Mostrar mensagens com a etiqueta Bolos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Bolos. Mostrar todas as mensagens

16 abril 2012

Tarte de Iogurte e Queijo Fresco



Para comemorar o 1.º aniversário do Cosmos, resolvi fazer esta tarte, simples e rápida, comprando tudo no supermercado, para ter pouco trabalho ehehehehe. Como usamos iogurtes, podemos lhe dar o sabor que bem quisermos. Ao gosto de cada um!

Ingredientes: 1 massa folhada redonda, 2 iogurtes (eu escolhi magros, com sabor a morango), 3 queijos frescos dos pequenos, 3 ovos, raspa de uma laranja, 150 gr de açúcar e 3 dl de natas.

Preparação: Estender a massa folhada numa tarteira e picar com um garfo o fundo. Num recipiente, deitar os queijos frescos e com a ajuda de um garfo, desfazer ao máximo. Acrescentar o açúcar, as natas, os ovos, os iogurtes e a raspa de uma laranja (podem pôr também um pouco de sumo da própria laranja). Misturar MUITO bem.

Deitar esta mistura dentro da tarte. Introduzir a tarte no forno pré-aquecido a 200º C por 40 minutos.

Nota: O recheio provavelmente vai crescer de tal forma que parece que vai transbordar por todos os lados... Se forem nervosos e se sentirem quase a ter um ataque cardíaco, basta retirarem por um minuto a tarte do forno que ela volta ao sitio. Se forem mais calmos, peguem num palito e piquem onde estiverem as bolhas maiores.

Servir com chocolate preto (amargo de preferência para balançar com o açúcar da tarte) derretido e decorar com folhas frescas de hortelã ou menta.




02 junho 2011

Pavlova - O que é?

A pavlova é uma sobremesa em forma de bolo e a base de merengue cujo nome é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova. É crocante por fora e macio por dentro, sendo por vezes decorada com frutos.
Esta sobremesa foi inventada depois de uma viagem de Pavlova à Austrália e Nova Zelândia, sendo que ambos os países reivindicam a invenção desta iguaria, o que é várias vezes fonte de conflito de opiniões entre os dois países.
É uma sobremesa muito popular e tem um grande importância na gastronomia destes dois países da Oceania, sendo muitas vezes servida em festas tradicionais como o Natal.

História

Umas fontes indicam que a PAVLOVA é de origem neozelandesa, outras dizem ser originária da Austrália.

Nova Zelândia:
Todavia, a pavlova, bem como o biscoito ANZAC, foram registados pela primeira vez num livro sobre Cozinha da Nova Zelândia. Helen Leach, uma antropóloga especializada da Universidade de Otago (a mais antiga da Nova Zelândia), encontrou uma receita do doce num livro de 1933, o "Livro de Receitas da União de Mães de Rangiora". Também foi encontrada numa receita de uma revista rural neozelandesa de 1929. Alan Davidson declara ter encontrado esse bolo na Nova Zelândia em 1935.
Keith Money, biógrafo de Anna Pavlova, escreveu que um Chef de Hotel de Wellington criou o prato quando a bailarina ali se hospedou durante sua Turné mundial em 1926.
Em 2007 a Companhia de Seguros NZI (New Zealand Insurance) difundiu uma publicidade na televisão utilizando com humor ícones neozelandeses que seriam reivindicados pela Austrália, tais como a pavlova, o cavalo de corrida Phar Lap, a NZI e a filial da empresa australiana Insurance Australia Group.

Austrália:
Por outro lado, os Australianos reivindicam a pavlova como um invenção de Bert Sachse no l'Esplanade Hotel de Perth em 3 de outubro de 1935. O nome pavlova teria sido dado por Harry Nairn, no mesmo hotel. Os descendentes de Sachse afirmam que ele pode ter inventado a sobremesa antes disso, pois Anna Pavlova esteve na Austrália em 1926 e em 1929.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pavlova_%28doce%29

"Pavlova" Quente (com compota de frutos silvestres)


Para 6 doses (aproximadamente)

Ingredientes: 3 claras de ovo; 320 gr de açúcar de padeiro; 125 ml de água a ferver; 300 ml de natas (às quais se adiciona um pouco de gelatina ou agar-agar);
Para a compota de frutos silvestres: 125 ml de sumo de amora ou outro fruto silvestre; 1 colher de sopa de sumo de limão; 55 gr de sacarose; 1 colher de sopa de farinha de milho; 1 colher de sopa de água; 500 gr de frutos silvestres variados, congelados.

