Mostrar mensagens com a etiqueta Tapas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Tapas. Mostrar todas as mensagens

25 dezembro 2012

Jantar de Natal Vegetariano 1 [3 Entradas]



O natal não é, ou não precisa de ser, só Bacalhau e Peru. Fica a primeira parte do post de Natal, com as sugestões de entradas para vegetarianos:

Bloody Mary com crostinis de Abacate
4 pax; 30 minutos

1 abacate;
1/2 cebola vermelha, laminada finamente;
1 tomate em dados;
1/2 limão;
8 fatias finas cortadas na diagonal de uma baguette francesa
Para o Bloody Mary:
500 ml de sumo de tomate;
1 colher de café de sal;
1 colher de chá de rábano seco e moído;
4 colheres de sopa de Vodka;
Molho de Tabasco;
Molho de Worcestershire;
Sumo de 1/2 limão.

Misturar todos os ingredientes para o Bloody Mary, temperar com os molhos, e reservar no frio.
Descascar e picar finamente o abacate, misturar com a cebola vermelha e espremer o limão, temperando com sal e pimenta. Pôr uma porção em cada fatia de pão, que se levou antecipadamente a tostar levemente no forno. Servir um shot de Bloody Mary (misturar antes) com 2 fatias de pão.
Tarte de Batata-doce e Cebola
6 a 8 pax; 2 horas e 40 minutos.
700 gr de batata-doce cortada em cubos;
200 gr de cebola picada
2 colheres de sopa de azeite;
Sal e pimenta;
50 gr de salsa picada;
300 gr de queijo gruyére, ralado;
4 ovos grandes;
1 colher de sopa de alecrim moído; 
1 embalagem de massa folhada.

Pré-aquecer o forno a 220º. Misturar os 4 primeiros ingredientes, levando-os depois ao forno num tabuleiro próprio por 20 minutos. Mexer aos 10. Retirar do forno, deixar arrefecer e acrescentar a salsa picada.
Reduzir a temperatura do forno para 180º.
Numa forma com o fundo amovível, forrar com a massa folhada, furando o fundo com um garfo. Primeiro vamos pôr a mistura já feita das batatas, cebolas e azeite. Misturamos os restantes ingredientes (os 4 ovos, o alecrim e o queijo) e depositamos por cima das batatas.
Levamos ao forno 35 a 40 minutos. Antes de servir, polvilhar com algum queijo.
  
Salada de citrinos com beterraba e rúcula selvagem
6 pax; 40 minutos
3 laranjas;
3 toranjas;
1 limão pequeno;
4 beterrabas já cozidas;
1 embalagem de rúcula selvagem.

Descascar e laminar os citrinos em rodelas finas de 5 mm. Cortar as beterrabas também em rodelas finas.Misturar tudo numa tigela de servir, acrescentando um pouco de sal e algumas folhas de tomilho e hortelã moídas. Regar com azeite aromatizado com alho ou outra erva aromática. Servir frio.

Next?   
Trufa de cenoura com bruschetta de parmesão;
Brioche de cogumelos selvagens com redução de Porto;
Lasanha livre de pimento vermelho, feta e courgete.

Fontes e fotos: Olive Magazine, BBC Good Food, Southern Living Magazine, Bon Appétit (nem as fotografias nem as receitas são de minha autoria. As receitas sofreram adaptação de alguns ingredientes e técnicas)

12 dezembro 2012

Sardinha, caviar e cebola caramelizada em pão tostado

Nos ultimos domingos à noite, tenho atacado o frigorífico e usado os restos da semana para inventar qualquer coisa comestível. À duas semanas encontrei isto:

Sardinhas fritas;
Pão (quase) seco;
Caviar (a acabar o prazo de validade).
mais
1 Cebola
Azeite
Vinagre (de arroz)
Salsa (picada)

Cortei uma cebola em tiras finas e salteei-as em bastante azeite e vinagre até ficarem meias caramelizadas, quase a desfazer-se mas com alguma consistência ainda. O pão cortado em fatias finas foi para o forno para dourar e ficar mais estaladiço.
A  fatia de pão, a cebola, a sardinha, uma colherada de caviar e uns salpicos de vinagre de arroz e salsa picada. 

