Mostrando postagens com marcador p/ a tarde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador p/ a tarde. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 13 de novembro de 2012

colorindo uma tarde cinza

tarde cinza, perfume de chuva, aconchego da casa dos pais, irmaos e amigos... qual a receita certa...
aventurar-se num bolinho, com gosto de casa de vó!

Bolo de coco queimado, nozes e buttertoffee

caramelo
100 grs de nozes
100 grs de açucar
100 ml de água

quebrar as nozes.
caramelizar o açúcar, assim que ele começar a dourar junte a água,Continue cozinahndo em fogo baixo, espere o caramelo ficar uniforme, sem grumos e então adicione as nozes piacadas. Mexa por 2 minutos, despeje sobre uma forma de silicone, ou uma forma untada. Deixe esfriar seu caramelo e quebre-o em pedacinhos. Reserve.

Bolo
3 ovos separados
50 grs de coco fresco(usei o fresco pq o tinha, mas é mais fácil usar o seco)
100 ml de leite de coco
1 xíc de chá de açúcar
100 grs de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
2,5 xic de cha de farinha de trigo
1 colh de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal

pré aqueça o forno a 180 graus e unte uma forma redonda de aprox 24 cm de diametro.
coloque o coco numa frigideira, em fogo baixo, vá mexendo até ele ficar tostadinho.
Bata as claras em neve e reserve.
Bata as gemas, com o açúcar, assim que obter um creme fofinho e esbranquiçado, adicione a manteiga,e o sal. Incopore o leite de coco, o coco tostado e frio e bata mais um pouco. Acrescente a farinha, pouco a pouco, mexendo suavemente, junte os pedacinhos de caramelo de nozes, por fim, some o fermeto em pó e as claras em neve. Despeje a massa na forma e leve ao forno por aprox. 30 minutos ou até que o teste do palitinho aprove o bolo.

buttertoffee
1 xíc de chá açucar
0,5 xic de chá água
2 colh de sopa de manteiga
0,5xic de chá creme de leite

caramelize o açúcar, adicione a água, espere os grumos se desfazerem, adicione a manteiga e pro ultimo o creme. Despeje sobre o bolo.
adicione confeitos coloridos pra colorir nosso dia!!

desfrutem!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

o milagre do Sto. Miles!

visitei uma exposição surpreendente, "Queremos Miles"(está aberta ao público até o dia 29 lá no sesc pinheiros-gratuita!). achava que conhecia um pouco do trompetista Miles Davis, mas fiquei absmada com a genealidade dessa figura! o cara passeou como poucos, em diversos estilos musicais, tornou-se uma lenda ainda em vida, aplaudido por outros conceituados musicos... enfim recomendo que todos dêem uma espiadinha nessa exposição...afinal temos que agradecer quando acontecem essas iniciativas na cidade, nao é mesmo?
voltei pra casa tão abastecida de música boa, de arte e energia que fui lá no meu refugio fazer algo simples, que me permitisse continuar naquela bolha mágica das notas do trompete. e devo dizer sem modestias que o bolo ficou encantador, levinho e fofo ..quase acabou numa sentada dos irmãos à mesa- Obrigada Santo Miles!


Bolo de Coco encantador
inspirada pela minha musa da blogosfera:Valentina e seu bolo de coco com abacaxi assado

1 xic de farinha de trigo
1/2 xic de amido de milho
1 colh sopa fermento em pó
1 1/2 xic de açucar
100 grs de coco em flocos(sem açúcar)
100ml de óleo de canola
3 ovos separados
170 grs de iogurte natural

comece pre aquecendo o forno a 200graus Celsius. Unte uma forma de furo central.
separe os ovos e bata as claras em neve, reserve-as.
num bowl bata as gemas com o açúcar até incorporar bem e então agregue o óleo e o iogurte. Adicione com coco em flocos, mexa e agora é a hora do trigo e do amido de milho. Agora temos uma massa homogênea, agregamos para finalizar o fermento e depois com delicadeza as claras em neve.
hora de colocar a massa na assadeira, leve para assar por cerca de 30 minutos no forno a 200graus.
espere esfriar um pouco e desenforme.

caldinha(só para dar um charme)
80 ml de leite de coco
20 ml de água
1 colh de café de manteiga
2 colh de sopa de açúcar

junte tudo numa panelinha e ferva por 3 minutinhos, despeje ainda quente sobre o bolo e espalhe um pouco de coco para enfeitar.

agora é sua vez, coloque sua música inspiradora, relaxa e vai lá bater um bolinho!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

gentileza!


devo admitir que os pães são, definitivamente, generosos comigo. nunca me especializei nos danadinhos, nem tão pouco dou tamanha atenção  as receitas minuciosas, mas sempre que me proponho a faze-los, acredito que o fermento ativa os deuses da comida e eles logo estufam de piedade, rs.
resolvi fazer os pães porque tinha uma quantidade "gorda"de gemas na geladeira e sabia que elas ernderiam um pão bem amarelinho... procurei receitas, espiei uma aqui e outra alí e com  embasamento nelas comecei a misturar, amassar, sovar, boleia e ... voilá... pães deliciosos pra uma tarde chuvosa... ou um café da manhã demorado... ou uma beliscadinha ao passar pela cozinha!
chamei-o de brioche por ser uma massa bem rica em manteiga em ovos, fiz em 3 versões, um pão simples sem incrementos, um de amendoas e passas  um docinho com geléia de frutas vermelhas e amendôas, escolha seu sabor, arrisque-se na massa e prove!

