Mostrar mensagens com a etiqueta Chocolate. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Chocolate. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Bolo mármore sem farinha


Se os bolos curassem, este seria um dos que se venderiam nas farmácias. Porque há dias em que as palavras ficam mudas e as imagens, não valendo mais que mil palavras, ajudam a perceber o quanto a receita é boa :)

Ingredientes:
225 g de queijo-creme
2/3 chávena de açúcar
1 ovo
1 colher (chá) extracto de baunilha

280 g de chocolate meio-amargo, ficamente picado
140 g de manteiga, cortada em 6 pedaços
3 ovos
1/3 chávena de açúcar
1 colher (sopa) rum ou café expresso (usei café)
1 colher (chá) extracto de baunilha
1 pitada de sal
cacau para polvilhar

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 150ºC. Unte uma forma redonda e forre-a com papel vegetal.
Faça a massa de queijo-creme: numa tigela, bata o queijo até ficar mole. Adicione o açúcar e continue a bater até não ter grumos. Adicione o ovo e a baunilha, batendo até ficar homogéneo. Reserve.
Para a massa de chocolate, derreta o chocolate com a manteiga no microondas. Mexa até ficar suave e reserve até arrefecer ligeiramente. Bata os ovos, açúcar, expresso, baunilha e o sal até a mistura ficar pálida e espessa, cerca de 3-4 minutos. Vá envolvendo o chocolate derretido na mistura e continue a bater até estar bem misturado.
Espalhe metade da massa de chocolate na forma, depois adicione, alternadamente, colheradas das massas. Com uma espátula ou faca, misture gentilmente as duas massas. Bata com a forma na bancada para que a massa assente.
Leve ao forno até que um palito saia húmido mas não traga massa líquida. Não deixe cozer demasiado. Deixe arrefecer na forma até estar morno. Retire e polvilhe com o cacau o fundo do bolo.
Coloque-o direito e deixe arrefecer completamente, cubra e leve ao frigorífico até estar bem gelado. Sirva.


Notas:
É um bolo muito intenso que retirei do site Fine Cooking. Tenho pena de não ter conseguido obter o efeito marmoreado porque envolvi demasiado as massas.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Brownie de courgette


Ando atónita com o estado das coisas, do mundo em geral e das pessoas em particular. Não é só por causa da violência nem da ganância ou do ódio. A falta de interesse e de preocupação com os outros é que me tem incomodado, muito! Essas pessoas não fazem parte da minha vida, mas cruzam-se comigo e eu tenho que as encarar com um sorriso no rosto sem permitir que me atormentem. Felizmente, tenho a sorte de me cercar de pessoas boas, interessadas - não interesseiras - amorosas e acolhedoras. São essas que devemos lembrar e acarinhar, manter-nos achegados a elas e agradecer o carinho.
Há muita besta neste mundo, talvez eu tenha sido uma dessas bestas para muita gente que se cruzou comigo mas, tenho certeza absoluta que, mais tarde, encontraram pessoas que compensaram a besta que conheceram :) 
À tona de água é onde precisamos permanecer, porque hoje podemos comer o pão que o diabo amassou mas, um dia, teremos à mesa uma fatia deste brownie. Garanto-vos!

Ingredientes:

2 1/4 chávena de farinha
3/4 chávena de cacau e alfarroba
1 colher (chá) bicarbonato
1 colher (chá) sal
1 chávena de açúcar
70 g de manteiga
2 ovos
1/2 chávena de buttermilk*
2 chávenas de courgette ralada
100 g de pepitas de chocolate (opcional)

Cobertura:
100 g de chocolate de culinária
100 g de leite
30 g de açúcar

Preparação:
Bater os ovos com a manteiga e o açúcar até ficar cremoso. 
Juntar a courgette e o buttermilk, misturar bem.
Juntar os ingredientes secos e bater mais um pouco até ficar homogéneo. Por fim, juntar as pepitas e misturar ligeiramente.
Levar ao forno a 175ºC durante cerca de 30 minutos ou até que um palito saia levemente húmido.
Para a cobertura, leve todos os ingredientes ao lume até ficar cremoso e homogéneo mas sem deixar ferver.
Corte o bolo aos quadrados até "meia-altura", verta a cobertura ainda quente. Deixe arrefecer e termine de cortar os quadrados.

Notas:
Receita retirada do blog Os temperos da Argas.
Fiz o bolo numa forma rectangular mas também já fiz numa forma redonda de fundo amovível. A forma rectangular é a ideal se quiserem partir aos quadradinhos e a forma redonda fica mais bonita, na minha opinião, para levar a um lanche ou jantar.
Podem usar apenas cacau. Eu usei metade de cacau e metade de farinha de alfarroba.

*Uso 1 colher (sopa) de sumo de limão para uma chávena de leite e deixo repousar por 10-15 minutos antes de usar.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Tiramisu


No livro "The Chocolate and Coffee Bible", de onde eu retirei esta receita, vem a descrição do nome Tiramisu. Diz que o nome desta sobremesa clássica é traduzido para algo como "pick me up" que em português do norte é como quem diz: "Alevanta-me filho que eu a modos que me sinto a desmaiar e estou a ver-me a bater com a testa na bancada da cozinha" :) E continua por dizer que, o nome deriva do facto de a sobremesa ser tão boa, tão boa que faz, literalmente, alguém sentir-se a desmaiar quando a prova.
Não querendo exagerar, até porque nunca desmaiei e ainda não cheguei ao ponto de bater com a testa na bancada, Tiramisu é mesmo um clássico que sabe bem em qualquer altura e que, não levando ovos, fez com que me levasse a prepará-la mais prontamente.

Ingredientes:
225 g de queijo mascarpone
25 g de açúcar em pó
150 ml de café forte, frio
300 ml de natas
45 ml/ 3 colheres (sopa) de licor de café
115 g de palitos la reine
50 g de chocolate negro
cacau em pó, q.b.

Preparação:
Unte uma forma de bolo inglês e forre-a com película aderente.
Coloque o mascarpone e o açúcar numa bacia grande e bata por 1 minuto. Adicione 2 colheres (sopa) do café frio e mexa bem.
Bata as natas com 1 colher (sopa) do licor até obter picos suaves. Adicione uma colher à mistura do mascarpone, envolva e depois vá adicionando o resto.
Deite metade da mistura na forma e alise a superfície.
Coloque o resto do café juntamente com o licor num prato sopeiro e "demolhe" aí metade dos biscoitos (apenas de um lado). Coloque-os por cima da mistura de mascarpone apenas numa camada. Coloque o resto da mistura por cima dos biscoitos e alise a superfície.
Demolhe os restantes biscoitos na mistura de café e arranje-os no topo da forma. Se sobrar algum café, espalhe-o por cima dos últimos biscoitos na forma (não aconselho porque vai ficar demasiado líquido). Cubra o topo da forma com película aderente e leve ao frigorífico por, pelo menos, 4 horas.
Cuidadosamente, vire o tiramisu para uma travessa de servir, retirando a película aderente, e salpique-o com o chocolate raspado e o cacau em pó. Sirva cortando em fatias.

Com esta sugestão participo no passatempo "Alquimia de Ingredientes" da minha amiga Ana do blog Eu Mulher. Se bem se lembram, fez agora dois anos em Abril que algumas blogueiras se encontraram pela primeira vez no Porto, para nos conhecermos e para conhecer o casal brasileiro que estava de visita :)

Fez também um ano em Abril que me deram a conhecer o Algarve pela primeira vez, e que consolidei amizades já feitas e outras que se fizeram a sul e que, por incrível que pareça, permanecem até hoje. A todas, o meu carinho e agradecimento por tão bons momentos ;)

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Bolo húmido de chocolate



Embora a primeira postagem deste blog tenha sido feita em Janeiro de 2008, ele andou meio perdido, a tentar encontrar um caminho, uma definição, a personalizar-se e, finalmente, assentou alicerces em Abril. A partir daí houve um renascer, o blog "saiu do armário" e estabeleceu-se como blog culinário, sem nunca deixar de lado o cunho da minha vida pessoal, deixando para trás as reticências. Mas não se preocupem que não vos vou lançar desafios para que homenageiem este espaço. Os comentários que vou recebendo são suficientes para que eu aqui permaneça e continue a tentar melhorar e dar o melhor que posso a quem o lê. Além do mais, quem quiser homenagear o blog, pode fazê-lo em qualquer altura e eu até apreciarei mais :)

Hoje sou eu quem tem um agradecimento a fazer, hoje sou eu que ofereço o bolo, hoje sou eu quem humildemente pede desculpa por qualquer coisinha, hoje cumprimento todos que me ajudaram com a batalha que tenho travado com o meu gato possuído. Ele entrou na minha vida e entrou pelo blog dentro, e com ele vieram as preocupações, as estórias possuídas, o choro compulsivo e a incerteza do futuro. Por causa dele, eu recebi mais do que estava à espera. Portanto, fica aqui - um ano depois dele ter feito a ressonância e, feliz ou infelizmente, não ter sido encontrado nada - o meu eterno agradecimento a todos quantos contribuíram para ajudar um gato possuído, que morrerá possuído porque pouco ou nada pode ser feito :) Não sei se ele é feliz mas nós aqui em casa somos felizes por tê-lo connosco, embora a preocupação seja permanente e os ataques continuem. 
Muito obrigada por tudo, a todos! 


Bolo húmido de chocolate
do blog Kitchen Simplicity

2 chávenas de farinha
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres (chá) de bicarbonato
3/4 chávena de cacau
2 chávenas de açúcar
1 chávena de óleo
1 chávena de café
1 chávena de leite
2 ovos
1 colher (chá) de extracto de baunilha

Preparação:
Junte os ingredientes secos. Adicione o óleo, café e leite. Misture até estar bem combinado. Adicione os ovos e a baunilha e mexa até estar bem incorporado (cerca de 2 minutos).
Unte e enfarinhe 2 formas de 22 cm de diâmetro. Coloque a massa e leve os bolos ao forno por 25-30 minutos a 180º C ou até que um palito saia seco.
Deixe os bolos arrefecerem por 10 minutos e depois desenforme.


Recheio e cobertura
do blog I bake what i like

1 colher (chá) de gelatina em pó hidratada durante 10 minutos em 2 colheres (sopa) de natas frias
2 chávenas de natas
1 colher (sopa) de açúcar em pó
1/2 colher (chá) de extracto de baunilha

Preparação:
Quando a gelatina estiver hidratada, derreta-a em lume brando até estar bem dissolvida, sem deixar ferver. Reserve.
Coloque as natas numa bacia gelada e bata vigorosamente até começar a tomar forma. Adicione o extracto de baunilha, o açúcar em pó e continue a bater até formar picos suaves. Adicione a gelatina enquanto continua a bater as natas. Pare de bater quando ficarem bem firmes. Use imediatamente.

Notas:
Para este bolo usei duas formas de 18 cm de diâmetro. Dividi cada bolo ao meio e obtive um bolo de 4 andares. Recheei cada camada de bolo com as natas e na camada do meio, antes das natas, passei uma camada de compota de framboesa. Continuei até terminar e depois cobri com as natas restantes. Depois usei um saco de pasteleiro para confeitar, decorei com nozes pecãs e confeitos coloridos.
Diminuí a quantidade de óleo para 1/2 chávena e a de açúcar para chávena e meia. Já fiz este bolo com alfarroba e com cacau. Ninguém nota a diferença, nem eu. Este das fotos foi feito com farinha de alfarroba. As fotos é que não estão grande coisa, mas o bolo é perfeito.
A primeira vez que preparei o recheio, tive que derreter a gelatina novamente antes de a incorporar às natas batidas. A gelatina ao arrefecer solidifica e torna-se impossível envolver. Opto por deixá-la hidratar e derrete-a pouco antes de juntar às natas.
Normalmente faço o bolo à noite e também preparo o recheio. Deixo o recheio no frigorífico, ele vai ficar mais sólido e mais fácil de usar com o saco de confeiteiro.

Continuação de boa semana!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Pão de courgette com pepitas de chocolate

Depois da participação no WBD com o Pão para Anunciação e publicadas todas as receitas, fui fazer uma ronda pelos blogs que participaram e encontrei no My Diverse Kitchen, a receita que me encheu as medidas. Um pão de courgette com pepitas de chocolate e com o aroma do cardamomo. Foi impossível resistir a este pão ainda quente, daí a fatia estar meio borratada com o chocolate ainda morno. Graças à humidade dada pela courgette, o pão mantém-se fresco por dois ou até mais dias. Não posso dar certeza porque este pão não durou muito tempo :)
A receita original é do blog Taste of Home, mas em vez do chocolate leva passas. Digamos que eu não fui parva de fazer com passas e ignorar o chocolate, não é?
O começo deste ano não foi nada fácil e tenho-me afundado em chocolate para ver se o desassossego ameniza. Portanto, até no pão ele é bem vindo!
Faço um agradecimento especial à Susana e ao Paulo pelo patrocínio de chocolate, tem-me dado um jeitaço ;)

Ingredientes:
1/2 colher (chá) de fermento seco
3/4 chávena de leite morno
2 colheres (sopa) de açúcar
3/4 chávena de farinha integral
1 1/2 a 2 chávenas de farinha para pão
1 1/2 colher (sopa) de manteiga amolecida
1/4 colher (chá) sal
3/4 chávena de courgette ralada
3 bagos de cardamomo, moídos
1/2 chávena de pepitas de chocolate negro

Preparação:
Coloque 1/4 do leite numa tigela. Adicione o açúcar e dissolva o fermento. Junte a manteiga amolecida ao resto do leite, mexendo bem. Adicione-a, o sal, cardamomo, courgette e as farinhas à primeira mistura e mexa até obter uma massa fofa. Passe a massa para uma superfície enfarinhada e amasse até ficar elástica. Se a massa estiver pegajosa, adicione farinha aos poucos até que fique maleável. Demasiada farinha irá alterar a textura do pão.
Coloque a massa num recipiente untado com azeite, cubra e deixe levedar num local morno até dobrar de volume. Deverá demorar cerca de 1 hora.
Posteriormente, retire a massa e estenda-a (não muito finamente) até formar um rectângulo. Salpique com as pepitas de chocolate e enrole-a, dobrando as pontas de maneira a ficarem por baixo da massa.
Coloque a massa numa forma untada, cubra-a e deixe levedar por mais 30 a 45 minutos. Leve ao forno a 190º C por 40 minutos ou até que fique dourada. Desenforme e deixe arrefecer numa grade. Sirva.

Notas: Fiz a primeira parte da receita na MFP, no programa "massa". Depois segui o resto da receita do modo tradicional.
Usei cerca de 20 gramas de fermento de padeiro fresco em vez do fermento seco.
Não fica um pão muito doce, se quiserem podem aumentar a quantidade do açúcar ao vosso gosto. Fica com consistência de brioche, óptimo para lanches e pequenos-almoços.

Bom fim de semana.

sábado, 26 de junho de 2010

Cake de chocolate e banana

Receita retirada de um livro que demorou a chegar mas chegou! "Chocolate" que ganhei num passatempo do Tigela de Yakissoba. Obrigada Sandreane :)

Não sei como é em vossa casa mas aqui, quando o calor aperta, as bananas amadurecem demasiado depressa e, como é fruta que não como ao natural, a solução é salada de fruta ou bolinhos. Desta vez saiu bolinho e ficou tão bom que já repeti. Até porque, quando fiz a primeira vez, não tinha máquina e merecia ficar registado e publicado aqui no blog.

Da primeira vez, usei chocolate em pó, porque não consegui encontrar o cacau. Achei que afinal tinha acabado. Quando coloquei o bolo no forno e arrumei a cozinha... encontrei um pacotinho de cacau a olhar para mim. É sempre assim, quando menos precisamos as coisas elas aparecem como que a gozar a nossa cara :) Sugiro que façam mesmo com cacau porque fica completamente diferente, tanto na cor como no sabor!
Participo no desafio do blog Delícias & Talentos, dedicado à letra M.


Ingredientes:
2 bananas médias
200 g de manteiga
200 g de açúcar
4 ovos
1 colher (sopa) de mel
170 g de farinha de trigo
50 g de cacau em pó
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal


Preparação:

Decasque as bananas, corte-as em rodelas e amasse com um garfo até obter um puré. Bata a manteiga com o açúcar até que a mistura fique bem cremosa. Acrescente os ovos, o mel e o puré de banana.
Peneire a farinha com o cacau em pó, o fermento e o sal.
Acrescente à preparação anterior. Coloque a mistura numa fôrma de bolo inglês, previamente untada com manteiga e enfarinhada.
Asse em forno médio (180ºC) durante 40 minutos ou até que, ao introduzir um palito, este saia seco. Desenforme e deixe amornar sobre uma grade.


No livro recomendam uma decoração simples, polvilhando com açúcar em pó ou regando com um glacê. Eu escolhi o mais simples do simples. Nestas coisas não vale a pena complicar.

Servido ao lanche com o aroma Açoreano do chá Gorreana :) Assim deveriam ser todas as tardes de todas as pessoas, com amigos e sorrisos à mistura. Já agora também era bom se os gatos não aparecessem do nada e partissem a última travessa que restava! Isso é que era uma maravilha :)
Bom fim de semana!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Sobremesa de chocolate

Estes dias têm sido um completo stress e só me tem apetecido chocolate. Ando completamente alucinada por chocolate, sinto-me verdadeiramente gaja quando só vejo chocolate à frente :)
Como tinha um pacote de natas para usar, nem pensei duas vezes e fiz esta receita do Manjar de Ideias Doces que já tinha guardada para experimentar há muito tempo. Além disso a cuajada estava mesmo em fim de prazo - para ser sincera já tinha passado da data limite, mas isto aqui não é nenhum filme do James Bond em que as coisas entram em autodestruição - e vi aqui uma excelente oportunidade de usar tudo!
Para quem não aprecia o sabor da cuajada, garanto que não se sente o sabor, palavra de Ameixa :)
Com esta receita dou os parabéns aos 3 anos do blog Receitinhas da Belinha Gulosa e participo no desafio do Eu Mulher, dedicado ao chocolate e ao creme de leite.

Ingredientes:
70 g de chocolate preto
15 g de cacau em pó
1/2 litro de natas
150 g de açúcar (diminuí para 100)
300 ml de leite
2 pacotes de cuajada (pode ser substituída por 5 folhas de gelatina neutra)
Preparação:
Levar os ingredientes todos ao lume, mexendo sempre com colher de pau até levantar fervura. Retire e deite em frascos, deixe arrefecer e ponha no frigorífico.

Preferi chamar-lhe sobremesa do que iogurte, uma vez que não leva iogurte e não vai à iogurteira. Mas o nome não me parece muito importante, o sabor garanto que cura quase todos os males :)

Ahhh, eu descobri a função "Comida" na máquina fotográfica mas saiu tudo em tom azul - acho que deve ter sido de a ter ido buscar ao Porto :) Biba!-, tentei remediar a coisa mas, mesmo assim, não ficou muito bom. Acho que a partir de agora sou capaz de lhe apanhar o jeito... digo eu com muita, mas muita confiança ;)

Já que estamos numa de aniversários, ontem fez dois anos que o Matias veio cá para casa. Mais uma vez, quero agradecer a todos quantos me ajudaram na batalha destes últimos meses. É graças a muitos de vós que ele continua connosco e eu espero que ele nos faça companhia por muitos anos :)

sexta-feira, 12 de março de 2010

Brioche com pepitas de chocolate

Há umas semanas tive cá em casa uma máquina de pão Bifinett que uma amiga me trouxe para experimentar. O problema é que ela já tinha a máquina há alguns anos e nunca conseguiu fazer pão nela. Apressei-me a dizer que podia tentar embora a minha fosse de uma marca diferente, mas parti do princípio que todas funcionam da mesma maneira. Esta máquina ainda cheirava a nova e a garantia já tinha expirado. Imaginem o tempo que esteve parada.
Para não correr o risco de estragar ingredientes, experimentei colocar a máquina a trabalhar sem nada, só para ver se aquecia, se as pás rodavam e etc.
Lá a liguei e quem tem Clatronic sabe que ela começa imediatamente a amassar. A Bifinett não, ela tem um tempo de pré-aquecimento mas eu não sabia. Liguei-a e fiquei à espera sentada e a olhar para ela como um burro olha para um palácio :)
Nestas alturas o melhor é ler o manual de instruções e tudo se esclareceu.
A máquina estava perfeita, o problema era mesmo da padeira he he
Fez pães fantásticos no tempo que cá passou em casa. O melhor que fiz foi este brioche de chocolate que nunca tinha feito na Clatronic e desconfio que não dê, porque ele cresce bastante e a Bifinett tem uma cuba com mais capacidade. Já alguém experimentou na Clatronic? Eu queria fazer novamente mas tenho receio que a massa ganhe vida própria e saia pela máquina fora :)

Ingredientes:
100 ml de leite
4 ovos (usei 3)
sal q.b.
100 gr de açúcar
150 gr de margarina
600 gr de farinha
1 saqueta de fermento (usei 20 gr de fermento de padeiro)
Pepitas de chocolate q.b. (usei 50 gr de chocolate para culinária que parti em pedaços pequenos)

Preparação:
Dissolva o fermento no leite morno e transfira todos os ingredientes na cuba pela ordem acima descrita. Seleccione o programa "Pão Doce". Quando a máquina emitir o sinal sonoro, adicione as pepitas.

Retirei a receita daqui.
Fica um brioche com miolo extremamente fofo que se mantém assim nos dias seguintes. Gigante e delicioso :)
Bom fim de semana a todos!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Muffins de banana, coco e chocolate

Dia dos Namorados que se preze tem que ter banana e chocolate, não? Para disfarçar junta-se um bocadito de coco e... se não há panquecas, ao menos que hajam queques :)
A foto ficou má, para não dizer horrível mas o importante é o amor que se coloca nas coisas que fazemos e o amor com que comemos essas coisas. Prometo que a conversa não vai descambar. Os pensamentos possuídos e poluídos vão ficar só para mim!
Para vocês, fica a receita que retirei daqui e já é muito bom ;) Portanto, o próximo fim de semana, peguem na banana e com carinho, envolvam-na na massa. Porcos, já estão a pensar noutras coisas... ou serei só eu?

Ingredientes:
1 1/2 chávena de farinha
3/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de canela moída
1/4 colher (chá) de sal
5 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 colher (chá) de extracto de baunilha
1/2 chávena de açúcar
1 ovo
3 bananas maduras
1/2 chávena de pepitas de chocolate
1/2 chávena de coco seco ralado, mais algum para polvilhar

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º C. Preencha as formas com forminhas de papel (usei forminhas de silicone). Numa tigela misture a farinha, o bicarbonato, a canela e o sal. Reserve.
Noutra tigela, misture o ovo e o açúcar com o extracto de baunilha até estar bem envolvido. Junte a manteiga derretida. Misture bem. Esmague a banana para a tigela e misture. Junte as pepitas de chocolate e o coco e envolva bem.
Junte a mistura de ingredientes secos mas não mexa demasiado. Divida a massa pelas forminhas e salpique o topo com coco ralado. Leve ao forno até ficar dourado, cerca de 25-30 minutos.
Deixe arrefecer por 5 minutos e depois pode comer.

Não gostei deles quentes, nem mornos. Para mim, ficam excelentes frios. Não gosto do sabor de banana quente (mais uns pensamentos pecaminosos!) nos bolos. Coco fresco ralado teria ficado muito melhor e mais bonito por cima dos muffins, mas eu não tinha. Usei 1 chávena de farinha para bolos e 1/2 chávena de farinha integral.

Agora quero deixar uma sugestão para o jantar do dia dos namorados! Não sei se alguém conhece a Quinta do Prazo em Valença, mas no dia dos namorados preparam sempre uma ementa especial. Domingo, 14 de Fevereiro vou lá jantar. Não vou para namorar, mas juro que vou afogar essa mágoa na comidinha :)
Vejam lá as sugestões gastronómicas:

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Brigadeiros

O meu cão está em todas he he Cheira-lhe a doce e lá vem ele ver o que se passa e ver se calha alguma coisa na rifa! Mas não, estes foram só para as gajas da casa! Estávamos descompensadas e nada melhor que chocolate para dar um outro ânimo.
Esta é mais uma de 2009 mas ontem comprei uma barra de chocolate a 0,50€ e metade já foi! Desperate times call for desperate measures :)

Ingredientes:
1 lata de leite condensado de chocolate
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de brande
missangas de chocolate q.b.

Preparação:
1. Num tachinho, leve ao lume o leite condensado de chocolate com a manteiga e o brande.
2. Cozinhe até obter ponto de estrada. Verta o preparado sobre um tabuleiro e leve-o ao frigorífico para solidificar.
3. Tenda pequenas bolinhas, passe-as pelas missangas de chocolate e sirva-as.

Receita retirada da revista Cozinhar sem Stress nº6.

É tudo muito bonito mas foi um stress para passar os brigadeiros pelas drageias. A certa altura, tinha drageias de chocolate espalhadas pela bancada toda... stress mais stressado não há! Mas valeu a pena! Também usei coco ralado em alguns e ficou muito bom. No entanto, já vi algumas pessoas a comerem brigadeiro da panela... vai dar ao mesmo e sempre fica mais fácil e bem menos stressante :) É que depois do stress de enrolar os brigadeiros, temos que fazer mais brigadeiros para compensar o stress de os ter enrolado!
E aí, caras colegas brasileiras, que tal me saí a fazer os famosos brigadeiros? Sei que esta receita não é a original mas para começar tinha que ser o mais fácil possível :)

Bom fim de semana!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Bolo de chocolate sem ovos


Lembram-se das bolachas sem ovos? Pois bem, nessa altura também fiz um bolo sem ovos. Este mesmo e não parece, pois não? Isso é que faz valer a pena esta receita.
Ainda achei que ia ficar meio raquítico mas ficou melhor do que eu imaginava. Fofinho e bonitinho :)
Encontrei a receita aqui. Mais um que foi feito e comido em 2009. Com sorte ainda chego à Páscoa com receitas do ano passado para publicar ;)

Ingredientes:
200 gr de farinha
50 gr de cacau em pó
2 colheres (chá) de fermento
1 colher (chá) de bicarbonato
400 gr de leite condensado (usei uma lata que tem menos algumas gramas)
150 gr de manteiga derretida
2 colheres (chá) essência de baunilha
150 ml de água

Unte e enfarinhe uma forma de 23 cm de diâmetro e cubra o fundo com papel vegetal.
Numa tigela, misture a farinha, o cacau, fermento, bicarbonato e envolva com uma colher para que a mistura fique uniforme.
Pré-aqueça o forno a 120º.
Junte o leite condensado, manteiga derretida, essência de baunilha e a água. Bata com a batedeira até estar uma mistura homogénea, suave e sem grumos. Bata cerca de 1 minuto pois, se bater demasiado, o bolo tem tendência a ficar rijo.
Coloque a massa na forma e leve ao forno por cerca de 1 hora a 150º.

Este bolo leva cobertura, que eu não usei mas para quem quiser aqui fica:

225 gramas de chocolate para culinária
100 gramas de manteiga

Parta o chocolate em pedacinhos, leve a derreter em banho-maria e junte depois a manteiga. Mexa bem e deite sobre o bolo.

E pronto, havendo falta de ovos, ao menos que haja uma latinha de leite condensado em casa :)
O post curto é para compensar os demasiado compridos he he

sábado, 5 de dezembro de 2009

Muffins de duplo chocolate

O famoso, delicioso e fabuloso Trem Bom da Valentina está de parabéns! Para celebrar, desafiou os seus leitores a publicarem uma receita doce que nós faríamos para uma celebração especial.
E que motivo quero eu mais para celebrar? O Matias está finalmente em casa depois de uma estadia no veterinário. Estava triste mas conseguiu vir para casa mais gordo do que já era. Lá podia comer a quantidade que quisesse de ração, afinal estava doentinho. Agora, são só 55g por dia e isso é a minha salvação, porque a ração da Royal Canin é de luxo, 1,5 kg custaram-me 20,50€ e não chega para um mês.
Então vou celebrar o facto do Matias estar em casa e de eu ter tido dinheiro para pagar a conta he he

Há lá melhor maneira de celebrar do que com muito chocolate? Não, pois não? É que fiquei tão aparvalhada, alucinada, abananada, desconsolada, descontrolada, agoniada e até enjoada quando soube o preço da ração, que resolvi afogar o trauma com chocolate :)

Não estou definitivamente curada, o Matias está em tratamento e eu estou com ele. Só vou ficar aliviada, descansada, animada e curada quando ele puder comer outra ração mais barata. Até lá... vou fazendo contas à vida e comer um quadradinho de chocolate por dia- tem é que ser do mais barato senão nem ração para mim nem ração para ele he he



Olhem aqui o logo que a Valentina tem no blog dela. São Turkish Delights super atraentes. Nunca provei mas o aspecto promete algo de muito bom. O Trem Bom também promete sempre algo de fenomenal, as fotos, os textos, as delícias apresentadas... tudo! Parabéns Valentina por teres criado e mantido um blog de referência e que assim continue por muitos mais anos!


Double chocolate chip muffins
(traduzido livremente para Muffins de duplo chocolate)
Rende 16 muffins

400 g de farinha
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de cacau em pó (usei magro)
115 g de açúcar mascavado escuro
2 ovos
150 ml de sour cream (substituí por iogurte natural)
150 ml de leite
60 ml de óleo de girassol
175 g de chocolate branco (usei 100g)
175 g de chocolate semi-amargo (usei 100 g de chocolate preto com 74% de cacau)

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque as formas de papel nas formas de muffins. Misture a farinha, o fermento e o cacau numa tigela e junte-lhe o açúcar. Abra um buraco no centro da mistura.

2. Noutra tigela, bata os ovos com o sour cream, leite e o óleo, depois deite sobre o buraco no centro da mistura de ingredientes secos. Bata bem, incorporando gradualmente a farinha que fica nos lados da tigela, até que fique uma mistura espessa e cremosa. Parta aos pedacinhos pequenos os chocolates e incorpore-os na mistura.

3. Deite nas forminhas, enchendo-as quase até ao topo. Leve ao forno por 25-30 minutos, até que estejam crescidos e firmes ao toque. Deixe arrefecer numa grelha, depois polvilhe-os com mais cacau em pó.


Hoje não tenho foto do Matias mas o Tomás quis aparecer. Pelo menos este maluco pode comer qualquer coisinha :) Dei-lhe um pedacinho e ele lá foi todo contente de rabito a dar a dar. Acho que está aprovado he he Afinal, não é todos os dias que come um docinho!

Esta foi mais uma receita retirada do livro "The chocolate and coffee bible".
Usei chocolate preto mas aconselho a usarem um com menos percentagem de cacau. O sabor do chocolate preto acaba por se sobrepor ao do chocolate branco e acho que ficaria melhor se tivesse usado outro. Acho que também ficaria muito bem com chocolate de leite.
É uma receita muito simples de fazer e bastante rápida. Leva mais tempo no forno do que a preparar.
Substituí o sour cream (creme azedo) por iogurte porque não cheguei a um consenso de qual seria a melhor substituição, uma vez que cá não existe à venda sour cream.

Se tiverem tempo de participar do desafio, aconselho a fazerem-no. A partir de amanhã serão publicadas as participações e o prémio que a Valentina tem para enviar à vencedora, é um pacote de produtos ingleses da Duchy Original. Eu confesso que ia ficar possuída se recebesse algo assim he he

Acho que é hoje que faço a árvore de Natal! Bom fim de semana :)

sábado, 28 de novembro de 2009

Beijos de chocolate

Que nome romântico não é? Lamechas que eu ando e nem sequer me apareceu um gajo bom pela frente ;)
O desenvolvimento desta receita foi tudo menos romântico. Comecei por queimar os dedos da mão esquerda ao pegar na tigela no microondas com o chocolate derretido. Depois, o chocolate branco não derreteu, queimou. Fenómeno que me era desconhecido mas que me traumatizou.
O chocolate branco não derretia no microondas, começou a ficar acastanhado. Levei-o ao fogão e quando dei conta, a pega que tinha na mão para segurar o tacho, estava a queimar-se he he Tive que a sacudir no ar para o lume apagar!
O chocolate branco derreteu à força, transformou-se em pedra e soltou um líquido parecido com manteiga. Julgo que era a manteiga de cacau.
Apesar de tudo, resolvi continuar e fazer tudo com o chocolate preto.

A receita é bastante simples mas, às vezes, os ingredientes e as cozinheiras complicam :)
No final, obtive uns biscoitos que nunca tinha provado, nem os de compra são assim. Para quem gosta de biscoitos que se desfazem na boca, biscoitos que parecem uma fatia de bolo... esta é a receita!
Saiu de um livro chamado "The chocolate and coffee bible", está tudo dito não acham? Façam que não se vão arrepender! Cuidado com o chocolate branco ;)

Com esta sugestão participo da comemoração do aniversário do blog Chocolate em Pó. Como não tenho nem nunca tive um caderno de receitas, resolvi concorrer e tentar ganhar o que a Luciana está a oferecer. Mas tenho certeza que muitas mais receitas deliciosas vão aparecer por lá. Portanto, resta-me prestigiar o blog, a bloguista e o chocolate com esta receita que aqui vos deixo.


Ingredientes para 24 unidades:
75 g de chocolate semi-amargo (usei um com 70% cacau)
75 g de chocolate branco (usei um do Lidl que costuma derreter bem, este passsou-se da mona)
115 g de manteiga amolecida
115 g de açúcar
2 ovos
225 g de farinha
açúcar em pó para decorar

1. Derreta o chocolate preto e o branco em tigelas separadas e reserve.
2. Bata a manteiga com o açúcar até ficar pálido e fofo. Junte os ovos um a um. Envolva a farinha e misture bem.
3. Divida a massa e misture-a às tigelas onde estão os chocolates derretidos. Mexa bem até a massa ficar mole. Envolva as massas separadamente em película aderente e leve ao frigorífico por 1 hora. Pré-aqueça o forno a 190ºC.
4. Forme bolas de massa com a ajuda de uma colher de sopa. Role as bolinhas entre as palmas das mãos para lhes dar a forma. Coloque-as num tabuleiro untado ou no tapete de silicone e leve ao forno por 10-12 minutos.
Polvilhe com açúcar em pó e deixe-as arrefecer numa grade.


Não sobra migalhinha destes biscoitos!
Alguns deles rolei-os no que me sobrou de 100 gramas de chocolate branco e gostei do resultado.
Obtive mesmo 24 biscoitos. Uma receita fiável, portanto!
Não deixem passar mais de 12 minutos no forno. Os biscoitos ainda vão estar moles ao toque mas, depois de os retirarem, eles vão endurecer ligeiramente.
Mornos são uma verdadeira perdição :) Estava capaz de jurar que me parecem brownies em forma de biscoito!
Só me resta esperar que alguém faça e confirme, ou desminta, o que estou a dizer :)

Bom fim de semana a todos!!!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Brownie de chá verde e chocolate


Apesar de viver rodeada de pintores, não entendo nada de arte mas, olhando para a foto acima fico com a sensação que até parece uma pintura um tanto ao quanto, aquelas pinturas que olhamos e não sabemos o que é. Por momentos, até consigo ver Guernica neste brownie :) Uma Guernica pacífica e docinha!!!
Mas isso sou eu, que tenho as vistinhas miúpes e a minha cabeça já não dá para muito mais!

Usei o último pózinho de matcha que a Si me enviou e, como não poderia deixar de ser, fiz esta receita dela.
Devo dizer que fechei esta saga de Matcha em grande, foi a minha primeira vez a fazer brownie e é uma receita fantástica, não tivesse ela queijo-creme que eu tanto gosto.

Por ser tão bom e ter resultado muito bem, com este brownie um tanto ao quanto artístico, brindo o Tertúlia de Sabores que está de parabéns por dois deliciosos anos de blog.
A Moira é um doce e a minha contribuição tem que ser docinha, de forma a retribuir toda a simpatia desta bloguista que tive o prazer de conhecer pessoalmente.
Agradeço-lhe a ela o convite e presto-lhe a minha sincera homenagem :)

Moira encantada, o embrulho de baixo é para ti! Espero que gostes e que continues a brindar-nos com as tuas deliciosas sugestões!



Ingredientes:
200 gr de chocolate
100 gr de manteiga/margarina
4 colheres rasas (sopa) de cacau em pó
4 ovos pequenos
160 gr de açúcar refinado
80 gr farinha de trigo

Para o creme de chá verde:
225 gr de queijo-creme/cream-cheese
80 gr de açúcar
1 ovo
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 1/2 colher (sopa) de chá verde/matcha

Aqueça o forno a 180º C.
Unte uma forma quadrada ou rectangular, forre-a com papel vegetal e volte a untar.
Pique o chocolate grosseiramente e derreta-o juntamente com a manteiga em banho maria ou no microondas.
Assim que estiver totalmente derretido misture o cacau em pó.
Bata os ovos e o açúcar durante 5 minutos.
Adicione a mistura de chocolate e cacau, misture e envolva em seguida a farinha.
Coloque o queijo-creme num recipiente e bata até estar cremoso, junte o açúcar e bata mais um pouco. Adicione o ovo e bata novamente por 2 minutos.
Finalmente, adicione a farinha e o matcha/chá verde, previamente peneirados. Envolva bem.
Despeje a massa de chocolate e a de matcha alternadamente e passe um palito para lhe dar um aspecto mármore.
Leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos. Assim que estiver cozido retire do forno e deixe arrefecer coberto por um pano durante 10 minutos, antes de desenformar.
Corte os brownies apenas quando a massa estiver completamente fria.

Quem não tiver chá verde ou matcha, pode colocar corante, extracto de baunilha ou outro a gosto. Acho que também resulta muito bem!

Quero também lançar um desafio, que tal passarem no blog da Moira, escolher uma receita dela e publicá-la no vosso blog no dia 20 de Novembro? É o dia do blogoniversário do Tertúlia! Seria muito giro e estou a pensar fazer o mesmo quando o Canela Moída completar 2 anos :)

Podem ver a minha sugestão no Tertúlia de Sabores, clicando aqui. Garanto que lá está muito mais bonito :)

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Bolo de chocolate com morangos


Fiz este bolo de chocolate para servir como uma das sobremesas de Páscoa! Também o fiz a pensar no desafio do Chá da Tarde, cujo tema era chocolate. Mas deixei passar a data. Já vi algumas receitas participantes e não tinha a mínima chance de ganhar em comparação com elas!

Porém, não desvalorizo o meu bolo que ficou muito bom!

Fiquei de olho nesta receita porque leva iogurte na massa e eu adoro bolos com iogurte, deixa-os mais húmidos e aguentam mais tempo sem ressecar :)
A receita foi retirada da revista "Delícias da Culinária nº 8", mas tive problemas com a massa que ficou muito grossa e vi que aquilo não ia ficar famoso. Juntei mais um iogurte e mais um ovo. O resultado ficou excelente. Infelizmente, não pude fazer o recheio porque algumas pessoas não apreciam fruta e achei melhor fazer de maneira a que todos comessem. Substituí por um creme de chocolate.
Foi muito apreciado, assim como a sobremesa que se vê atrás da fatia da segunda foto, e que será postada em breve também :)

Ingredientes:
200 g de chocolate meio amargo picado (usei de culinária pantagruel)
1 + 1/2 chávena (chá) de açúcar
2 chávenas (chá) de farinha de trigo
3 ovos
1 iogurte natural
1/2 chávena (chá) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
óleo e farinha q.b para untar

Recheio:
1 pacote de natas
2 colheres (sopa) de manteiga
300g de chocolate de leite picado
2 chávenas (chá) de morangos
raminho de hortelã para decorar (opcional)
Acrescentei mais um iogurte e mais um ovo

Preparação:
Derreta o chocolate e bata no liquidificador com o açúcar, a farinha peneirada, os ovos, o iogurte e o óleo até homogeneizar. Acrescente o fermento e misture.
Despeje numa forma untada e enfarinhada, e leve ao forno médio até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo. Deixe arrefecer e desenforme.

Recheio (não fiz):
Aqueça as natas até começar a aparecer bolhas na lateral. Tire do lume e misture a manteiga e o chocolate de leite. Mexa até homogeneizar. Reserve alguns morangos inteiros para decorar e pique o restante. Misture-os em metade do creme de chocolate. Corte o bolo ao meio e espalhe o recheio de morango. Coloque a outra camada de bolo e espalhe o creme de chocolate. Decore com os morangos reservados e leve ao frigorífico.

Creme de manteiga e chocolate:
60g de manteiga sem sal (foi mesmo com sal que era o que havia)
1/2 chávena de açúcar de confeiteiro
2 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de chá de leite

Levar ao lume até a manteiga e o açúcar derreterem. Espalhar por cima do bolo. Decorar com os morangos e o ramo de hortelã.

Estórinha:
Não passei o dia de Páscoa em casa e tive que levar as sobremesas de carro. Mas a meio do caminho, parei para cumprimentar uns tios e também passei pela casa da B. (afilhada da minha mãe). Beijinho aqui, conversa ali... e o bolo no carro. Quando cheguei a calda de chocolate que tinha ficado nas bordas do prato tinha escorrido para o assento! Eu tinha deixado o prato meio inclinado e fiz asneira... Lá andei eu com toalhetes a limpar o carro. Afinal, na Páscoa quer-se tudo limpinho, não é? he he

Mas salvou-se o bolo... com menos calda mas delicioso à mesma!



Foto horrível mas foi o que se arranjou. A máquina está de castigo outra vez :)

A Leiloka atribuíu-me este selinho. Eu bem que me sinto uma espécie de Abelha Maia de quando em quando... mas sem o Calimero he he

Obrigada pela simpatia Leiloka :)

Ofereço o selo às blogueiras que se reuniram no Porto a semana passada! Foi uma fantástica tarde de Primavera :)

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Quadrados de chocolate



Este foi o bolo que fiz para o aniversário do meu irmão, ainda em 2008. Jantou fora com os amigos e vieram a casa comer o bolo :)
Só posso dizer que é um dos melhores bolos de chocolate que já comi, porque fica super húmido devido à calda e é super simples de fazer! Retirei a receita no blog 100% açúcar.


Ingredientes:

4 ovos
1 chávena de óleo
1 chávena de açúcar
1 chávena de chocolate em pó
2 chávenas de farinha
1 colher de sopa de fermento
1 chávena de água a ferver


Preparação:

Misture tudo muito bem. Junta-se a chávena de água a ferver e mexa bem.
Unte um tabuleiro, polvilhe com farinha e leve ao forno moderado.

Calda:

7 colheres de sopa de leite
7 colheres de sopa de açúcar
5 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de sopa de manteiga

Vai tudo ao lume até ligar bem.

Quando o bolo estiver cozido, retire do forno, deixe arrefecer ligeiramente, pique o bolo com um palito e vá deitando a calda até ensopar.
Deixe arrefecer bem e corte depois aos quadrados.

Querem mais simples e melhor? Não creio que seja possível!
E não se venham queixar da dieta depois do Natal, dos abusos e tal... blá, blá, blá!
Vem aí o fim de semana, enlouqueçam he he Não é uma fatia de bolo que vos vai fazer inchar mais :)
Espalhem o aroma do chocolate e sejam felizes!!!
Bom fim de semana ;)

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Charlotte de Chocolate


Tenho esta charlotte programada para fazer desde 2001. Foram muitos anos de espera porque, nessa altura, não tinha uma forma de abrir e fui adiando a receita. Depois surgiram outras revistas, livros e fui fazendo outras coisas. Só este ano comprei uma forma de abrir e, agora que o Natal está à porta, retornei às revistas que têm receitinhas desta época e encontrei esta Charlotte à minha espera.

Nas informações dizia que era uma receita difícil e dispendiosa e isso seria o suficiente para me levar a não fazer nada. Mas reli a receita e não encontrei dificuldade nenhuma nem achei que fosse muito dispendiosa. Para mim não foi, porque o chocolate que usei foi oferecido e omiti os frutos cristalizados que eu não gosto nada.

Achei-a super fácil de fazer e fica com um visual bastante bonito. É uma Charlotte de Natal porque são inseridos os frutos cristalizados mas podem ser omitidos e, vira uma Charlotte para um aniversário ou uma sobremesa de fim de semana. Enquanto preparava os ingredientes pensei em juntar frutos secos e ficaria uma Charlotte de Natal perfeita para mim. Mas como era a primeira vez que a fazia, queria ver se ficava saborosa e bonita para não desperdiçar os frutos que, nesta altura do ano, são bastante caros.


Ingredientes:
400g de palitos La Reine (usei 250g mas acho que depende da forma de bolo que se usa)

125 de tablete de chocolate (a minha tinha 52% mínimo e é especial para mousses e trufas)

4 ovos

1 colher (sopa) de gelatina em pó (pode ser substituída por 3-4 folhas de gelatina)

150g de açúcar

75g de frutas cristalizadas muito picadinhas (não usei)

Açúcar em pó para polvilhar

Chocolate granulado, chantilly, frutas para decorar (opcional)

Papel vegetal


Preparação:

1. Forre com uma rodela de papel vegetal o fundo de uma forma de charlotte ou uma redonda lisa, de preferência de fundo amovível. Sobre o papel, forre o fundo da forma com palitos la reine cortados à medida e em diagonal, encostando-os bem. Forre depois a parede vertical com palitos só aparados na altura, se necessário. Se for preciso, reforce o centro do fundo com os restos picados.

2. Leve o chocolate a amolecer em banho-maria. Se estiver muito rijo, pode adicionar-lhe 2 ou 3 colheres de leite (eu não precisei). Junte-lhe depois as gemas e a gelatina, previamente bem dissolvida com metade do açúcar num pouco de água quente, e bata muito bem.

3. Bata depois as claras em castelo bem firme e adicione-lhes o açúcar restante aos poucos e batendo continuamente. Misture-as cuidadosamente no chocolate e, se as houver, junte as aparas dos palitos e as frutas cristalizadas.

4. Deite o preparado na forma, apare os palitos em volta em altura adequada e deite essas aparas sobre o creme da charlotte. Guarde a charlotte no frigorífico durante algumas horas até prender (minimo 4 horas).
5. Depois de "presa", retire, desenforme e polvilhe com açúcar em pó. Se quiser, pode decorar com chantilly e frutas, ou com chocolate granulado.



Sem dúvida alguma que vai estar presente na mesa de Natal! Da próxima vez vou usar uma forma de bolo mais pequena para que a Charlotte fique maior em altura. Também vou juntar frutos secos e ver se fica tão bom quanto eu estou a imaginar :)


Tenho mais uma sugestão literária aqui no blog da Academia dos Livros. Depois de Boris Vian, Vinicius de Moraes com muita poesia!


Bom fim de semana a todos!


Receita retirada da revista "Tele Culinária, nº 1185"

domingo, 7 de setembro de 2008

Pudim de chocolate Henriquecido



Podia ser um erro ortográfico como aquele muito conhecido: "Herrar é umano!".
Mas não é! É uma piadola ao marido da minha amiga Mónica :) Ele é um chocólatra assumido. Nunca vi ninguém gostar tanto de chocolate. Andei a planear o jantar durante uns meses.

Eles vêm cá jantar duas vezes por ano. Infelizmente estão a viver muito longe, na terra dos "avecs", a terra do Henrique. E tenho que caprichar duas vezes por ano porque eles merecem :)
Para o jantar pediram os maravilhosos rojões com "aquelas coisinhas que parecem flores" e que na nossa língua se chama de "redanho" ou "redenho".