Voilá!



11 dezembro 2012

"Bruschetta" de fiambre, tomate e queijo

Para um fim de tarde, início da noite, ou quando apenas nos apetece trincar algo diferente. Uma bruschetta básica com os ingredientes mais comuns.

Ingredientes (quantidades variam conforme gosto):
Pão;
Azeite;
Alho;
Fimabre;
Tomates;
Queijo Ralado (um qualquer, desde que não derreta muito);
Ervas aromáticas e / ou oregãos.

A preparação é simples, apenas o azeite com alho dá algum trabalho, mas até o podemos guardar para outros cozinhados: simplesmente triturar com um mix os alhos descascados com oazeite. Já está.
Agora montar. 
Primeiro, barrar as fatias de pão com o azeite com alho (eu utilizei uma manteiga com alho que já tinha feito):
As fatias de fimabre...
Os tomates laminados...
E polvilhar com o queijo ralado...
Levamos ao forno até tostar o pão e / ou o queijo derreter, polvilha-se com ervas a gosto, cortar e comer.

Já agora, outras bruschettas (queijo e tomate) que fui fazendo (no Cor de Vinho)





10 novembro 2012

6 VINHOS, 6 TAPAS, 6ª FEIRA ÀS 6

É já na próxima Sexta-feira, degustação de 6 vinhos no Cor de Vinho em Santo Tirso:

Verde: Casa Santa Eulália (Alvarinho/Trajadura) 2011
Douro: Quinta do Monte Travesso 2011
Tejo: Guarda Rios 2008
Dão: Lagar Darei 2007 Reserva
Douro: Assobio 2010
Alentejo: .Com 2011

6 copos de 13 cl + 6 tapas = 20 €
Inscrições até dia 14 pelo email cordevinho@gmail.com ou no bar

10 janeiro 2012

Almôndegas de Courgettes Fritas

E hoje, para acalmar o estômago, um prato leve mas cheio de sabor. Viajemos até à Ilha de Creta, na Grécia com este pequeno petisco que pode ser servido como acompanhamento: KOLOKITHO kEFTEDES.


Para 4 Pessoas

Ingredientes: 500 gr. de courgette ralada (picada, destruída, pisada, como quiserem, desde que fique bem desfeita); 2 colheres de sopa de sal; 20 gr. de salsa fresca, cortada grosseiramente; 50 gr. de um qualquer queijo ralado, apesar de aconselhar o "Pecorino Romano"; 75 gr. de pedaços pequenos de pão seco; 1 cebola média, picada; 1 ovo batido; pimenta preta acabada de moer e azeite.

Preparação: Misturar a courgette e o sal num coador grande, e deixar a escorrer a humidade durante 30 minutos. Transferir a courgette para uma toalha e tentar espremer bem, de modo a retirar completamente qualquer resto de liquido.
Depois de bem seco, misturar a courgette com a salsa, o queijo, os pedaços de pão, a cebola e o ovo batido. Temperar com a pimenta. dividir esta mistura em 12 bolas e esmagá-las até obter umas almôndegas achatadas com 2 centímetros de altura.
Aquecer uma quantidade considerável de azeite, de modo a que ao depositar as patelas, fiquem completamente cobertas. Aquecer em fogo médio-alto até atingir uma temperatura por volta dos 160.º Celsius. Fritar as almôndegas 5 ou 6 minutos, virando-as uma vez, até ficarem castanhas e crocantes. Retirar e deixar a escorrer em papel absorvente. Servir quente ou à temperatura ambiente.

Fotografia e receita in "SAVEUR - The New Comfort Food", James Oseland

29 novembro 2010

Pepinos recheados com Camarões e Cogumelos

Para 6 pessoas; Preparação: 25 minutos

Ingredientes: 2 pepinos longos; 300 gr de miolo de camarão; 15 gr de cogumelos desidratados; 5 cl de Pastis; 1 colher de café de óleo de sésamo; 1/2 colher de café de gengibre em pó; 1 ramo de endro; 1 colher de sopa de sementes de papoila; 1 colher de sopa de vinagre; 1 colher de sopa de azeite; sal e pimenta.

Preparação:  Lavar os pepino em água fria e com a ajuda de uma escova se necessário. Cortar as duas pontas. Com um descascador retire a casca. corte em seis pedaços. Com uma colher parisiense ou outro utensílio retire o interior. temperar ligeiramente com sal as paredes interiores e pousar numa grelha durante 15 minutos para os "dégorger". Secar com a ajuda de papel absorvente.
Numa tigela, pôr os cogumelos dentro de 10 cl de água com o Pastis durante 10 minutos para que re-hidratem. Escorrer. Pôr o miolo de camarão a marinar no óleo de sésamo e com o gengibre também 10 minutos.
No blender, misturar os camarões, os cogumelos e o endro. Mixar até que fique uma preparação homogénea. pousar os pedaços de pepino num prato e recheá-los com a ajuda de uma pequena colher. regar com um fio de vinagre e outro de azeite, temperando também com sal e pimenta. Polvilhar no fim com algumas sementes de papoila. Guardar no frio.
Servir como entrada com um molho de iogurte e limão.


inspirado numa receita de Stéphanie Blanquet

23 setembro 2010

Tarte "Tatin" de Tomates e "Mozzarella"


A tarte Tatin (lê-se "tatan") é uma torta de frutas típica francesa, inventada pelas irmãs Stéphanie e Caroline Tatin.

Consiste em uma torta normal de fruta, com a particularidade especial de ser confeccionada ao contrário, ou seja: na forma, colocam-se as frutas e por cima, derrama-se até cobrir, a massa. Ao desenformar a torta após cozedura no forno, esta fica com as frutas no topo.


Para 6 Pessoas; Preparação: 30 minutos; Cozedura: 25 minutos

Ingredientes: 250 gr de massa folhada; 2 latas de tomates descascados inteiros; queijo mozzarella (de búfala); 1 dente de alho; 1 ramo de manjericão; 1 colher de sopa de azeite; orégãos.

Preparação: Escorra os tomates, retire as sementes e corte em pedaços. descasque o alho, lave o manjericão e pique tudo.
Aqueça o forno a 200º C.
numa panela, salteie os tomates no azeite, acrescente o picado do alho e de manjericão, tempere com sal e pimenta. Deixe cozer em fogo vivo até que a compota que se formou esteja quase seca.
Escorra a mozzarella se necessário e corte-a em grossas lâminas.Pouse no fundo de uma forma, deite a compota de tomate e pouse por cima a massa folhada. Deixe no forno 25 minutos.
Desenforme com cuidado e polvilhe com os orégãos. Servir quente.

30 agosto 2010

"Masala Paparis" com Tomate e Chili Verde

Uma característica da comida de rua indiana é a mistura de cores, temperaturas, texturas e sabores contrastantes. Este exemplo tem isso tudo, além de se poder utilizar os ingredientes de uma refeição, enquanto esta cozinha, como recheio para os Paparis. O grande segredo é comer imediatamente após ter sido confeccionado para aproveitar em pleno a mistura das ervas aromáticas, das especiarias e do próprio Paparis.

Paparis são um acepipe da cozinha goesa e da cozinha indiana. Um papari consiste numa folha fina de massa, firme e seca, frita ou assada, que pode levar uma grande variedade de especiarias. Podem ser servidos frios ou quentes, como aperitivo ou acompanhando pratos fortemente condimentados da culinária da Índia, como o caril.

Masala ou massala (em hindi: गरम मसाला, transl. Garam masala) é um termo genérico originalmente utilizado na culinária indiana para descrever a mistura de duas ou mais ervas, especiarias e aromatizantes especiais, geralmente fritos por poucos segundos em ghee (manteiga clarificada) para realçar seu aroma.

"Masala Paparis" com Tomate e Chili Verde
Para 6 pessoas aproximadamente.

Ingredientes: 2 colheres de chá de cominhos; 3 tomates; 1 cebola, bem picada; 2 jalapeños verdes frescos, sem sementes e picados (opcionalmente podem usar pimento verde); 1 colher de chá de chili em pó, picante; sumo de 2 limas (opcionalmente, 2 limões); 1 punhado de folhas de coentro; 12 Paparis (ou 24 mini-paparis); sal e pimenta preta.

Preparação: Pôr o cominho numa frigideira anti-aderente e torrar durante 2 minutos. Corte os tomates em 2, remova as sementes e corte-os em pequenos cubos. Misture os tomates com a cebola numa tigela com os jalapeños. Tempere bem com sal e pimenta. Acrescente o cominho tostado e o chili em pó, e por fim acrescente e misture bem o sumo das limas. Vire em cima das folhas de coentro e misture.
Ponha um pouco desta mistura em cima de cada Paparis e sirva imediatamente.

Definição de Paparis e Massala retiradas de http://pt.wikipedia.org bem como as duas primeiras imagens.

19 agosto 2010

Cogumelos recheados com Queijo e "Fines Herbes"

Os tomates recheados que me desculpem, mas uns cogumelos acompanham com mais harmonia um copo de vinho.
Para 4 pessoas; Preparação e Cozedura: 40 minutos

Ingredientes: 8 grandes cogumelos brancos de Paris, ou muitos pequenos; 100 gr de queijo fresco com ervas; ervas aromáticas variadas.

Preparação: Lavar e secar os cogumelos. Retirar os pés, eliminar a parte dura e triturar o que fica com o queijo fresco e as ervas aromáticas. Pincelar com azeite os chapéus dos cogumelos e rechear com a mistura de queijo. Pôr numa travessa e vai ao forno a 180º C durante 20 / 30 minutos. Os últimos 5 minutos, se o forno tiver essa opção, em modo grill para dourar um pouco o recheio.
Servir quente ou frio. Tanto faz.

13 agosto 2010

Frango com Pimentão em Crosta de Sal

Para 6 a 8 pessoas como entrada e/ou "amuse-bouche"; Preparação: 10 minutos; Cozedura: 10 minutos.

Ingredientes: 500 gr de peito de frango; 3 colheres de sopa de sal grosso; 2 colheres de café de grãos de pimenta desfeitos; 2 colheres de café de pimentão (paprica) em pó; 2 colheres de café de açúcar em pó; 85 gr de farinha de milho; 2 claras de ovo batidas ligeiramente; óleo (ou azeite) para fritar; Algumas folhas de coentros para decorar e servir.

Preparação: desfazer o frango em pedaços do tamanho de uma trinca. Ou seja, pedaços que se consigam comer de uma vez só. Esmagar o sal num almofariz e deitar numa saladeira. Misturar o pimentão, a pimenta, o açúcar e a farinha e misturar bem. Mergulhar os pedaços de frango nas claras de ovo e envolvê-las bem, passando depois na mistura do sal, sacudindo no fim para retirar o excesso. Fritar o frango 3 a 5 minutos no óleo (ou azeite) bem quente, até ficar crocante e frito por todo o lado, tenro e dourado. Deixar secar em cima de papel absorvente.
Servir quente acompanhado das folhas de coentro e com um molho qualquer.

30 julho 2010

Ovos "Bénédict"

Provem este delicioso pequeno-almoço vindo de Nova York. Podem trocar o cebolinho por salsa ou estragão picado.
Ingredientes (para 4): 4 ovos; 4 fatias de pão (qualquer tipo, à escolha do comilão); manteiga para barrar no pão; 4 fatias de presunto ou fatias grossas de fiambre cozido, cortado com a forma e tamanho das fatias de pão; cebolinho fresco; 
Para o molho: 3 gemas de ovo; 2 colheres de sopa de sumo de limão fresco; 2 pitadas de sal; 100 gr de manteiga; 2 colheres de sopa de natas; pimenta preta.

