Mostrar mensagens com a etiqueta Cogumelos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cogumelos. Mostrar todas as mensagens

11 de junho de 2019

Cogumelos recheados com atum



Cogumelos são daqueles ingredientes que combinam bem com carne, peixe ou legumes. São muito versáteis, fáceis de preparar e podem ser servidos como ingrediente principal ou como acompanhamento. Cá em casa são uma presença assídua.

Ingredientes
4 cogumelos Portobello
2 chalotas
1 dente de alho
1 lata de atum
2 colheres de sopa de polpa de tomate
Queijo mozarela fresco ralado q.b.
Salsa fresca picada
Azeite
Couscous (receita aqui)
1 Pimento doce assado ligeiramente picado

Preparação
Com uma faca, retirar a pele escura dos cogumelos e o pé. Picar as chalotas e o alho em pequenos pedaços. Levar a refogar em azeite durante 3 minutos. Com a ajuda de um garfo, desfazer o atum e adicionar ao refogado, assim como a polpa de tomate. Deixar cozinhar em lume brando durante 5 minutos. Adicionar a salsa fresca, envolver o preparado e distribuir pelos cogumelos. Polvilhar com queijo e colocar num tabuleiro de ir ao forno. Levar a assar, em forno pré-aquecido a 180ºC, durante 20 minutos. Preparar os couscous, adicionar o pimento e a salsa, envolver.
Servir os cogumelos com os couscous.

10 de maio de 2019

Salada de legumes e queijo cabra


Não precisamos de receitas complicadas para obtermos refeições cheias de sabor e simples de preparar. Gostei bastante da combinação de sabores destes ingredientes e, como tal, venho agora partilhar convosco. São ingredientes frescos e fáceis de encontrar, sendo provavelmente a couve tah tsai mais difícil de adquirir, mas poderão sempre optar por colocar alface. Experimentem!
Ingredientes (duas doses)
Uma beterraba
Uma batata doce laranja
Um punhado de cogumelos Shitake
Folhas de couve tah tsai
Rúcula q.b.
Queijo de cabra q.b.
Molho
azeite q.b.
vinagre balsâmico q.b.
1 fio de mel
sal q.b.

Preparação
Descascar e fatiar a beterraba e a batata doce, temperar com azeite e sal e levar ao forno durante 30 minutos. Depois, saltear os cogumelos com um fio de azeite.
Para preparar o molho, basta colocar os ingredientes num frasco de vidro pequeno, fechar e agitar bem.
De seguida, cortar duas fatias de queijo de cabra e brasear com um maçarico. Por fim, dispor os ingredientes num prato e temperar com o molho.

8 de novembro de 2017

Estufado de cogumelos em cama de batata doce e feijão fillet para acompanhar


Esta refeição foi confecionada com os legumes da época e os cogumelos que vieram no cabaz semanal, diretamente da horta biológica. Se retirarem o bacon, ficarão com uma refeição totalmente vegetariana. Fica com um sabor fantástico e mais fresco é impossível. Além disso, é super-fácil de fazer e, com o frio que chegou, é maravilhosamente reconfortante. Experimentem!

Ingredientes
200g de cogumelos Shitake
Uma chalota
Uma colher de sobremesa de concentrado de tomate
Uma cenoura cortada em cubos
1 dente de alho
1 pimento doce assado picado
1 copo de vinho branco
1 copo de água
Duas fatias de bacon cortadas em tirinhas
Uma batata doce bem grande
Duas colheres sopa (rasas) de manteiga biológica sem sal
100g de feijão fillet
Vinagre balsâmico q.b.
Cominhos em pó q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Depois, picar a batata-doce várias vezes com a ajuda de um garfo. Envolver a mesma em folha de alumínio e colocar no forno. Deixar assar até a batata-doce estar cozinhada por dentro (normalmente, demora entre 45 minutos e uma hora, dependendo do tamanho da batata). Retirar a polpa da batata-doce e reservar.
Picar as chalotas e o alho, levando a alourar num tacho com azeite. Adicionar o tomate, o bacon e o pimento e deixar estufar durante 5 minutos. Adicionar os cogumelos, a cenoura e o vinho branco, deixando estufar até o vinho evaporar. Por fim, temperar com sal e os cominhos e  adicionar a água, deixando cozinhar em lume brando durante 25 minutos. Cozer o feijão fillet ao vapor durante 10 minutos, retirar e temperar com sal, azeite e vinagre balsâmico. Colocar a polpa de batata-doce num tacho anti-aderente, adicionar a manteiga, o sal e a pimenta moída na hora, envolvendo tudo até incorporar. Servir de seguida, com os cogumelos e o feijão.