Preparação: colocar a grelha do forno o mais baixo possível. Pré-aquecer o forno a uma temperatura moderada. Bater as claras com o açúcar de padeiro, e a água fervida durante 8 minutos (com uma misturadora eléctrica). Se for à mão, bater até formar pequenos picos quando se retira a colher.
Com um colher grande virar seis porções iguais deste preparado numa bandeja de ir ao forno, previamente forrada com papel siliconizado. Com o forno a uma temperatura média, deixar a bandeja 25 minutos, até as pavlovas terem criado uma capa dura.
Entretanto preparar a compota de frutos silvestres: Combinar o sumo de frutos silvestres, o sumo de limão e a sacarose numa panela. mexer até quase que entre em ebulição, até a sacarose ter derretido completamente. Num frasco, deitar a água e a farinha, tapar e agitar vigorosamente. Adicionar esta mistura à panela, mexer sempre até ferver e engrossar. Desligar e adicionar os frutos silvestres.
Servir as pavlovas a sair do forno, ainda quentes, decorando com a compota aquecida e as natas.
Nota: se não se servirem imediatamente, as pavlovas abatem.

04 janeiro 2011

Cupcake de Framboesa e Beterraba

Sim, Beterraba! É doce e além de não dar nenhum sabor particular ao cupcake, dá-lhe cor e uma consistência madura, tenra e fofa.
Preparação: 30 minutos; Cozedura: 30 minutos

Para 6 Cupcakes

Ingredientes: 110 gr de farinha; 1 colher de café de fermento químico; 70 gr de açúcar; 3 colheres de sopa de natas espessas; 3 cl de azeite; 1 ovo; 50 gr de beterraba crua; 50 gr de framboesas. Para o topping: 50 gr de chocolate branco; 30 gr de framboesas

Preparação: Pré-aquecer o forno a 200 ºC. Misturar a farinha, o fermento e o açúcar. Noutro recipiente, misturar as natas, o azeite e o ovo. Acrescente a beterraba ralada e as framboesas cortadas em dois. Incorporar suavemente a primeira mistura sem muito trabalho.
Encha com esta mistura dois terços de cada forma. Eu uso tabuleiros de muffins, mas coloco em cada buraco do tabuleiro uma forma de papel. Meter no forno durante 16 a 18 minutos (a crosta deve ficar com uma cor forte) ou use um palito que deverá ficar seco depois de espetado na massa. retire e deixe arrefecer.
Derreter o chocolate branco em banho-maria ou no micro ondas (duas vezes trinta segundos, mexendo bem a meio). Decore os cupcakes com o chocolate e por fim com as framboesas. Deixar arrefecer e endurecer.

Receita e fotografia retiradas do livro "Cupcakes, Recettes Gourmandes", Ed. ESI 2010

07 dezembro 2010

Cupcake Psicadélico

Para 10 cupcakes

Preparação: 20 minutos; Cozedura: 15 minutos
Ingredientes: 210 gr de farinha; 1 colher de café de fermento químico; 200 gr de manteiga; 4 ovos; 150 gr de açúcar; 1/2 colher de café de extracto liquido de baunilha, liquido; colorantes alimentares. Para o creme: 75 gr de manteiga; 2 colheres de sopa de leite; 150 gr de açúcar glacé; açúcar colorido.

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180º C. Misturar a farinha e o fermento. aquecer a manteiga e misturar com o açúcar. Acrescentar os ovos batendo, e depois acrescentar a farinha. Incorporar o extracto de baunilha.
dividir a massa em 4 partes. colorar cada parte com uma cor diferente, misturando bem para ficar com uma cor homogénea. encher as formas de papel alternando as cores.
Levar ao forno 12 a 15 minutos. Quando estiverem cozidos, retirar e deixar arrefecer.
Entretanto, bater o resto da manteiga quente com o leite. Acrescentar o açúcar glacé batendo sempre até obter a consistência desejada. Com a ajuda de uma faca barrar cada cupcake e decorar com o açúcar colorido.

Receita e fotografia retiradas do livro "Cupcakes, Recettes Gourmandes", Ed. ESI 2010

17 agosto 2010

Biscoito de Soja com Pêras Confitadas

Para 6 a 8 porções

Ingredientes: (Para o biscoito): 3 ovos; 50 gr de azeite de soja ou outro qualquer; 1 iogurte de soja; 60 gr de açúcar integral; 60 gr de farinha de soja; 60 gr de farinha integral de trigo, fina; 1 colher de café de bicarbonato.
(Para as Pêras Confitadas): 1 Kg de pêras; 2 colheres de sopa de água; 1 colher de sopa de açúcar integral ou adoçante; 2 gotas de sumo de limão.

Preparação: Pré-aquecer o forno a 180ºC. Engordurar uma forma (11x21) e polvilhar com farinha. Retirar o excesso.
Numa tigela batemos as gemas dos ovos com o azeite e o iogurte. Acrescentar o açúcar. Peneirar a farinha e o bicarbonato e incorporamos mexendo muito bem. Por último, montamos as claras batidas em castelo e acrescentamos misturando levemente.
Vai ao forno durante 30 / 35 minutos. Verificamos se está cozido com a ajuda de um palito ;)
Enquanto o biscoito está no forno vamos preparando as pêras. Descascamos, cortamos em quartos e retiramos a parte central com as sementes. Colocamos numa panela com o resto dos ingredientes e cozemos em fogo lento com o recipiente tapado até que as pêras estejam macias mas não se desfaçam. Retirar e deixar arrefecer.
retiramos o biscoito da forma, deixa-se arrefecer e corta-se. Serve-se com as pêras cozidas e a calda. Pode-se polvilhar com um pouco de canela moída.

22 julho 2010

Torta de Morangos com Chantily

Do blog mais inspirador e saboroso da galáxia:

07 julho 2010

Ebook - Pão caseiro MAIS que saudável em casa

Healthy Bread in Five Minutes a Day: 100 New Recipes Featuring Whole Grains, Fruits, Vegetables, and Gluten-Free Ingredients


link para download: h**p://depositfiles.com/pt/files/qjmlqxz1g
(trocar os 2 **'s por tt)

29 junho 2010

"Charlotte" de Laranja, Meloa e Melancia

Utilizar apenas a parte central da Melancia: é aí que se encontra a melhor parte e extremamente doce. Não esquecer de retirar as pevides todas, que abundam neste fruto...
Para 6 pessoas

Ingredientes: 1 Meloa; 1 Melancia; 20 cl de sumo fresco de laranja; 18 Biscoitos "à la cuiller" (vulgo palitos "la reine", biscoitos champanhe, Lady Finger, etc etc); 4 folhas de gelatina; 80 gr de açúcar em pó.

Preparação: Deitar o sumo de laranja num recipiente e mergulhar os biscoitos, retirando rapidamente e forrar uma forma com eles. Reservar no frigorífico. Pôr as folhas de gelatina em água fria.. Cortar a meloa em dois, retirar as pevides. Com a ajuda de uma colher retirar a carne e guardar numa tigela. Retirar cuidadosamente a casca e as pevides da Melancia, cortar em dados e reservar. Aquecer um pouco o sumo de laranja (sim, o que se usou para embeber os biscoitos) com açúcar, adicionar as folhas de gelatina bem escorridas e misture até que se tenham dissolvido completamente. Num "blender" ou liquidificador, desfazer a carne da meloa, juntar o sumo de laranja com a gelatina e misturar bem. Deixar arrefecer. Quando este puré estiver praticamente à temperatura ambiente, vire metade na forma, depois espalhe os dados da melancia e vire o resto da meloa. Cobrir com película transparente e deixar no frigorífico 4 horas NO MÍNIMO. Desenforme a "charlotte" num prato e sirva ;)

02 junho 2010

Cheesecake de Queijo, Lima e Kiwi

Pequeno-almoço parte 2... ou sobremesa... o que quiserem!
Para 12 porções.

Ingredientes: Para a base: 120 gr de bolachas integrais; 1 ovo; 2 colheres de azeite de milho ou girassol por refinar. Para o interior: 600 gr de queijo fresco; 3 colheres de mel; 4 limas; 3 colheres de agar-agar; 100 ml de água. Para a cobertura: 2 Kiwis, 2 colheres de mel, açúcar integral ou outro adoçante qualquer.

Preparação: Pré-aquecer o forno a 180ºC. Triturar as bolachas com o ovo e o azeite até obter uma pasta. Cobre-se o fundo de uma forma quadrada (com 5 cm de altura seria o ideal, e 20 por 30 de lado) e leva-se ao forno por 10 minutos. raspamos a pele das limas e extraímos o sumo. Misturamos o agar-agar com água (atenção, pode vir já preparado, o ideal é seguir as instruções da embalagem) e pomos em lume fraco 10 minutos com a raspa das limas. Retiramos esta mistura do lume, misturamos e trituramos com o queijo, com o sumo das limas e o mel. deitamos por cima da base de bolacha e vai ao frigorífico para solidificar. Para a cobertura, trituramos os Kiwis com o adoçante e reservar. Cortamos o Cheesecake em quadrados e deita-se o preparado de kiwi por cima.

Nota: A minha opção favorita, é em vez de deitar o preparado de kiwi por cima, é misturar o puré de kiwi com agar-agar dissolvido, deitar em último na forma e levar ao frio. Fica com um acabamento mais cuidado.

31 maio 2010

"Charlotte et Clémentine"

A Charlotte é uma sobremesa da culinária russa, mas inventada por um cozinheiro francês, Marie Antoine (Antonin) Carême (Paris, 8 de Junho de 1784 — 12 de Janeiro de 1833), que a criou para os Czares.
Ingredientes: 30 biscoitos; 6 a 8 clementinas; 5 colheres de sopa de licor de laranja (com álcool!!! :D); 400 g de coalhada; 3 claras de ovo; 4 folhas de gelatina; 80 g de açúcar.

Preparação: Pôr a gelatina dentro de um pouco de água fria. Misturar a coalhada e o açúcar. Aquecer 100 ml de água com 2 colheres de sopa de álcool. Quando ferver, dissolver a gelatina. Adicionar à mistura da coalhada. Batem-se as claras de ovos e incorpora-se delicadamente à mistura. Descasque as clementinas e corte em pedaços. Dissolver 2 colheres de sopa de álcool num copo de água. Embeber os biscoitos e formar um molde com a a sua pasta. Despeje o creme em duas camadas separadas por uma camada de biscoitos e uma camada de clementinas. Regar as restantes clementinas com o resto do álcool e guardar no frio. Deixar no frigorífico a Charlotte durante várias horas, retirar e servir com as clementinas.

19 maio 2010

Bolinhos de Amêndoas


Ingredientes: 1 chav. de farinha de castanha; 150 g de manteiga sem sal; 3/4 chav. de açúcar; 3/4 chav. de farinha de trigo; 100 g de claras (mais ou menos 3 unidades)

Preparação: Toste a farinha de castanha numa frigideira seca em fogo baixo e mexendo sempre até ficar dourada. Deixe arrefecer. Aqueça a manteiga numa panela e deixe cozinhar em fogo brando até que fique castanho claro. Esta manteiga é chamada de manteiga noisette e tem um aroma e sabor incríveis! Deixe arrefecer um pouco. Misture o açúcar com a farinha de trigo e a farinha de castanha, acrescente as claras e a mantegia e misture bem. Não é necessário bater a massa! Coloque a massa em formas pequenas e asse em forno médio, aproximadamente 15 minutos ou até que dourem um pouco.

Super Simple Brownies


Ingredientes: 115g de manteiga sem sal; 60g de chocolate semi-desnatado; 60g de chocolate amargo; 2 ovos grandes; 1/4 de colher (chá) de sal; 1/2 chávena de açúcar mascavado bem apertado (110g); 1/2 chávena de açúcar granulado (96g); 1 colher (chá) de extracto de baunilha; 1/2 chávena (chá) de farinha de trigo (65g); 3 colheres (sopa) e nozes picadas (opcional)

Preparação: Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma de 25cm x 18cm, com manteiga e reservar. Derreter a manteiga com os chocolates partidos, deixar arrefecer. Bater os ovos numa tigela, juntar o sal, o açúcar e a baunilha, e misturar com o chocolate já frio, mexer, adicionar a farinha de trigo e as nozes, misturar e despejar na forma. Assar no forno por 30-35 minutos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails