Há muito tempo, sempre que posto algo sobre cinema, alguém me pede para indicar livros também.
Eu já fiz vários posts de literatura, mas indicando especialmente os livros clássicos. Resolvi então, indicar livros que leio e que são sucessos nas redes de críticas literárias, pois assim, divido com eles a responsabilidade (risos).
O mar - John Banville
Foi o primeiro livro que li dele, e me causou profundo encantamento. É um romance descrito com tanta sensibilidade, intensidade e ao mesmo tempo, uma delicadeza e beleza de narrativa, que me deixou a sensação de um romance mágico.
Max Mordem, após a morte de sua esposa, parte para uma cidadezinha da Irlanda, uma estância balneária, onde passava as suas férias com a família na infância e na adolescência. Observava com um certo deslumbramento a família dos gêmeos Myles e Chloe, os Grace, uma rica e palaciana família do lugar. E é este lugar, tendo como fundo o mar, que chamará profundas recordações à Max, como a admiração secreta que tinha pela mãe dos gêmeos e a relação que chegou a ter com a fria e distante Chloe. Na narrativa que nos leva do passado ao presente, e ao inverso também, conheceremos Ana, sua esposa que morre doente, sua filha misteriosa Rosa e mais alguns personagens, alguns estranhos e curiosos, outros fascinantes e engraçados. Viveremos com Max, através de suas recordações de gestos, olhares, acontecimentos, imagens, frases, visões, dores e perdas do passado, e no presente, a perda de Ana, sua esposa, um profundo questionamento sobre a vida, mas sobretudo, sobre a morte, mostrando o quão pequeno é frágil pode ser o ser humano, ante a vida e ante a imensidão do Mar. Um belíssimo livro de Banville, premiado com justiça.