13 de setembro de 2017

Penne com legumes salteados


Cá por casa, continuamos a apostar nos legumes como ingredientes principais, para refeições práticas e saborosas. Além disso, são uma óptima sugestão para levarem na marmita. Experimentem! 

Ingredientes
200g de massa penne
4 cogumelos frescos grandes (laminados)
1 pedaço de abóbora Hokkaido
Tomate cherry q.b.
Floretes de brócolos q.b.
1 fio de azeite
1 dente de alho pequeno picado
Queijo parmesão ralado q.b.

Preparação
Cozer a massa conforme instruções da embalagem e reservar. Depois de lavada, cortar a abóbora ao meio e limpar as semente (a sua casca tem a vantagem de ser comestível, portanto não precisa de a descascar), partindo-a depois em cubos pequenos. Limpar os cogumelos para retirar a terra, cuidadosamente, retirar os pés e laminar. Retirar os floretes mais pequenos dos brócolos. De seguida, saltear os legumes e os tomates com o azeite e o alho picado. Quando estes estiverem cozinhados, envolver com a massa. Servir polvilhado com parmesão.

6 de setembro de 2017

Cogumelos recheados com atum e bulgur para acompanhar


O bulgur entrou na cozinha cá de casa e veio para ficar. É um óptimo substituto do arroz e muito simples de preparar. Para servir de elemento principal, preparei uns cogumelos frescos recheados com atum, ingrediente este que é nossa salvação quando não existe mais nada no frigorífico. De facto, o atum é daqueles ingredientes, assim como o bacalhau, que pode ser preparado das mais variadas maneiras, com a vantagem de ser só necessário abrir a lata. No entanto, cá em casa somos muito esquisitos com o tipo de atum:  de preferência em posta, obviamente em azeite e, claro, de marcas nacionais. O resultado? Comida simples, mas saborosa. Experimentem!

Ingredientes
4 cogumelos frescos (grandes)
Duas latas de atum Santa Catarina em azeite
1 pimento vermelho assado
Salsa fresca q.b.
Uma chalota
250g de bulgur
7,5dl de água quente
Sal e pimenta q.b.
Limão q.b.

Preparação
Para preparar o bulgur, colocar numa panela, com sal a gosto. Regar com a água quente e levar ao lume com a tampa colocada, durante 10 minutos. Retirar do lume e deixar repousar cerca de 15 minutos. Depois, soltar os grãos do bulgur e temperar com um fio de azeite, metade do pimento picado e salsa fresca picada. 
De seguida, colocar uma chalota, o atum (previamente escorrido), metade do pimento vermelho e um molhinho de salsa fresca numa picadora, triturando até ficar uniforme. Temperar com umas gotas de limão, pimenta e, se necessário, sal. 
Por fim, com uma faca, retirar a pele escura dos cogumelos e o respectivo pé. Temperar com sal e um fio de azeite e levar a assar, em forno pré-aquecido a 180ºC, durante 15 minutos.  Dividir o recheio pelos cogumelos e levar novamente ao forno a gratinar, a 180ºC, durante 10 minutos.

18 de julho de 2017

Salada de feijão branco com cogumelos e avelãs


Os cogumelos que vêm cá para casa são, preferencialmente, sempre frescos e gostamos de variar de qualidade e maneira de preparação. Ocupam semanalmente o frigorífico cá em casa, pois são de simples preparação mas grande sabor, sendo um ingrediente sempre presente. Assim, para não variar, trago-vos hoje mais uma sugestão de salada.

Ingredientes
Uma lata pequena de feijão branco
2 punhados de cogumelos shitake
Folhas de alface e rúcula (lavadas e secas)
1 pedaço de pimento vermelho assado (cortado em pequenos cubos)
Avelãs tostadas q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação
Escorrer o feijão e passar por água, até retirar toda a goma. Colocar um fio de azeite na frigideira e saltear os cogumelos com uma pitada de sal. De seguida, colocar a alface e a rúcula no prato de servir, regar com um fio de azeite e dispor os cogumelos e o feijão. Finalizar com o pimento e as avelãs.

4 de abril de 2017

Feijoada de cogumelos


As leguminosas fazem parte das refeições cá de casa, pois ambos gostamos bastante. Mas, sinceramente, não tenho grande paciência para as cozer em casa, é muito mais prático comprar em lata. Por vezes, trago da casa da minha mãe já preparadas, pois ela nisso é muito convicta: não entram leguminosas em lata lá em casa. São práticas e acompanham bem com todas as proteínas, mas neste caso os escolhidos foram os cogumelos. Simples, prático e saboroso. Experimentem!

Ingredientes
1 lata pequena de feijão encarnado
12 cogumelos Portobello frescos
2 chalotas
1 dente de alho
1 colher de sopa de tomate concentrado
1 tira de 2cm de bacon (cortado em cubos)
1 punhado de espinafres
2 cenouras em rodelas
Sal e pimentão-doce q.b.
½ copo de vinho branco
1 copo de água
Azeite q.b.
Arroz branco para acompanhar

Preparação
Limpar os cogumelos para retirar a terra. Cuidadosamente, retirar os pés, cortar em quartos e reservar. Picar as chalotas e o alho, levando a alourar num tacho com azeite. Adicionar o tomate, o bacon, os cogumelos e o vinho e deixar estufar durante 5 minutos. Temperar com sal e pimentão-doce. Adicionar a água, as cenouras e deixar cozinhar em lume brando durante 20 minutos. Adicionar o feijão e os espinafres, retificar o sal e envolver tudo muito bem, deixando cozinhar durante mais 2 minutos. Servir com arroz branco.

22 de março de 2017

Cogumelos recheados com batata-doce e espinafres


As refeições cá em casa são feitas muitas vezes de improvisos. Abro o frigorífico, verifico a despensa e decido o que preparar. Foi o caso destes cogumelos: tinha uma batata doce assada, reservada no frigorifico, uns cogumelos para assar e saiu esta conjunção. Ficaram muito saborosos, óptimos para vegetarianos e não só. Experimentem!

Ingredientes (duas doses)
2 cogumelos grandes para assar
1 batata doce grande assada
1 punhado de espinafres
1 chalota picada
Queijo mozarella ralado q.b.
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.

Preparação

Com uma faca, retirar a pele escura dos cogumelos e o respectivo pé. Temperar com sal e um fio de azeite e levar a assar, em forno pré-aquecido a 180ºC, durante 15 minutos. Refogar a chalota com um fio de azeite, adicionar os espinafres e deixar cozinhar em lume brando. Por fim, adicionar a batata-doce previamente esmagada e temperar com sal e pimenta moída na hora. Dividir este preparado pelos cogumelos, polvilhar com queijo ralado e colocá-los num tabuleiro de ir ao forno. Levar a gratinar, ao forno a 180ºC, durante 10 minutos. Servir com uma salada de alface, rúcula e maçã.

21 de outubro de 2015

Tortilhas de frango gratinadas


Comidas rápidas e fáceis de preparação vão reinando aqui por casa. Se for possível reaproveitar alimentos de outras refeições, melhor ainda. Assim, deixo-vos uma nova sugestão, tendo neste caso utilizado frango cozido. No entanto, podem utilizar outro tipo de carne ou até mesmo peixe, ao vosso gosto. Experimentem!

Ingredientes
4 tortilhas de trigo
2 peitos de frango cozido desfiado
1 alho francês
1 punhado de cogumelos frescos
1 colher de chá de Ervas da Provença
3 colheres de sopa de natas para culinária
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
Queijo mozarella ralado

Preparação
Cortar o alho francês às rodelas e refogar com um fio de azeite. Adicionar os cogumelos, previamente laminados, e deixar cozinhar. Por fim, adicionar o frango e as natas, temperando com as ervas, sal e pimenta. Envolver tudo muito bem e deixar cozinhar em lume brando, durante 2 a 3 minutos. Para conseguir moldar os tortilhas sem as quebrar, basta aquecer as mesmas ligeiramente numa frigideira. Para rechear as tortilhas, colocar recheio no meio e enrolar. Distribuir as tortilhas num tabuleiro refractário, previamente untado com óleo vegetal, e polvilhar com o queijo ralado. Levar ao forno a gratinar a 180ºC, até ficarem douradas. Servir acompanhadas por salada.

14 de outubro de 2015

Fusilli com cogumelos e nozes


Como já tenho dito, cá em casa gostamos muito de massa e, provavelmente, é das refeições mais rápidas de fazer e mais simples. Basta juntar o que temos disponível no frigorífico e obtemos uma refeição, muito rapidamente e bem saborosa. Foi o que aconteceu neste caso, onde as nozes são o ingrediente crocante que faz toda a diferença. Experimentem!

Ingredientes (duas doses)
200 gramas de massa Fusilli Bucatti 
4 cogumelos frescos grandes laminados
½ chávena de chá de ervilhas congeladas
5 cm de chouriço cortado em cubos
1 pacote de natas vegetais
Uns pingos de limão
4 nozes descascadas
1 fio de azeite
Sal e pimenta q.b.

Preparação
Preparar a massa conforme as instruções da embalagem. Depois, retirar a massa e adicionar as ervilhas (aproveitando a água de cozer a massa para cozer as ervilhas). Numa frigideira, colocar o chouriço cortado em cubos, adicionar um fio de azeite e deixar alourar. Introduzir os cogumelos e deixar saltear, até que estes estejam cozinhados. Adicionar as ervilhas, a massa, as natas e temperar com sal, pimenta e o sumo de limão. Quando as natas tiverem engrossado, retirar do lume e servir de imediato com as nozes partidas em bocadinhos.

10 de abril de 2015

Cogumelos recheados com batata-doce e pimentos


Devem estar a pensar: «mais uma receita de cogumelos recheados!» Mas o cogumelo é um ingrediente tão versátil, quase o “bacalhau” dos legumes, que pode ser preparado de mil e uma maneiras. Cá em casa, são feitos muito frequentemente, pois são fáceis de preparar e muito saborosos. Desta vez, utilizei uma batata-doce já assada, não fui assar de propósito, pois é um processo algo demorado. O que aconselho é assarem várias batatas ao mesmo tempo e, depois, bastará acondicionar no frigorífico e poderão ser utilizadas noutras receitas (sopas, recheios, doces, etc). Assim, obtemos uma refeição vegetariana, rápida de preparar, bem saborosa e pouco calórica. Experimentem!

Ingredientes
4 cogumelos (para assar)
1 batata-doce assada (grande)
1 pimento doce assado (utilizo de compra, já assado)
1 colher de café de orégãos em pó
Croutons com ervas e sal
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Depois, picar as batatas-doces várias vezes com a ajuda de um garfo. Envolver as mesmas em folha de alumínio e colocar no forno. Deixar assar até as batatas-doces estarem cozinhadas por dentro (normalmente, demora entre 45 minutos e uma hora, dependendo do tamanho das batatas). Colocar os croutons dentro de um saco de plástico e bater com o rolo da massa até obter migalhas (não bater de mais, se não ficarão em pó). Reservar. Utilizando uma faca, retirar a pele escura dos cogumelos e o respectivo pé. Colocar os ditos num tabuleiro de ir ao forno, temperar com sal e regar com um fio de azeite. Retirar a casca da batata e esmagar com um grafo, adicionar o pimento picado, envolver tudo muito bem e temperar com sal, pimenta e os orégãos em pó. Por fim, dividir este preparado pelos cogumelos, polvilhar com os crotouns e regar com um fio de azeite. Levar a assar, em forno pré-aquecido a 180ºC, durante 20 minutos.

25 de março de 2015

Cogumelos recheados com farinheira e esparregado de espinafres

Receitas simples e rápidas de fazer são o que tem saído da cozinha cá de casa, pois o tempo não estica e parece que andamos sempre a correr. E o mês de Março é sempre mais complicado, devido aos aniversários que existem na família. Mas como não é só de festas que vivemos, as receitas simples e rápidas lá se vão fazendo. A que hoje vos trago foi uma delas, muito simples mas muito saborosa. Como não tinha espinafres frescos, utilizei esparregado congelado e gostei bastante do resultado final. Foi uma solução de última hora, mas resultou muito bem. Experimentem!

Ingredientes
4 cogumelos para assar
1 farinheira
1 chávena de chá de cubos de esparregado congelado
Sal e pimenta q.b.

Preparação
Cozer a farinheira, retirar a pele e esmagar o recheio com um garfo. Reservar. Com uma faca, retirar a pele escura dos cogumelos e o respectivo pé, picando de seguida todos os pés. Numa frigideira, colocar a farinheira e os pés de cogumelos picados, salteando até estes estarem cozinhados. Depois, adicionar o esparregado e deixar cozinhar. Temperar com sal, pimenta e retirar do lume. Dividir este preparado pelos cogumelos, regar com um fio de azeite, polvilhar com queijo parmesão em pó e colocar num tabuleiro de ir ao forno. Levar a assar, em forno pré-aquecido a 180ºC, durante 20 minutos.



24 de fevereiro de 2015

Arroz de frango com cogumelos e ervilhas


Esta é uma daquelas receitas óptimas para quando estamos sem tempo e queremos uma comida de conforto. Simples, fácil, económica e saborosa. Experimentem!

Ingredientes  (p/ 4 pessoas)
1 chávena de chá de arroz agulha
1 lata pequena de cogumelos
1 tira pequena de bacon
2 peitos de frango (cortado às tiras)
100g de ervilhas
½ cebola picada
1 dente de alho picado
1 tomate maduro (sem pele, sem sementes e picado)
2 chávenas de água quente
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação
Num tacho, fazer um refogado com o azeite, a cebola e o alho. Juntar o frango e o bacon, tudo cortado, deixando cozinhar até o frango ficar dourado. Nesse momento, juntar as ervilhas, os cogumelos e o tomate e deixar refogar. Acrescentar então o arroz, deixar refogar durante dois minutos e adicionar depois a água (bem quente). Adicionar sal e um pouco de pimenta e deixar cozer durante 20 minutos. 

27 de janeiro de 2015

Cogumelos recheados com espinafres, pinhões e ricotta


Cá por casa, gostamos muito de cogumelos recheados e acompanhados por batata-doce, pois fica um petisco fantástico. Assim, trago-vos hoje essa refeição vegetariana, mas muito saborosa. Experimentem!    

Ingredientes ( 2 doses)
4 cogumelos grandes
2 colheres de sopa de pinhões
1 punhado grande de espinafres baby
3 colheres de sopa de queijo ricotta
1 dente de alho
Azeite q.b.
Batata-doce q.b.
Tomilho q.b.
Sal e pimenta q.b.
Queijo parmesão em pó q.b.

Preparação
Com uma faca, retirar a pele escura dos cogumelos e o respectivo pé, picando de seguida os pés. Reservar. Lavar as batatas, cortá-las às rodelas e dispor as mesmas por cima de um tabuleiro, forrado com papel vegetal. Regar com azeite e temperar com sal e tomilho seco. Levar ao forno durante 25 minutos.
Numa frigideira, colocar o azeite e o alho picado. Deixar alourar e adicionar os espinafres, os pés dos cogumelos picados e os pinhões, salteando até os espinafres estarem cozinhados. Temperar com sal, pimenta e retirar do lume. Adicionar o queijo e envolver tudo muito bem. Dividir este preparado pelos cogumelos, regar com um fio de azeite, polvilhar com queijo parmesão em pó e colocá-los num tabuleiro de ir ao forno. Levar a assar, em forno pré-aquecido a 180ºC, durante 20 minutos.

8 de setembro de 2014

Cogumelos recheados com salsichas e ovos de codorniz


Esta é uma receita simples, para os dias curtos mas cheios de tarefas, em que ao jantar só apetece descomplicar e comer uma refeição simples, mas cheia de sabor. Assim, nada como uns cogumelos recheados com o que existe na despensa, coroados por uns ovos de codorniz e acompanhados por uma boa salada. Experimentem!

Ingredientes (duas doses)
3 cogumelos grandes
3 salsichas
1 cebola pequena
1 pimento assado
½ dente de alho
3 ovos de codorniz
1 colher de sopa de salsa fresca picada
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação
Com uma faca, retirar a pele escura dos cogumelos e o respectivo pé. Reservar. Picar a cebola e o alho e levar a refogar em azeite. Quando o refogado estiver translúcido, adicionar as salsichas cortadas em cubos, o pimento e os pés dos cogumelos picados. Depois, temperar com sal e deixar cozinhar. Por fim, adicionar a salsa picada e colocar os cogumelos num tabuleiro untado com azeite, distribuindo o recheio pelos mesmos. Levar ao forno a 180ºC, durante 20 minutos. Servir com um ovo de codorniz, frito em azeite. 

5 de agosto de 2014

Peitos de frango recheados com farinheira, espinafres e cogumelos


Esta é uma daquelas receitas óptimas para jantares de convívio, pois os peitos podem ser feitos com antecedência e, na hora de servir, basta passar pela frigideira. A carne ficará húmida por dentro e ligeiramente estaladiça por fora. Por aqui, gostamos muito da combinação de farinheira com espinafres, mas podem utilizar outros ingredientes: alheira e maçã, queijo e cogumelos… Experimentem!

