Mostrar mensagens com a etiqueta Tortas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Tortas. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Torta de cenoura

Esta receita tem corrido a blogosfera e não precisa que lhe façam mais publicidade mas, eu não posso deixar de dar a minha opinião. A foto não é representativa do resultado porque foi tirada à pressa quando já estava quase a sair de casa.

Como tinha dito na postagem anterior, não passei o Natal em casa mas não deixei de fazer a doçura. Uma das coisinhas que fiz para levar para casa dos meus tios foi esta torta de cenoura e também as rabanadas recheadas. Não sei qual delas foi a mais apreciada mas foram as duas que tiveram mais saída! Isso é sempre bom :)

Foi um Natal diferente, comi muita coisa que não teria comido se tivesse ficado em casa. Para entrada havia pão, camarão, frutos secos, caracóis (sim, eu como e adoro caracóis. Só não gosto de uvas passas he he), queijo e enchidos. Depois o maravilhoso bacalhau, daquele altíssimo que se desfaz em lascas, acompanhado de couve, cenoura e batatas. O polvo cozido e os grelos ao lado. Mas, para mim, o melhor de tudo é o molho cozido e a roupa velha :) Não tirei foto de nada porque não estava em minha casa e ia ficar muito estranho!
Também fiz a tradicional aletria e fiz o que acho ser o melhor bolo de noz do mundo. Uma receita mexicana com o nome pan de nuez, que ficou melhor que a encomenda e será uma das próximas receitas a ser publicada. Estas coisinhas ficaram cá em casa, Natal é um exagero de comida e algumas coisas não levei!

Depois da ceia há que esperar pela meia-noite e, enquanto se jogava Uno, comia-se a torta de cenoura que foi a única a ficar na mesa, adivinhem lá porquê?! É, sem dúvida, receita vencedora :)

Ingredientes:
600 g de cenoura
1 pau de canela
300 g de açúcar
4 ovos
4 colheres (sopa) de farinha
1 colher (chá) de fermento
sumo e raspa de 1/2 laranja
canela em pó para polvilhar

Preparação:
Cozer as cenouras com o pau de canela e reduzi-las a puré (retirar o pau de canela antes). Juntar o açúcar, a raspa e o sumo de laranja, os ovos inteiros e bater bem. Envolver a farinha com o fermento e juntar ao preparado. Misturar bem. Deitar o preparado num tabuleiro forrado de papel vegetal e untado com manteiga. Cozer em forno pré-aquecido a 170º, durante cerca de 20 minutos. Desenformar a torta ainda quente sobre um pano polvilhado de bastante açúcar. Retirar o papel vegetal, polvilhar com canela em pó e enrolar delicadamente com a ajuda do pano.

Ainda volto antes do novo ano mas, para aqueles que já não voltam, desejo um feliz 2010! Que seja bem melhor que 2009 :)

domingo, 6 de julho de 2008

Uma torta direitinha!



Eu e a minha saga de enrolar tortas. Não tenho qualquer afeição pela arte do enrolanço. Embora às vezes me enrole toda em certas coisas ;)
Não querendo enrolar ninguém, passo já para a receita desta torta que ficou direitinha... yes!!!
Aproveitei algumas cerejas que me foram oferecidas (não enrolar ninguém tem as suas vantagens, quanto mais não seja, receber coisinhas boas dos vizinhos eh eh) e não resisti à tentação de tentar fazer uma torta de cerejas :) Baseei-me numa receita que encontrei na revista "Mulher Moderna na Cozinha" nº 106 (2005) mas fiz algumas alterações.

Ingredientes da massa:
3 ovos
4 gemas (usei 3)
250 g de açúcar (usei 230)
4 colheres (sopa) de leite morno
125 g de farinha
1 colher (sobremesa) de farinha maisena
1 colher (sopa) de manteiga amolecida
manteiga e aroma de baunilha q.b. (ainda não encontrei aroma de baunilha, está esgotado ou ninguém compra por cá)

Ingredientes do recheio e cobertura:
1 chávena de creme de pasteleiro (fiz o meu na hora)
2 dl de natas (não usei)
15 cerejas
50 g de chocolate (tablete)
cacau em pó (usei açúcar em pó)

Untei um tabuleiro (usei o do forno) com manteiga e forrei com papel vegetal também untado.
Bati os ovos com as gemas até ficar fofo. Juntei o açúcar e bati mais um bocadinho. Adicionei o leite e quem tiver e quiser adicione a essência de baunilha também.
À parte peneirei as farinhas e envolvi no preparado de ovos, alternado com a manteiga amolecida. Verti a massa no tabuleiro e levei ao forno por 15 minutos. Retirei e polvilhei com açúcar. Desenformei e deixei arrefecer.
Entretanto preparei o creme de pasteleiro: fervi 1,5 dl de leite com uma casca de limão. Retirei a casca do limão. À parte, misturei 45g de açúcar, duas gemas e 15g de farinha. Verti o leite em fio, mexendo sempre. Levei ao lume até engrossar.
Barrei o bolo com o creme de pasteleiro e polvilhei com cinco cerejas picadas (acho que mais ficava melhor). Enrolei a torta com a ajuda do papel vegetal (não foi preciso o pano para ajudar) e aparei as pontas. Não usei, mas pode cobrir-se com as natas batidas com 2 colheres de açúcar. Eu polvilhei com açúcar em pó. Derreti o chocolate com um pouco de leite no microondas. Como ainda não tenho saco de pasteleiro (aiiiiii, que tristeza! Comprei um rafeiro que se desfez na primeira utilização, a culpa não foi minha ok?) pus o chocolate numa saca plástica e cortei a ponta. Fiz risquinhas por cima da torta e depois pus as cerejas em fila. Pus chocolate em cima das cerejas. E prontinho :)



Gostei muito do creme de pasteleiro... muito fácil! Só acho que gastei muitos ovos e a torta ficou "piquena" (a nível de altura da massa), gosto quando cresce muito (lá vem a malandrice eh eh).