Mostrar mensagens com a etiqueta Couscous. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Couscous. Mostrar todas as mensagens

11 de junho de 2019

Cogumelos recheados com atum



Cogumelos são daqueles ingredientes que combinam bem com carne, peixe ou legumes. São muito versáteis, fáceis de preparar e podem ser servidos como ingrediente principal ou como acompanhamento. Cá em casa são uma presença assídua.

Ingredientes
4 cogumelos Portobello
2 chalotas
1 dente de alho
1 lata de atum
2 colheres de sopa de polpa de tomate
Queijo mozarela fresco ralado q.b.
Salsa fresca picada
Azeite
Couscous (receita aqui)
1 Pimento doce assado ligeiramente picado

Preparação
Com uma faca, retirar a pele escura dos cogumelos e o pé. Picar as chalotas e o alho em pequenos pedaços. Levar a refogar em azeite durante 3 minutos. Com a ajuda de um garfo, desfazer o atum e adicionar ao refogado, assim como a polpa de tomate. Deixar cozinhar em lume brando durante 5 minutos. Adicionar a salsa fresca, envolver o preparado e distribuir pelos cogumelos. Polvilhar com queijo e colocar num tabuleiro de ir ao forno. Levar a assar, em forno pré-aquecido a 180ºC, durante 20 minutos. Preparar os couscous, adicionar o pimento e a salsa, envolver.
Servir os cogumelos com os couscous.

10 de julho de 2017

Couscous com camarão, ervilhas e lascas de amêndoa tostadas


Trago-vos hoje mais uma receita simples e prática de uma salada. Asseguro-vos que é muito saborosa e fácil de preparar. Experimentem!

Ingredientes (duas doses)
Duas chávenas de café de couscous 
200g de camarão congelado (sem casca)
1 chávena de chá de ervilhas ultra-congeladas
1 pedaço de pimento vermelho assado 
Lascas de amêndoa tostada q.b.
Sal q.b.
Azeite q.b.

Preparação
Cozer as ervilhas em água temperada com sal. De seguida, retirar as ervilhas e reservar a água. Colocar o couscous numa tigela e adicionar duas chávenas de café da água da cozedura das ervilhas. Abafar bem a tigela e deixar repousar durante 5 minutos.
Fritar o camarão com azeite, mas não deixando fritar muito, de modo a que este não fique seco. Soltar o couscous com um grafo, adicionar o pimento picado, o camarão e as lascas de amêndoa. Finalizar com um fio de azeite e servir.

16 de setembro de 2014

Filetes de peixe-espada preto com tomate seco e manjericão


Somente há pouco tempo é que me aventurei a retirar lombos de peixe para fazer filetes. Para ser franca, de peixe-espada nem me aventuro, pois acho que deve ser bastante complicado. Logo, aproveito para comprar quando encontro à venda, como foi este o caso. Ficam muito saborosos recheados e enrolados, para o peixe não secar quando é cozinhado. Um prato simples mas cheio de sabor que, conjugado com um couscous, ficou uma refeição perfeita. Experimentem!

Ingredientes (2 doses)
2 filetes de peixe-espada preto
4 tomates secos
1 punhado de manjericão
½ dente de alho
1 colher de sopa de sumo de limão
Azeite q.b.
Sal q.b.
1 medida de couscous (para duas pessoas)
1 medida de água a ferver
1 pimento assado de conserva
1 colher de café de açafrão
Sal q.b.
1 fio de azeite
Hortelã fresca picada q.b.
Tomates cherry minis q.b.

Preparação
Picar o manjericão e os tomates secos e colocar num almofariz, juntamente com o alho, o sal, o azeite e o limão, esmagando tudo até obter uma pasta. Temperar os filetes com sal, distribuir a pasta pelos filetes, enrolar cada um e prender com um palito. Colocar os filetes num tabuleiro forrado com papel vegetal, regar com um fio de azeite e levar ao forno a 180ºC, durante 20 minutos.

Preparação do couscous
Temperar o couscous com um pouco de sal, açafrão, um fio de azeite e hidratar com a água, deixando repousar tapado. Ao fim de 5 minutos, separar os grãos com um garfo, adicionar a hortelã, o pimento picado e os tomates, voltando a envolver tudo muito bem.