Conselho: Para fazer os ovos em bolsa (poche) o ideal será usar os ovos mais frescos, para que guardem a sua forma dentro de água.

Preparação: Para o molho, misturar as gemas de ovo, o sumo de limão e sal, e mixar durante 15 segundos. Derreter a manteiga  até que ganhe borbulhas mas sem escurecer. Com o mixer a trabalhar, deitar a manteiga num fio muito devagar. Parar o motor assim que a manteiga estiver incorporada. Pôr o molho em banho-maria. Misturar durante 2 a 3 minutos até que fique um pouco mais espessa. Acrescente as natas e tempere com pimenta. 
Leve a ferver água com sal. Parta cada ovo e deixe o deslizar para dentro da água com muito cuidado. Com uma escumadeira, envolva delicadamente as claras com a gema. Deixar cozer 3 a 4 minutos. Retirar os ovos um a um, e escorra-os em papel absorvente. Corte delicadamente as bordas dos ovos para que fique com uma forma perfeita e uniforme. Enquanto os ovos "pochent" torre levemente as fatias de pão. Barre com manteiga enquanto ainda estiverem quentes. Pouse uma fatia de fiambre por cima de cada fatia de pão. Ponha cada ovo por cima do fiambre. Vire o molho quente nos ovos. Decore com o cebolinho e sirva.

14 julho 2010

Wrap de Atum em Maionese e Azeitonas

Ingredientes (para 4 Wraps): 200 gr de atum em lata, escorrido; 70 gr de azeitonas verdes, sem caroço e picadas; 4 cebolas picadas; 4 colheres de sopa de maionese; 1 ramo de salsa fresco e picado; 4 folhas de alface lavadas; 4 tortilhas de trigo de 25 cm; sal e pimenta.

Preparação: Misturar o atum, a maionese, as azeitonas, as cebolas e a salsa, temperar com sal e pimenta. Aquecer uma frigideira, e cozer as tortilhas apenas 10 segundos de cada lado. Pôr as folhas de alface no centro de cada tortilha, acrescentar a mistura atum-maionese e enrolar. Cortar em fatias e servir.

12 julho 2010

Wrap de Legumes grelhados "à la" Feta

Ingredientes (para 4 Wraps): 1 cebola vermelha, cortada em 8; 1 pimento vermelho, sem sementes e cortado em 8; 1 beringela, cortada em 8; 1 courgette, cortada em 8; 4 colheres de sopa de azeite virgem; 1 dente de alho, picado; 100 gr de Feta; 2 ou 3 folhas de menta; 4 tortilhas de milho de 25 cm, se possível, aromatizadas com tomate; sal e pimenta.

Preparação: Pré-aquecer o forno a 220.ºC. Misturar os legumes, o azeite e o alho e temperar com pimenta. Meter tudo num Prato anti-aderente e cozer 15 a 20 minutos no forno, até que os legumes estejam bem cozidos. Deixar arrefecer e incorporar o Feta e a menta. Aquecer muito uma frigideira anti-aderente e pousar uma tortilha e cozer 10 segundos de cada lado. Fazer o mesmo com as restantes tortilhas. Dividir o recheio de legumes e de Feta nas tortilhas, cortar em 2 e servir imediatamente.

Rolos Chineses de Porco

Ingredientes (para 20 rolos): 115 gr de tofu; 3 colheres de sopa de azeite; 1 colher de café de alho picado muito fino; 55 gr de lombo de porco cortado em tiras; 115 gr de camarão cru, descascado e sem veias; 1 cenoura pequena cortada em pequenos fósforos; 55 gr de rebentos de bambu fresco ou em lata, lavado e escorrido (os rebentos frescos devem ser cozidos 30 minutos em água); 115 gr de couve, cortada muito fina; 55 gr de ervilhas; 1 ovo, cozido em omelete e cortado em tiras; 1 colher de café de sal; 1 colher de café de molho de soja claro; 1 colher de café de vinho de arroz (facultativo); 1 pitada de pimenta branca; 15 - 20 tortilhas de preferência com massa de arroz; molho de feijão apimentado como acompanhamento.

