Mostrar mensagens com a etiqueta Mariscos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Mariscos. Mostrar todas as mensagens

08 novembro 2012

Favas, côco e outras coisas maritímas

Uma sugestão de emparelhamento de Marisco variado com Favas (que toda a gente detesta) e... espantem-se: Côco!!

Temos aqui dois sabores muito distintos: O Malaio (côco, gengibre e sésamo) e o rural Português (favas, cidreira, coentros e marisco barato e acessível da nossa costa... ou da espanhola. Ok, You got it!)
Tempos: 45 minutos (25 + 20) 
Quantidade: 6 PAX
Utensílios: Processador + wok + panela funda

Ingredientes:
400 ml. de leite de côco;
450 ml. de caldo de marisco;
1 ramo de cidreira;
4 folhas de lima (de LIMA mesmo, não de limão!!);
Gengibre (pedaço de 2,5 cm) descascado e laminado;
450 gr. de filetes de Dourado (Sapatorra) cortados em pedaços médios;
12 camarões médios/grandes;
450 gr. de mexilhões (já lavados e preparados);
6 lulas, limpas, cortadas em argolas;
350 gr. de massa vermicelli;
Limas cortadas em quartos, para acompanhar.

Para o curry:
2 colheres de sopa de azeite;
1 colher de sopa de óleo de sésamo;
2 colheres de sopa de açúcar de palma;
3 dentes de alho, descascados;
100 gr. de favas, cozidas e sem pele;
5 ou 6 chalotas, picadas;
2 malaguetas, sem sementes e picadas;
1 molho grande de coentros (se tiver as raízes melhor);
1 colher de sopa de cominhos;
1 colher de sopa de açafrão;
1 colher de sopa de sal.
Pôr todos os ingredientes do curry num processador e triturar tudo. Ir acrescentando aos poucos metade do leite de côco (200 ml.).
Aquecer um wok grande, deitar a pasta do curry e aquecer em lume brando durante 1 minuto. Adicionar o resto do leite de côco e o caldo de marisco. Quando ferver, adicionar a cidreira, as folhas de lima e o gengibre. Deixar a ferver 5 minutos. Acrescentar agora o peixe, os camarões e os mexilhões deixando a cozinhar mais 3 a 4 minutos.
Entretanto cozer a Vermicelli de acordo com as instruções da embalagem.
Dividir a massa em 6 tigelas, e deitar por cima o preparado do wok.
Servir com os quartos de lima.
Bom apetite, e comam favas!!!

24 fevereiro 2011

Camarão e Beringela a vapor com sabores Asiáticos

As Beringelas podem ser cozidas a vapor, simplesmente cozidas, assadas, grelhadas, fritas e até batidas. Esta só é mais uma maneira de as comer: "à la" Asiática ;)
Eu uso para cozer a vapor um cesto em bambu que comprei numa loja que existe em todos os centros comerciais, começa por C e acaba em A, e tem duas letras entre estas, que por acaso são o A e o S... Mas no fundo, qualquer método de cozedura a vapor funciona bem, desde que o alimento não entre em contacto com a água.
Para 4 pessoas normais, ou para 2 que adorem marisco e afins :p

Ingredientes: 1 dente de alho, descascado; sal; 600 gr de camarão, com casca e com as caudas; 2 colheres de sopa de óleo de sésamo; 1 beringela grande (ok, enorme) ou 5 pequenas mas longas; 2 dentes de alho, picados; gengibre, uns 2 cm de raiz, picados; 1 cebolinho, cortado em rodelas finas; 1 colher de chá de sementes de sésamo tostadas; 1 colher de sopa de vinagre de arroz misturado com 1 colher de chá de molho de soja.

Preparação: Esmagar o dente de alho com o sal até criar uma pasta e combinar numa tigela com os camarões e uma colher de óleo de sésamo. Deixar marinar 30 minutos.
Cortar a beringela em 8 partes, longitudinalmente, e depois cada fatia em tiras de 1 cm de largura. Colocar no cesto de bambu, tapar. Deixar em cima de água a ferver pelo menos 15 minutos. Entretanto, combinar o alho, o gengibre, a mistura de vinagre de arroz com molho de soja, a restante colher de sopa de óleo de sésamo e metade das fatias do cebolinho. Acrescentar as fatias de beringela já cozidas e quentes, e deixar 10 minutos em repouso, para os sabores se espalharem e misturarem.
Colocar os camarões no cesto de bambu e cozer a vapor durante 5 minutos. Acrescentar à beringela e misturar.
Colocar numa travessa e decorar com o restante cebolinho e as sementes de sésamo. Servir com arroz branco, cozido a vapor.

Foto: Cuisine, Março 2011

29 novembro 2010

Pepinos recheados com Camarões e Cogumelos

Para 6 pessoas; Preparação: 25 minutos

Ingredientes: 2 pepinos longos; 300 gr de miolo de camarão; 15 gr de cogumelos desidratados; 5 cl de Pastis; 1 colher de café de óleo de sésamo; 1/2 colher de café de gengibre em pó; 1 ramo de endro; 1 colher de sopa de sementes de papoila; 1 colher de sopa de vinagre; 1 colher de sopa de azeite; sal e pimenta.

Preparação:  Lavar os pepino em água fria e com a ajuda de uma escova se necessário. Cortar as duas pontas. Com um descascador retire a casca. corte em seis pedaços. Com uma colher parisiense ou outro utensílio retire o interior. temperar ligeiramente com sal as paredes interiores e pousar numa grelha durante 15 minutos para os "dégorger". Secar com a ajuda de papel absorvente.
Numa tigela, pôr os cogumelos dentro de 10 cl de água com o Pastis durante 10 minutos para que re-hidratem. Escorrer. Pôr o miolo de camarão a marinar no óleo de sésamo e com o gengibre também 10 minutos.
No blender, misturar os camarões, os cogumelos e o endro. Mixar até que fique uma preparação homogénea. pousar os pedaços de pepino num prato e recheá-los com a ajuda de uma pequena colher. regar com um fio de vinagre e outro de azeite, temperando também com sal e pimenta. Polvilhar no fim com algumas sementes de papoila. Guardar no frio.
Servir como entrada com um molho de iogurte e limão.


inspirado numa receita de Stéphanie Blanquet

10 novembro 2010

Taça de Melão com "Kani Surimi"

Se estamos no Outono, cozinhamos Outono! (isto não significa andarmos pela cozinha amarelados e a deixar cair as facas todas ao chão)


Para 6 pessoas com fome mediana; Preparação: 20 minutos; Refrigeração: 1 hora

Ingredientes: 1 melão bonito e vistoso (ao contrário do meu que está excessivamente maduro); 250 gr de Kani Surimi; 6 folhas de alface; 10 cl de vinho do Porto branco; 2 limões verdes (ou limas); sal e pimenta preta.

Preparação: Abrir o melão, retirar as pevides e retirar bolas de melão com ajuda de uma colher parisiense. Reservar estas bolas numa tigela.
Lavar os limões em água fria, retirar a raspa de um deles, cortar em 2 metades e retirar o sumo. Acrescentar este sumo de um dos limões às bolas de melão, tal como o vinho do Porto, sal e pimenta. Misturar e deixar repousar 1 hora no frio.
Lavar a salada, escorrer e cortar em tiras. Cortar o Kani Surimi em pedaços. Cortar 6 rodelas do limão que sobrou.
Misturar o melão, as delícias e a salada, dividir em 6 taças individuais, decorar com uma rodela de limão e servir.

Kani Surimi (Kani Kama) - O que é?

Isto é um daqueles casos que o nome é mais estranho do que parece.

Em japonês, a palavra kani significa caranguejo e deu origem ao nome do produto, porque é aromatizado com extracto (ou carne) desse crustáceo. Na década de 70, o Japão começou a industrializar o kani, que rapidamente tornou-se popular no mundo inteiro. Tendo como base a receita ancestral japonesa, hoje o principal componente do kani é o surimi – uma massa feita com carne de pescado branco. Para a sua preparação são usados peixes de carne muito branca, provenientes dos mares mais gelados. A carne é moída e lavada em água doce gelada. Ao surimi, são acrescentados extractos de caranguejo ou lagosta e ingredientes como o amido de trigo, claras de ovos, açúcar, extracto de algas, sal, vinho de arroz, proteína de brotos de feijão e glutamato monossódico. Esta pasta é moldada em camadas muitas finas, que são enroladas até ficarem com 1,5 cm de diâmetro. Depois, a massa é tingida com corante alimentício vermelho, embalada em plástico a vácuo, cozida na própria embalagem e cortada dentro do plástico em cilindros com 7,5 cm e 17 gramas cada. Aqui estão prontos para serem congelados. 
O kani kama é um alimento muito rico em proteína, nutriente importante na nossa dieta diária: participa na composição de hormonas e enzimas e é fundamental para a manutenção do organismo. Embora rico em proteína, contém menor quantidade do que os peixes frescos, não podendo substituí-los integralmente. Deve ser comido como uma alternativa.

 
É também conhecido como Delicias do Mar.

31 maio 2010

Bandarilhas de Corações de Alcachofras envoltos em Fiambre e Gambas Marinadas

Prep: 15 minutos; Cook: 15 minutos; Repouso: 2 horas

Ingredientes: 4 dentes de alho; 4 colheres de sopa de azeite; 1 colher de sopa de sumo de limão; 1 punhado de pimentos "Espelette"; 12 gambas médias sem casca; 3 corações de alcachofra; 2 fatias de fiambre grossas; 1 colher de sopa de salsa picada; sal

Preparação: para a marinada: Descascar o alho, cortar em dois, e retirar o interior. Picar finamente. Misturar o alho picado, o sumo de limão, o azeite e os pimentos. temperar com sal. Colocar as gambas na marinada e misturar bem para que fiquem bem envolvidas. Tapar com película aderente e deixar repousar pelo menos 2 horas. Cozer os corações de alcachofra em água com sal durante 10 minutos. Escorrer e cortar em 4. cortar as fatias de fiambre em 12 tiras. Escorrer as gambas para um recipiente. Virar a marinada numa frigideira, aquecer e saltear as gambas 3 a 4 minutos. Enrolar as tiras de fiambre nos corações de alcachofra e pousar por cima uma gamba. utilizar um palito para segurar tudo. Dispor as bandarilhas num prato de barro, regar com a marinada e degustar imediatamente ;)

21 maio 2010

Gambas "al Ajillo"

A "cazuela" é uma panela profunda para cozinhar, geralmente com duas asas.  Muitas vezes o termo é reservado para vasos de cerâmica ou potes, que é o que vamos usar para esta receita de mais uma tapa para o verão.

Para 4 pessoas; Prep e Cook: 30 minutos

Ingredientes: 3 colheres de sopa de azeite; 1 pimento vermelho; 4 dentes de alho; 500 gr de gambas, por descascar e sem cabeça; sal; 1 colher de café de sumo de limão; 1 colher de sopa de salsa picada; 4 cazuelitas para servir como recipiente.

Preparação: Deitar 2 colheres de sopa de azeite em cada cazuelita. Lavar o pimento e cortar em rodelas finas, retirando a pele e as sementes.. Descascar os alhos e cortar também em rodelas finas. Dividir o pimento e os alhos pelas cazuelitas. Descascar as gambas e retirar eventualmente o fio negro do intestino. Lavar em água fria e secar com um papel. Colocar as cazuelitas no forno a 200ºC. Quando o azeite comecar a fervilhar nos recipientes, acrescente as gambas e deixe cozer por 2 a 3 minutos. Retirar do fonro, temperar com sal, regar com algumas gotas de limão e polvilhar coma  salsa picada. Servir com pão branco tostado para absorver o azeite.

Bebida: Que mais seria senão vinho branco seco? :D

20 maio 2010

Caril de Camarão

E o que pode ser melhor para acompanhar o Pão NAN de ontem? Simples :D

Ingredientes: 1 cebola picada; 2 tomates picados sem pele e sem sementes; 1 kg de camarão; 2 maçãs sem casca e picadas; ½ copo de vinho branco seco; 1 colher de sopa de caril; ½ chávena de chá de água; sal e pimenta; 3 colheres de sopa de salsa picada; 2 colheres de sobremesa de azeite extra virgem.

Preparação: Colocar uma panela no fogo e refogar a cebola num pouco de água, depois juntar os tomates. Acrescentar os camarões, deixando refogar. Acrescentar as maçãs, o vinho, e o caril dissolvido em água; sal e a pimenta. Tapar a panela e deixar ferver em fogo brando, até que as maçãs cozinhem. Regar com o azeite, polvilhar com a salsa e servir.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails