Mostrar mensagens com a etiqueta Amêndoa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Amêndoa. Mostrar todas as mensagens

30 de outubro de 2019

Broas de batata doce


Chegou o Outono e com ele a vontade de comer as broas dos santos. O homem cá de casa andava com desejo de comer broas de batata doce, e apesar de não ser um tipo de broa que eu goste muito, lá procurei uma receita. Fui dar ao site da Fula e gostei da aparência da receita deles destas broas. De fácil preparação, confeccionei as broas num instante. Foi tão rápido que acho que deixei um bocadinho demais no forno, pois ficaram ligeiramente a passar o ponto de douradas. Não ficaram queimadas, mas estaladiças por foram e muito fofas por dentro. E tenho de admitir que fiquei rendida à textura e ao sabor das mesmas. Vai ser uma receita, de certeza, a repetir cá em casa. Experimentem!

Ingredientes
500g de batata-doce cozida sem pele
100g de açúcar
100g de amêndoa pelada moída
Uma gema de ovo + gema de ovo q.b.
Uma colher de chá de canela
Raspa da casca de 1 limão
50g de manteiga
Uma pitada de sal


Preparação
Cozer as batatas-doces em água, escorrer e triturar com a varinha mágica. Com o puré ainda quente, adicionar a manteiga, o açúcar, a amêndoa, a canela e uma pitada de sal. Levar ao lume e deixar cozinhar, mexendo sempre com uma colher de pau, até a mistura se desprender do tacho. Juntar então a gema e a raspa de limão. Mexer bem. Retirar o preparado do lume e deixar arrefecer completamente. Depois, com duas colheres de sopa, moldar as broas e colocar sobre papel vegetal. Por fim, pincelar as broas com gema de ovo e levar a cozer em forno pré aquecido a 180ºC durante 20 minutos.

11 de abril de 2017

Sugestão para a Páscoa | Tarte de abóbora e amêndoa |


Após ter provado um pudim de abóbora e amêndoa por terras da Serra da Estrela, andei pela net à procura da receita. Até que finalmente encontrei e decide experimentar.
O resultado não foi um pudim como estava na imagem, mas uma tarte fantástica. Na altura, pensei que devia ter-me enganado na receita. No entanto, agora que voltei a experimentar aconteceu o mesmo... O pudim era bom, mas em tarte é muito melhor! É certamente uma óptima sugestão para a vossa mesa da Páscoa. Experimentem!

Ingredientes
300g de açúcar 
2dl de água 
250g de amêndoa triturada (mas não em farinha)
30g de manteiga com sal derretida
1 carcaça
1 ovo
5 gemas 
1 colher de chá de canela 
2 colheres de sopa (bem cheias) de doce de abóbora 
Caramelo para o fundo q.b.

 Preparação
Pré-aquecer o forno a 180°C. Levar o açúcar ao lume com a água e deixar ferver, suavemente, durante 10 minutos. Adicionar a amêndoa, a manteiga e a carcaça esfarelada. Mexer muito bem até ficar tudo homogéneo. Já fora do lume, adicionar o ovo e as gemas desfeitas, a canela e o doce de abóbora. Misturar muito bem. Deitar o preparado numa forma de aro com 20cm, previamente caramelizada, e levar a cozer no forno, em banho-maria, durante cerca de 45 minutos.