Mostrar mensagens com a etiqueta Enchidos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Enchidos. Mostrar todas as mensagens

6 de novembro de 2019

Gratinado de batata com farinheira


Haja batatas na despensa que se arranja sempre uma refeição! Este gratinado foi confeccionado com farinheira, mas podem utilizar alheira, atum,cogumelos, etc, basta utilizarem a imaginação e o que houver no frigorifico. É uma refeição fácil de preparar, mas cheia de sabor. Experimentem!

Ingredientes (3 doses)
4 batatas médias
Uma farinheira
1 pacote de natas
Mistura de queijos ralados para gratinar
Sal e pimenta q.b.

Preparação
Descascar as batatas e cortar em rodelas de 3 milímetros. Retirar a pele à farinheira e cortar igualmente em rodelas. Colocar um fio de azeite no fundo do tabuleiro, distribuindo 1/3 das batatas. Por cima, colocar metade da farinheira e 1/3 das natas, temperando com sal e pimenta. Repetir este processo e finalizar com o queijo ralado. Tapar o tabuleiro com folha de alumínio e levar ao forno, pré-aquecido a 200ºC, durante cerca de 45 minutos. Servir acompanhado com salada

29 de outubro de 2014

Salada de grão com chouriço


Esta é uma salada simples, óptima para os dias frescos, em que o tempo para preparar a refeição é muito pouco. Também pode ser servida numa festa, pois de certeza vai fazer um brilharete. A receita foi retirada da revista do Continente, de Setembro e enquanto não a preparei, não descansei. E posso dizer-vos que é mesmo muito boa. Experimentem! 

Ingredientes  (4 doses)
1 lata grande de grão
1 dente de alho
1 colher de sobremesa de sementes de mostarda
1 pimento vermelho assado
1 chouriço
Salsa fresca picada q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação
Picar o chouriço finamente e fritá-lo numa frigideira, até ficar crocante. Depois, colocar em cima de uma folha de papel de cozinha, para absorver a gordura. Saltear o alho picado com um pouco de azeite, juntar as sementes e o pimento fatiado. Deixar que os aromas se misturem. Juntar o grão previamente escorrido, temperar com sal e pimenta, envolver bem e servir, polvilhado com o chouriço e a salsa. 

10 de fevereiro de 2014

Alheira de caça à Brás


A receita que hoje vos trago é uma recriação do prato de “Farinheira à Brás”, do chef Avillez. Mas como não tinha farinheira em casa, alterei-a e utilizei antes uma alheira. Esta é uma receita muito rápida de preparar e, em apenas 20 minutos, tinha na mesa um jantar bem saboroso. Por isso, aqui vos deixo a sugestão: experimentem, pois vale bem a pena!

Ingredientes (2 doses)
1 alheira de caça
0,2dl de azeite
1 cebola grande
1 dente de alho picado
150g de batata palha
3 ovos
Salsa fresca picada
Pimenta e sal q.b.

Preparação
Cortar a cebola em rodelas bem finas. Num tacho, sobre um fio de azeite, amolecer a cebola e o alho picado, sem deixar que ganhem cor. Retirar a pele da alheira, desfazer com um garfo e adicionar à cebola, envolvendo e deixando cozinhar um pouco. Acrescentar dois terços da batata palha e envolver novamente. Retirar do fogão e adicionar os ovos, já ligeiramente batidos, levar ao lume e deixar cozinhar. Rectificar os temperos com sal e pimenta e, por fim, acrescentar o terço da batata palha que reservou. Servir de imediato com salsa fresca picada. 

16 de maio de 2013

Gratinado de batata com alheira de caça


Com apenas dois ingredientes, de fácil acesso e baixo preço, preparei esta refeição. Porque de semana o tempo é muito curto para preparar refeições, e nem sempre temos o peixe ou a carne no frigorífico (ou com tempo para descongelar), deixo-vos esta prática sugestão. Simples, bem saborosa e muito fácil de preparar. Experimentem!

Ingredientes
4 batatas grandes
1 alheira de caça
200ml de leite
20g de farinha
15g de manteiga
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de salsa seca picada
Fio de azeite

Preparação (2 doses)
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Preparar o molho bechamel, levando ao lume um tachinho com a manteiga. Deixar derreter e juntar a farinha. Misturar bem até formar uma bola, deixar cozer um pouco e ir juntando, aos poucos, o leite quente. Mexer até o molho engrossar e ficar liso e aveludado. Adicionar a salsa e temperar com noz-moscada, sal e pimenta. Depois, reservar.
Descascar as batatas e cortar em rodelas com ½ cm. Retirar a pele à alheira e cortar em fatias. Regar um tabuleiro refractário com um fio de azeite, adicionar uma camada de batatas e uma camada de alheira. Repetir o processo e finalizar com o molho bechamel. Cobrir o tabuleiro com folha de alumínio e levar ao forno durante cerca de 45 minutos.

17 de julho de 2012

Salsichas de peru com couve lombarda e cogumelos


Salsicha de porco é daqueles ingredientes que está fora da minha actual dieta. Como estava com saudades de umas salsichas enroladas em couve, improvisei com umas de peru. Adicionei uns cogumelos ao molho e obtive uma refeição bem saudável e muito saborosa.
Nunca tinha experimentado este tipo de salsichas, mas fiquei bastante satisfeita com o sabor. São mais caras que as salsichas normais mas, por outro lado, são mais saudáveis. E para quem não pode comer das outras, é uma óptima alternativa. Experimentem!

Ingredientes
1 lata de salsichas de peru (tamanho pequeno)
8 folhas de couve lombarda
6 cogumelos frescos
2 tomates maduros (sem pele e grainhas)
1 cebola pequena
1 dente de alho
Azeite q.b.
Sal q.b.
Manjericão q.b.

Preparação
Cozer as folhas de couve em água e sal e reservar. Preparar um refogado leve com a cebola, o alho picado e o azeite. Cortar os cogumelos e o tomate em pequenos cubos e adicionar ao refogado, temperar com sal e deixar estufar cerca de 15 minutos. Enrolar cada salsicha em couve e dispor num tabuleiro refractário, previamente regado com um pouco de azeite. Depois de todas as salsichas dispostas no tabuleiro, colocar o molho por cima, polvilhar com manjericão e regar com um pouco mais de azeite. Por fim, levar ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante 15 minutos.

5 de março de 2012

Esparguete gratinado com alheira de caça


Como já vos contei no último post, fui apanhada por uma gripe horrível. A vontade de comer é muito pouca e de fazer menos ainda, por isso as refeições têm sido as mais simples possíveis de confeccionar. E foi neste contexto que surgiu esta receita, retirada de uma TeleCulinária. De sabor não posso dar a minha opinião, pois estou sem paladar, mas o homem cá de casa aprovou. Por isso, e por ser muito prática de fazer, partilho-a agora convosco.

Ingredientes (5 doses)
2 alheiras de caça
400g de esparguete
100 g de queijo mozzarella (utilizei chedar)
5dl de leite quente
30g de manteiga
Sal e pimenta q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Retirar a pele das alheiras, cortar em pedaços e colocá-los numa frigideira, levando de seguida ao lume e deixando cozinhar até ficar dourado. Levar ao lume um tacho com água temperada com sal, deixar ferver, juntar o esparguete e deixar cozer por 8 minutos. Levar outro tacho ao lume com a manteiga, deixar derreter, juntar a farinha e mexer bem. Adicionar depois o leite quente, em fio, mexendo sempre até ficar um creme liso e temperar com sal e pimenta.  Colocar metade do esparguete no fundo de um tabuleiro que possa ir ao forno, espalhar por cima o preparado da alheira,  cobrir com o restante esparguete e regar com o molho. Por fim, polvilhar com o queijo ralado e levar ao forno até ficar dourado, ou seja, aproximadamente 15 minutos.

Fonte: TeleCulinária nº1711- Janeiro de 2012