Mostrando postagens com marcador crochet. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador crochet. Mostrar todas as postagens

21 de outubro de 2013

Como transformar um tecido em um cachecol lindo?! Pontos de crochet na borda!

O inverno ja passou, mas fica a dica pro inverno de 2014!

Como fazer um cachecol levinho com a docura de pontos de crochet!
Quando vi esse tecido, apaixonei! Finninho, verdinho.. Uma fofura so'! E dado o nosso inverno tropical, nada melhor pra proteger a garganta que algo bem fininho! Inimiga do ar condicionado, eu adoro ter um lencinho por perto...

Eu entao comprei o tecido e falei: vou fazer um cachecol. Acabou que eu comprei pouco tecido. O melhor seria comprar muito e corta-lo enviesado! - fica a dica!

Eu ja estava super feliz com o meu cachecol fofo feito em casa. Mas ai, inspirada em um outro que tenho mais ou menos do mesmo estilo, resolvi tentar adicionar um pontinho de crochet nas bordas. Pontinhos de crochet = Socorro vovo'! Fui aa casa da minha vovo Lucy linda, pra pedir que ela me fizesse a borda. A principio queria um contorno mais uns pontinhos caindo ao lado. Traduzindo pro meu vocabulario: "tipo uma franja de cobertor, vo'".

Mas quando ele me fez uns pontinhos do que seria a parte caida, gostei tanto que desisti da franja e fiquei so' com o contorno nesse ponto. Nao ficou um amor?

E falando em vovo' linda, obrigada tambem ao vovo^ que fez a foto!!!

Veja aqui outros posts sobre criacoes com crochet (nao perca os porta-moedas! Meus xodos!!). E veja aqui outros posts sobre cahecois!

Ou passeie por alguns dos posts:

27 de agosto de 2012

Como fazer um porta moedas de crochet?


Fiz mais um porta-moedas!!!

Esse foi feito com uma linha bem diferente, mais grossa. Eu adorei!



Veja aqui o outro porta-moedas que eu tinha feito ano passado - a ideia é a mesma: crochet, vies estampado e um botao de pressao.

E uma foto dos dois porta-moedas juntos :)



E veja também qualquer outro post que tenha o marcador porta-moedas. DIca: os  também são irresistíveis! : )

Passeie pelo Costurando Criatividade:

20 de novembro de 2011

Como fazer uma correntinha de crochet?


A correntinha feita de crochet
Eu tinha este pingentinho lindo de passarinho e não conseguia achar uma correntinha para acompanhá-lo... Até que decidi fazer eu mesma uma com pontos de crochet!


Passo a passo:
1) passe a linha pelo pingente e o deixe na linha até chegar à metade do cordão.


2) deixe um tanto de linha sem crochetar e depois comece a montar os pontos - lembre-se você não fará a segunda carreira.


3) chegando à metade do tamanho desejado, passe um ponto sobre o pingente.


4) continue montando os pontos, para fazer a segunda metade.


5) deixe uma parte da linha sem pontos


6) faça um nó de correr para poder ajustar a correntinha.


PRONTO! : )

Navegue pelo Costurando Criatividade através dos links abaixo:

31 de agosto de 2011

Um coletinho de crochet para um bebê

Há uns meses eu encuquei que queria fazer crochet. Eu fiz o porta-moedas, que deu muito trabalho, mas ficou super lindo! E super prático também. Depois, como a irmã do meu namorado estava esperando um filho, pensei: posso fazer algo para um bebê!

Presentes para bebês são ótimos! Será sempre algo fofinho, lindinho. Será sempre útil, porque mesmo que não dê muito certo você pode usa-lo (como foi o caso desse coletinho..rs..). E, o mais importante: crochetar uma peça para um bebê demora muito menos do que para um adulto! E não só pela preguiça de ficar pensando e fazendo um único projeto por meses, mas como iniciante, tem muita chance do crochet ficar com pequenos errinhos. E algo pequeno tem menos chance de ficar cheio de erros. ;)

Então me lancei ao coletinho. Fui atrás de um modelo como tinha visto na França.. simples! E também não queria nada com essas 'cores de bebê' como o verde-água que a vendedora queria que eu usasse. Acabou que o azul poderia sim ter sido um pouco mais claro, mas esse ficou da cor dos olhos do bebê. Nesse quisito, acho que o colete deu certo.

Para fazer o colete, eu comecei por um lado,
depois passei pro outro
Para aprender a fazer crochet, fui à nossa querida internet.

Mas não li nada sobre como fazer um colete... Acabou que eu fiz um lado, passei a linha pro outro deixando um espaço para o pescoço (que não deu certo, tive que cortar), fiz o outro lado e por último fiz a parte de trás.



