Mostrar mensagens com a etiqueta Castanhas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Castanhas. Mostrar todas as mensagens

25 de novembro de 2013

Coelho com castanhas


Cá em casa somos apreciadores de coelho, mas não compro no talho: vêm da casa dos meus pais. É daquelas carnes que gosto de cozinhar durante bastante tempo, até a carne começar a desfazer-se, por isso tem de ser confeccionado com tempo e paciência. Para juntar ao coelho, que já me ia fazer despender algum do meu tempo, adicionei mais um ingrediente de que gostamos muito cá em casa – as castanhas. E assim, com carinho, tempo e alguns dos nossos ingredientes favoritos, fiz um jantar cheio de sabor, óptimo para estes dias de frio. De facto, a conjugação do coelho com as castanhas ficou perfeita! Experimentem também!

Ingredientes
1 coelho (partido em pedaços)
500g de castanhas congeladas
2 cebolas
2 dentes de alho
2 tomates maduros  
½ chávena de polpa de tomate
1 chávena de chá de vinho tinto de boa qualidade
1 raminho de salsa fresca picada
1 colher de chá rasa de pimentão-doce q.b.
1 colher de chá de alecrim seco picado
1 colher de café de cominhos moídos
Água quente q.b.
Sal q.b.
Azeite q.b.

Preparação
Picar as cebolas e os dentes de alho. Colocar tudo num tacho com azeite e, quando a cebola estiver ‘murcha’, adicionar o tomate previamente pelado, sem grainhas e picado, deixando estufar em lume brando durante 5 minutos. Adicionar o coelho, a salsa picada, a polpa de tomate, o vinho tinto e os temperos, deixando em lume alto a ferver durante 3 minutos, de modo a que o álcool do vinho evapore. Baixar o lume, adicionar uma chávena de água quente e deixar estufar cerca de uma hora (ter o cuidado de ir adicionando mais água se necessário). Ao fim desse tempo, adicionar as castanhas, rectificar os tempos (se necessário) e deixar cozinhar durante 20 minutos ou até as castanhas estarem cozinhadas. Servir de imediato, acompanhado de batatinhas cozidas. 

22 de outubro de 2013

Puré de batata-doce e castanhas para acompanhar chambão estufado


Pois é, parece que foi desta que o Outono veio para ficar. As castanhas já começam a aparecer, as folhas vão-se soltando das árvores e, cá por casa, já vou preparando refeições com ingredientes desta época.
Adoro o cheiro das castanhas, da erva-doce e já conto os dias para a preparação das broas dos santos.  Tendo encontrado esta receita de puré de castanhas e batata-doce no Cinco Quartos de Laranja, fiquei logo com vontade de experimentar. Para isso, precisava de algo à altura e foi assim que me lembrei do chambão estufado. O molho da carne, e as cenouras a desfazerem-se, combinaram fantasticamente com esse puré. A carne ficou muito boa, mas fiquei totalmente rendida a este puré, pois é mesmo muito bom. Experimentem!  
  
Ingredientes para o puré
600g de batata-doce descascada
300g de castanhas congeladas
1 cebola
2 dentes de alho
1l de água
0,5 dl de azeite
1 dl de natas
Noz-moscada q.b.
Sal q.b.
Ingredientes para a carne estufada
1kg de chambão
1 cebola picada
3 cenouras grandes
2 dentes de alho
2 tomates maduros (sem pele e sem grainhas)
1 copo de vinho branco
1 copo de água
1 colher de café de pimentão-doce
1 colher de sopa de salsa seca picada q.b.
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.

Preparação do puré
Colocar numa panela a batata-doce, descascada e cortada em pedaços pequenos, juntamente com as castanhas, os dentes de alho e a cebola cortada em pedaços. Temperar com sal e tapar com a água. Levar ao lume e deixar cozinhar. Assim que estiver cozido (cerca de 40 minutos), retirar do lume e escorrer. Colocar os legumes cozidos num robot de cozinha, juntamente com o azeite, as natas, o sal e a noz-moscada a gosto. Reduzir a puré.

Preparação do chambão
Fazer um refogado com a cebola picada, o alho picado e o azeite. Quando a cebola estiver “murcha”, adicionar o tomate picado, as cenouras cortadas a gosto e o vinho branco. Deixar cozinhar em lume brando durante 5 minutos. Por fim, adicionar a carne, a água e temperar com sal, pimenta, a salsa e o pimentão-doce. Deixar estufar a carne em lume brando pelo menos durante uma hora, ou até a carne separar-se do osso.