Para sobremesa não pôde faltar algo com chocolate. Decidi que ia fazer este pudim de chocolate que é qualquer coisa de maravilhosa. Parece uma mousse de chocolate compacta que se vai derretendo delicadamente e envolvendo o palato de tal modo, que temos que repetir. O Henrique levou um tupperware para casa com um bocadinho para adoçar o bico :)

Também houve o pudim de café que, mais uma vez, estava fantástico!
Fiz este pudim de chocolate na noite anterior para ter tempo de solidificar e para eu "ir feirar" com a Mónica. Como já tinha dito, eu não sou fã de feiras e no Verão com tanto emigrante nesta terra é que não dá mesmo. Ora, a Mónica como boa emigrante que é, quis ir feirar e eu acompanhei-a. O Henrique foi mais fino e safou-se de fininho ;)

Mas foi muito divertido. Lá no meio dos ciganos, entre odores estranhos, Dvd's pirata e crianças ranhosas a chorar, estava uma senhora que dizia que a loja dela só fechava à 00:15 e que os ciganos iam todos para o Iraque e tínhamos que aproveitar. Afinal o cigano foi para Itália, mas isso é outra história :)

Uma tarde bem passada com muito boa disposição. Assim é que é!
Mas vamos ao pudim que foi o bijoux da noite ;)

Ingredientes:

6g de folhas de gelatina incolor

200g de chocolate em tablete

1 lata de leite condensado

2 c. (de sopa) de manteiga

4 dl de natas

2 claras

2 c. (de sopa) de açúcar
chantilly q.b. (não usei porque não sou fã, usei uns palitos deliciosos que encontrei no Lidl e usei chocolate granulado e folhas de hortelã, mas a decoração vai ao critério de cada um)

Preparação:

Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Junte o chocolate, em pedaços, ao leite condensado e coloque em banho maria. Assim que o chocolate dissolver, adicione a manteiga e mexa de vez em quando. Retire e acrescente as folhas de gelatina espremidas. Separadamente, bata as natas bem firme e, depois, as claras em castelo com o açúcar. Envolva ambas no preparado de chocolate. Passe uma forma de pudim por água fria e encha-a com o creme. Leve ao frigorífico até ficar bem firme (deixei quase 24 horas e ficou tão firme que me vi quase grega para tirá-lo da forma, mas lá consegui). Desenforme, decore e sirva.


Acho que consegui estar ao nível da adoração que o Henrique tem pelo chocolate e todos repetimos porque, isto que podem ver, é o verdadeiro paraíso para quem é chocólatra!! Já estou a imaginar algumas colegas blogueiras que são "viciadas" a ficar deliciadas com esta visão :)
Façam que não se arrependem!

Notas:

Para desenformar, mergulhe a forma em água quente por uns minutos.

Como não tinha só claras para utilizar, tive que guardar as duas gemas e não sabia o que fazer com elas. Para não desperdiçar nada, pode perfeitamente integrar as duas gemas, passadas na peneira, no creme de chocolate. Odeio desperdícios na cozinha!

Receita retirada da revista "Segredos de Cozinha" Nº 864

E agora outro assunto mas não menos relevante. A Natércia, a Alice e a Kláudinha ofereceram-me este mimo especial. Estou-lhes muito agradecida pelo carinho que, elas sabem, é recíproco.

Neste momento tenho tantas pessoas na blogosfera que têm blogues de ouro, que me seria impossível nomear alguém. A maioria dos blogues que visito e comento são de pessoas extraordinárias que sempre me receberam bem e que fazem com que eu sinta que estou sentada à mesma mesa. A esses, os que eu conheço e tenho nos meus olhos, só posso agradecer e dizer que, se não fossem bons blogues e boas pessoas eu não os visitaria.

Um bem haja a todos/as e um bom Domingo, doce como o chocolate!


No blog Quattro ragazze brasiliane nella cucina italiana encontram uma votação aberta para decidir qual a melhor receita do desafio da Polenta. Passem por lá e votem na que gostarem mais :) A minha Polenta Doce está lá!

terça-feira, 29 de julho de 2008

Bolo mousse de chocolate



Depois de ter uma experiência fascinante com um saco de pasteleiro que rebentou pelas costuras à primeira utilização, resolvi enfrentar o movimento, os gritos, os cheiros imundos e pus o pé na feira. Concordo que há coisas que só se encontram lá e que, por sinal, são boas e muito mais baratas.

Ora, comprei uma faca de pão, um almofariz em madeira e um saco de pasteleiro em nylon cujas boquilhas podem ser substituídas conforme o efeito que pretendemos. A primeira boquilha fez este efeito maravilhoso e trouxe-a sem imaginar o que saíria dali. Até que não ficou mal.

Serviu para eu fazer um bolo que há muito tinha visto neste blog que eu adoro visitar. Se pretendem alguma receita com chocolate é lá que devem ir pesquisar :)

Fiz algumas alterações no meu, mas os ingredientes são os mesmos. São só dois... não dava para alterar muito coisa ;)

Este bolo foi oferecido como presente de aniversário a um tio meu. Fui convidada para o churrasco e não queria levar mais uma garrafa de alcóol ao homem. Optei por um bolo e em boa hora o fiz. Depois da refeição esperei com ansiedade as sobremesas. O meu bolo eu já sabia que estava no frigorífico mas, era uma festa, tem sempre muitas sobremesas certo?

Errado. Tristemente errado. Que desilusão! Um melão em cima de mesa que nem chegou até mim, uma travessa com aletria, uma com leite creme e uma com arroz doce. HELOOOOO?????

Onde está o resto? Qualquer coisa com frutas ou chocolates? Aletria só me sabe bem no Natal, por muito boa cara que tivesse (e tinha) estavamos num churrasco. Era apropriado? Eu nem sei, se calhar é e, eu é que tenho a mania de ser exigente :)

O leite creme ainda estava morno, numa noite quentíssima de Verão não fazia pandan...

O arroz doce era aguado e foi a diversão da noite. Quem provava, apartava. Só uma senhora o comia ferozmente, como se não houvesse amanhã. Creio que seria a cozinheira de tal "delícia".

Sorrateiramente, disseram-me ao ouvido para ir buscar o bolo mousse e, não fosse ele, ninguém teria comido sobremesa. Valha-nos o bolo e os pudins de laranja que a minha mãe fez.

Segue a receita:

6 ovos

1 tablete de chocolate (70%cacau)

1 pacote de mousse de chocolate (ideia minha)

Como este bolo fica minorca, optei por comprar uma mousse de pacote. Assim, foi só separar as gemas das claras. Levar o chocolate a derreter em banho maria ou no micro-ondas. Juntá-lo ás gemas e adicionar as claras batidas em castelo. Na receita original pede para dividir a massa em duas partes. Sendo que, uma parte, vai ao forno e a outra vai ao frigorífico para solidificar. Como era uma festa, optei por levar ao forno a massa toda (não foi muito, ficou baixinho na mesma) e fazer a mousse de pacote.

Coloquei a massa numa forma untada e polvilhada de chocolate em pó (ou achocolatado) e levei ao forno por 20 minutos a 175ºc.

Depois de cozida, desenformar e deixar arrefecer. Para finalizar, dei uso ao saco de pasteleiro e com a mousse decorei o bolo. Levei ao frigorífico até ao momento de servir.