numa frigideira anti-aderente com um fio de azeite, retirar e reservar. Na mesma frigideira, colocar a manteiga juntamente com o alho, deixar alourar e, de seguida, colocar o lume no mínimo e juntar a farinha, deixando a farinha alourar ligeiramente. Adicionar as natas, deixar engrossar e temperar com sal e pimenta. Por fim, adicionar os cogumelos, o camarão e a salsa picada, envolvendo tudo muito bem (se o molho estiver muito grosso basta adicionar um pouco da água de cozer os camarões; se utilizar miolo já cozido, adiciona-se um pouco de leite).
Para empratar, basta retirar a tampa do quadrado do meio do folhado, rechear o interior com o molho e guarnecer com um camarão. Servir com tomates cherry temperados com azeite.

29 de novembro de 2010

Tarte de maçã

Para um lanche ou um pequeno-almoço reforçado, nada como umas tartes de maçã quentinhas, que são super rápidas de fazer e não dão trabalho nenhum. São mesmo reconfortantes acompanhadas com um chá, principalmente nestes dias frios que têm estado.

Ingredientes (2 doses)
1 maçã reineta
Massa folhada
Canela q.b.
Açúcar q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Estender a massa folhada e cortar dois círculos com uma chávena almoçadeira. Marcar um círculo no interior, com ajuda de uma chávena de chá, e picar o interior do círculo com um grafo. Descascar e cortar a maçã em fatias e dispor por cima da massa. Polvilhar com açúcar e canela. Levar ao forno durante aproximadamente 15 minutos.

22 de novembro de 2010

Tartelete de manga


Trago uma receita para aqueles dias em que temos pouco tempo, e queremos uma sobremesa quentinha e estaladiça para o jantar. Mais simples que esta receita é impossível, basta utilizar um fruto que tenham em casa. Desta vez o escolhido foi a manga, neste caso uma a ficar ligeiramente madura de mais. Juntamos uma base de massa folhada… e já está! Em 15 minutos, uma sobremesa pronta… e deliciosa!

Ingredientes (2 doses)
1 manga
Massa folhada
4 colheres de sopa de doce de manga e gengibre
Amêndoa laminada q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Untar e polvilhar muito bem duas formas de tarteletes, com manteiga e farinha.
Estender a massa folhada e forrar as formas, colocar duas colheres sopa de doce de manga e gengibre em cada tartelete e espalhar com uma colher. Descascar e cortar a manga em duas metades, cada metade às fatias e dispor por cima do doce. Decorar com lâminas de amêndoa. Levar ao forno durante aproximadamente 15 minutos.

5 de novembro de 2010

Empadas de bolonhesa

Cá por casa tenta-se ao máximo não desperdiçar comida. Como tinha umas sobras de carne à bolonhesa no frigorífico, e precisava de lhe dar um uso, lembrei-me: «que tal umas empadas?...» E assim foi. Juntei-lhe uns cogumelos, pois a carne não era muita, e fiz umas empadas fantásticas, modéstia à parte. Nunca sonhei que ficassem tão boas! Claro que se pode utilizar qualquer outro tipo de carne que precise de um final feliz...

Ingredientes
Sobras de carne à bolonhesa
1 embalagem de massa folhada fresca
1 lata pequena de cogumelos laminados
1 ovo

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180º.
Estender a massa folhada e cortar círculos para forrar as formas de silicone (se utilizar de alumínio, barrá-las primeiro com manteiga). De modo a cortar círculos certinhos, deve-se utilizar uma chávena. Depois das formas forradas, colocar uma colher de sopa de carne, por cima alguns cogumelos e finalizar com carne outra vez. Pressionar o recheio com uma colher de modo a que este fique uniforme. Para a massa de tapar as empadas, utilizar uma chávena mais pequena para fazer os círculos. Com ajuda dos dedos, pressionar os bordos das formas de modo a colar as duas massas. Pincelar com ovo batido e levar ao forno cerca de 20 minutos.

12 de outubro de 2010

Folhados de salsicha

Receita mais simples é impossível, ficam muito saborosos e não dão trabalho nenhum. Cá em casa são já uma presença habitual.

Ingredientes
1 lata de salsichas de cocktail
1 embalagem de massa folhada fresca
1 ovo

Preparação
Pré – aquecer o forno a 180ºC
Estender a massa folhada. Se for em formato circular cortar a massa em 16 triângulos, se for rectangular cortar tiras da largura das salsichas (em formato rectangular rende mais folhados). Neste caso utilizei uma base circular, tendo enrolado as salsichas pelo lado mais largo. Por fim, dispor os folhados num tabuleiro, forrado com papel vegetal, e pincelar com uma gema de ovo batida. Levar ao forno por 15 minutos.