Tudo depende dos dias e das horas... Depende de todas as condicionantes da vida... E são muitas... Mas tem sempre uma pitada de canela moída...
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
Bolo de frutos secos, iogurte e limão
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Bolo-rainha
sábado, 2 de janeiro de 2010
O começo de um novo ano
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Pan de nuez
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Torta de cenoura
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Rabanadas recheadas com creme de maçã
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
Línguas de perguntador :)
Fiz estes biscoitos antes do Natal porque queria usar os meus cortadores de bolachas com o formato de estrelas. Mas a coisa correu muito mal e a massa não ficou boa para esticar e cortar. Esta é mais uma daquelas receitas em que aparece uma foto fantástica do resultado final mas algo na receita falha redondamente.
Ingredientes:
250 g de manteiga amolecida
120 g de açúcar em pó
35o g de farinha
uma pitada de sal (não usei porque a manteiga já tinha sal)
raspa da casca de limão
2 claras
sábado, 10 de janeiro de 2009
Roupa Velha
Ora cá está a roupa-velha cá de casa. É um prato que me lembro desde sempre de comer no Natal e no Ano Novo.
Ele faz-se com as sobras da ceia do dia anterior. Como é nossa tradição, no dia 24 e 31 de Dezembro comemos o tão famoso e fiel bacalhau cozido que é servido com batatas e couves cozidas. Há quem enriqueça com cenoura e ovo.
Para regar o bacalhau fazemos um molho cozido que é o que eu mais gosto e, por incrível que pareça, foi a única foto que me esqueci de tirar. Mais incrível é eu gostar tanto desse molho e só o fazer no Natal e passagem de ano :) Vá-se lá saber porquê!? Mas podem usar o azeite simples para fazer a roupa-velha.
Isto começa assim:
Esta receita dedico-a à Nana que eu sei que se lembrou de mim enquanto comia o frango na ceia de Natal e eu consolei-me a comer bacalhau ;)
sexta-feira, 2 de janeiro de 2009
Rabanadas recheadas
Pão normal daquele de bolinha (comprei 10 pães mais pequeninos que os normais)
Recheio (fiz a olho):
O leite ferve-se com o limão, a canela e açúcar a gosto. Depois de frio, junta-se a saqueta de pudim flan e os ovos inteiros batidos. Retira-se a canela e casca do limão e mergulham-se os pães um de cada vez nesta mistura até estarem mesmo embebidos e pesados (convém que o pão tenha pelo menos uns dois dias senão desfaz-se todo). Depois aperta-se o pão , põe-se o pão numa mão e com a outra aperta-se, espreme-se e dá-se o fomato de uma bola. Vai a fritar numa panela (que deve ter as paredes altas) com bastante óleo mas que não pode estar muito quente senão queima por fora e fica cru por dentro. Vai-se virando, até estar dourada, escorrem-se em papel absorvente e depois com uma tesoura dá-se um golpe de lado e recheiam-se com o saco pasteleiro (eu recheei com uma colher de sobremesa).
Devo dizer que as rabanadas recheadas que comi no Natal continuam a ser uma incógnita para mim. Todos concordamos cá em casa que essas rabanadas são recheadas antes de irem a fritar. No entanto, há segredos de família que assim devem permanecer. A busca pela rabanada recheada perfeita vai continuar, mas agora vamos tendo esta receita fantástica que nos satisfaz bastante!
Bom fim de semana a todos!!
quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
Tarte de nozes e chocolate - Actualizado
Se não existirem frutos secos numa mesa de Natal, ela não estará completa! Não poderia fazer nada mais natalício que uma tarte de nozes e, para quem é guloso e gosta, rematei com o chocolate.
A aparência ficou bastante agradável e o aroma muito bom. Como andamos um bocadinho fartos dos doces de Natal, decidi experimentar coisas novas que não envolvam fritos nem muitos ovos e açúcar. O único frito vão ser as rabanadas recheadas que vou tentar fazer e para as quais me estou a mentalizar ;)
Esta sobremesa é bastante simples e rápida de fazer. Pode estar à mesa em qualquer altura do ano que ninguém se vai queixar!
Ingredientes:
Preparação:
Receita retirada da revista "Cozinha semanal tradicional" Nº139
A simpática, querida e divertida Téia ofereceu-me este mimo fofinho que eu adorei. Sou uma apaixonada por animais, por isso não poderia ser um mimo mais bonito :)
A todos os leitores, blogueiros, amigos e amigas que visitam este blog desejo um Feliz Ano Novo com muita paz, saúde, amor, boa disposição, capacidade para rir e dar a volta por cima das adversidades. Que 2009 seja um ano mais rico para todos nós, com muitas mais partilhas, carinho, sorte e dinheiro, um mal necessário sem o qual não podemos fazer comidinhas deliciosas ;)
domingo, 28 de dezembro de 2008
Bolo de maçã e iogurte e rabanadas recheadas
Ingredientes:
2 maçãs
1/2 chávena (café) de sumo de limão
1 chávena (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
1/2 copo de óleo de soja
2 ovos
quanto baste de margarina para untar (se usar formas de silicone não precisa untar, é só passar a forma por água fria antes de despejar a massa)
Preparação:
Lave as maçãs, descasque-as e corte em fatias médias. Acrescente o sumo de limão e reserve. Numa bacia, coloque a farinha, a canela, o açúcar, o fermento, o iogurte, o óleo, os ovos e misture bem. Pré-aqueça o forno, em temperatura média, por volta de 180 graus. Coloque metade da massa numa forma redonda e rasa, de aproximadamente 30 cm de diâmetro (ou formas de silicone) untada e enfarinhada. Sobre a massa disponha as fatias de maçã e cubra com o restante da massa. Leve ao forno até que o bolo fique bem dourado. Sirva frio (se usar formas de silicone desenforme só depois de bem frio).
Estas rabanadas que estão na foto de cima não fui eu que as fiz. Gostava muito de saber o segredo, mas quem as faz não o dá nem sendo ameaçado :)
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Fatias recheadas de canela
Para fugir aos doces tradicionais desta época natalícia resolvi experimentar uma receita que já tinha visto no livro "Tartes, tortas e biscoitos".
Ingredientes para 12 fatias:
Recheio:
1. Unte com um pedacinho de manteiga um tabuleiro de ir ao forno quadrado de 23 cm (usei uma forma redonda de fundo removível e usei papel vegetal)
Estes macarons (eram mais mas antes da foto foram comidos he he) vieram de França para eu provar. Estavam prometidos há alguns meses e os meus amigos Mónica e Henrique (o mesmo do pudim henriquecido) fizeram o favor de me dar este presente. Confesso que fiquei nas nuvens com os macarons. Ainda não tinha provado e fiquei fã. Na próxima vez que eles vierem cá ou eu for a França (nunca se sabe quando me vai sair a sorte grande) vou provar os sabores que me faltam. Na foto tem o macaron de chocolate, de baunilha, de framboesa e de pistache. Mas comi um de violeta que me ficou na memória.
Depois de conhecer os macarons nem tenho coragem para experimentar cá em casa. Melhor que estes é impossível :)
Continuação de Boas Festas!!!
P.s.: Não sei se repararam mas, finalmente tenho um prato de servir novo he he!!!!
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
Feliz Natal meus amigos!!!
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Filhós de Forma
A Gina do blog Naco Zinha lançou o desafio dedicado aos vizinhos. A ideia é presentear as pessoas que vivem ao nosso redor e com as quais convivemos o ano inteiro. Não precisamos que seja Natal para oferecer alguma coisinha deliciosa às vizinhas :) Quando sai algo desta cozinha que achamos que merece ser partilhado, nós vamos bater à porta delas. São duas vizinhas pelas quais tenho simpatia e sei que sentem o mesmo por mim. Elas não têm a minha idade, são senhoras da idade da minha mãe e, uma delas, viu-me crescer.
A M. aparece todos os dias, ela vem para chorar, para rir, para falar e para desabafar. A M. é amiga de passeios :)
Como sou uma sortuda, o Natal chegou mais cedo e a semana passada recebi alguns presentes fantásticos, entre os quais estas formas de fritar filhóses. São lindas e decidi presentear as minhas vizinhas com um pratinho delas. Retirei a receita do blog da Kini, mas não me rendeu tantas como ela disse que rendia. As minhas formas devem ser maiores que as dela :)
Ingredientes:
7 colheres (sopa) farinha
Preparação:
Quero agradecer às amigas queridas que se lembraram de mim e fizeram com que o meu Natal fosse mais preenchido de amizades que, mesmo virtuais, enchem-me a alma.
À minha queridíssima J. que não se esquece de mim e que eu adoro sem ainda não a ter conhecido. Enviou-me as formas das filhoses, uma marmelada de maçã que me fez ir ao céu e vir, e uma taça fantástica onde vou colocar os sonhos de Natal :)
À simpatiquíssima I. que é um anjo e pela qual tenho um imenso carinho. Enviou-me um grande frasco de doce de gila que eu adoro e que já não provava há alguns anos. Para a gila não se sentir sozinha também me enviou uns cortadores lindos com algumas formas que eu ainda não tinha ;)
À S. cuja disponibilidade e amabilidade eu não esperava e que me enviou dois pacotinhos de cuajada. Descobri que estamos mais perto do que imaginávamos ;)
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
Bolo de uvas - Sfida
Está aí mais uma Sfida Della Cucina Italiana :) Eu confesso que pensei não participar nesta sifa, porque não tinha ideia do que poderá existir numa mesa natalina e italiana para além do panetone e da panna cotta. Estou a aprender no blog das ragazze que o menú pode ser variado, lindo e saboroso. Espreitem para ver ;)
De volta dos meus livrinhos encontrei cujo título é "Os melhores doces do Mundo - Bolos de Festas". Isto prometia!
Encontrei dois bolos italianos mas um levava fruta critalizada e eu não gosto nada! Optei por um que achei que ia gostar mais e que tinha menos ingredientes (crise, já ouviram falar?) e tratei de preparar tudo.
Foi um stress para encontrar as uvas de bagos pequenos. Agora a fruta é toda injectada e as uvas que encontrei nos vários supermercados que fui eram enormes, quase do tamanho de ameixas. Encontrei uns dias depois e trouxe-as comigo especialmente para o bolinho.
O aviso foi: "Ninguém toca nas uvas ok?" :)
A receita pede 400gr de massa de pão levedada. Não especificava que massa era, presumo que fosse da normal. Eu socorri-me da MFP e fiz a massa do Pão Doce (sem a farinha custard e sem a canela) porque acho-a deliciosa. Usei o programa "massa" para amassar e levedar. Depois retirei e deu-me para um bolo grande e ainda usei a forma de tarte pequena que as meninas brasileiras me enviaram :) Ficou tão lindinha a pequenina!!!
600g de uvas pretas e brancas com bagos pequenos
Preparação:
Lave as uvas e separe os bagos. Limpe-os das grainhas e polvilhe com o açúcar.
Fiz este bolo enquanto via na rtp2 um filme com o Frank Sinatra de 1949 chamado "On the town". Uma comédia musical que me fez andar aos saltinhos e a cantarolar na cozinha. O Matias dormitava em cima de um banco e, de vez em quando, olhava com ar de quem achava que eu estava louca. Acho que está explicado porque é que eu gosto de cozinhar à noite, sem ninguém por perto :)
Bom fim de semana a todos!!!