Preparação: Cortar o tofu em lamelas. Numa frigideira aquecer 1 colher de sopa de azeite, acrescentar o tofu, e saltear até que fique dourado. Reservar. Num Wok pré-aquecido, aquecer o restante azeite, misturar o alho e fritar até que os aromas se soltem. Acrescentar o porco e fritar 1 minuto. Acrescentar os camarões e fritar mais 1 minuto. Acrescentar progressivamente as cenouras, os rebentos de bambu, a couve, as ervilhas, o tofu, a omelete, o sal, o molho de soja,  o vinho de arroz e a pimenta branca. Saltear mais um pouco e transferir tudo para uma tigela grande.
Guarnecer as tortilhas com um pouco do molho de feijão picante e com a preparação à base de porco, enrolar muito bem, cortar em cilindros mais pequenos e servir.

Wrap - O que é?

Um WRAP, também conhecido como CHIVITO, é uma variante de Taco ou Burrito, que basicamente, consiste, num recheio de sanduíche dentro de uma tortilha de farinha, pão pita, etc... O mais usual é encontrarmos recheios de galinha, mas outros tipos de carne e camarão também podem ser utilizados. As coberturas típicas são alface picada, tomate em cubos, guacamole, cogumelos picados, bacon, cebola frita, queijo cheddar e alguns condimentos, como pimentas, molhos e até mel.
Vou apresentar 4 tipos de WRAP: de carne, de peixe, de legumes e uma delicia açucarada :)

31 maio 2010

Bandarilhas de Corações de Alcachofras envoltos em Fiambre e Gambas Marinadas

Prep: 15 minutos; Cook: 15 minutos; Repouso: 2 horas

Ingredientes: 4 dentes de alho; 4 colheres de sopa de azeite; 1 colher de sopa de sumo de limão; 1 punhado de pimentos "Espelette"; 12 gambas médias sem casca; 3 corações de alcachofra; 2 fatias de fiambre grossas; 1 colher de sopa de salsa picada; sal

Preparação: para a marinada: Descascar o alho, cortar em dois, e retirar o interior. Picar finamente. Misturar o alho picado, o sumo de limão, o azeite e os pimentos. temperar com sal. Colocar as gambas na marinada e misturar bem para que fiquem bem envolvidas. Tapar com película aderente e deixar repousar pelo menos 2 horas. Cozer os corações de alcachofra em água com sal durante 10 minutos. Escorrer e cortar em 4. cortar as fatias de fiambre em 12 tiras. Escorrer as gambas para um recipiente. Virar a marinada numa frigideira, aquecer e saltear as gambas 3 a 4 minutos. Enrolar as tiras de fiambre nos corações de alcachofra e pousar por cima uma gamba. utilizar um palito para segurar tudo. Dispor as bandarilhas num prato de barro, regar com a marinada e degustar imediatamente ;)

"Pinchos" de Queijo "Manchego", Presunto Serrano e "Confit" de Tomate

Para o André e as suas tapas no "COR DE VINHO":
Prep: 15 minutos; Cook: 35 minutos

Ingredientes: 180 gr de polpa de tomate; 1 colher de sopa de azeite; 1 ramo de tomilho; 1 folha de louro; 1 pitada de açúcar em pó; 1/2 baguete de pão; 150 gr de queijo "manchego" (ou outro mais fácil de obter :D); 2 fatias de presunto; 12 azeitonas pretas sem caroço; sal e pimenta.

Preparação: Escorrer a polpa para retirar o excesso de água, aquecer com um pouco azeite num tacho durante 2 a 3 minutos.temperar com sal, pimenta, tomilho e a folha de louro. Tapar e deixar a fervilhar durante uns leves 10 minutos. Destapar, acrescentar o açúcar e deixar 10 minutos, até criar uma geleia. Retirar a folha de louro e o ramo de tomilho. Cortar a baguete de pão em fatias enviesadas e finas. Barrar cada uma destas fatias com a geleia de tomate. cortar 12 fatias de queijo não muito finas, do tamanho dos canapés, e pousar sobre a fatia de baguete, já barrada coma geleia de tomate. Passar estas fatias de pão pelo forno, durante 10 minutos, para que o queijo se derreta. Entretanto, cortar 12 rectângulos de presunto do mesmo tamanho das tostas. Retirar os canapés do forno, pousar as fatias de presunto e uma azeitona preta em cada uma das tostas. Picar o conjunto com um palito para ficar seguro. Servir quente.

Cogumelos recheados

Prep: 25 minutos; Cook: 25 minutos; Quantidade: aprox. 30

Ingredientes: 850 gr cogumelos; 40 gr manteiga, 1 cebola pequena picada; 100 gr carne picada de porco; 60 gr chouriço picado; 1 colher de sopa de polpa de tomate; 2 colheres de sopa de "croutons"; salsa.
Preparação: retirar os pés dos cogumelos e picá-los. Derreter a manteiga numa frigideira sob lume brando, acrescentar a cebola até ficar mole. aumentar o lume e adicionar a carne de porco picada e cozinhar por 1 minuto. Acrescentar os pés de cogumelos e o chouriço e cozinhar mais 1 minuto. Acrescentar a polpa de tomate e 125 ml de água. Deixar ferver e reduzir o lume. Cozinhar por 5 minutos. deitar sobre os "croutons", transferir para um recipiente e deixar arrefecer. Pré-aquecer o forno a 210ºC. Passar azeite numa travessa para ir ao forno. Depositar em cada chapéu de cogumelo 1 colher e meia de chá da carne, e arredondar com uma faca. Colocar na travessa e vai ao forno por 10 minutos. Polvilhar com a salsa e servir quente.

27 maio 2010

Cannelonis de Beringelas com "vinaigrette" de Tomate e Manjericão


Para 4 pessoas; Prep: 20 minutos; "Dégorgement": 1 hora; Cook: 40 minutos.

Ingredientes: 2 Beringelas; 5 cl de azeite; 400 gr de Cogumelos de Paris; 1 Chalota; 1 ovo;  1 colher de sopa de migalhas; 2 colheres de sopa de salsa; 6 fatias finas de Bacon fumado; 1 Tomate; 1 dente de Alho; 1 ramo de Manjericão; Sal grosso; 1 pitada de açúcar; Vinagre; Sal; Pimenta

Preparação: Cortar as Beringelas em fatias finas e fazê-las "dégorger" com sal grosso durante uma hora. Depois, lave-as, seque-as e loure-as levemente numa frigideira com azeite. reserve num papel absorvente.Pique finamente os cogumelos e a chalota e salteie numa frigideira com azeite. Quando os cogumelos expulsarem a sua água e esta praticamente se evaporar, tempere com sal e pimenta. Vire-os numa bacia e acrescente o ovo batido, as migalhas e a salsa picada. Misture suavemente. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Deposite uma colher de sopa deste recheio em cada fatia de beringela, e enrole-as sobre elas mesmas, mantendo-as seguras com a ajuda de meia fatia de Bacon. Pouse estes Cannelonis de Beringelas numa travessa untada com um pouco de azeite e leve ao forno durante 12 minutos. Descasque os tomate, retire as sementes e corte-o grossamente. Esmague o dente de alho, corte as folhas de Manjericão e una estes elementos com azeite, uma pitada de açúcar e um fio de vinagre. Disponha 3 Cannelonis por prato, vire um pouco da "vinaigrette" de tomate e decore com algumas folhas de Manjericão.

Conselho: A consumir sem moderação com uma Rosé seco e leve como um Tavel ou um Rosé Italiano do Sul, como o Bolgheri ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails