Mostrar mensagens com a etiqueta Panquecas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Panquecas. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Notícia de última hora!


Achei que este título seria o chamariz perfeito para vos trazer até cá ;)
É só para avisar que faço aqui uma interrupção ao festival de courgettes que começou há um tempinho aqui no blog e que parece não querer terminar nunca.
No entanto, dá-se uma pausa por uma boa causa. O Figo Lampo, um dos melhores blogues portugueses, feito a partir da região mais a Sul de Portugal, continua a fazer as delícias de quem por lá tem o bom gosto de passar.
A Margarida proporcionou-me 3 dias maravilhosos há uns tempos atrás. A viagem deu pano para mangas, acho que ainda dá porque eu não me esqueço das panquecas prometidas e desaparecidas. É verdade, apesar da promessa, que acredito ter sido sincera, eu nunca comi panquecas a Sul. Porém, isso não foi motivo suficiente para terminar com uma amizade há tão pouco tempo iniciada. Felizmente, eu não guardo rancor nem mágoa. Tudo em mim é esperança, um dia hei-de comer panquecas a Sul!
Até lá, 3 panquecas levedadas porque a amizade, tal como o amor, deve levedar continuamente, devemos acrescentar-lhe dias, como quem acrescenta fermento à farinha para obter um belo pão.
Margarida, panqueca com panqueca se paga ;) 


Panquecas levedadas (Bella Eats):

2 chávenas de farinha
2 1/4 colher (chá) de fermento de padeiro seco 
1 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) açúcar
1 1/2 chávena de leite
2 colheres (sopa) de óleo
1 ovo, ligeiramente batido
1/3 chávena de leite, se necessário
1 pêssego, opcional

Preparação:
Misture os ingredientes secos.
Adicione o leite, óleo e o ovo e misture bem. Cubra com película de cozinha e refrigere durante a noite. Na manhã seguinte, junte 1/3 chávena de leite caso a mistura esteja muito espessa.
Deixe repousar 30 minutos à temperatura ambiente antes de começar a cozinhá-las.
Aqueça uma frigideira e unte com margarina ou spray de cozinha. Use 1/3 de chávena como medida e vá deitando a massa na frigideira. Se quiser, pode espalhar fatias de fruta por cima da massa, tal como eu fiz.

Notas:
Receita retirada do blog Bella Eats.
A primeira vez que fiz estas panquecas usei fermento fresco e a massa ganhou vida no frigorífico. Na manhã seguinte, tinha massa espalhada por todos os cantos do frigorífico. Aconselho a usarem fermento seco e um recipiente grande para que a massa possa crescer sem sair pelas bordas.
Rende cerca de 12 panquecas. Usei metade farinha trigo, metade farinha integral.
Caso sobre massa, deve ser guardada no frigorífico, coberta com película.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Panquecas de banana e canela

Que eu gosto de panquecas não é novidade, que eu não gosto de bananas também não. A novidade é que, de todas as panquecas que já fiz, as que são feitas com banana acabam sempre por ser as minhas favoritas. Nada se compara a panquecas de banana com uma pitada de canela. Foi no blog A Chef's Daughter que encontrei esta sugestão depois de ter visto duas bananas demasiado amadurecidas na fruteira. Estavam tão mais para lá do que para cá, que já nem as consegui fatiar em rodelas. Foram incorporadas à massa mesmo em quartos meios desfeitos e ficaram perfeitas para fins de semana frios, de chuva e muita preguicite aguda :)

Ingredientes:
1 - 1/2 chávena de farinha
3 colheres (sopa) de açúcar
1 - 3/4 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de canela
1 - 1/2 chávena de leite
3 colheres (sopa) de manteiga, derretida
2 ovos
1/2 colher (chá) de extracto de baunilha
2 bananas maduras, cortadas em fatias

Preparação:
Numa tigela misture os primeiros 5 ingredientes. Noutra, misture os restantes e coloque as bananas cortadas na mistura líquida e deixe repousar por 30 minutos antes de juntar os ingredientes secos e misturar mas não demasiado.
Aqueça uma frigideira antiaderente e, quando estiver bem quente, coloque 1/4 de chávena da mistura e deixe cozinhar até aparecerem bolinhas na superfície. Vire a panqueca, deixe cozer mais 1-2 minutos e retire. Continue o processo até a massa terminar.


Notas:
Usei 1 chávena de farinha para bolos e 1/2 chávena de farinha integral.
Diminuí a quantidade de açúcar porque as bananas maduras já são bastante doces.
Já fiz estas panquecas algumas vezes e nem sempre deixei repousar os 30 minutos, resultando na mesma.
Se as panquecas estiverem a queimar, reduza o lume para o mínimo.

Bom fim de semana!

sábado, 22 de janeiro de 2011

Panquecas de limão e papoila


Ter um limoeiro é essencial*. Pode faltar muita coisa na cozinha mas um limão, além de perfumar, dá para usar das mais variadas maneiras. Se estamos gripados, com a casca fazemos um chá reconfortante. Se é preciso um bolo, com ou sem cobertura, tendo limão agrada a todos. Estás cheio de sede? Faremos limonada depressinha. Queres uma sobremesa rápida para ainda saboreares quente? Sai já de seguida um leite-creme com ou sem canela. Acordaste com uma enxaqueca descomunal? Liga a máquina expresso e espeta uma casquinha de limão dentro da chávena que isso é remédio santo! E pró jantar? 'Bora lá temperar uns filetes de frango ou perú e grelham-se num instantinho. Então e depois? Depois, terminamos numas belas panquecas :) Afinal é sempre assim que as coisas terminam, não é?

Ingredientes:
2 chávenas de farinha (usei metade farinha para bolos, metade farinha integral)
1 colher (chá) de fermento
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/3 chávena de açúcar
1 pitada de sal
1/3 chávena de sementes de papoila
zest de 4 limões
2 chávenas de buttermilk**
2 ovos grandes ligeiramente batidos
2 colheres (sopa) manteiga derretida

Preparação:
Combine a farinha, açúcar, fermento, bicarbonato e sal numa tigela. Noutro recipiente, coloque o buttermilk, ovos, manteiga, zest de limão e as sementes. Junte os líquidos aos secos. Misture-os até obter uma mistura homogénea, mas não mexa demasiado.
Aqueça a frigideira e espalhe um pouco de manteiga. Coloque 1/3 chávena da massa e deixe cozinhar até dourar, vire a panqueca com uma espátula e deixe cozinhar e dourar do outro lado. Repita até terminar a massa. Sirva quente.

Vi esta receita no blog picky cook, foram servidas com manteiga e morangos frescos. Eu optei pelo Maple Syrup e por mais sementes de papoila.
Para que as panquecas não arrefeçam, vou guardando num prato dentro do micro-ondas, mas também podem colocá-las num tabuleiro no forno aquecido a cerca de 100º C.
Rende cerca de 12 panquecas.

*Não tenho nenhum, mas não deixa de ser algo essencial. É um projecto a longo-prazo ter um limoeiro. Entretanto vou colhendo os limões do terreno de uns tios e aceitando os que os vizinhos partilham.
**Substituição caseira: para cada chávena de leite misturar uma colher (sopa) de vinagre ou sumo de limão. Deixe descansar por 10-15 minutos antes de utilizar.


Fotos péssimas, panquecas boas!

Bom fim de semana :)

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Panquecas de canela

A minha amiga algarvia recebe muito bem, é uma excelente anfitriã, apesar de não ter cumprido com as waffles ou as panquecas :) Mas ela está tão, ó tão perdoada, que eu até lhe presto homenagem por fazer estas panquecas de canela que vi no Figo Lampo. Sim, são aquelas panquecas que ela disse que seriam as que me receberiam, caso eu fosse lanchar às terras do Sul.
Espero voltar em breve, não pelas panquecas porque o melhor é não acreditar muito nessas promessas, mas porque ela recebe de sorriso e braços abertos; também sei que se precisar de chegar ao comboio rapidinho... ela vai prego a fundo e sem praguejar ;)

Ingredientes:
140 gr de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) rasa de canela moída
240 ml de leite
1 ovo
1 colher (sopa) de óleo

Preparação:
Peneire a farinha e o fermento numa tigela, junte a canela, o sal e o açúcar.
Noutra tigela misture bem o ovo, o leite e o óleo. Despeje os ingredientes líquidos nos secos e envolva bem.
Aqueça uma frigideira anti-aderente em lume baixo. Despeje porções da massa na frigideira (uso uma medida de 1/4 de chávena) e deixe fritar. Quando a superfície começar a borbulhar, vire-as e deixe dourar do outro lado.
Sirva imediatamente com maple syrup ou mel e nozes.

Notas:
Já fiz estas panquecas duas vezes mas esqueço-me sempre de apontar quantas rende. Na foto só aparecem quatro, mas eu vou provando as panquecas à medida que as vou fazendo, portanto rendem muitas mais :)
Normalmente, faço com metade de farinha de trigo e metade de farinha integral, para pesar menos na consciência.

Boa semana!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Panquecas preciosas

Uma das piores coisas que me pode acontecer, e que acontece muito frequentemente, é acabar o gás enquanto eu estou a tomar banho. Um destes dias gelados, mal tinha entrado na banheira, coloquei o shampô no cabelo e quando dei uma chuveirada, senti-me enregelar. A água estava completamente gelada e eu encolhi-me imediatamente. Dei uns quantos berrinhos até alguém me ouvir e perguntei, alto e bom som, se o gás tinha terminado. A minha mãe gritou: "Tens cá uma sorte, tem sempre que terminar quando vais tu tomar banho!"
Fiquei ali à espera, dentro da banheira, com o cabelo ensaboado, os neurónios quase catatónicos e a sentir-me a entrar em hipotermia. Lembrei-me do filme "O Senhor dos Anéis". Porquê? - perguntam vocês. Porque eu parecia o Gollum, dobrada sobre mim mesma, a olhar para a torneira de água quente e a pensar "my precious" :)
Preciosas são também estas panquecas com bagos de rubi que, apesar de deliciosas, não me salvaram da constipação mas dão-me um certo conforto nestes dias de frio intenso!

Panquecas de laranja e romã:

5 colheres (sopa) de manteiga
1 chávena de leite
2 ovos
1 chávena de farinha (usei 1/2 farinha para bolos e 1/2 de farinha integral)
1/4 chávena de farinha de milho amarela
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) + 1 colher (chá) fermento em pó
3/4 colher (chá) de sal
3/4 chávena de bagos de romã
2 colheres (chá) de zest de laranja

Preparação:
Aqueça o leite com a manteiga até que esta derreta. Reserve até estar morno, cerca de 15 minutos. Bata os ovos e, lentamente, adicione 1/4 chávena da mistura de leite. Junte o resto do leite e mexa.
Numa tigela junte as farinhas, açúcar, fermento e sal. Junte a mistura de ovos à mistura seca, um pouco de cada vez, mexendo lentamente até que os ingredientes secos fiquem misturados. Deve ficar uma mistura grumosa e começar a borbulhar.
Adicione os bagos de romã e o zest de laranja e mexa até ficarem misturados.
Aqueça a frigideira, unte com manteiga e adicione 1/4 de chávena da mistura. Cozinhe de um lado e de outro e sirva quente com maple syrup.


Notas:
Rende cerca de 12 panquecas, se usarem a medida de 1/4 de chávena.
Caso pretendam uma massa mais doce, adicionem mais 1 ou 2 colheres de açúcar.
Vi a receita no blog Minimally Invasive, embora a receita original venha do New York Times mas é feita com arandos frescos.

Continuação de boa semana a todos!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Panquecas de dióspiro

Estamos a comer os últimos dióspiros da época e esta será muito provavelmente a última sugestão deste ano, com esta fruta, que apresentarei aqui. Mas devo dizer que termino em beleza :)
Os último estão guardados para saborear a polpa à colherada e, como não poderia deixar de ser, depois de ver umas panquecas de dióspiro no blog Eat This House, fiz sem pensar duas vezes!
Como sou daquelas que acorda esfomeada, juntei os ingredientes secos na noite anterior e, de manhã, tive apenas que preparar os líquidos e juntar à mistura. Rápido, simples e eficaz. Depois resta-me ligar a máquina do café e ficar impacientemente de espátula na mão em frente ao fogão :)

Ingredientes:
1 1/4 chávena de farinha (usei 1 chávena de farinha para bolos e 1/4 chávena de farinha integral)
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento
1/2 colher (chá) de sal
1/4 colher (chá) de canela moída
1/4 colher (chá) de cardamomo moído
1 chávena de leite
6 colheres (sopa) de polpa de dióspiro (1 ou 2 frutos)
1 ovo
2 colheres (sopa) de manteiga derretida

Preparação:
Numa tigela junte os ingredientes secos. Reserve.
Noutra tigela combine o leite, dióspiro, ovo e manteiga. Junte os líquidos aos secos e mexa, mas não muito.
Coloque colheradas de massa numa frigideira, vire e sirva com maple syrup.

Notas:
A massa dá para 8 panquecas.
Se não quiserem sentir a polpa do dióspiro podem passar a polpa na varinha mágica ou liquidificadora. Eu gosto de sentir os pedacinhos.
O cardamomo dá-lhes uma certa "ardência" que eu adorei.
Servi com golden syrup mas podem usar qualquer tipo de cobertura, desde que vos agrade.

Continuação de boa semana!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Panquecas para Pipoka


É tudo muito bonito, tão fantástico ser fã do Three Fat Ladies, dizer que a Pipoka é uma doçura, super simpática, atenciosa, bla, bla, bla... mas eu não me esqueço que ela tem em sua posse o meu pente (eu sei que é escova!) que foi, à minha rebelia, amarfanhado por mãozinhas manhosas :)
Eu não me esqueço, por isso não me vou armar em carapau de corrida e dizer que adoro o blog, a dona do blog - só conheço a Pipoka, mas ela vale por três -, dizer que já fiz receitas de lá e tudo saiu maravilhoso. Não, não vou fazer isso! Nem sei se ela gosta de manga nem de leite de coco (por acaso sei, mas isso agora não interessa nada), no entanto vou deixar estas fantásticas panquecas só porque eu adorei, e isso já diz tudo acerca do que eu sinto pela Pipoka e pelo blog que ela comanda há 3 anos.
A minha manifestação de amizade e admiração, deixo-a para quando me encontrar com ela outra vez e lhe cortar o cabelo à estalada (eu até tenho corpinho para isso!), de modo a que ela nunca mais tenha que desviar um pente a gente inocente e gentil ;)

Panquecas de manga e leite de coco (retirado daqui)

1 chávena de leite de coco
1 1/2 chávena de puré de manga
2 ovos
1 1/2 chávena de farinha (usei 1 chávena de farinha para bolos e 1/2 de farinha integral)
1 colher (sopa) de fermento (opcional)
1 colher (chá) de extracto de baunilha (opcional)
manteiga para a frigideira

Preparação:
Junte o leite de coco, a manga e os ovos até estarem bem misturados.
Junte a farinha em 4-5 vezes e vá mexendo entre cada adição até incorporar. Se usar, junte o fermento e o extracto de baunilha.
Derreta um pedacinho de manteiga na frigideira anti-aderente e coloque 1/3 de chávena da mistura de panquecas e deixe cozinhar até a massa formar bolhinhas à superfície. Vire e cozinhe do outro lado.
Sirva com mel, xarope ou fruta fresca.


Cobri as panquecas com um frasquinho de 4 frutos com mel, mas no dia seguinte fiz o resto e cobri com xarope de ácer e ficaram mais docinhas. Como a receita não leva açúcar convém cobrir com algo doce. A massa dá para cerca de 12 panquecas gordinhas e, se não quiseram fazer tudo de uma vez, guardem a massa no frigorífico e façam no dia seguinte.

Relembro que em Julho estarei de volta a Lisboa, quem quiser aparecer será bem vindo. Para isso envie um e-mail para mim que eu darei mais indicações. O encontro do ano passado deve ter sido tão bom, que este ano quase ninguém quer voltar a encontrar-se comigo he he

Esta postagem é parcialmente baseada numa obra de ficção, embora o pente esteja mesmo na posse de Senhora Dona gaja boa Pipoka! Mas eu até gosto da miúda, vá lá... tolero-a pronto! ;)

sábado, 17 de abril de 2010

Panquecas prateadas de laranja e coco

Confesso que está a custar encarreirar na net depois de tantos dias ausente. Descobri que isto enerva-me, não há qualidade de vida nenhuma em estar sentada em frente ao computador e a ficar com o rabiosque quadrado! Além do mais, ainda não consegui configurar a porra do Google Chrome e começo a ficar ainda mais possuída :)
Acho que a coisinha que me fez mais falta foi a página do Instituto de Meteorologia, porque o raio do tempo dá comigo em doida e eu gosto de saber qual a previsão para o dia de amanhã.

Quanto aos vossos blogs eu sabia que, quando voltasse, podia colocar as leituras em dia. Nada se perde na blogosfera :)
Foi ao actualizar as leituras que descobri que o Delícias e Talentos tem novo desafio. Antes do computador dar o berro publiquei as codornizes, que devem ter enjoado a maioria das pessoas que cá vieram, tal foi o tempo em que elas estiveram no topo da página à espera de nova publicação :)
Pois bem, antes que aconteça mais uma desgraceira, vou publicar a minha receita, participando assim no desafio Cozinhar com laranja com umas panquecas de laranja e coco que vi no blog Food loves writing.


Ingredientes:
3/4 chávena de farinha
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento
1/2 colher (chá) de sal
1/4 chávena de coco ralado
3/4 chávena de leite
1 ovo
1 1/2 colher (sopa) de manteiga, mais para a frigideira
1/2 colher (chá) extracto de baunilha
1 colher (sopa) de zest de laranja
1 colher (sopa) de sumo de laranja

Preparação:
Numa tigela, misture a farinha, açúcar, fermento, sal e coco. Reserve.
Noutra tigela, combine o leite, ovo, manteiga, baunilha e sumo de laranja. Adicione estes ingredientes à mistura seca e mexa até combinar. Adicione o zest de laranja.
Aqueça um pouco de manteiga na frigideira em lume médio. Quando estiver derretida, coloque colheradas de massa e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos ou até ficarem douradas, depois vire e deixe cozinhar do outro lado.

Sirva com xarope, compota, manteiga, etc. Eu usei laranjas maceradas que tinha feito no dia anterior. É só cortar duas fatias finas de 4 laranjas, uma a partir do topo e outra a partir da base. Com uma faca afiada, retire a casca das laranjas e a película branca que a reveste. Com um corte separe o lado de um gomo entre a parte "carnuda" da laranja e a membrana. Repita o mesmo procedimento para o outro lado do gomo e levante-o para o retirar. Faça-o sobre uma tigela para aproveitar o sumo de laranja. Repita o mesmo com todos os gomos. Coloque-os num prato raso e polvilhe com 1 colher (chá) de casca de limão ralada, 3 colheres (sopa) de açúcar refinado e 1 colher (sopa) de sumo de limão. Mexa com cuidado. Tape e deixe no frigorífico pelo menos 4 horas. Mexa novamente. Sirva frio. Esta receita foi retirada d' "O livro essencial da Cozinha Mediterrânica".

Notas: A tradução de silver dollar para "prateadas" é minha. Não sabia bem como traduzir e esta pareceu-me a melhor tradução :) Segundo apurei o silver dollar é das moedas mais famosas do mundo!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Panquecas Integrais

Num piscar de olhos, duas fotos captam dois animais a apanhar sol :) Há lá coisa melhor no Inverno do que ficar feito desmaiado (ia dizer feito lagarto, mas depois da goleada de ontem vou remeter-me ao silêncio!) ao sol a recuperar baterias?
Estes dois possuídos nem se importaram com as panquecas, ficaram todas para nós comermos, e por nós quero dizer eu e a minha mãe :) Dá cerca de 8 panquecas gorduchas, 4 para cada uma... divididas entre o pequeno-almoço e o lanche. A massa pode repousar no frigorífico ou fora dele, já que a temperatura é a mesma para estes lados :)

Ingredientes:
150 g de farinha integral
100 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
50 g de açúcar
1 ovo
1 pitada de sal
3 dl de leite
50 g de margarina derretida

Preparação:
É só enfiar tudo dentro de um copo largo e alto e triturar com a varinha ou então meter no liquidificador.
Aqueça uma frigideira anti-aderente e coloque pequenas porções de massa.
Deixe assar e quando apresentar buraquinhos à superfície, vire a panqueca para assar do outro lado.

Notas:
Receira retirada do blog Pão, Bolos e Cia.
Podem ser servidas com doce de morango, chocolate, açúcar e canela, maple syrup e etc.
Ficam gordas, fofas e lindas - modéstia à parte! Mais saudáveis e aprovadíssimas!

Boa semana a todos!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Panquecas de mascarpone

Esta é óptima para um fim de semana como o que está para vir, especialmente se estiver frio, e aqui está bastante!
A massa expande muito na frigideira, parece que cresce a olhos vistos. Ficam especialmente fofas e bem gorduchas :) E gordura, ao contrário do que dizem, é formosura sim senhora, pelo menos nas panquecas!

Não me lembro quantas panquecas obtive, mas sei que consegui pelo menos seis. Retirei a receita daqui e na mesma postagem têm três panquecas diferentes. As de maçã e buttermilk também me parecem deliciosas, as de banana já eu sei que são um espectáculo! Usei cerca de 100 gramas de mascarpone que foi o que me sobrou depois de ter feito os brownies.

Vem aí o dia dos namorados e podem sempre aproveitar para testar estas panquecas, feitas a dois devem saber ainda melhor. Mas sem badalhoquices, tá? Depois podem levar as "outras panquecas" pró quarto, pró corredor, pró chão da sala e até pra cima da máquina de lavar :) O que vocês fazem é lá convosco e eu não quero saber!

Ingredientes:
1 1/2 chávena de farinha
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento em pó
1-1/2 colher (chá) de sal
1/2 chávena de mascarpone à temperatura ambiente
3/4 chávena + 1 colher (sopa) de leite
2 ovos, ligeiramente batidos
1 colher (chá) de baunilha
1 colher (chá) de raspas de limão
1 chávena de mirtilos frescos ou congelados (não usei)

Junte os ingredientes secos. Noutra tigela, misture o mascarpone, leite, ovos, baunilha e limão até estar bem combinado. Junte a essa mistura os ingredientes secos e mexa até estar húmido. Junte os mirtilos e agregue cuidadosamente. Coloque colheradas na frigideira quente e cozinhe até ficar dourado dos 2 lados. Reserve e mantenha quente até servir. Sirva com manteiga, maple syrup/xarope de ácer ou simples.

Usei golden syrup por cima das panquecas (também podem despejá-lo em cima do vosso parceiro e...) mas, quem não tiver, pode usar mel que fica bom na mesma.
Desconhecia golden e maple syrup mas, graças a umas pessoas, já tenho esses produtos cá em casa e, sinceramente, as panquecas ganham mesmo outro sabor :)

Bom fim de semana!

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Panquecas de maçã

Alguém que ressuscite Freud que eu preciso dele, ok? É que não entendo nadinha de interpretação de sonhos :)
Em vez de sonhar com gajos bons e tal... não, aparecem-me sempre umas manhosas pahh!
Passo a explicar: No dia seguinte à publicação das panquecas de banana sonhei que estava a fazer turismo rural em Piódão (só em sonhos, porque nunca lá fui e é um dos sítios de Portugal que mais quero conhecer), numa casinha típica mas inteiramente restaurada, com uma cozinha fantástica e resolvi fazer panquecas... de banana. Entretanto, decidimos (por acaso, acho que havia gajo por perto... não faço é ideia de quem seja, porque não lhe vi a cara!) descer à aldeia para nos encontrar com outras pessoas e subir a serra. Ora subimos o que não era serra, mas rochas e pedregulhos. Quando chego lá cima aparece-me a Daniela Ruah (mas eu nem vejo as novelas da TVI, onde é que o meu inconsciente andava para ir buscar esta gaja?) vinda não sei de onde, com um bando de modelos com o nalguedo a dar a dar, armadas em finórias. Ora eu, muito simpática (que sou, ok?) ofereci uma panqueca de banana para as magricelas provarem. Ahh e tal, o que é que leva, perguntava ela, e eu lá disse "banana e mel" e a gaja, mal agradecida, atira a minha panqueca ao ar.
Deves gostar pouco de panquecas e de banana deves! Malcriadona :)
Vai daí, não tenho mais nada, soltei o mau feitio (que tenho, admito!), arranquei um poste de sinalização de trânsito do cimento (eu armada em Hulk! Não sei se era sinal proibido, se era STOP, ou outro qualquer!) e pimba... levou com ele na tola que foi uma maravilha!
Tcharan... acordei he he

Isto tudo para dizer, Daniela... miúda, se não gostas de panquecas de banana toma lá estas de maçã e não digas que vais daqui! É que a próxima vez que te meteres nos meus sonhos, não é só com um poste que levas em cima, ok?

Estas panquecas foram retiradas do blog Crabby Cook e são panquecas fritas. Sei que não agrada a muita gente, a mim não me agradou, e tentei fazer sem o óleo mas não resultou. Têm mesmo que ser fritas e ficam uma delícia! Acho que a imagem diz muita coisa :) Para diminuir a culpa, usei um pouco de farinha integral. Não dá para muitas, se estiverem esfomeados só dá mesmo para uma pessoa. Obtive cerca de 6 panquecas pequenas.


Ingredientes:
1 ovo
1/2 colher (chá) de açúcar
1/4 chávena de leite
3 colheres (sopa) bem cheias de farinha (usei 2 de farinha normal e 1 de integral)
1 maçã, pelada e descaroçada
óleo vegetal para fritar

Preparação:
Usando um garfo, bata o ovo com o açúcar numa tigela. Junte o leite e depois a farinha. Parta a maçã aos cubos pequenos e junte-os à massa. A mistura deve ficar grossa mas fluída (tirei foto, não sei se dá para perceber como deve ficar!?), se necessário ajuste o leite ou a farinha.
Numa frigideira, aqueça cerca de 1/8 do óleo (esta parte não percebi, apenas coloquei óleo a cobrir o fundo) em lume médio. Quando estiver quente, junte uma colher da mistura e frite até ficarem douradas, virando-as uma vez, aproximadamente 5-7 minutos.
Deixe arrefecer ligeiramente e sirva com compota ou doce.


Servi com maçanada, depois coloco a receita. Polvilhei com açúcar e canela, ficaram deliciosas! Digam lá se não têm bom aspecto? São fritas, maravilhosas e eu espero sinceramente que o óleo vá parar ás náldegas da Daniela he he

Bom fim de semana!

sábado, 17 de outubro de 2009

Panquecas de banana e aveia

Esta é a receita que sugeri e que saiu hoje no jornal "i". Para quem já o comprou, aqui está a foto das panquecas :) Mais uma vez, agradeço o convite e convido todos a lerem as outras sugestões que alguns colegas da blogosfera fizeram!

O Outono pede pequenos-almoços e lanches bem quentinhos. Nada melhor que umas panquecas saborosas e, o melhor de tudo, ricas em fibras e sem grande adição de açúcares.
A banana, esse fruto maravilhoso que eu não gosto nada ao natural (isto soa muito mal se levarmos para outro campo, mas vamos manter-nos na culinária, ok!?), fornece parte do açúcar necessário para adoçar estas panquecas e o mel complementa-as. Para quem se preocupa com a linha, já que no Inverno algumas pessoas tendem a acumular gordurinhas indesejadas, estas panquecas são feitas com farinha integral e aveia. Excelentes fontes de fibras e muito saudáveis.
Resumindo: não há desculpas para não as fazerem. Além do mais... são super rápidas!

Aqui têm uma fonte de energia rápida e, convenhamos, é mesmo do que precisamos para levantar da cama e enfrentar os dias mais frios e deprimentes.

Precisamos de uma banana madura em puré (desfaçam-na com um garfo que serve perfeitamente), polvilhem-na com meia colher de chá de fermento, uma pitadinha de sal e duas colheres de sopa de mel. Misture uma colher de sopa de óleo (se preferirem, podem usar manteiga), um ovo e três colheres de sopa de leite. Junte meia chávena de flocos de aveia e meia chávena de farinha integral.
Se a massa ficar muito pesada misture mais um pouco de leite. A consistência não deve ser nem muito líquida nem muito grossa.
Unte uma frigideira com um pouco de manteiga, vá deitando a massa até preencher o fundo e deixe cozinhar virando-as para cozerem dos dois lados.
Dá para cerca de seis panquecas.
Depois de prontas, servi-as com mel mas um pouco de canela moída também não fica nada mal :)

Digam lá: a vida sem panquecas não tem piada nenhuma, pois não? ;)

Receita retirada do blog Gild the Lily, cujo passo a passo podem ver aqui.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Panquecas de frutas


Diz que hoje é dia dos namorados :)

Há alguma coisa mais apropriada para festejar este dia do que umas belas panquecas? Só o nome já diz tudo! Esta receita não foi feita propositadamente para este dia... não tenho paciência nenhuma para estes festejos pagãos. Mas ao pesquisar as receitinhas que ainda tenho para publicar encontrei estas panquecas e achei que, pelo menos, ia ser divertido publicar umas panquecas neste dia dedicado a esse mui nobre sentimento chamado Amor!

Ele - "Ó amorzinho quero dizer-te que gosto muito de ti! Vai uma panqueca?"
Ela - "Não querido que isso engorda!"
Ele - "Quem disse isso? Engorda nada, não sejas assim, acreditas em tudo que te dizem! Anda lá... esta panqueca tem bananinha e eu sei que tu gostas tanto :)"
Ela - "Então se calhar aceito, mas só como a fruta está bem? :)"
Ele - "Era mesmo isso que eu queria ouvir! he he "

Agora digam-me lá se alguém no seu perfeito juízo há-de querer levar alguém como eu? Depois deste diálogo manhoso... até eu não seria capaz de me aturar a mim mesma :)

Adiante! Retirei a receita da revista Delícias da Culinária Nº 10, num tópico dedicado aos Crepes. Mas eu gosto mais de comer panquecas (aiiii a Luxúria que me está a desgraçar!) e fiz numa frigideira mais pequenina!


Ingredientes:
3 chávenas (chá) de leite
1/2 chávena (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de essência de baunilha
2 ovos
1/2 chávena (chá) de óleo
1 colher (chá) de fermento em pó
3 chávenas (chá) de farinha de trigo (usei 2 de farinha de trigo e uma de farinha integral)

Recheio:
5 chávenas (chá) de frutas frescas a gosto picadas (usei quivi, maçã e laranja)
Sumo de 1 limão
1 chávena (chá) de açúcar (usei 1/2)
Chantilly a gosto para acompanhar (não usei porque não gosto)

Numa tigela, misture os ingredientes do recheio e reserve.

No liquidificador, bata os ingredientes da massa e frite porções numa frigideira anti-aderente. Escorra as frutas reservadas numa peneira, para eliminar o líquido que se formou. Recheie as massas e dobre ao meio. Como não gosto de chantilly reguei as panquecas com um pouco da calda das frutas.



Dá para cerca de 15 panquecas/crepes que ficam muito fofinhos. Não comi todas com fruta e se quiserem comer algumas simples aconselho a diminuir as doses de recheio.

A massa dá para guardar no frigorífico. Estas já fiz há algum tempo, umas comi de tarde e outras fiz para o pequeno-almoço do dia seguinte :)

A Cenourita da Tasca do costume desafiou-me a fotografar a porta do frigorífico cá de casa. Ora aí está! O único apetrecho da portinhola é este íman que as irmãs Marques me enviaram :) Tenho só mais um íman que veio del México mas está guardado para quando eu tiver um frigorífico só meu... Sabe-se lá quando isso vai acontecer :) Este cestinho do pão é para lembrar aos habitantes deste lar que "Quando não há pão, todos ralham e ninguém tem razão". Como sou eu que estou aos comandos da MFP ainda não tem faltado nada hi hi


E agora vou passar este desafio a:

Noémia

Karoline

Mónica

Mary

Cláudia M.

Claúdia Lima

Lete

Kláudinha

Neyma

Paula

Bom fim de semana a todos e gozem muito... cuidado com as gulas, luxúrias e afins :)

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Panquecas de abóbora



O nome e a receita original envolve toranja, mas tinha muitas laranjas que uma vizinha ofereceu e que são bem docinhas. Aproveitei e, mais uma vez, esta é uma combinação vencedora :)
Dá é um bocadão de trabalho e precisamos de algum tempo para preparar a abóbora.
Mas tempo é coisa que não me tem faltado, esta chuva das últimas semanas está a levar-me ao infinito e já estou farta de estar presa em casa. Estou a descabelar-me toda e hoje à tarde vou sair e não me importa que chovam canivetes! Estou farta e preciso de andar a pé para espairecer... ando desnorteada, alienada, ostracizada, chateada, atormentada, estagnada, alucinada, enfunada, atrofiada... uma desgraçada e tenho que pôr nisto um ponto final. (ponto final he he)
Se eu não der notícias em breve é porque fui junto com a corrente de água, fui no enxurro e afoguei-me, porque a Ameixinha não sabe nadar yo :)

Mas sei fazer panquecas ora essa! Querem mais e melhor? Não tenho... levam panquecas e já é muito bom! Quem dá o que tem, a mais não é obrigado! Se eu fosse muitoooo esperta em vez de dar começava a vender :) Pronto vou parar por aqui que já estou numa de divagar!

Ingredientes:
1 ou 2 kg de abóbora descascada e limpa (decidam-se! ou 1 ou 2 kg, não sei se sabem mas o peso da abóbora vai interferir na receita e interferiu como é óbvio! Usei 1,500kg)
sal
400 gr de farinha de trigo (usei metade de trigo e metade integral)
3 ovos
1 toranja (usei a raspa de uma laranja e o sumo de 3 laranjas para dar o ponto)
manteiga
açúcar e canela para polvilhar


Preparação:

1. Corte a abóbora em pedaços e coza-a em água temperada com sal. Escorra, esprema entre as mãos para perder parte da água e esmague-a com um garfo.
2. Deite a abóbora numa tigela, junte a farinha, aos poucos, e envolva muito bem os dois ingredientes. Adicione os ovos batidos e a raspa da toranja. A massa deve ficar com uma consistência média (ou seja, nem muito líquida nem muito espessa. A minha ficou espessa daí ter que acrescentar mais sumo de laranja). Se necessário junte um pouco do sumo de toranja (eu avisei! Para mim foi mesmo necessário).
Deite a massa às colheradas, uma de cada vez, numa frigideira anti-aderente barrada com manteiga (pouca). Espalhe a massa por toda a superfície virando ligeiramente a frigideira (nesta parte testem a massa que foi o que eu fiz, se ela começar a fazer bolhinhas é porque a consitência está boa).
3. Quando coalhar, vire e cozinhe do outro lado. Polvilhe com açúcar e canela.

Que tal? Não morreu mas está mal :)

Uma vez que as minhas nails avermelhadas desapareceram da blogosfera e eu não sei porquê, voltei mais pacífica, com uma cor mais neutra. Pode ser que o blogger faça as pazes com a minha mãozinha de quatro dedos (na foto está a prova que tenho os cinco inteirinhos, embora um esteja desaparecido também. Porra! Será normal eu aparecer sempre com quatro dedos nas fotos? Aiii a vida! ) e a foto volte a dar de si!


Adiante... ficam umas panquecas com um sabor fantástico mesmo não levando açúcar! A cor está à vista :) Se a abóbora fosse mais laranjinha ainda ficavam mais giras :)

Agora tenho mais presentes, mimos, selinhos para agradecer! O meu currículo vai extenso... isto conta para arranjar emprego? Não? Ó que pena!

Então quero agradecer à Pepermint e à Neyma pelo troféu do Pedagogia do Afecto que já publiquei! Gosto de saber que há quem dê tanto valor ao afecto quanto eu :)

Agradeço também à Luciana que me passou o selo do Blog Maneiro :)

E a Fernanda ofereceu-me estes selinhos que eu agradeço muito. O Canela Moída está rico! Mas só é fabuloso porque há sempre alguém disposto a cá passar :)





Abóborazinha amarelinha, vê lá se não te queixas desta vez, ok? Não te passei a varinha mágica... foi só um apertãozinho para tirar um bocadito de água :)

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Panquecas de banana

Com leite condensado


Com canela moída e açúcar


Com sementes de romã*

Esta receita poderia ter dado seguimento à saga dos títulos picantes, como o pão com chouriço, os queques de iogurte e a farofa quebra bico. Mas resolvi não continuar a saga, não fosse correr o risco de este blog ser considerado demasiado brejeiro.

Para hoje umas panquecas de banana sublimes. Quem, como eu, não gosta de bananas ao natural, experimente estas panquecas e verá como são deliciosas. Ficam super cremosas por dentro e com um sabor fantástico. Com a farinha integral ficam mais saudáveis e a bananinha também tem muito potássio e faz muito bem à saúde. Usei uma frigideira pequenissima que me foi dada no meu aniversário, especialmente para fazer panquecas :) Adoro-a!!!

Panquecas de banana

1 chávena de farinha de trigo (usei meia de farinha de trigo e meia de farinha integral)
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de chá de fermento
1/4 colher de chá de sal
1 ovo levemente batido
1 chávena de leite integral
2 colheres de sopa de óleo vegetal (usei de soja)
2 bananas maduras, esmagadas

1. Numa tigela, misture a farinha, açúcar, fermento e sal. Noutra tigela, amasse as bananas e adicione o ovo, leite e o óleo. Misture até ficar uniforme.
2. Agora, coloque a mistura molhada na mistura seca. Misture por uns 10 segundos. É importante não misturar demais, senão cria glúten e a panqueca fica borrachuda.
3. Deixe a massa descansar por 5 minutos. Pra fritar, use uma panela ou grill elétrico a 180 graus C. Se preferir, use uma frigideira antiaderente. Ponha umas gotinhas de água na frigideira pra ver se a temperatura está correcta. Se a água se movimentar ou pular, a temperatura está boa. Se a água não se mexer ou evaporar, ajuste o fogo de acordo. Passe um pouco de manteiga pra criar uma camada de gordura na panela. Retire o excesso com papel de cozinha.
4. Use uma concha para colocar a massa na frigideira e as panquecas ficarem do mesmo tamanho.
5. Vire quando estiver dourado por baixo e as bordas estiverem um pouco firmes. Use uma espátula de borracha ou plástico para retirar as panquecas e sirva quente.


Sirva com um bom café e xarope de ácer ou mel. Fica bom com frutas, sorvete e outros. Eu provei com leite condensado, açúcar e canela e sementes de romã. Xarope de ácer aqui não existe e eu nem sei se gosto! Quem gostar e tiver use-o porque deve ficar maravilhoso.

Foram as melhores panquecas que já comi até hoje. A minha mãe adorou e comeu como se não houvesse amanhã. Deu 6-7 panquecas gordinhas :)

Receita retirada daqui.


* Há algum tempo atrás na minha visita a novos blogs de língua Inglesa, descobri um que ensinava uma técnica para descascar romãs facilmente. Adoro romãs, mas confesso que torna-se complicado descascar algumas delas. Fui a correr experimentar esta dica porque ainda tenho romãs "desviadas" do terreno abandonado aqui ao lado de casa. Resulta e aconselho experimentar!
É só cortar as romãs a meio, enfiá-las numa bacia com água fria (eu sei que com este frio não dá vontade de fazer isso mas vale a pena) e vai-se retirando as sementes pressionando as cascas com os polegares. As sementes de romãs vão ficar depositadas no fundo da bacia. E as partículas da pele vão ficar em cima, na tona da água. É só deitar fora as partículas e as cascas. Escorrer a água e temos as sementes prontas a usar :) Não sei se me fiz entender!
Infelizmente não me lembro do nome do blog mas sei que a blogueira é dos Estados Unidos e vive em Brooklyn, se não me engano!