A parte de trás foi a última que eu fiz





No final das contas, não deu muito (ou nada) certo. Não sei porque, mas eu fiz as partes da frente menores do que a de trás e com isso o colete não fecha. Não que o objetivo seja necessariamente fecha-lo, mas ele poderia ter ficado maiorzinho na frente. O espaço para os bracinhos também ficou pequeno. E acho que poderia ter ficado um pouco mais longo. Mas, como a mãe é muito simpática, o bebê usou o colete : )

Pelo lado positivo: minha avó estava certa de que essa lã era muito dura e então não deveria ser usada para bebês. No final das contas, deu certo. A lã é grossa mesmo, já que o bebê mora na Europa, mas não acho que ficou incômoda...

E eu no geral fiquei feliz de ter feito algo inteirinho de crochet! Sem furos nem caroços! E com as diminuições perfeitas e idênticas dos dois lados! : )



Para ver o colete que a minha avó fez para mim, clique aqui - esse sim ficou certíssimo! 


Veja o vídeo abaixo para aprender a fazer crochet.



16 de abril de 2011

Tahrir, o porta moedas de crochet

 
Porta moedas de crochet

Esse é o Tahrir, em homenagem aos vários dias que eu passei seguindo todas as manifestações na Praça Tahrir no Egito e fazendo crochet, criando esse porta-moedas.

Fazia tempo que eu estava achando que a minha linda carteira de embalagem de tetrapark de Berlim não aguentava carregar notas, documentos e moedas. Para continuar a usá-la, eu precisava ter as moedas em um lugar só delas – principalmente depois da experiência nos ônibus que voam sobre as avenidas de Brasília.




Até que um dia, meio dormindo, meio acordada, eu "sonhei" com um porta moedas que tive uma vez. Ele era de couro, quadrado, como se fosse uma caixinha com as laterais dobráveis. Como eu tinha passado a noite anterior fazendo crochet (porta guardanapos), meu sonho acabou ficando viesado: enrolei mais uns cinco minutinhos pra "sonhar" em como fazer um porta moedas de crochet em formato de caixinha!

Porta moedas de crochet

Depois de algumas (várias) noites assistindo as notícias dos países árabes e crochetando, cheguei a uma quantidade boa de crochet. E aí meu medo ficou evidente: não tem como fazer uma caixinha de laterais dobráveis em crochet. Os lados simplesmente não ficam firmes o suficiente pra segurarem as moedas no lugar certo!

A solução era fazer em formato de bolsinha. A ideia era simples: faço um retângulo, costuro os lados e ponho um velcro no meio, pra fechar (a essa hora, a Sarah já tinha tido a grande ideia do velcro pras pulseiras de liberty).



Mas quem disse que eu consegui fazer um retângulo retinho (= | |) ? Essa história de não fazer nem um ponto a mais nem um ponto a menos é algo que só a vovó consegue. Mas bem, eu tampouco fiz um triângulo (= /\). Digamos que tenha sido um trapezio. Quase um trapézio isosceles (= /~\). E não é que no final isso me ajudou? Eu dei um jeitinho: costurei as beiradas do trapézio e consegui o tao querido retângulo! E ainda por cima, consegui um reângulo com um ladinho, já que ele ficou duas vezes mais grosso em uma das bases! No final das contas, se eu tivesse errado um pouco mais, eu teria uma caixinha com lados firmes!


Os botões de pressão
 e o lado de cá mais gordinho.
Se dobrasse várias vezes, talvez teria um lado!

A ideia do viés de liberty nas pontas veio de uma necessidade: a primeira carreira estava muito feia! – alias, começar com uma carreira com pontos bonitos e fechados é outra coisa que só a vovó sabe fazer. Eu fiquei na dúvida entre esse viés lindo (Entrée des Fournisseurs, o primeiro que vier de Paris vai me trazer 10 metros dele!) e um viés bonina, liso. Mas acabei achando que o Liberty, apesar de francês, daria um ar de verão... era mais alegre. E afinal das contas, essa devia ser uma peça mais tropical. Ou pelo menos deveria estar na transissão de Paris pra Brasília.


Se o Tahrir nao conseguiu ser tropical pelo estilo, pelo menos ele teve uma produção tropical, com direito a vários pitacos da vendedora do armarinho da esquina. Quando fui à loja, eu já não queria mais o velcro. Tive medo de perder espaço interior e queria deixar o liberty do interior à mostra. E foi a Gisele que me sugeriu o botão de pressão. O mais engraçado era a sinceridade do espanto dela: "isso vai ser o que? Um porta moedas?!"


Dica: este o ponto de crochet ("simples") dá muito trabalho! Nao rende, pede muito tempo. O ponto alto seria mais fácil. Mas não acho que ficaria tão fechadinho.

Links:
A bolsa em crochet mais linda da Web

Veja aqui os outros artigos de uso pessoal do Costurando Criatividade:
- Uso Pessoal
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...