Mostrar mensagens com a etiqueta Cogumelos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cogumelos. Mostrar todas as mensagens

02 janeiro 2013

Jantar Vegetariano de Natal 3 [+2 pratos Principais]

Continuando com as propostas para um Jantar de Natal (ou agora que já passou, para um jantar "reforçado") que fui publicando nos últimos tempos (Jantar de Natal Vegetariano 1 [3 Entradas] e Jantar Vegetariano de Natal 2: [Entrada + 2 Pratos] aqui ficam mais duas propostas. Um ravioli aberto de abóbora e cogumelos e uma salada de lentilhas com espinafres.

Ravioli aberto de abóbora e cogumelos
2 pax; 40 + 30 + 15 minutos
450 gr de abóbora, descascada e cortada em cubos;
25 gr de manteiga;
Noz moscada;
25 gr de queijo parmesão;
Folhas de lasanha.
Para o molho de cogumelos:
1 colher de sopa de cogumelos desidratados e picados;
2 colheres de sopa de azeite;
1 colher de sopa de vinagre balsâmico;
2 colheres de sopa de molho de soja.
Para servir:
Açafrão;
85 gr de cogumelos agaricus;
1 dente de alho esmagado;
100 gr de rebentos de espinafre (ou espinafres bébés)
Raspas de parmesão.

Numa panela cozinhar a abóbora com a manteiga, adicionando 5 colheres de sopa de água, 15 minutos. Esmagar com os temperos e o parmesão.
Para o molho, começamos por hidratar os cogumelos: uma tigela com 3 colheres de sopa de água a ferver com os cogumelos. Tapar e 1 minuto no microondas no máximo. Deixar arrefecer. Misturar 1 colher de sopa de azeite com o vinagre e o molho de soja e acrescentar ao cogumelos.
Ferver um panela cheia de água com o açafrão e um pouco de sal. Entretanto saltear os cogumelos agaricus com o restante azeite. Quando estiverem quase cozinhados, acrescentar o alho. Escaldar os espinafres e aquecer a abóbora.
Montagem: Ferver as folhas de lasanha por um minuto até ficarem moles e deixar escorrer. Montar na seguinte ordem: três colheres de espinafres + folha de lasanha + uma colher de abóbora (espalhar). Repetir até usar 4 folhas de lasanha. Acabar com uma colher de abóbora, espalhar alguns cogumelos e salpicar com o molho.

Lentilhas picantes e salada de espinafres
2 pax; 30 minutos.
Para a salada:
75 gr de lentilhas (cozinhadas segundo instruções da embalagem);
75 gr de espinafres.
Para a vinaigrette picante:
1 colher de sopa de óleo de sésamo;
2 colheres de sopa de molho de soja;
Chili flakes (malaguetas secas no microondas e trituradas num mix)
Sumo de 2 limas;
1 colher de sopa de mel.

Misturar as lentilhas já cozinhadas, escorridas e arrefecidas com o espinafre (cortar as folhas maiores para tamanhos aceitáveis). 
Misturar muito bem os ingredientes da vinaigrette picante.
Servir separado ou já misturado.

Fontes e fotos: BBC Good Food, BBC, Weight Watchers. (nem as fotografias nem as receitas são de minha autoria. As receitas sofreram adaptação de alguns ingredientes e técnicas)

26 dezembro 2012

Jantar Vegetariano de Natal 2: [Entrada + 2 Pratos]



Continuando com o post anterior, mais uma entrada e dois pratos principais. Cenoura "trufada" servida num crostini com bastante parmesão como entrada, uma brioche de cogumelos variados com acompanhamento de alguns legumes e uma redução de Porto, e, para acabar (por agora) uma lasanha, que de lasanha só tem o nome e a ideia.

Trufa de cenoura com bruschetta de parmesão

6 pax (2 por pessoa); 10 + 25 minutos
12 fatias de baguette cortadas na diagonal;
1 dente de alho, cortado em 2;
50 gr de manteiga;
4 cenouras grandes, cortadas em cubos pequenos;
1 colher de sopa de azeite de trufa;
2 colheres de sopa de azeite;
100 gr de parmesão;
Folhas de manjericão ou hortelã para decorar.

Tostar as fatias de pão 2 minutos até ficarem estaladiças e douradas. Esfregar cada uma com o a face cortada do alho.
Aquecer a manteiga numa frigideira e adicionar as cenouras, temperando a gosto. Deixar cozinhar em lume médio, até amolecerem (10 a 15 minutos). Se necessário acrescentar alguma água. Retirar do lume e transformar em puré num mix, adicionando os dois azeites. Rectificar temperos e reservar.
Para servir, deixar o puré ficar à temperatura ambiente e barrar as fatias de pão acabado de tostar, laminar o parmesão para cima da mistura e decorar com algumas folhas. Regar com um fio de azeite.
(O puré de cenoura pode ser feito com antecedência, aguentando perfeitamente 2 dias no frio.)


Brioche de cogumelos selvagens com redução de Porto

6 pax; 15 minutos + 1 hora
2 colheres de sopa de azeite;
100 gr cogumelos shiitake, cortados a meio;
250 gr cogumelos pleurotus, cortados em quartos;
2 cogumelos portobellos grandes, laminados;
3 talos de aipo, picados;
1 cebola laminada;
2 dentes de alho, esmagados;
300 ml de vinho tinto;
1,2 litros de caldo de legumes
2 ramos de tomilho fresco;
150 ml de vinho do porto;
6 brioches para rechear;
Salsa para decorar.  


Pré-aquecer o forno a 180º. Numa frigideira aquecer uma colher de sopa de azeite e saltear os cogumelos, DESTAPADO, durante 4 a 5 minutos, mexendo ocasionalmente, até ficarem levemente castanhos. Reservar num recipiente próprio.
Adicionar o restante azeite e saltear o aipo, a cebola e o alho, em lume fraco, 5 a 6 minutos. Acrescentar o vinho, o caldo de legumes e o tomilho até ferver. Deixar em lume brando a fervilhar por 30 minutos.
Acrescentar o vinho do porto e deixar ferver novamente por 10 minutos ou até reduzir a metade. Temperar, retirar os ramos de tomilho e acrescentar os cogumelos. Deixar em lume brando por 5 minutos.
Entretanto atacamos as brioches, cortando uma tampa e retirando o miolo do interior. Levar ao forno 5 a 7 minutos até ficarem crocantes.
Com uma colher, pôr a mistura dos cogumelos dentro das brioches, decorando com a salsa.
Servir imediatamente, acompanhando com batatas assadas ou feijão verde salteado num fio de azeite.


Lasanha livre de pimento vermelho, feta e courgette




1 pax; 15 minutos.
2 courgettes, laminadas longitudinalmente;
Azeite;
3 fatias grandes de pimento vermelho, grelhado ou simplesmente escaldado;
50 gr de queijo feta desfeito;
2 colheres de sopa de mascarpone;
1 colher de sopa de pinhões, tostados.  
Para o molho:
4 colheres de sopa de azeite;
2 colheres de sopa de sumo de limão;
1 colher de sopa de menta (ou hortelã) picada;
1 punhado de salsa picada.  

Cozinhar as fatias de courgette, salteando-as rapidamente numa frigideira com um fio de azeite, e aquecer as fatias de pimento vermelho.
Misturar o queijo feta com o mascarpone.
Misturar os ingredientes do molho.
Montar directamente num prato previamente aquecido: uma fatia de pimento, a fatia de courgette e a mistura de feta com o mascarpone, salpicando com um pouco do molho. Repetir e terminar regando a lasanha com o restante molho e os pinhões.

Next? Mais 2 pratos de Jantar de Natal Vegetariano:
Ravioli aberto de abóbora e cogumelos
Lentilhas picantes e salada de espinafres



Fontes e fotos: BBC Good Food, Olive Magazine, Good Food Magazine (nem as fotografias nem as receitas são de minha autoria. As receitas sofreram adaptação de alguns ingredientes e técnicas)

26 novembro 2011

Lasanha de Cogumelos

Lasanha feita no dia 25 de Novembro no Cosmos, e a pedido, aqui está a receita. (Sem quantidades, isso fica ao gosto de cada um...)

Ingredientes: Cebola, Pimentos, Cenouras, Espinafres, Alho, Molho Béchamel, Queijo ralado, massa para lasanha (de preferência das que não precisam de ser cozidas antes), Molho de Tomate, sementes de Sésamo, Azeite, sal e pimenta.

Preparação: Numa panela grande, pôr por camadas, as cebolas picadas, as cenouras em cubos, os pimentos picados, os cogumelos cortados grosseiramente. Regar com o azeite, temperar e ligar o lume, deixando estufar em lume fraco. Enquanto este estufado vai cozinhando, lavar os espinafres. Picar alho e saltear estes espinafres, cortados grosseiramente, adicionando os temperos (eu nem escaldo as folhas de espinafre, salteio-as directamente: cruas -> salteadas, sem etapas intermédias, menos nutrientes se perdem assim). Verificar e rectificar os temperos.
Para a montagem, não cozo as "folhas" de massa, mas deixo-as estar 1 ou 2 minutos dentro de água. Numa travessa de ir ao forno, deitar o molho de tomate (eu abuso neste molho, 1 cm de altura, para ao aquecer no forno ir "aromatizar" as camadas superiores da lasanha), e dispor a 1.ª camada de massa. Deitar depois por camadas nesta ordem (que no fundo é um pouco ao gosto de cada um):
Espinafres -> estufado de cogumelos -> molho béchamel -> massa de lasanha. (Eu ponho o molho béchamel em contacto com a massa, para no forno, ajudar a cozer a massa da lasanha).
Fazer as camadas que se desejar (sem exageros) e na última camada de massa que se puser, cobre-se com o molho béchamel e polvilha-se (para não dizer ABUSA-SE!!!) com o queijo ralado.
Vai ao forno até a massa ficar cozida e o queijo gratinado. Servir no prato, decorar com algum molho de tomate e com as sementes de sésamo.

Notas: concluo que toda a gente saiba fazer molho de tomate e béchamel. Se não souberem, perguntem-me ;)

23 dezembro 2010

"Spaghetti" com molho de Tomate e rodelas de Boletos

A pedido de uma seguidora, aqui vai a primeira receita de spaghetti com cogumelos para o filho ;)

Ingredientes: 600 gr de Boletos cortados em rodelas; 300 gr de esparguete; 1 cebola; 1 dente de alho; 4 colheres de sopa de azeite; 4 tomates; 1/2 colher de chá de tomilho seco; 1 pitada de alecrim; 80 gr de queijo parmesão ralado; Sal e pimenta.

Preparação: Limpar  e lavar os cogumelos e cortar às rodelas muito finas. Cozer o esparguete em água com sal, escorrer e manter quente. 
Picar a cebola e o dente de alho, e salteá-los no azeite. acrescentar os cogumelos e fritar tudo um pouco. 
Escaldar os tomates, retirar a pele e cortar em dados. Acrescentar aos cogumelos. Juntar o tomilho, o alecrim, rectificar temperos e deixar cozinhar 10 minutos.
Virar o molho sobre o esparguete e polvilhar com o queijo ralado.

"Cocinar con Setas, Recetas y consejos", Llorenç Petràs, Ed. Península

Cogumelos Boletos - O que são?

Os Boletos são os cogumelos típicos, com chapéu e pé crescendo directamente no solo das florestas e matagais, podem apresentar a sua superfície fértil (himénio) sob a forma de pregas, espinhas, lâminas ou poros. Neste último caso, o cogumelo é habitualmente identificado com um “boleto” mas essa designação está longe de ser sempre correcta. Na verdade, se a grande maioria dessas espécies pertence realmente à família das Boletáceas, outras são incluídas em famílias bem diferentes. Trata-se assim de uma solução evolutiva convergente para o mesmo problema fundamental: como proteger, multiplicar e disseminar os esporos de uma forma o mais eficaz possível.
Os verdadeiros boletos são cogumelos geralmente robustos, com o chapéu quase sempre  ultrapassando os 20 cms de diâmetro. Ao ser cortada a carne, branca ou amarelada, pode  mudar de cor adquirindo um tom azulado mais ou menos intenso, o mesmo então sucedendo  com os tubos. Entre as espécies que nunca azulejam, o destaque vai para o boleto-bronzeado  (Boletus aereus) e o tortulho (Boletus edulis), dois dos cogumelos gastronomicamente mais  apreciados e que surgem em sobreirais, azinhais ou estevais. Excelente comestível é também  o boleto-real (Boletus regius), de bonito chapéu vermelho-rosado e cuja carne por vezes azuleja levemente.
 
Outro cogumelo bastante apreciado é o boleto-baço (Boletus impolitus), comum em montados  e estevais, facilmente identificado pelo cheiro forte a iodo do pé, o qual não deve ser  consumido. 
No grupo dos boletos que azulejam claramente, incluem-se várias espécies algo tóxicas como  o boleto-diabólico (Boletus satanas) que prefere solos calcários de carrascais e se caracteriza pelo contraste entre o tom branco-acinzentado do chapéu e a cor vermelho-sangue dos poros. Aconselha-se aliás a rejeitar como alimento qualquer boleto cuja carne azuleje ao corte e  possua poros avermelhados. Na verdade, existem outros cogumelos com tais características igualmente suspeitos de toxicidade, como é o caso do boleto-de-pé-vermelho (Boletus erythropus), que aparece em solos ácidos de pinhais e sobreirais, ou o boleto-pálido (Boletus luridus), também associado a sobreiros. Estas duas espécies são, no entanto, consideradas como bons comestíveis após fervura prolongada. Ainda assim, a ingestão de boleto-pálido quando acompanhada de álcool, pode causar sérios problemas.
 
info em http://www.almargem.org/images/articles/116/Boletos.pdf
fotos em www.maraoonline.com e www.trasosmontes.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails