Mostrar mensagens com a etiqueta Bolos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Bolos. Mostrar todas as mensagens

16 de maio de 2019

Bolo de ananás invertido


Lata de ananás aberta, e como não gosto muito de guardar produtos enlatados no frigorifico, embora guarde em recipientes de vidro. Decidi utilizar logo e preparei este bolo. De preparação simples, rende bastante e bastante saboroso. Experimentem!

Ingredientes
5 ovos
200g de açucar 
200g de farinha de trigo com fermento
½ chávena de chá de óleo de girassol
½ chávena de chá de calda de ananás
1 lata de ananás de conserva (utilizei 7 rodelas)

Caramelo
250 g de açúcar
0,5 dl de água

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Preparar o caramelo (aqui encontram uma boa explicação do processo)
Começar por untar com caramelo uma forma de 24 cm. Dispor no fundo as rodelas de ananás e reservar  
Bater os ovos com o açúcar, até ficar um creme esbranquiçado e aumentar de volume. Adicionar o óleo e a calda, batendo muito bem entre cada adição. Adicionar a farinha e envolver bem. Colocar a massa na forma e levar ao forno durante cerca de 40 minutos. Retirar o bolo do forno e desenformar ainda quente.

11 de setembro de 2018

Bolo de coco e framboesas



Bolo morno ao lanche, nos domingos em que estamos em casa, já é uma tradição. Preparo sempre receitas simples e adiciono o que tenho no frigorífico. Desta vez foram umas framboesas, mas podem não colocar nada, pois fica igualmente bom. Além disso, tenho optado por não utilizar açúcar refinado, por isso o bolo ter ficado tão castanho. É um bolo simples mas super-saboroso, que não fica seco ao fim de dois dias. Experimentem!

Ingredientes
5 ovos
Uma chávena de chá de açúcar de coco + 1/2  chávena de chá de açúcar louro
1 iogurte cremoso
Uma medida mal cheia do copo do iogurte de óleo de girassol
Duas chávenas de chá de farinha com fermento
4 colheres de sopa de farinha de coco
1 punhado de framboesas 

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga uma forma de bolo inglês e forrar com papel vegetal. Colocar os ovos e o açúcar numa tigela e bater com a batedeira, a velocidade média, até ficar em creme e aumentado o volume De seguida, adicionar o iogurte e o óleo e bater até ficar tudo incorporado. Por fim, adicionar a farinha . Depois, bater a velocidade baixa, até a farinha estar toda incorporada. Colocar a massa na forma. Distribuir as framboesas por cima da massa e levar ao forno durante 45 minutos. Retirar, deixar arrefecer numa grade de bolos e só depois desenformar.  

* a forma deve ser forrada com papel vegetal, pois as framboesas afundam e podem ficar agarradas ao fundo


7 de junho de 2016

Bolo de banana e ananás



Haja bananas maduras e temos direito a bolo! Já tinha visto esta receita no livro do Jamie Oliver, Jamie’s Comfort Food, mas como queria algo mais simples, confecionei apenas o bolo e deixei de lado o recheio e cobertura. Resultado final: um bolo bem húmido e cheio de sabor. Experimentem!

Ingredientes
125ml de  azeite 
175g de farinha com fermento
1 colher de café de canela em pó
175g de açúcar refinado dourado
2 bananas médias (e muito maduras)
4 rodelas de ananás de lata
1 ovo grande
1 colher de chá de extracto de baunilha

Preparação
Aquecer previamente o forno a 180ºC. Forrar uma forma de 20 cm com papel vegetal. Peneirar a farinha e a canela para uma tigela, adicionando o açúcar e uma pitada de sal marinho. Noutra tijela, descascar as bananas e esmagá-las com um garfo.
Secar e cortar finamente o ananás e adicionar às bananas, juntamente com o azeite, o ovo e o extracto de baunilha, envolvendo tudo muito bem. Adicionar os ingredientes secos aos ingredientes húmidos, mexendo até ficar homogéneo. Colocar a massa na forma e levar ao forno durante 35 minutos.

*Receita original: Hummingbird cake do Jamie Oliver

6 de maio de 2016

Bolo de banana e chocolate


Cá em casa, consumimos bananas ‘a puxar para o verde’. Quando estas já estão a ficar maduras, vão logo para o congelador. Assim, arranjamos uma maneira de reciclar as mesmas, confeccionando bolos ou panquecas. Desta vez, saiu um bolo de banana e chocolate, bolo grande e bem saboroso. Feito a duas mãos, com a ajuda da minha sobrinha M., foi assim que recebemos mais um fim-de-semana. Experimentem!


Ingredientes
3 ovos
400g de bananas (utilizei congeladas)
350g de farinha com fermento
200g de açúcar branco
70g de açúcar mascavado
50g de xarope de ácer
100g de óleo de girassol
100g de chocolate de culinária
70g de pepitas de chocolate

Preparação
Derreter o chocolate de culinária em banho-maria e reservar. Depois, bater os ovos com os açúcares, até ficar uma mistura fofa e esbranquiçada. Adicionar o óleo e o xarope de ácer, voltando a bater até ficar uma massa homogénea. De seguida, adicionar o chocolate derretido e a banana previamente esmagada. Voltar a bater. Por fim, adicionar a farinha e as pepitas de chocolate e envolver tudo com uma colher de pau (mas sem bater). Colocar a massa numa forma de chaminé, previamente untada e polvilhada com farinha. Levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 40 minutos. 

27 de novembro de 2015

Bolo de chocolate com coco e sem farinha

Fim-de-semana é altura de bolinho! Adoro sentir o cheiro a bolo pela casa e saborear uma fatia do mesmo à hora do lanche, acompanhado com uma chávena de chá. E agora, com os dias cada vez mais frios, apetece mais ainda. Este bolo que vos trago não leva farinha, mas fica muito saboroso e muito húmido, é para verdadeiros apreciadores de coco. Experimentem!

Ingredientes
6 ovos
8 colheres (de sopa) de açúcar
6 colheres (de sopa) de chocolate em pó
2 colheres (de sopa) de manteiga derretida
120 gramas de coco ralado
1 colher (de sopa) de fermento
Molho
1 pacote de natas
4 colheres (de sopa) de chocolate em pó
2 colheres (de sopa) de açúcar

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar e forrar uma forma de 20 cm com papel vegetal. Triturar metade do coco numa trituradora, até ficar quase farinha. Bater os ovos com açúcar e adicionar a manteiga, o chocolate e a ‘farinha’ de coco. Envolver tudo muito bem. Por fim, adicionar o restante coco e voltar a envolver (reservar uma colher de sopa de coco, para polvilhar no final). Colocar a massa na forma e levar ao forno durante 40 minutos. Retirar, deixar repousar um pouco e desenformar.
Misturar todos os ingredientes do molho num tacho e levar ao lume durante 4 a 5 minutos, mexendo sempre. De seguida, regar o bolo ainda quente com a calda. Depois de arrefecer decorar com o coco reservado.


Receita original daqui: http://tambmqueroumblog.blogspot.pt/


17 de junho de 2015

Bolo de banana com coco


O bolo de banana é um dos preferidos do homem cá de casa. Como não consumimos bananas maduras, tento sempre arranjar um destino feliz para as ditas e o bolo de banana é sempre uma boa opção. Desta vez, a versão escolhida foi confeccionada com coco. Simples de preparar mas muito saboroso, resulta num bolo húmido que dura bastante dias sem secar. Experimentem!  

Ingredientes
3 bananas da Madeira
200g de açúcar
4 ovos 
70g de óleo de girassol
200g de farinha sem fermento
1 chávena de chá de coco
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal 
  
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Numa liquidificadora, colocar as bananas, o açúcar, o óleo e os ovos, batendo com a liquidificadora até ficar tudo muito bem ligado. Peneirar a farinha, depois o fermento e colocar numa tigela juntamente com o sal. Juntar os ingredientes líquidos aos secos e envolver muito bem com uma colher de pau. Por fim, adicionar o coco e voltar a envolver cuidadosamente, sem bater. Colocar a massa numa forma de bolo inglês, previamente untada com manteiga. Levar ao forno a cozer durante 30 minutos. Retirar, deixar arrefecer sobre uma grade e desenformar ao fim de 20 minutos.

31 de março de 2015

Bolo com recheio de framboesas e mascarpone


O bolo que hoje vos trago serviu para festejar mais um aniversário na família. Desde que comecei a fazer bolos, mais regularmente nos aniversários de família, bolos de pastelaria nem vê-los. Podem pensar que é muito complicado, e que dá muito trabalho fazer, mas com um bocadinho de tempo e paciência garanto-vos que compensa, tanto na carteira, como no sabor, sendo também um prazer confeccionar um bolo para quem gostamos. Este é um bolo bem fresquinho, onde utilizei framboesas, pois gosto muito da conjunção entre framboesas e mascarpone. No entanto, podem utilizar morangos que ficará igualmente fresco e muito saboroso. Experimentem!

Ingredientes do bolo
200g de manteiga (à temperatura ambiente)
½ colher de chá de sal fino
375g de açúcar
3 ovos
3 gemas
1 colher de sopa de essência de baunilha
275g de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
160ml de leite morno

Ingredientes do recheio e cobertura
1 pacote de natas frias
1 embalagem de mascarpone à temperatura ambiente
60g de açúcar em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
Framboesas e morangos

Preparação do bolo
Pré-aquecer o forno a 170ºC. Barrar uma forma de 18cm com manteiga, forrar o fundo com papel vegetal e polvilhar com farinha. Bater a manteiga, o sal e o açúcar, até a mistura ficar fofa e quase branca. Acrescentar lentamente os ovos, um de cada vez, batendo até ficar muito bem ligado, antes de adicionar o ovo seguinte. Adicionar as gemas e bater muito bem, juntando depois a essência de baunilha. Colocar numa tigela a farinha e o fermento, de maneira a que fique tudo incorporado, peneirando duas vezes esta mistura. Adicionar um terço desta mistura de farinha à de ovo e mexer, até estar incorporado. Adicionar metade do leite e mexer apenas para ligar. Repetir com o outro terço de farinha, seguido do resto do leite. Por fim, adicionar a última parte da farinha e envolver tudo até ficar bem misturado. Colocar a massa na forma e levar ao forno durante 40 minutos. Depois, retirar do forno e deixar repousar durante 10 minutos, antes de desenformar. Deixar arrefecer antes de cortar o bolo em duas partes.

Preparação do recheio
Bater as natas com o açúcar até formar picos firmes. Juntar o mascarpone e a essência de baunilha, batendo até ficar tudo ligado.

Montagem do bolo
Com uma faca grande, partir o bolo na longitudinal, de modo a obter duas metades. De seguida, colocar a primeira metade dentro da forma de 18cm. Cobrir com uma camada de mascarpone e distribuir as framboesas por cima, finalizando com a outra metade de bolo. Cobrir a forma com película aderente e colocar o bolo no frigorífico durante três horas. Para servir o bolo, basta desenformar para um prato de servir ou uma base de bolos, cobrir com o restante creme e decorar com morangos.


2 de fevereiro de 2015

Mini-triffle de morangos e chocolate


Esta é daquelas sobremesas que são preparadas em cinco minutos, simples e muito rápida. Desta vez utilizei bolo de chocolate, mas podem utilizar bolachas ou biscoitos partidos. É uma sobremesa muito versátil, para quando temos pouco tempo mas queremos um miminho para depois do prato principal. Experimentem!

Ingredientes (2 doses)
6 morangos (grandes)
2 pedaços de bolo de chocolate
4 colheres de sopas (bem cheias) de iogurte grego natural
1 colher de sopa de lemon curd
Raspas de chocolate de culinária
Morangos para decorar

 Preparação

Arranjar os morangos e cortar em cubos. Depois, misturar o iogurte com o lemon curd e reservar. Distribuir o bolo pelas taças de servir, colocando por cima os morangos cortados em pequenos cubos. De seguida, distribuir o iogurte pelas taças, finalizar com raspas de chocolate e decorar com morangos. 

15 de outubro de 2014

Bolo de banana |mais um|


Sim, cá em casa gostamos muito de bolo de banana! Aliás, já deviam ter reparado, pela periodicidade de publicações de receitas com bananas... Em certas ocasiões, até são esquecidas de propósito na fruteira, de modo a que fiquem maduras. E assim, passa a existir uma ‘razão’ para procurar uma receita para as utilizar. Quanto a esta receita, foi retirada do livro Baking From My Home to Yours, da Dorie Greenspan e, como sempre, adorámos! Experimentem também!

Ingredientes
2 + 2/3 de cup de farinha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de sal
½ colher de chá de noz-moscada (ralada na hora)
12 colheres de sopa rasas de vaqueiro líquida
1 cup de açúcar mascavado
1 cup de açúcar refinado
2 ovos grandes
1 colher de chá de essência de baunilha
4 bananas maduras esmagadas
2 colheres de sopa de rum (utilizei licor amaretto)
½ cup de iogurte natural
½ cup de cranberries picadas

Preparação
Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma de bolo inglês. Peneirar a farinha e adicionar o bicarbonato de sódio, o sal e a noz-moscada. Reservar. Numa tigela, bater a vaqueiro líquida com os açúcares, adicionar os ovos um a um e bater entre cada adição. Adicionar o licor e a essência de baunilha e bater a velocidade alta. Baixar a velocidade da batedeira e adicionar as bananas e o iogurte. Adicionar o preparado da farinha em três vezes, batendo sempre a baixa velocidade entre cada adição. Por fim, adicionar as cranberries e envolver com a massa. Colocar a massa na forma e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 45 minutos.

(Se não tiverem a medida de cup, podem utilizar uma chávena de chá).


19 de maio de 2014

Bolo de cenoura com creme de baunilha | WBD|


Como estava em dúvida entre dois bolos para festejar este dia, dei a escolher ao homem cá de casa e ele escolheu este. E posso dizer-vos que escolheu muito bem: adorámos o bolo! É intenso, cheio de sabor, mas não muito doce. Acompanhado por um creme guloso, que desliza na boca como se fosse veludo, resultou na combinação perfeita!
Tentem não se assustar com a extensão da receita pois, apesar de parecer complicado, não o é, valendo bem a pena todo o trabalho. De facto, foi dos melhores bolos que fiz ultimamente cá em casa. Logo, foi mesmo a escolha mais acertada para festejar este dia. Experimentem!

Bolo
2 + ½ cup de farinha sem fermento
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de fermento
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de gengibre seco
1 colher de café de sal fino
2 cups de açúcar branco
1 +1/4 de cup de óleo de girassol
4 ovos
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
1 cup de coco ralado
8 cenouras raladas

Cobertura e recheio (creme de baunilha)
6 claras (à temperatura ambiente)
1 +1/3 cup de açúcar branco
280g de manteiga (à temperatura ambiente)
450g de queijo creme (à temperatura ambiente)
1/3 de cup de açúcar em pó
1 colher de sobremesa de extrato de baunilha


Preparação do bolo
Pré-aquecer o forno a 160ºC. Untar com manteiga e polvilhar com farinha duas formas de 18cm.  Peneirar a farinha, o bicarbonato, o fermento, a canela, o gengibre e o sal. Bater o açúcar com os ovos e, com a batedeira em baixa velocidade, adicionar os ovos um a um e deixar bater bem entre cada um. De seguida, adicionar a baunilha. Também com a batedeira em baixa velocidade, ir adicionando os secos, uma colher de sopa de cada vez, até estar tudo incorporado. Por fim, adicionar a cenoura ralada e o coco e envolver com uma colher de pau. Colocar a massa nas formas e levar ao forno durante 55 minutos.
Retirar os bolos e deixar arrefecer sobre uma grade de bolos, durante 15 minutos, só depois desenformando (os bolos podem ser feitos com antecedência e guardados no frigorífico bem acondicionados).

Preparação do creme de baunilha
Combinar as claras com o açúcar granulado, numa tigela que possa ir a banho-maria (eu utilizo logo a tigela da batedeira, que é de aço inox). Colocar água no fundo de um tacho, colocar o recipiente de mistura no topo da panela, certificando-se que a parte inferior não está em contacto com a água, e aquecer a mistura de clara de ovo. Bater com frequência, com uma vara de arames, para as claras não cozinharem. Continuar a aquecer as claras até que estas estarem quentes ao toque (ou já não se sentir o açúcar quando esfregadas um pouco entre os dedos). Transferir a tigela para a batedeira e bater as claras a alta velocidade, até que a tigela esteja à temperatura ambiente e as claras montadas (este processo demora cerca de 15 minutos). Reduzir a velocidade da batedeira para o mínimo e adicionar a manteiga em pedaços pequenos (uma colher de sopa de cada vez), esperando entre cada adição. Quando a manteiga estiver toda adicionada, aumentar novamente a velocidade da batedeira até ficar um creme claro e macio. Uma vez o creme de manteiga concluído, retirar da tigela e reservar.
Colocar o queijo creme na tigela onde foi feito o creme de manteiga (não é necessário lavar a tigela) e bater o queijo creme com o acessório da pá, a velocidade média, até este ficar em creme. Reduzir a velocidade e adicionar uma colher de sopa de cada vez do creme de manteiga, até ficar tudo misturado. Por fim, adicionar a essência de baunilha e o açúcar em pó e bater o suficiente para incorporar tudo. Colocar no frigorífico até usar, já que pode ser feito com alguns dias de antecedência (irá sobrar creme, mas podem guardar no frigorífico e utilizar em outra receita).


Para montar o bolo, dividir cada um ao meio com uma faca de serrilha. Colocar uma metade no prato de servir e distribuir uma camada generosa de creme, repetindo este passo até acabar os bolos. Finalizar com uma camada de creme no topo (eu utilizei um bico de pasteleiro para fazer o efeito ondulado), levar depois ao frigorífico até servir. Imediatamente antes de servir, polvilhar com amêndoa em cubos tostada.  

23 de abril de 2014

World Baking Day


Pois é, estamos a aproximar-nos da data do World Baking Day. Este vai ser comemorado no dia 18 de Maio e, mais uma vez, venho desafiar-vos a confeccionarem um bolo para comemorarmos. E para ajudar aos festejos, recebi da Vaqueiro um fogãozinho “de brincar”, recheado com produtos fantásticos, como podem ver na fotografia.   
O World Baking Day  nasceu da vontade de inspirar a vida das pessoas, mostrar-lhes que fazer um bolo não é uma tarefa difícil mas, pelo contrário, pode ser uma excelente atividade de prazer e descontracção, pessoal ou em família. Além disso, o resultado, mais ou menos perfeito, será sempre uma conquista e um motivo de orgulho.
Vão para a cozinha e aventurem-se a fazer um bolo! Dia 18, irei aqui partilhar o meu e, até lá, irei também mostrar algumas receitas elaboradas com os ingredientes que, tão gentilmente, a Vaqueiro me ofereceu. 




10 de abril de 2014

Bolo de banana, versão Matt Preston, Masterchef Austrália


Sou uma espectadora assídua do Masterchef Austrália e adoro as Master Classes. Nestas, os intervenientes explicam muito claramente as receitas e, normalmente, são simples de preparar. Foi o caso desta receita apresentada por Matt Preston: receita muito simples, super-fácil de preparar, mas cheia de sabor. Como o homem cá de casa adora bolo de banana, não podia deixar de experimentar. Experimentem também!

Ingredientes
125g de manteiga sem sal (à temperatura ambiente)
220g de açúcar
2 ovos
3 bananas da Madeira (muito maduras)
260g de farinha sem fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga uma forma de bolo inglês e forrar com papel vegetal. Colocar a manteiga e o açúcar numa tigela e bater com a batedeira, a velocidade média, até ficar em creme. Adicionar os ovos, um a um, batendo a cada adição. De seguida, adicionar as bananas e bater até ficar tudo incorporado. Por fim, adicionar a farinha e o bicarbonato previamente peneirado. Depois, bater a velocidade baixa até a farinha estar toda incorporada. Colocar a massa na forma e levar ao forno durante 50 minutos. Retirar, deixar arrefecer numa grade de bolos e só depois desenformar.  

24 de março de 2014

Parabéns para mim


Esta semana andei sumida aqui do meu cantinho… O tempo foi pouco, muito pouco, mas apenas por boas razões: completei mais uma Primavera e estive toda a semana em formação. Foi uma semana muito doce, e não podia deixar de partilhar esta doçura toda convosco! Assim, bolinho para mim, receita para vós. Experimentem!

Ingredientes Massa
Bolo de iogurte (dobrei a receita e utilizei duas formas de 18cm)
5 ovos
1 iogurte grego
3 medidas de açúcar
3 medidas de farinha
1 medida de óleo
1 colher de chá de fermento
*a medida utilizada é a do copo de iogurte

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Barrar uma forma de 18cm com manteiga e polvilhar com farinha.  Separar as gemas das claras e bater as gemas com o açúcar, até ficar um creme fofo. Adicionar o iogurte, o óleo e bater tudo muito bem. Adicionar a farinha e o fermento aos poucos, batendo entre cada adição. Por fim, adicionar as claras em castelo, tendo o cuidado de não bater a massa, mas apenas envolver. Colocar a massa na forma e levar ao forno durante cerca de 35 minutos.

Ingredientes Cobertura e recheio
Creme mascarpone e lemon curd
500g mascarpone
280g de açúcar em pó
100g de manteiga (à temperatura ambiente)
½ chávena de chá de natas frescas
½ chávena de chá de Lemon Curd

Preparação
Bater a manteiga até ficar suave, adicionar o mascarpone e bater durante mais alguns segundos. Adicionar o açúcar e o lemon curd e bater novamente, para incorporar tudo. Bater as natas até ficarem em picos. Por fim, adicionar as natas ao preparado anterior e envolver cuidadosamente, até o creme ficar homogéneo.

Ingredientes Compota rápida de morango
1kg de morangos
3 colheres de sopa de açúcar em pó
1 colher de sopa de sumo de limão

Preparação
Arranjar os morangos, retirar o pedúnculo e cortar em quatro pedaços. Colocar num tacho, juntamente com o açúcar e o sumo de limão. Deixar cozinhar em lume brando, até os morangos ficarem ligeiramente cozidos. Reservar até ficar frio.
  
Montagem do bolo (este deve ser confeccionado de véspera, de modo a poder repousar 12 horas no frigorifico):
Deixar os bolos arrefecerem completamente e nivelar a parte de cima de cada um. Com uma faca grande, partir o bolo na longitudinal, de modo a obter duas metades. Colocar a primeira metade dentro da forma de 18cm. Colocar uma porção do creme de mascarpone e cobrir com o doce de morango. Colocar outra metade e colocar por cima só o doce de morango. De seguida, colocar outra metade de bolo e cobrir com mascarpone de doce de morango, finalizando com a última metade. Cobrir a forma com película aderente e colocar o bolo no frigorífico.

Para servir o bolo, basta desenformar para um prato de servir ou uma base de bolos, cobrir com o creme mascarpone e decorar com framboesas.

13 de fevereiro de 2014

Guinness e chocolate |primeiro estranha-se, depois entranha-se|


Cá em casa não se comemora o dia dos namorados. Fundamentalmente, porque não é preciso ser dia dos namorados para fazer um jantar especial ou trocar presentes. Por isso, não vos trago nada de particular para esse dia, mas sim uma receita muito especial, para os dias em que queiram partilhar algo de muito bom com as pessoas que amam. Foi esse o caso deste bolo, partilhado entre amigos e família. Podem pensar que é combinação algo estranha, mas posso garantir-vos que é muito bom, resultando num bolo húmido e com uma cobertura que se derrete na boca. Experimentem!

Receita (adaptada daqui Nigella`s recipes)

Ingredientes
250ml de cerveja Guinness
250g de manteiga sem sal
75g de pó de cacau
400g de açúcar
140ml de natas
2 grandes ovos
1 colher de sopa de extrato de baunilha
275g de farinha de trigo
2 ½ colheres de chá de bicarbonato de sódio

Para a cobertura
250g de queijo mascarpone
150g de açúcar em pó
125ml de natas frescas

Preparação
Pré-aquecer o forno em 180ºC. Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma de mola de 23cm com fundo amovível. Numa panela, colocar a cerveja e a manteiga. Aquecer até a manteiga derreter. Retirar do lume e juntar o cacau em pó e o açúcar. Envolver até estar tudo incorporado. Reservar. Numa tigela, bater os ovos com as natas e a essência de baunilha. Juntar à mistura de Guinness, envolvendo tudo. Misturar a farinha ao bicarbonato e juntar à mistura anterior. Colocar a massa na forma e levar ao forno durante 45 minutos. Ao fim desse tempo, retirar do forno, colocar sobre uma grade e deixar repousar para arrefecer completamente.
Para preparar a cobertura, colocar o mascarpone numa tigela, juntamente com o açúcar em pó. Bater com a batedeira em velocidade baixa, até o açúcar dissolver. Adicionar as natas e voltar a bater, até obter uma mistura homogénea e consistente para barrar. Colocar no frigorífico até servir o bolo. Por fim, desenformar o bolo, colocar a cobertura e servir.