2 de setembro de 2013

Bolinhos crocantes de bacalhau e couscous

Tendo eu alguns ingredientes no frigorífico a aguardar um final feliz, o resultado final foi estes bolinhos crocantes. Quando estava a confeccioná-los, o homem cá de casa lançou um olhar de quem estava a achar aquela mistura muito estranha, pois ele nunca foi apreciador de pataniscas de bacalhau. Assegurei-lhe que ia gostar, embora nem eu mesma soubesse se ia ficar bom, embora a minha a intuição dissesse que sim. E não me enganei! Ficaram super-crocantes e saborosos, até o homem cá de casa gostou, tendo declarado que eram «os melhores bolinhos de bacalhau já feitos cá em casa». Experimentem também!  
  
Ingredientes (10 doses)
2 postas finas de bacalhau cozido
1 chávena de chá de couscous já preparado
1 dente de alho
6 hastes de salsa fresca e picada
6 tomates secos picados
2 ovos
100ml de natas para culinária
3 colheres de sopa de parmesão ralado
2 colheres de sopa de farinha (bem cheias)
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Noz-moscada q.b.
Azeite q.b. (para fritar)

Ingredientes para couscous
100ml de couscous
100ml de água quente
Salsa seca picada q.b.
Sumo limão q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação do couscous
Para preparar o couscous, temperar o mesmo com um pouco de sal, adicionar a salsa e hidratar com a água, deixando repousar tapado. Ao fim de 5 minutos, separar os grãos com um garfo e temperar com um fio de azeite e sumo de limão, voltando a envolver tudo muito bem.

Preparação
Desfiar o bacalhau e colocar numa tigela. Adicionar o couscous e os restantes ingredientes secos. Bater as natas com os ovos à parte, temperando com sal, pimenta e noz-moscada. Adicionar os ingredientes líquidos aos secos e envolver tudo muito bem. Colocar óleo abundante a ferver e, quando este estiver bem quente, deitar colheradas de massa. Virar quando estiverem lourinhas, retirar e escorrer muito bem em papel de cozinha.

14 de agosto de 2013

Couscous com tomate seco e sardinhas

Estando eu a passar uma vista de olhos na última revista da Bimby, fiquei com curiosidade de experimentar esta receita assim que a li. Cá em casa gostamos muito de couscous e, além do mais, durante as férias gosto de preparar receitas frescas e rápidas. No entanto, alterei o ingrediente principal, o atum em lata, por sardinhas. Por estranho que pareça, não sou grande apreciadora destas frescas, mas adoro as sardinhas em lata da Tricana, as quais já vêm sem pele nem espinhas. Ficou muito saboroso e o homem cá de casa disse logo: «esta tens de repetir!». Experimentem!

Ingredientes
250g de couscous
40g de tomate seco
2 latas de sardinhas sem espinhas e sem pele ( ver aqui)
250g de água
½ limão
½ colher de sopa de mel
Salsa fresca picada
Azeite
Sal q.b.
  
Preparação
Picar finamente o tomate e colocar numa panela, juntamente com um bom fio de azeite. Deixar aquecer e adicionar a água. Quando começar a ferver, retirar e deitar sobre o couscous. Deixar repousar durante 5 minutos, tapado. Soltar os grãos com a ajuda de um garfo. Desfazer as sardinhas com um garfo, temperar com o limão, o mel e a salsa fresca e envolver tudo muito bem. Por fim, envolver o couscous com as sardinhas e guarnecer com algumas sardinhas inteiras.

19 de março de 2013

Couscous de hortelã-menta com caril de camarão



Como sugestão para o dia do pai, partilho convosco esta receita, resultado de uma parceria com a IT-By Jugais. Assim, tendo juntado um dos meus chás preferidos ao couscous (de que eu tanto gosto), adicionei depois um caril de camarão cheio de sabores fortes.
Posso assegurar-vos que ficou fantástico, pois o gosto que a hortelã-menta deu ao couscous veio contrabalançar o sabor forte do caril. Conjunção perfeita!

Ingredientes (2 doses)
500g de camarão cozido  
1 cebola
2 dentes de alho
½  lata de tomate pelado
200ml de leite de coco 
50g de coco ralado 
1 colher de sopa de caril 
½ copo de água
Sal q.b.
Azeite q.b.
Salsa picada
150ml de couscous
150ml de água
1 colher de café de hortelã-menta IT- By Jugais
Sal q.b.
Azeite q.b.

