Tudo depende dos dias e das horas... Depende de todas as condicionantes da vida... E são muitas... Mas tem sempre uma pitada de canela moída...
sábado, 13 de agosto de 2011
Coelho com mostarda
sábado, 5 de fevereiro de 2011
Frango marroquino com laranja e açafrão
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
Frango com alho
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Costeletas aromatizadas
quarta-feira, 24 de março de 2010
Codornizes com cogumelos e bacon
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Bôla de carnes
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Espetadas de frango com sumac e iogurte
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Lombo recheado de ameixas e legumes
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Lombo com farinheira
Preparação:
Pique a farinheira com um palito e leve ao lume num tacho com água. Deixe ferver cerca de 10 minutos, escorra e reserve. Entretanto, corte o lombo de porco de maneira a poder espalmá-lo num rectângulo. Tire a pele à farinheira e coloque-a no centro da carne, no sentido do comprimento. Enrole a carne, de modo a que a farinheira fique no meio, e ate com cordel de cozinha apertando bem. Descasque os dentes de alho e esmague-os com a margarina Vaqueiro, sal e pimenta, de modo a obter uma pasta. Tempere a carne com a pasta obtida e coloque-a num tabuleiro que possa ir ao forno e regue com a cerveja. Descasque as batatas e as cebolinhas e corte ambas em gomos. Tempere com sal, pimenta e o colorau. Disponha em redor da carne, regue com o azeite e junte a folha de louro, partida em bocados. Leve a assar em forno moderado (220°C) durante 1 hora e meia hora ou até a carne estar tenra. Vá virando a carne e as batatas com o molho que se vai formando.
Sugestão: Sirva acompanhada com esparregado de espinafres. Deixe arrefecer bem a farinheira antes de lhe retirar a pele para evitar que se desmanche (a minha desfez-se na mesma!).
Nota: este lombo da receita devia ser lombo de porco novo, só pode! É que antes de levar o lombo ao forno, levamo-lo a estufar por 1 hora nos ingredientes todos e, mesmo assim não ficou tão tenro como gostaríamos. Fica bom na mesma, tenham é atenção ao tempo. Não acredito que um lombo de porco asse numa hora e meia, pelo menos no meu forno! Acho que com morcela ou alheira também deve muito bom :)
Até logo, que eu bou ali à inbicta e bolto já ;)
domingo, 4 de janeiro de 2009
Perna de perú recheada
Para o recheio:
200g de carne picada (vaca, porco, frango ou vitela - eu usei vaca)
1 colher (sopa) rasa de farinha
30 g de pinhões
1 ovo
1 cebola pequena picada
sal e pimenta q.b.
É só misturar todos estes ingredientes, amassar e colocar dentro das pernas.
Ate com fio incolor ou envolva a liga na perna, aconchegando bem o recheio dentro da perna de perú.
Na receita original dizem logo para colocar a perna no tabuleiro e levar ao forno com uma calda de temperos. Nós cá em casa preferimos colocar o perú a dormir no tempero de um dia para o outro.
Assim, partimos uma cebola grande às rodelas, alguns alhos, uma pimenta malagueta seca sem as sementes, oregãos secos, louro sem o veio central, azeite q.b. Colocamos as pernas de perú e depois regamos com duas cervejas, 1 cálice de vinho madeira, 1 cálice de aguardente, 1 cálice de vinho do porto.
No dia seguinte foi a estufar até estar tenro. Para isso vai-se espetando um garfo e regando a carne com o próprio molho que está no tacho. Para que a carne não fique seca é importante ir regando e virando as pernas.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Lasanha mista
Ingredientes:
Numa panela, refogue a carne, a cebola, o tomate, salsa e cebolinha em azeite. Tempere com sal. Num recipiente untado, coloque um pouco de molho branco e alterne camadas de massa e do refogado da carne. Finalize com o restante molho. Espalhe o queijo por cima, depois os oregãos e leve a gratinar ao forno.
Ficou deliciosa :)
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Escondidinho de frango
1/2 kg de peito de frango
2 tabletes de caldo de galinha (não usei)
1 colher (sopa) de coentro ou salsa (usei salsa fresca)
1 kg de mandioca (macaxeira) cozida com água e sal
1 e 1/2 cebola ralada
1 lata de creme de leite (usei 200ml de natas light)
1 copo de requeijão
1/2 copo de leite (usei menos)
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (usei fatias de queijo limiano)
Polpa de tomate, cebola e alho q.b. (acrescentei eu)
Modo de Fazer:
Cozinhe o peito de frango com 1 xícara/chávena de água a ferver com as tabletes de caldo de galinha, se necessário coloque mais água fervente.
Desfie o peito e misture o caldo que sobrou do cozimento, a cebola e a salsa. Reserve (Aqui alterei a receita e levei o peito desfiado para refogar junto com a polpa de tomate, cebola e alho cortado pequenino e deixei apurar. Desliguei e reservei).
Passe a mandioca pelo espremedor ainda quente e coloque o creme de leite, misture bem até obter um puré. Despeje esse puré num recipiente refratário (20x30cm) untado com margarina e espalhe o recheio de frango e cubra com o resto da mandioca. Cubra com requeijão misturado com o leite, polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno para gratinar (usei queijo limiano em fatias e polvilhei com oregãos). Sirva a seguir. Pode substituir a mandioca por batata, use a variedade que fique mais sequinha (nada se compara ao sabor da mandioca, aconselho a experimentar).
Considerações finais:
A minha mãe disse que só depois de ter experimentado estes pratos é que começou a entender porque é que os povos indígenas do Brasil e do Continente Africano comem tanta mandioca. Eu e ela já sobrevivíamos só a comer disto, descascar e cortar é que é mais complicado eh eh
Mais um intercâmbio que enriqueceu a nossa mesa...
Quem ainda não participou, começe a considerar participar. Visitem o Intercâmbio Culinário, espreitem as receitas e as experiências que lá estão descritas e façam a inscrição :) Precisamos de sócias portuguesas. Atrevam-se ;)
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Javali estufado
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Intercâmbio culinário - Arroz com suã
Pois é, mais uma vez participo do desafio de intercâmbio culinário. Depois da partilha que tive com a Nana, fiquei logo a pensar em qual seria a minha proxima vítima ;)
Entretanto, quando publiquei a história da Vaca Atolada, recebi um mail de uma menina que vive no Brasil e que descobriu o meu blog através do blog Manga com Pimenta da minha sempre parceira Nana.
Deixo-vos a receita e as fotos de mais uma delícia Brasileira ;) Espero que gostem e que façam.
Arroz com suã
A Samara aconselhou: Se gostar pode colocar uma colher de sopa de colorau na hora que estiver murchando a cebola para ficar mais vermelhinho, e uma pitada de pimenta malagueta. Fica muito bom também! Eu não coloquei nada disto e arrependi-me. Para a próxima ponho o colorau/paprika para dar uma cor mais bonita ao arroz. Sobraram alguns ossos de suã e na refeição seguinte peguei neles e coloquei no forno a dourar e comemos assim ;) Nada se perde na cozinha... aproveitem o intercâmbio para aprender de que massa se fazem as cozinhas do Mundo :)
sábado, 9 de agosto de 2008
Peru com grão em molho verde
Pois é, o Verão anda muito tímido mas, de quando em quando, vem umas ondas de calorzinho que temos que aproveitar. É nessas alturas que surgem umas comidas mornas/frias para comer com todo o vagar que o calor convida. Sinto-me tãoooo Alentejana quando a temperatura sobe :) Não me apetece fazer nada e até me custa cozinhar.
Assim, peguei num frasco de grão cozido e escaldei-o em água quente. Entretanto grelhei uns bifinhos de perú, previamente regados com sumo de limão, alho e sal. Deixei o grão arrefecer e coloquei os bifinhos por cima. Fiz o molho com azeite, cebola, pimenta, sal, salsa e uma colher de mostarda. Misturei bem e espalhei por cima da carne e do grão.
O Verão quer-se simples, vagaroso e descansado :)
Em representação dos habitantes desta casa o Matias deseja aos visitantes um óptimo fim de semana :)
domingo, 27 de julho de 2008
Bifes de perú em molho aveludado
Aqui em casa comemos muito perú. Tadinho do bicho que é discriminado por ser carne branca e fazer menos mal à saúde.
Como cansa fazer sempre da mesma maneira, resolvi consultar um dos livrinhos que o meu pai me ofereceu há alguns anos.
A receita pedia peitos de frango, mas resolvi-me por uns bifinhos de perú que estavam a olhar para mim fresquinhos. Mas na introdução da receita há uma breve explicação acerca da galinha ou frango que eu achei muito curiosa e que desconhecia. Fica aqui o texto:
"Em 1921-1922, uma expedição de arqueólogos encontrou, junto ao rio Ravi, na provínce paquistanesa do Penjabe, os restos de uma aldeia, invulgarmente desenvolvida, que deve ter tido a sua época áurea nos séculos IV-II a.C. Foram encontrados restos de balneários públicos e privados, um sistema de canalização perfeito e armazéns de cereais, entre os quais se contavam trigo, cevada e ervilha. Com a continuação dos estudos sobre essa civilização, concluiu-se que os seus habitantes possuíam elevados conhecimentos gastronómicos. Com efeito, foram os habitantes de Harappa, assim se chamava a aldeia, que domesticaram a primeira ave da floresta, a galinha-brava, agora criada em todo o Mundo."
in Cozinha Leve, 1993
Eu já estou a imaginar as galinhas a irem a banhos nos balneários públicos, acho que nos privados as galinhas seriam outras... Estas coisas interessam-me e eu transporto-me para essas épocas e fico a imaginar como é que os habitantes da aldeia domesticaram as galinhas e como as comiam. Teriam molhos aveludados ou espetavam-na na panela e já estava?
Para ser sincera gostei muito do nome requintado do molho aveludado. Parecia-me algo que devia ser experimentado em nome da civilização longínqua.
Ingredientes:
1 colher de chá de manteiga
3 bifes de perú (depende das pessoas)
2 colheres de sopa de vinho branco seco
1/8 de litro de caldo de carne (nem imaginam o filme para saber quanto era 1/8 de litro. A minha àrea não são os números nem as medidas. Eu e a minha mãe chegamos a acordo e usamos 4dl de caldo. Usei um quadrado de caldo em 4dl de àgua. Continuo a achar que os caldos deixam a comida demasiado salgada. Não estou habituado e vou começar a ignorar este pormenor)
1 colher de chá de farinha
sal,pimenta, noz moscada q.b
2 colheres de sopa de natas
Preparação:
Temperei o perú com sal e pimenta, pu-lo numa frigideira onde a manteiga já estava derretida, juntei o vinho e o caldo de carne e deixei cozer em lume brando tapado por 15 minutos.
Retirei o perú e mantive-o quente. Polvilhei a farinha e juntei ao caldo de cozer, deixei ferver. Rectifica-se o tempero de sal e pimenta e junta-se as natas. Deixa-se engrossar e rega-se o perú com o molho. Salpiquei com noz moscada moída na hora.
Acompanhei com macedónia de legumes, mas com arroz ou puré de batata também fica delicioso.
domingo, 29 de junho de 2008
Intercâmbio Culinário: História de Cozinha Vaca Atolada
Depois de aceitar o grande desafio de cozinhar um prato brasileiro, chegou a vez de preparar a receita que escolhi: vaca atolada.
A primeira curiosidade que tive foi saber porque é que a receita se chamava de vaca atolada? De tanto procurar encontrei uma que me satisfez a curiosidade. A história deixou-me bem disposta. Este é um prato típico da região de Minas Gerais. Na altura da chegada da Coroa Portuguesa ao Brasil, eram os tropeiros (condutores de tropas/comitivas) que carregavam as carnes (e outros bens) nas suas carroças. Quando eles iam da serra para a cidade de Minas Gerais, passavam por terrenos irregulares e íngremes. No período das chuvas os terrenos ficavam em lama e o gado que empurrava as carroças ficava encalhado e não prosseguia. Como transportavam carne de vaca e tinham que se alimentar quando encalhavam, fizeram um prato com mandioca e vaca ao qual chamaram de vaca atolada.
Fiz assim com estes ingredientes:
1 kg de costela de boi (cortada aos pedaços)
2 unidade(s) de cebola picada(s)
6 dente(s) de alho picado(s)
2 tablete(s) de caldo de carne
quanto baste de Óleo de soja (usei azeite)
800 gr de mandioca em pedaços grandes
quanto baste de cheiro-verde picado(s)
Tive que perguntar à Nana o que era cheiro verde. Eu não sabia! Afinal é salsa e cebolinho :)
Preparação:
Primeiro cozi a mandioca com uma pitada de sal durante 10 minutos na panela de pressão. Deixei arrefecer, retirei os fios e reservei.
sábado, 7 de junho de 2008
Arroz de favas e tomate com panado
domingo, 25 de maio de 2008
Bifinhos de peru com cogumelos
4 bifes de peru
domingo, 18 de maio de 2008
Rojões à moda do Minho
2 folhas de louro