Mostrar mensagens com a etiqueta Chocolate. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Chocolate. Mostrar todas as mensagens

29 de novembro de 2019

Queques de chocolate com pepitas e marshmallows



Esta é uma daquelas receitas feitas a “olhometro”. Como me apetecia algo com chocolate, mas não queria fazer um bolo, e também não podia demorar muito, utilizei a minha receita de bolo de chocolate. Adaptei-a mentalmente para fazer 6 unidades de queques rápidos e saíram estes. Ficaram muito fofos, húmidos e, principalmente, saborosos. Experimentem!

Ingredientes (6 unidades pequenas)

2 ovos
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de óleo
4 colheres de sopa de água quente
4 colheres de sopa de farinha com fermento
3 colheres de sopa de cacau em pó

6 colheres de chá de pepitas de chocolate
Mini marshmallows q.b.


Preparação*

Bater os ovos com o açúcar utilizando uma vara de arames, até obter uma espuma. Adicionar o óleo e voltar a bater. De seguida, juntar o cacau previamente misturado na água quente. Bater até todos os ingredientes estarem ligados. Por fim, adicionar a farinha e envolver. Distribuir a massa pelas formas, adicionar uma colher de pepitas em cada uma e envolver delicadamente. Distribuir os marshmallows por cima e levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 18/20 minutos.


*(Nesta receita utilizei uma forma de silicone para queques com 6 cavidades)

6 de maio de 2016

Bolo de banana e chocolate


Cá em casa, consumimos bananas ‘a puxar para o verde’. Quando estas já estão a ficar maduras, vão logo para o congelador. Assim, arranjamos uma maneira de reciclar as mesmas, confeccionando bolos ou panquecas. Desta vez, saiu um bolo de banana e chocolate, bolo grande e bem saboroso. Feito a duas mãos, com a ajuda da minha sobrinha M., foi assim que recebemos mais um fim-de-semana. Experimentem!


Ingredientes
3 ovos
400g de bananas (utilizei congeladas)
350g de farinha com fermento
200g de açúcar branco
70g de açúcar mascavado
50g de xarope de ácer
100g de óleo de girassol
100g de chocolate de culinária
70g de pepitas de chocolate

Preparação
Derreter o chocolate de culinária em banho-maria e reservar. Depois, bater os ovos com os açúcares, até ficar uma mistura fofa e esbranquiçada. Adicionar o óleo e o xarope de ácer, voltando a bater até ficar uma massa homogénea. De seguida, adicionar o chocolate derretido e a banana previamente esmagada. Voltar a bater. Por fim, adicionar a farinha e as pepitas de chocolate e envolver tudo com uma colher de pau (mas sem bater). Colocar a massa numa forma de chaminé, previamente untada e polvilhada com farinha. Levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 40 minutos. 

6 de janeiro de 2016

O Dia de Reis


Por aqui também se comemora o Dia de Reis. Não muito tradicionalmente, pois não sou grande apreciadora de frutas cristalizadas, prefiro umas pepitas de chocolate. No entanto, o resultado foi um bolo bastante fofinho e cheio de sabor. Degustado ainda quentinho, acompanhado com uma chávena de chá, foi assim, da melhor maneira possível, que se iniciou o Dia de Reis. Experimentem!

Ingredientes
120ml de leite (ligeiramente morno)
25g de fermento fresco
70g de açúcar
Raspa da casca de uma laranja e de um limão
70g de manteiga (à temperatura ambiente)
3 gemas
Sumo de ½ laranja
1 cálice pequeno de vinho do Porto
500g de farinha com fermente
100g de pepitas de chocolate
½ chávena de chá de nozes picadas
50g de amêndoa em cubos
1 punhado grande de pinhões
1 punhado grande de avelãs tostadas e picadas
Maple syrup
Amêndoa em cubos
Pepitas de chocolate

Preparação
Desfazer o fermento com o leite. Adicionar os restantes ingredientes (com a excepção dos frutos secos) e as pepitas de chocolate. Amassar na batedeira com o gancho do pão, até que a massa comece a soltar-se das paredes. Tapar a massa e deixar descansar durante duas horas, num local quente ou tapada com um cobertor. Passado o tempo referido, envolver os frutos secos e as pepitas, amassar mais um pouco, moldar uma ‘roda’ e dispô-la num tabuleiro, forrado com papel vegetal ou tapete de silicone. Deixar levedar em local quente durante mais uma hora. Pincelar com o maple syrup, polvilhando com amêndoa e pepitas de chocolate. Levar a cozer, no forno pré-aquecido a 180ºC, durante 25 minutos.



9 de maio de 2014

Bolo de chocolate e peras

A fotografia não faz justiça a este bolo, pois ficou com um aspecto meio murcho, mas fantástico de sabor. De facto, a combinação do chocolate com as peras ficou cinco estrelas. Quem comeu gostou e eu também! E como já está aí a chegar o fim-de-semana, deixo-vos como sugestão este bolo. Experimentem!

Ingredientes
200g de chocolate de culinária (de boa qualidade)
1 chávena de chá de manteiga (à temperatura ambiente)
250g de açúcar
5 ovos
1 colher de sopa de farinha de trigo com fermento
4 peras firmes

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar com papel vegetal o fundo de uma forma de aro com 25cm e untar com manteiga. Derreter o chocolate em banho-maria, juntamente com a manteiga e o açúcar. Retirar do lume e deixar arrefecer durante 10 minutos. Adicionar os ovos, um a um, batendo com uma vara de arames entre cada adição. De seguida, adicionar a farinha e envolver tudo. Por fim, colocar a massa na forma, descascar as peras, cortar as ditas ao meio e retirar o caroço, distribuindo sobre a massa. Levar ao forno durante 50 minutos. 

29 de abril de 2014

Queques de chocolate com pepitas


Como já aqui vos contei, recebi da Vaqueiro um kit para comemorar o Dia Mundial do Bolo. Com os produtos que me ofereceram, decidi experimentar uma das receitas que vinha a acompanhar. A primeira a ser escolhida foi a destes queques, de sabor intenso, com pepitas que derretem na boca. Se não tiverem pepitas, podem sempre utilizar chocolate preto, partido em pequenos pedaços. Mas não deixem de experimentar!
  
Ingredientes (12 unidades)
140g de Vaqueiro líquida
200g de farinha para bolos
50g de amido de milho
90g de chocolate em pó
150g de açúcar moreno
2 ovos
100g de pepitas de chocolate

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar um tabuleiro para queques com formas de papel. Depois, misturar todos os ingredientes secos numa tigela. Bater os ovos até estarem completamente desfeitos. Deitar sobre a mistura anterior, adicionar a Vaqueiro líquida e mexer com uma colher, até a massa estar homogénea. Por fim, envolver as pepitas na massa e distribuir a mesma pelas formas de papel. Levar ao forno durante cerca de 20 minutos.

13 de fevereiro de 2014

Guinness e chocolate |primeiro estranha-se, depois entranha-se|


Cá em casa não se comemora o dia dos namorados. Fundamentalmente, porque não é preciso ser dia dos namorados para fazer um jantar especial ou trocar presentes. Por isso, não vos trago nada de particular para esse dia, mas sim uma receita muito especial, para os dias em que queiram partilhar algo de muito bom com as pessoas que amam. Foi esse o caso deste bolo, partilhado entre amigos e família. Podem pensar que é combinação algo estranha, mas posso garantir-vos que é muito bom, resultando num bolo húmido e com uma cobertura que se derrete na boca. Experimentem!

Receita (adaptada daqui Nigella`s recipes)

Ingredientes
250ml de cerveja Guinness
250g de manteiga sem sal
75g de pó de cacau
400g de açúcar
140ml de natas
2 grandes ovos
1 colher de sopa de extrato de baunilha
275g de farinha de trigo
2 ½ colheres de chá de bicarbonato de sódio

Para a cobertura
250g de queijo mascarpone
150g de açúcar em pó
125ml de natas frescas

Preparação
Pré-aquecer o forno em 180ºC. Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma de mola de 23cm com fundo amovível. Numa panela, colocar a cerveja e a manteiga. Aquecer até a manteiga derreter. Retirar do lume e juntar o cacau em pó e o açúcar. Envolver até estar tudo incorporado. Reservar. Numa tigela, bater os ovos com as natas e a essência de baunilha. Juntar à mistura de Guinness, envolvendo tudo. Misturar a farinha ao bicarbonato e juntar à mistura anterior. Colocar a massa na forma e levar ao forno durante 45 minutos. Ao fim desse tempo, retirar do forno, colocar sobre uma grade e deixar repousar para arrefecer completamente.
Para preparar a cobertura, colocar o mascarpone numa tigela, juntamente com o açúcar em pó. Bater com a batedeira em velocidade baixa, até o açúcar dissolver. Adicionar as natas e voltar a bater, até obter uma mistura homogénea e consistente para barrar. Colocar no frigorífico até servir o bolo. Por fim, desenformar o bolo, colocar a cobertura e servir. 

6 de fevereiro de 2014

Tarte de brigadeiro com coco tostado


A receita que hoje vos trago é muito simples, mas extremamente saborosa. De rápida preparação e mais rápida degustação, é mesmo um autêntico pecado da gula, indicado para nos elevar o ânimo em dias deprimentes. Experimentem!

Ingredientes para a massa
140g de farinha
80g de açúcar
70g de manteiga (à temperatura ambiente)
1 pitada de sal
1 ovo
1 colher de chá de extracto de baunilha

Ingredientes para o  recheio
1/2 lata de leite condensado cozido
100g de chocolate de culinária
100ml de natas
Coco

Preparação
Tostar o coco numa frigideira anti-aderente, em lume brando. Reservar. Num recipiente, misturar a farinha, o açúcar e o sal. Juntar a manteiga aos bocados, o ovo e a baunilha, amassando até conseguir formar uma bola. Envolver em película aderente e levar ao frigorífico durante 15 minutos. De seguida, estender a massa e forrar uma tarteira. Colocar papel vegetal por cima e alguns feijões (o peso dos feijões não permite que a massa empole), levando ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 15 minutos. Deixar arrefecer.
Para preparar o brigadeiro, misturar os ingredientes e levar ao lume cerca de 5 minutos, envolvendo tudo muito bem com uma vara de arames, até ficar grosso. Deixar arrefecer. Por fim, distribuir o creme de brigadeiro na tarte, deixar arrefecer um pouco e polvilhar com o coco. Servir à temperatura ambiente.


9 de janeiro de 2014

Bolo da avó


O aniversário da minha mãe ocorre poucos dias antes do Natal, e é nessa altura que começam os festejos da época cá por casa. Este ano, optei por confeccionar um bolo simples de chocolate, sem decorações de massa de açúcar. Mesmo assim, acho que ficou bem bonito, e tive a ajuda da minha irmã, que fez os corações de chocolate branco. Resultou num bolo bem húmido, com uma cobertura que derrete na boca. Experimentem!

Ingredientes
6 ovos
2 chávenas de chá de açúcar 
2 chávenas de chá de farinha
1 chávena de chá de óleo
1 chávena de chá de água a ferver
1 chávena de chá (mal cheia) de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento
1 colher de café (bem cheia) de bicarbonato de sódio

Ingredientes para o recheio e primeira cobertura ( brigadeiro)
200g de chocolate preto
200ml de natas
1 lata de leite condensado

Cobertura (Ganache)
200g de chocolate preto
200ml de natas

Preparação do bolo
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar duas formas de 18cm com manteiga, polvilhar com farinha e reservar. Bater os ovos com o açúcar, até ficar um creme esbranquiçado e aumentar de volume. Adicionar a farinha com o fermento e o bicarbonato de sódio, de seguida o óleo, o chocolate em pó e, por fim, a água a ferver, batendo sempre muito bem entre cada adição. Colocar a massa nas formas e levar ao forno durante cerca de 40 minutos.

Preparação do brigadeiro
Numa panela de fundo pesado, colocar todos os ingredientes. Levar a lume brando e, com uma vara de arames, ir mexendo até ficar espesso, mas não muito grosso.
Depois do bolo esfriar, desenformar, aparar a parte de cima (de modo a ficar uniforme). Sobrepor os bolos, intercalando com o recheio, e cobrir o bolo e as laterais com o recheio. Colocar no frigorífico durante pelo menos 3 horas. 
Partir o chocolate em pequenos pedaços, para dentro de uma tigela de vidro. Levar as natas ao lume, até começar a ferver. Deitar as natas sobre o chocolate e, com a ajuda de uma vara de arames, envolver tudo muito bem até o chocolate estar derretido. Colocar o bolo sobre uma rede e verter o chocolate derretido, em fio, sobre o centro do bolo, deixando escorrer até ficar todo coberto. Se for necessário, utilizar uma espátula para auxiliar o processo. Deixar arrefecer e colocar os corações de chocolate.

6 de janeiro de 2014

Bolo-Rainha de chocolate


Hoje não podia deixar de partilhar a minha sugestão para a comemoração do dia de Reis. A receita é a habitual, mas adicionei um ingrediente muito especial: o chocolate. Experimentem, pois é muito bom! Desejo-vos um feliz Dia de Reis!
Ingredientes
1 pacote de fermento fresco
1dl de leite morno
80g de açúcar
Raspa da casca de uma laranja
80 g de manteiga
2 ovos
Sumo de duas laranjas
1 cálice de vinho do Porto
400g de farinha com fermento (convém pesar primeiro)
1 pitada de sal
70g de amêndoa
70g de nozes 
70g de pinhões
100g de pepitas de chocolate

Cobertura
Frutos secos q.b.
1 gema de ovo p/ pincelar
100g de chocolate de culinária
Açúcar em pó q.b.
  
Preparação
Desfazer o fermento com o leite. Adicionar os restantes ingredientes, à excepção dos frutos secos, e as pepitas de chocolate, amassar até que a massa comece a despegar-se das mãos. Deixar descansar durante 30 minutos. Passado esse tempo, envolver os frutos secos, amassar mais um pouco e deixar repousar mais 30 minutos, em local quente. Com as mãos, moldar uma roda e dispô-la num tabuleiro, previamente untado com manteiga e polvilhado com farinha, e deixar levedar em locar quente até atingir quase o dobro (este processo demora, no mínimo, 1h e 30 minutos). Pincelar com o ovo batido, polvilhando com amêndoa e pinhões por cima. Polvilhar com açúcar e levar a cozer, a 200º C, durante 40 minutos. Derreter o chocolate em banho-maria e distribuir em fio por cima do bolo



13 de dezembro de 2013

Mousse de After Eight


Esta receita é dedicada aos verdadeiros apreciadores de chocolates After Eight. É uma mousse muito fofa e com um sabor intenso a menta, com a vantagem de ser muito rápida de preparar, bem como a solidificar. Se precisam de uma sobremesa rápida, de última hora, esta é uma óptima sugestão. Experimentem!

Ingredientes
150g de marshmallows
50g de manteiga
150g de chocolate de culinária (com mínimo de 70% de cacau), partido em pedaços pequenos
100g de chocolates After Eight
60ml de água a ferver
250ml de natas
  
Preparação

Colocar os marshmallows, a manteiga, os chocolates e a água numa panela. Levar a lume brando, até os ingredientes se dissolverem e incorporarem-se. Retirar do lume e deixar arrefecer. Bater as natas até ficarem em chantilly. Quando o preparado de chocolate estiver quase frio, incorporar as natas batidas suavemente. Levar ao frigorífico durante pelo menos uma hora. 

9 de dezembro de 2013

“Blog Mais Doce de Portugal” Tronco de Natal


Por estes dias, as receitas de Natal vão dando o ar da sua graça pela blogosfera. Cá por casa, já comecei a desfolhar livros e revistas para escolher as eleitas deste ano, aquelas que irão estar na minha mesa natalícia. O tronco de Natal, nomeadamente, é uma presença muito assídua na minha mesa e, provavelmente, nas vossas também. Deste modo, trago-vos hoje mais uma sugestão!

Esta receita surgiu através de um desafio que o açúcar RAR lançou aos bloggers de Portugal: a partilha de um docinho especial para aquecer corações neste Natal.
  
Ingredientes 
Bolo
3 ovos
160g de açúcar RAR
50g de farinha sem fermento
50g de maizena
1 colher de chá de fermento
1 colher sopa de água

Recheio
1 tablete de chocolate branco de culinária
6 ovos (separar as gemas e as claras, para bater as claras em castelo)
6 colheres de açúcar RAR
1/4 de natas

Cobertura de creme de chocolate
1 ovo
90g de manteiga
50g de açúcar RAR
50g de chocolate de culinária

Preparação
Bolo
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Começar por fazer o bolo: bater as gemas com o açúcar; quando a mistura começar a ficar esbranquiçada, adicionar o fermento, a farinha, a maizena e uma colher de sopa de água. De seguida, bata as claras em castelo. Depois, misturar as claras na massa e incorporar bem, mas sem bater. Colocar a massa num tabuleiro rectangular, previamente untado e forrado com papel vegetal, e levar ao forno a cozer durante cerca de 10 minutos.

Creme de chocolate
Bater o ovo com o açúcar e a manteiga. Derreter o chocolate e juntar ao creme do ovo e da manteiga. Misturar bem e guardar no frigorífico.

Recheio
Bater as claras em castelo e reservar. Derreter o chocolate branco em banho-maria e, quando estiver derretido, juntar as natas. Bater as gemas com o açúcar e adicionar ao preparado do chocolate, deixando cozinhar durante 3 minutos sem parar de mexer. Adicionar as claras e envolver tudo muito bem. Deixar arrefecer e colocar no frigorífico até à altura de rechear o tronco.

Desenformar o bolo sobre uma folha de papel vegetal, polvilhada com açúcar em pó. Retirar a folha de papel que usou para forrar o tabuleiro e deixar arrefecer um pouco. Barrar a superfície da torta com a mousse de chocolate branco, enrolar com a ajuda do papel e colocar sobre uma torteira. Depois de frio, cortar um topo do bolo para formar o tronco de Natal. Passar o bolo para o prato de servir e cobrir com o creme de chocolate, levando de seguida ao frigorífico para endurecer um pouco. Para completar a decoração, polvilhar o tronco com raspas de chocolate e um azevinho, feito com pasta portuguesa verde e vermelha.


Passatempo aqui : RAR

1 de novembro de 2013

Doce ou travessura


Hoje é dia de Todos os Santos. Por tradição, as crianças saem à rua batendo de porta em porta, pedindo o Pão por Deus. Mas este ano a tradição já não vai ser a mesma… Tenho pena que as tradições se vão perdendo no tempo mas, por outro lado, vamos adoptando as tradições de outros países, neste caso, o Halloween.
Cá em casa, a tradição vai manter-se: as broas dos Santos vão ser feitas e faço questão de dar o Pão por Deus às crianças da minha vida. Mas as bruxas também passaram por cá e eu decidi fazer-lhes um bolo horripilante de bom, com chocolate pecaminoso e creme de mascarpone assustador. Experimentem!

Ingredientes
6 ovos
2 chávenas de chá de açúcar 
2 chávenas de chá de farinha
1 chávena de chá de óleo
1 chávena de chá de água a ferver
1 chávena de chá (mal cheia) de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento
1 colher de café bem cheia de bicarbonato de sódio
200g de queijo mascarpone
200ml de natas
70g de açúcar em pó
Corante laranja
50g de chocolate de culinária


Preparação do bolo
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar duas formas de 18cm com manteiga, polvilhar com farinha e reservar. Bater os ovos com o açúcar, até ficar um creme esbranquiçado e aumentar de volume. Adicionar a farinha com o fermento e o bicarbonato de sódio, de seguida o óleo, o chocolate em pó e, por fim, a água a ferver, batendo sempre muito bem entre cada adição. Colocar a massa nas formas e levar ao forno durante cerca de 40 minutos.

Recheio e cobertura
Preparar o creme mascarpone
Colocar numa tigela o mascarpone e as natas e, com a batedeira eléctrica, bater em velocidade média até ficar em creme. Sem desligar a batedeira, adicionar o açúcar, continuando a bater até resultar um creme espesso. Adicionar umas gotas de corante e envolver muito bem.
Depois do bolo esfriar, desenformar, aparar a parte de cima (de modo a ficar uniforme). Sobrepor os bolos, intercalando com o recheio, cobrindo depois o bolo e as laterais com o recheio.  

Para fazer as aranhas de chocolate, derreter o chocolate em banho-maria e, quando este estiver líquido, colocar num saco de pasteleiro. Depois, cortar o bico do saco e distribuir o chocolate em cima de papel vegetal com as formas desejadas. Levar ao frigorífico até solidificar. 

13 de setembro de 2013

Sobremesa para verdadeiros gulosos


Desde já um aviso: esta sobremesa é imprópria para pessoas que não gostam de sobremesas muito doces. Porque é realmente muito doce, uma explosão de sabores que nos deixa “atordoados”! No entanto, comido em pequenas quantidades, é um manjar dos deuses quase sem igual.
Foi uma sobremesa improvisada, com algumas coisas que tinha no frigorífico e que tinham sobrado de outras sobremesas. E o resultado foi este: uma bomba de sabores, extraordinariamente calórica, para dias muito especiais… Experimentem!

Ingredientes
Doce de leite
1 litro de leite
500g de açúcar
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1 colher de sobremesa (rasa) de farinha  maizena

Brigadeiro de chocolate branco
1 lata de leite condensado
200ml de natas
1 colher sopa de manteiga sem sal
100g de chocolate branco (picado)

Biscoitos amaretti
1 café expresso forte

Preparação do doce de leite
Numa panela de fundo pesado, colocar o leite, o açúcar, o bicarbonato e a farinha maizena. Levar a lume brando e ir mexendo com uma vara de arames. Lentamente, irá passar de branco para amarelado, ficando depois acastanhado, até resultar numa cor de caramelo forte (este processo pode levar cerca de 2 horas). Depois de pronto, colocar em frascos esterilizados e guardar no frigorífico até utilizar.
Preparação do brigadeiro de chocolate branco
Numa panela de fundo pesado, colocar todos os ingredientes. Levar a lume brando e, com vara de arames, ir mexendo até ficar espesso, mas não muito grosso.

Preparação da sobremesa
Tirar um café expresso e deixar arrefecer. Em cada tigela individual, colocar uma colher de sopa bem cheia de doce de leite. De seguida, colocar em cada uma 8 biscoitos amaretti, previamente passados pelo café até ficarem ligeiramente ensopados. Finalizar com uma camada generosa de brigadeiro branco. Levar ao frigorifico durante pelo menos 3 horas antes de servir.


6 de setembro de 2013

Para fugir à tradição

Um dos doces preferidos do homem cá de casa é bolo de bolacha. Já aqui partilhei a receita que é costume confeccionar cá em casa e que, tradicionalmente, é preparada por nós os dois. No entanto, ao desfolhar uma revista, encontrei esta receita e mostrei-lhe, ao que me disse logo: «esse podia ser o segundo bolo de aniversário* deste ano…» E assim foi! Não é o usual bolo de bolacha, mas é igualmente saboroso e uma óptima sugestão para fugir à quantidade de manteiga que leva a receita tradicional. Quem comeu gostou e o aniversariante também. Experimentem!

*(de facto, o homem cá de casa teve direito a 2 bolos de aniversário)

Ingredientes
500g de natas frescas
2 pacotes de bolachas maria de chocolate
200g de chocolate branco de culinária
1 lata de leite condensado
8 folhas de gelatina
Óleo para untar

Preparação
Demolhar as folhas de gelatina em água fria. De seguida, bater as natas até ficarem montadas. Reservar.
Colocar o chocolate partido num recipiente que possa ir ao micro-ondas e levar a derreter. Colocar o leite condensado numa tigela e, com a batedeira em modo médio, ir adicionando o chocolate derretido ao leite condensado. Escorrer as folhas de gelatina no micro-ondas, sem deixar ferver, e adicionar em fio ao preparado anterior sem parar a batedeira (colocar em velocidade baixa). Por fim, envolver as natas no preparado de leite condensado e chocolate (não bater, apenas envolver!). Untar uma forma de aro e fundo amovível com um pouco de óleo. Dispor camadas alternadas de bolachas e creme, sendo a última camada de creme. Alisar e levar ao frigorífico a solidificar. Na hora de servir, desenformar, distribuir bolachas em redor do bolo e colocar as restantes numa picadora até ficarem em pó. Distribuir por cima do bolo e servir.

12 de julho de 2013

Meias-luas de brigadeiro


Tinha no frigorífico uma tigela com um restinho de creme de brigadeiro, que tinha preparado para um bolo de aniversário. Como cá por casa tenta-se ao máximo reciclar os alimentos, decidi improvisar e juntar este creme a uns discos de massa da La Cocinera (para quem não conhece, já aqui antes falei sobre o assunto). É claro que podem substituir por massa quebrada esticada, bem fininha. Mesmo improvisadas, posso dizer-vos que ficaram deliciosas, bem crocantes e com um sabor fantástico. Experimentem!

Ingredientes
12 discos de massa La Cocinera
Creme de brigadeiro
Açúcar em pó

Ingredientes creme de brigadeiro
1 lata de leite condensado cozido
200g de chocolate de culinária
1 pacote de natas

Preparação
Misturar os ingredientes e levar ao lume cerca de 5 minutos, envolvendo tudo muito bem com uma vara de arames. Deixar arrefecer.

Preparação
Distribuir o recheio pelos discos de massa, na medida de uma colher de sobremesa cheia e juntar as pontas da massa de modo a ficar com uma meia-lua. Repetir o processo com todos os discos. Colocar as meias-luas num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno durante cerca de 20 minutos.  Polvilhar com açúcar em pó.