Tudo depende dos dias e das horas... Depende de todas as condicionantes da vida... E são muitas... Mas tem sempre uma pitada de canela moída...
sábado, 28 de agosto de 2010
Tarte de figos
sábado, 9 de janeiro de 2010
Tarte de coco coberta
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Tarte de maçã da Normandia
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Tarte de abóbora
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Tarte fine aux pommes
domingo, 4 de outubro de 2009
Tarte norueguesa de maçã
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Apple Pie da Si
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Quiche doce de maçã
sexta-feira, 27 de março de 2009
Tarte folhada de maçã
Até agora a base folhada que mais gostei de usar foi a que comprei no Modelo (Belmiro, estou à espera do patrocínio. Queres a minha morada ou vais fazer fitas? És só tu e o gajo da Vaqueiro que eu nem sei quem é, mas vem de lá esta receitinha!) na zona das massas frescas. Fica uma massa macia que parece derreter na boca. Não fica como as outras que tenho experimentado e que ficam duras!
Ingredientes:
4 maçãs
Preparação:
Ligue o forno e regule-o para os 250 °C. Descasque e corte as maçãs em fatias e salteie numa frigideira com a margarina. Polvilhe com o açúcar e depois deste estar derretido salpique com um pouco de rum. Desenrole a placa de massa folhada e coloque-a sobre uma forma de tarte. Mantenha entre a forma e a massa o papel vegetal em que vem enrolada, aparando apenas as pontas com uma tesoura. Pique com um garfo e espalhe as maçãs sobre o fundo, vire as bordas da massa sobre as maçãs de modo a fazer uma barra. Salpique com um pouco de canela moída. Coza no forno entre 10 a 15 minutos.
Sugestão: Fica óptima servida morna, simples ou com uma bola de gelado de nata ou de baunilha.
Não servi com gelado porque no meu congelador não cabe nada disso. Já agora, ó Belmiro que tal enviares uma arcazinha frigorífica? Telefona ao gajo da Vaqueiro e dividam a despesa. Eu sei que deves ser avarento comó raio e perdoo-te o defeito! Eu aceito uma pequenininha porque a cozinha não é grande. Também não me importo se quiseres vir remodelar o barraco, ok? Me liga vai e combinamos tudo direitinho :)
Ju, obrigada pelo selinho e pela amizade!
Aproveito também para dizer que já combinamos o dia do encontro com a Ana no Porto. Se alguém se quiser juntar a nós ainda vai a tempo :)
Bom fim de semana a todos!!!
segunda-feira, 23 de março de 2009
Tarte de ameixa seca
Agora, vamos a outro selinho que me foi passado pela Ana e pela Pepermint. Elas dizem que o meu blog é Roxie e eu nem faço ideia do que quer isso dizer. Mas acho que deve ser algo bom :)
quarta-feira, 11 de março de 2009
Tarte de batata com bacon e queijo
Ingredientes:
Preparação:
Ponha uma frigideira ao lume com óleo e ligue o forno para os 200 °C. Entretanto pele e corte as batatas em rodelas grossas ou em cubos. Frite-as no quente até começarem a alourar. Escorra sobre papel absorvente e tempere com um pouco de sal e de pimenta. Enquanto frita as batatas, retire o courato às fatias de bacon e disponha-as em círculo sobre uma forma de tarte (untei com um pouco de margarina), a partir do centro, sobrepondo-as um pouco, de forma a cobrir completamente o fundo e deixando metade das fatias para fora da forma. Espalhe metades das batatas sobre as fatias de bacon. Por cima espalhe o queijo cortado em fatias finas. Cubra com as restantes batatas. Bata os ovos até estarem desfeitos, junte as natas e misture bem. Tempere com sal e pimenta e se gostar perfume com um pouco tomilho fresco ou outra erva aromática do seu agrado. Deite sobre as batatas e cubra o preparado com as pontas das fatias de bacon, voltando a sobrepô-las. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos.
Sugestão: Caso as fatias de bacon sejam salgadas, coloque-as em água quente por alguns instantes. É o bastante para retirar o excesso de sal.
Se tiver sobras de batatas cozidas, pode aproveitar para fazer esta tarte!
A vizinha da Tasca mais próxima do blog é uma miúda porreiraça. Eu e a Cenourita fazemos guiões de filmes/novelas juntas e é uma risota!!! Ela foi desafiada a falar da vizinhança e, não satisfeita, passou o desafio a outras vizinhas de blog. E eu fui uma das escolhidas.
As regras são:
1- Dizer o nome da pessoa que enviou o prémio
Coisas boas da vizinhança:
Coisas más da vizinhança:
Passo o desafio apenas a 3 pessoas:
segunda-feira, 21 de julho de 2008
Tarte de maçã
Ingredientes massa:
250g de farinha
1 c. (sopa) de vinagre
1 c. (sopa) óleo
uma pitada de sal
10 c. (sopa) de água
manteiga e farinha q.b.
Eu usei uma base de massa folhada de compra
Ingredientes do recheio:
120 g de açúcar
2 ovos
100 g de farinha
2 dl de natas
1 clara (não usei mas fica mais levezinho)
5 maçãs (só usei uma reineta)
1 limão (sumo)
Preparação:
Para a massa misture a farinha, o vinagre, o óleo e o sal. Amasse e junte a água. Tape-a com um pano e deixe repousar por 20 minutos. Estique a massa e coloque-a numa tarteira previamente untada de manteiga e polvilhada de farinha. Ligue o forno a 180ºC. Comece a preparar o recheio, misturando 100 g de açúcar com os ovos, a farinha e as natas.
Bata a clara em castelo com o restante açúcar e envolva no preparado anterior. Verta a massa na tarteira. Descasque as maças, retire os caroços e corte em lâminas. Regue com o sumo de limão. Disponha-as na tarte e leve ao forno a cozer por 40 minutos. Retire e desenforne quando estiver morno. Eu polvilhei com canela e açúcar mascavado.
Receita retirada da revista "Mulher Moderna na Cozinha, nº 104
domingo, 4 de maio de 2008
Tarte de limão merengada
domingo, 27 de abril de 2008
Tarte de queijo americana
Numa forma maior em altura fica com um aspecto mais bonito porque a massa é muita e nas quantidades originais ainda fica maior :-)