Ingredientes (4 doses)
4 peitos de frango
1 farinheira
1 bom punhado de espinafres
4 cogumelos frescos
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
1 colher de sopa de manteiga
1 haste de alecrim
Arroz  para acompanhar

Preparação
Cozer a farinheira, retirar a pele e desfazer com um grafo. Cortar os cogumelos em cubos e levar a alourar numa frigideira, com um fio de azeite. Quando os cogumelos estiverem cozinhados, adicionar os espinafres e a farinheira, envolvendo tudo muito bem. Retirar do lume quando os espinafres estiverem cozinhados. Abrir os peitos, como se fossem livros, mas sem os separar por completo. De seguida, colocar cada bife em cima de uma folha de papel de alumínio e temperar apenas o interior, com sal e pimenta preta. Com os bifes abertos, espalhar ¼ do recheio e, por fim, enrolar na folha de alumínio. Levar os rolos ao forno num tabuleiro, durante 20 minutos (o processo de levar primeiro os rolos ao forno, enrolados em folha de alumínio, serve para a carne ‘colar’; assim, não é preciso colocar palitos ou enrolar em cordão, ficando além disso mais bonitos). Após esse tempo, retirar os rolos do forno e do tabuleiro, deixando arrefecer um pouco (o tempo necessário para conseguir agarrar na folha de alumínio sem se queimar), e desenrolar os embrulhos. Por fim, numa frigideira, colocar a manteiga e a haste de alecrim, deixar a manteiga derreter, adicionar os rolos e deixar alourar em ambos os lados. Servir com arroz e salada.

8 de abril de 2014

Cogumelos recheados |reciclar|


Cá em casa tento nunca desperdiçar comida, aproveitando para, sempre que possível, reciclar para outras refeições. Foi esse o caso destes cogumelos, que surgiram com as sobras de uma carne estufada com cenouras que, mesmo após algumas horas ao lume, ficou ligeiramente dura. E sejamos francos: comer carne estufada pela segunda vez, ligeiramente dura, não apetece! Por isso, decidi dar um novo formato à carne. Assim, triturei-a e, com mais um punhado de ingredientes, confeccionei estes cogumelos recheados. É uma refeição muito rápida de preparar, mas principalmente muito saborosa. Experimentem!

Ingredientes
4 cogumelos Portobello
Carne estufada com cenouras q.b.
1 colher de sopa de polpa de tomate refogado da Compal
1 colher de sopa de crème fraîche
Queijo mozarella ralado q.b.
Azeite q.b.
Cebolinho seco picado q.b.
Pimenta moída na hora q.b.

Preparação
Com uma faca, retirar a pele escura dos cogumelos e o respectivo pé. Reservar. Colocar numa trituradora a carne, um fio de azeite, a polpa de tomate e o crème fraîche. Dividir este preparado pelos cogumelos, polvilhar com o queijo mozarella e colocá-los num tabuleiro de ir ao forno. Levar a assar, em forno pré-aquecido a 180ºC, durante 20 minutos. Por fim, polvilhar com o cebolinho e temperar com pimenta moída na hora. Servir com uma salada.

21 de outubro de 2013

Espetadas de frango com cogumelos e tomate cherry

Para iniciar a semana, trago-vos uma receita bastante simples. É de fácil preparação e bastante saudável, com um toque picante dado pelo jindungo e a doçura proveniente do mel. De facto, é simples mas cheia de sabor, óptima para começar bem mais uma semana. Experimentem!

Ingredientes (3 unidades)
2 peitos de frango
12 tomates cherry
9 cogumelos Portobello
1 colher de sopa de soja
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de café de alho e jindungo da Margão
1 colher de sopa de salsa picada seca
1 colher de sopa de mel
Sal q.b.
Azeite q.b.

Preparação
Cortar o frango em cubos e temperar com um pouco de sal. Para preparar a marinada, juntar a soja, o molho inglês, o mel, o jindungo e a salsa picada. Colocar o frango e a marinada num saco, fechar o saco e abanar para misturar tudo. Reservar no frigorífico durante pelo menos uma hora. Para preparar as espetadas, começar por adicionar primeiro um cogumelo no pau da espetada, de seguida um pedaço de carne, um tomate cherry, um pedaço de carne, de seguida um tomate e um cogumelo e assim consecutivamente, até acabar com um cogumelo. Repetir o mesmo processo nos restantes espetos.
Numa chapa de grelhar, adicionar um fio de azeite e colocar as espetadas, deixando grelhar até a carne estar cozinhada. Servir de imediato com uma salada ou arroz.