Mostrar mensagens com a etiqueta Entradas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Entradas. Mostrar todas as mensagens

14 de agosto de 2017

Folhados de queijo creme com ervas e azeitonas


Os folhadinhos são uma daquelas receitas óptimas para festas ou para um piquenique, fáceis de fazer, ficam óptimos quentes ou até mesmo frios e estão sempre bem numa mesa. Estes são mesmo muito fáceis de preparar e muito saborosos. Se não tiverem queijo creme de ervas, podem substituir com queijo creme normal e adicionar um dente de alho picado e salsa picada bem fininha.

Ingredientes
1 placa de massa folhada fresca
1 embalagem de queijo creme com ervas
Azeitonas descaroçadas
1 ovo

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar a massa na bancada e barrar com o queijo, deixando cerca de um 1cm sem nada em cada lado maior da placa.  Enrolar a massa pelo lado maior e, na zona em que não se colocou o creme, passar com um pouco de água fria de modo a colar. Cortar em fatias com cerca de 1cm e distribuir num tabuleiro forrado com papel vegetal. Colocar uma azeitona por cima no meio. Bater o ovo com um pouco de água e pincelar os folhados. Levar ao forno cerca de 25 minutos.  

24 de outubro de 2014

Strudel de frango, espinafres, maçã e queijo creme



Um destes dias, tinha dois peitos de frango assado no frigorífico e uma base redonda de massa folhada, ambos a precisarem de serem utilizados. Sem outras opções para o almoço rápido de fim-de-semana, achei que seria a opção acertada. E foi mesmo! Confeccionei dois folhados grandes, mas podem fazer em formato pequeno, que ficarão óptimos para uma entrada ou até mesmo para levarem para um almoço fora de casa. Experimentem!

Ingredientes (duas doses)
1 embalagem de massa folhada fresca
2 peitos de frango assado
1 molho de espinafres frescos arranjados
1 maçã
1 colher de sopa bem cheia de queijo de vaca, cabra e ovelha para barrar
1 ovo
1 dente de alho
Sementes de sésamo q.b.
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.

Preparação
Picar o alho e colocar numa frigideira com um fio de azeite. Deixar alourar e colocar depois os espinafres e a maçã, descascada e cortada em cubos. Quando estiver cozinhado, adicionar o frango cortado em cubos e o queijo creme. Envolver tudo e adicionar o sal, se necessário, e uma pitada de pimenta. De seguida, dividir a massa em duas partes e dividir o recheio pelas mesmas. Pincelar as laterais da massa com ovo batido e dobrar a massa ao meio, de modo a fechar. Por fim, pincelar o topo do strudel com ovo batido e polvilhar com sementes de sésamo. Colocar num tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 25 minutos. Servir acompanhado de uma salada.

7 de novembro de 2013

Queijo Chèvre com broa de milho e compota de tomate verde

Hoje trago-vos uma entrada muito simples de preparar. No entanto, se não quiserem preparar a compota, poderão utilizar outra (para mim, esta é a ideal para acompanhar queijos), pois certamente irá ficar igualmente saboroso. Quanto à minha versão, o sabor forte do queijo contrasta com a doçura do tomate verde, enquanto a broa de milho, estaladiça, dá o toque final. Experimentem!

Ingredientes
Compota de tomate verde
1 queijo palhais Chèvre
Broa de milho

Preparação
Cortar a broa de milho em fatias com 1 cm e, com um cortador redondo do tamanho do queijo, retirar discos de broa. Torrar numa torradeira, dispor fatias do queijo Chèvre por cima dos discos e finalizar com compota de tomate verde.

 Preparação da compota
Ingredientes
1kg de tomate verde
600g de açúcar
½ limão
Preparação
Lavar muito bem os tomates e retirar os pedúnculos. Cortar os tomates em pequenos cubos e dispor em camadas intercaladas com o açúcar, num tacho de fundo pesado. Tapar e reservar de um dia para o outro. Retirar a casca amarela do limão e o sumo e colocar no preparado anterior.  Levar a ferver sobre lume muito brando, até atingir o ponto de estrada (para isso, basta colocar um pouco de compota num prato e deixar arrefecer um pouco, passando depois a ponta do dedo; se abrir uma ‘estrada’, o doce está no ponto). Encher os frascos já esterilizados (para isso, basta lavar muito bem os ditos com água quente e levá-los ao forno quente durante 10 minutos). Para melhor conservação do doce, inverter os frascos com o doce ainda bem quente e utilizar preferencialmente uma tampa metálica. Depois de frios, endireitar os frascos e guardá-los num local fresco e seco.

13 de setembro de 2012

Não sou galinha mas adoro



Adoro milho! Então se for uma maçaroca comida à dentada, melhor ainda.  Considero uma óptima hipótese para uma entrada, ou até mesmo como acompanhamento. Eu costumo servir a maçaroca inteira, bastando posteriormente espetar um garfo de um dos lados, agarrar o outro com a mão e ir trincando os grãos doces e crocantes!
Se quiserem servir como acompanhamento, cortem a maçaroca em três partes e sirvam desse modo. Podem utilizar maçarocas ainda por cozer ou já cozidas, vendidas em vácuo. Mas acima de tudo, experimentem!

Ingredientes
Maçarocas de milho
Água q.b.
Manteiga com sal à temperatura ambiente q.b.

Preparação
Cozer as maçarocas. Para tal, colocar água numa panela de pressão até cobrir as espigas (uns dois dedos acima). Não colocar sal, senão os grãos irão endurecer. Tapar a panela e levar a lume alto até apitar. De seguida, deixar cozinhar por 20 minutos em lume brando. Retirar as maçarocas e deixar amornar. Untar bem toda a superfície das maçarocas com manteiga e levar para grelhar, até estas ficarem bem lourinhas.
Se comprarem maçarocas já cozidas, vendidas em vácuo, bastará untar toda a superfície com manteiga e levar a grelhar até ficarem bem lourinhas.

28 de outubro de 2010

Pão recheado

Esta é uma daquelas receitas que vai passando de amigo para amigo. A primeira vez que comi pão recheado foi na casa do meu amigo N., e fora levado por uma amiga. Fiquei fã assim que saboreei a primeira tosta barrada com este manjar dos deuses. Desde então é uma presença assídua nas “jantaradas” cá em casa e todos adoram! Fica uma excelente entrada e não dá trabalho nenhum.

Ingredientes
1 bolinha caseira
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de maionese
100g de queijo mozarella
100g de queijo emmental

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180º.
Cortar a tampa do pão e retirar o miolo com um grafo, tendo cuidado necessário para não danificar a côdea.Picar os alhos muito finamente (costumo utilizar um picador de alhos), colocar numa tigela, juntar os queijos e a maionese. Misturar tudo muito bem e colocar dentro do pão. Levar ao forno a gratinar até estar dourado.
Servir juntamente com tostinhas.