Preparação
Descascar o camarão e reservar. Picar a cebola e os alhos e levar a refogar em azeite. Quando a cebola estiver translúcida, adicionar o tomate e a água e temperar com sal, deixando cozinhar cerca de 10 minutos em lume brando. Adicionar o caril e o leite de coco e deixar apurar em lume brando, durante mais 10 minutos. Rectificar os temperos, adicionar o camarão e o coco e deixar apurar durante 15 minutos.  
Para preparar o couscous, fazer uma infusão com o chá de hortelã menta. De seguida, temperar o couscous com um pouco de sal e hidratar com o chá, deixando repousar tapado. Ao fim de 5 minutos, separar os grãos com um garfo e temperar com um fio de azeite, voltando a envolver tudo muito bem. Servir o couscous com o caril, polvilhado com salsa. 

24 de outubro de 2012

Caril de lulas com couscous


Já aqui antes contei que prefiro servir o caril com couscous, pois este absorve o molho e fica com uma textura fantástica. A receita, provavelmente, não é nenhuma novidade, mas de qualquer modo partilho aqui convosco com carinho. É óptima para uma refeição aconchegante e cheia de sabor. Experimentem!

Ingredientes
800g de lulas
1 cebola
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa de caril
1 colher de sobremesa de açafrão
200ml de leite de coco
1 molinho de coentros
Sal q.b.
Azeite q.b.
150ml de couscous
150ml de água quente
Raspa de ½ limão pequeno.

Preparação
Cortar as lulas em pequenos cubos e reservar. Picar a cebola e os alhos e levar a refogar em azeite. Quando a cebola estiver translúcida, adicionar o tomate e as lulas e temperar com sal, deixando cozinhar cerca de 30 minutos em lume brando. Adicionar o caril, o açafrão e os coentros muito bem picados e, quando voltar a ferver, adicionar o leite de coco e deixar apurar em lume brando durante 25 minutos. Rectificar os temperos se for necessário e servir com couscous.
Para preparar os couscous, basta temperar com um pouco de sal, raspa de limão e hidratar com água quente, deixando repousar tapado. Ao fim de 5 minutos, separar os grãos com um garfo e temperar com um fio de azeite, voltando a envolver tudo muito bem.

16 de julho de 2012

Salmão com couscous de açafrão


Agora que os dias já nos proporcionam a possibilidade de almoços na varanda, pude voltar a grelhar no carvão. Gosto muito de ir comprar peixe fresco ao Domingo de manhã, fazer um pequeno brasido, grelhar e almoçar com todas as calmas do mundo, na minha varanda, claro.
Para temperar o peixe utilizei o sal da “Casa do Sal”,  da Figueira da Foz. O peixe ficou bastante aromático e com um travo bastante saboroso. Para acompanhar, preparei um couscous com sabores bem frescos. Acho que foi desta que o Verão chegou, e eu já comecei a contar os dias para ir de férias. Mas ainda falta tanto…

Ingredientes (2 doses)
1 rabo de salmão escalado
Sal (com orégãos + hortelã mourisca + um pouco de alho)
1 cenoura cortada em pequenos cubos
250ml de água de cozer as cenouras
250ml de couscous
Azeite q.b.
Sal q.b.
3 a 4 folhas de hortelã
1 colher de café de açafrão

Preparação
Cozer a cenoura em água temperada com sal. Depois de cozida, retirar a cenoura, adicionar o azeite, as folhas de hortelã frescas picadas e o azeite. Deixar levantar fervura e, de seguida, retirar do lume. Colocar o couscous num recipiente, adicionar a água, tapar e deixar descansar cerca de 5 minutos. Destapar, mexer com um garfo, adicionar a cenoura, regar com um fio de azeite e envolver tudo.
Temperar o salmão com um fio de azeite e o sal, deixando repousar meia-hora. Grelhar o peixe de modo a este não ficar muito chamuscado, de modo a não perder os seus sucos. Servir de imediato com o couscous.

Podem ver os produtos da Casa do Sal aqui 
Receita do couscous veio daqui http://ondecantaorouxinol.wordpress.com/