Mostrar mensagens com a etiqueta Banana. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Banana. Mostrar todas as mensagens

sábado, 26 de junho de 2010

Cake de chocolate e banana

Receita retirada de um livro que demorou a chegar mas chegou! "Chocolate" que ganhei num passatempo do Tigela de Yakissoba. Obrigada Sandreane :)

Não sei como é em vossa casa mas aqui, quando o calor aperta, as bananas amadurecem demasiado depressa e, como é fruta que não como ao natural, a solução é salada de fruta ou bolinhos. Desta vez saiu bolinho e ficou tão bom que já repeti. Até porque, quando fiz a primeira vez, não tinha máquina e merecia ficar registado e publicado aqui no blog.

Da primeira vez, usei chocolate em pó, porque não consegui encontrar o cacau. Achei que afinal tinha acabado. Quando coloquei o bolo no forno e arrumei a cozinha... encontrei um pacotinho de cacau a olhar para mim. É sempre assim, quando menos precisamos as coisas elas aparecem como que a gozar a nossa cara :) Sugiro que façam mesmo com cacau porque fica completamente diferente, tanto na cor como no sabor!
Participo no desafio do blog Delícias & Talentos, dedicado à letra M.


Ingredientes:
2 bananas médias
200 g de manteiga
200 g de açúcar
4 ovos
1 colher (sopa) de mel
170 g de farinha de trigo
50 g de cacau em pó
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal


Preparação:

Decasque as bananas, corte-as em rodelas e amasse com um garfo até obter um puré. Bata a manteiga com o açúcar até que a mistura fique bem cremosa. Acrescente os ovos, o mel e o puré de banana.
Peneire a farinha com o cacau em pó, o fermento e o sal.
Acrescente à preparação anterior. Coloque a mistura numa fôrma de bolo inglês, previamente untada com manteiga e enfarinhada.
Asse em forno médio (180ºC) durante 40 minutos ou até que, ao introduzir um palito, este saia seco. Desenforme e deixe amornar sobre uma grade.


No livro recomendam uma decoração simples, polvilhando com açúcar em pó ou regando com um glacê. Eu escolhi o mais simples do simples. Nestas coisas não vale a pena complicar.

Servido ao lanche com o aroma Açoreano do chá Gorreana :) Assim deveriam ser todas as tardes de todas as pessoas, com amigos e sorrisos à mistura. Já agora também era bom se os gatos não aparecessem do nada e partissem a última travessa que restava! Isso é que era uma maravilha :)
Bom fim de semana!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Muffins de banana, coco e chocolate

Dia dos Namorados que se preze tem que ter banana e chocolate, não? Para disfarçar junta-se um bocadito de coco e... se não há panquecas, ao menos que hajam queques :)
A foto ficou má, para não dizer horrível mas o importante é o amor que se coloca nas coisas que fazemos e o amor com que comemos essas coisas. Prometo que a conversa não vai descambar. Os pensamentos possuídos e poluídos vão ficar só para mim!
Para vocês, fica a receita que retirei daqui e já é muito bom ;) Portanto, o próximo fim de semana, peguem na banana e com carinho, envolvam-na na massa. Porcos, já estão a pensar noutras coisas... ou serei só eu?

Ingredientes:
1 1/2 chávena de farinha
3/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de canela moída
1/4 colher (chá) de sal
5 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 colher (chá) de extracto de baunilha
1/2 chávena de açúcar
1 ovo
3 bananas maduras
1/2 chávena de pepitas de chocolate
1/2 chávena de coco seco ralado, mais algum para polvilhar

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º C. Preencha as formas com forminhas de papel (usei forminhas de silicone). Numa tigela misture a farinha, o bicarbonato, a canela e o sal. Reserve.
Noutra tigela, misture o ovo e o açúcar com o extracto de baunilha até estar bem envolvido. Junte a manteiga derretida. Misture bem. Esmague a banana para a tigela e misture. Junte as pepitas de chocolate e o coco e envolva bem.
Junte a mistura de ingredientes secos mas não mexa demasiado. Divida a massa pelas forminhas e salpique o topo com coco ralado. Leve ao forno até ficar dourado, cerca de 25-30 minutos.
Deixe arrefecer por 5 minutos e depois pode comer.

Não gostei deles quentes, nem mornos. Para mim, ficam excelentes frios. Não gosto do sabor de banana quente (mais uns pensamentos pecaminosos!) nos bolos. Coco fresco ralado teria ficado muito melhor e mais bonito por cima dos muffins, mas eu não tinha. Usei 1 chávena de farinha para bolos e 1/2 chávena de farinha integral.

Agora quero deixar uma sugestão para o jantar do dia dos namorados! Não sei se alguém conhece a Quinta do Prazo em Valença, mas no dia dos namorados preparam sempre uma ementa especial. Domingo, 14 de Fevereiro vou lá jantar. Não vou para namorar, mas juro que vou afogar essa mágoa na comidinha :)
Vejam lá as sugestões gastronómicas:

terça-feira, 15 de julho de 2008

Pudim de banana


Ando numa onda de aproveitamento de bananas. Estas que utilizei foram de férias para o cabo das tormentas e voltaram pelo cabo da boa esperança :)
De pobres bananas abandonadas, passaram a bananas resgatadas. E que bem que souberam :)
O meu pai tem ido todos os dias para a praia e traz sempre uma saca de frutas. Nós não sabemos quem lhe dá a fruta e varia muito: uns dias melancias, bananas e maçãs, noutros pêssegos, pêras, laranjas e etc. Então a minha mãe pergunta-lhe quem lhe dá a fruta e ele responde que é uma mulher :) É de desconfiar não é? Hummm...
Eu só lhe disse uma coisa: Não importa quem seja, nem o que andes a fazer com ela. Enquanto te for enviando a fruta fresquinha nós não nos importamos :)
O que se passa é que as senhoras que acompanham os meninos que vão para a praia levam fruta que a escola dá. E os meninos querem é brincar na areia e a fruta fica esquecida. Ora, para não deitarem a fruta fora, dão-na a quem gosta de a comer. E ainda bem... sobra para nós. Mas as pobres das bananas amadurecem demasiado depressa neste calor infernal e viram sobremesas refrescantes. Foi o caso deste pudim, bastante fácil de fazer e que fica grandinho (como não tenho uma forma grande, fiz em duas pequenas, mas o segundo pudim ficou pequenino. Usem uma forma maior mas vejam se depois cabe na panela de pressão).

Ingredientes:

3 bananas (usei da madeira)
2 dl de leite
1 casca de limão
6 ovos
70g de maisena
1 lata de leite condensado magro (usei do normal)
Caramelo para untar a forma (na receita não pedia mas tive receio que sem o caramelo o pudim não saísse da forma)

Preparação:

Descasque as bananas e reduza-as a puré. Ferva 1,5 dl de leite com a casca do limão. Bata os ovos com um garfo, dissolva a maisena no restante leite e junte aos ovos. Acrescente o leite condensado, misture bem e adicione o leite fervido, sem a casca do limão.
Misture a banana e coloque tudo numa forma. Coza o pudim na panela de pressão, durante 15 minutos, depois de começar a ferver. Desenforme e deixe arrefecer. Depois levei ao frigorífico. Ficou excelente e salvei umas bananas :)



Retirei a receita da revista "Mulher Moderna na Cozinha, nº 66"

sábado, 28 de junho de 2008

Mais um bolo de banana!


Pois é... fiquei tão fã de doces com banana, que resolvi experimentar mais uma receitinha. As bananas que tinha cá em casa já estavam um bocadito desesperadas... Acho que quem espera para ser comido também desespera - sem segundos sentidos e sem misturar bananinhas ok? ;) - e aproveitei-as antes que entrassem em depressão por ninguém lhes ligar nenhuma. E finalmente comprei papel vegetal para forrar as formas e não ter que sujar as mãos de manteiga. Poupa-se em manteiga, àgua e em POC* ;) E gostei do resultado visual dos lados do bolo. Ficam as marcas do papel...
Retirei esta receita do livro "Boa mesa - Doces sabores"

Ingredientes:

3 bananas maduras

canela q.b.

150g de manteiga (usei óleo de soja)

1 chávena de açúcar (200g)

3 ovos

2 chávenas de farinha (350g de farinha + 50g de farelo)

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

3 colheres (sopa) de leite

Cobertura de Limão (não usei porque há quem não goste aqui em casa, mas eu acho que fica lindo e saboroso, podem ver aqui)

Açúcar em pó


Preparação:

Esmague as bananas e junte-lhes canela a gosto. Entretanto, derreta a manteiga no microondas, ou em banho-maria, e deite na taça da batedeira. Junte o açúcar, os ovos e o puré de banana. Bata à velocidade mais baixa, para ligar. Adicione a farinha e o fermento peneirados. Junte o farelo se usar. Dissolva o bicarbonato no leite e junte. Aumente para velocidade média e bata durante 2 minutos. Deite a massa numa forma sem buraco, forrada com papel vegetal. Leve ao forno a 180ºC até o bolo estar cozido. Desenforme e deixe arrefecer. Depois de frio barre com a cobertura de limão. Neste caso, usei açúcar em pó.

Realmente, para quem não gosta de comer bananas, estes bolinhos são uma boa forma de as ingerir.



POC - Perturbação Obsessivo-Compulsiva. Ahhh pois é, passo a vida a lavar as mãos :)