Brioches de Amendôas com passas
rende 4 pães do tamanho de uma forma de bolo ingles

1 kg de farinha de trigo
2 envelopes de fermento biológico instantâneo
3 colh de sopa de açucar
1 colh de sopa de sal
raspas de 1 laranja
250 grs de manteiga
8 gemas
1 1/2 xíc de leite
150 grs de amendoas tostadas e picadas
80 grs de passas hidratadas no suco da laranja

Misture num bowl grande toda a farinha com o açúcar, o sal e o fermento. Abra uma covinha e alí coloque a manteiga em temperatura ambiente e as gemas. Mescle a farinha com essas gorduras até ficar bem distribuida e então vá colocando o leite e amassando tudo. Quando a massa estiver unida comece a trabalhar numa superfície lisa com um pouquinho de farinha, se necessário. Faça uma bola e coloque no bowl(que deverá ser untado para nào atarpalhar na fermentação), cubra com plástico filme que deverá tocar na massa, assim não formar aquelas casquinhas na massa. Deixe descansar até dobrar de volume, então divida a massa em 4, abra em retangulos e distribua o recheio que preferir, aqui foram as passas e amendoas e enrole como um rocambole. Coloque nas formas untadas, faça uns cortes com uma faca afiada, além de enfeitar o pão ajuda na fermentação, cubra com um pano e deixe repousar até crescer novamente.
agora é hora de assar. Aqueça o forno a 250 graus por uns 5-8 minutos. Pincele os pães como preferir(eu usei uma mistura de leite e açucar mas nao gostei, prefiro a boa gema) e leve a forno juntamente com uma assadeira que contenha água(isso fará com que o vapor liberado forme a crostinha no pão) deixe no forno por 10 minutos a 250 graus, depois baixe para 220 graus e asse por mais uns 10 minutos, ou até que ao bater no pão ele faça um som oco(esse teste serve para todos os pães, como o do palito para os bolos..)
Prontinho agora é só passar o café e separar a manteiga para deliciar-se!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

adocica meu amor!



geléias são fascinantes,  desde o início...escolher o que há de fresquinho na estação, cozinham lentamente enquanto inebriam quem está em casa e por fim nos satisfazem com a doçura.
indispensável no pão fresquinho, nas panquecas recém preparadas ou com o queijo fresco e a torradinha; não exije técnicas complicadas, mil e um ingredientes e utensílios... dá pra fazer de montão e presentear os amigos, abastecer a dispensa e agradar aquela pessoa meio amarga com a vida!

postei anteriormente uma receita de geléia de jabuticabas, mas deu uma alterada e o resultado ficou divino, bem mais consistente essa geléia entrou na minha lista de preferidas!experimente!!


Geléia de Jabuticabas


jabuticabas lavadas(usei cerca de 300grs)
açúcar cristal
1 maçã
água


Corte a maçã em 3-4 pedaços, coloque numa panela junto com as jabuticabas e com os punhos cerrados, esmague-as. Cubra as jabuticabas com água e leve ao fogo alto e ferva até que o suco fique escuro e reduza levemente, o suficiente para pingar da colher(cerca de 20 min).

Use uma peneira de metal para peneirar, vá apertando bem( as peneiras de plástico ficarão tingidas). Separe os pedaços de maçã e os pique em cubinhos(assim você terá pedacinhos de fruta na geléia), reserve.

Coloque o suco num recipiente transparente e marque a altura do suco, use uma fita para isso. Volte o suco para a panela e encha o mesmo volume do recipiente, antes repleto pelo suco, com açúcar cristal. Mescle o açúcar, os pedacinhos de maçã e o suco na panela e volte ao fogo para ferver. Você deverá mexer ocasionalmente sua geléia, cozinhando em fogo baixo até que engrosse bem.

Ainda quente, encha vidros esterelizados e tampe rapidamente. Espere esfriar e se delicie com esta geléia!!!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

amarelando...broa milho com queijo!!!


sim lá estão elas nas bancas de todas as feiras, no supermercado e nos carrinhos de legumes... as espigas de milho comecam a colorir a cidade!
quando estive no Peru, fiquei encantada com as mais belas e distintas variedades de milho, tem o de graus bem graudos, o roxo, bem branquinho ou amarelão, faz-se torta, bolo, cozido, assado, doce e salgado! é um harem do milharal!
mas não foi lá que aprendi a receita de hoje, esta vem do Brunches para todos os gostos, um livro bem simpático, todo lindinho com ilustracões fofas e fotos que enchem os olhos.
Trata-se de um pão de fermento químico, então é bem rapidinho, não exige nem prática nem muita habilidade, é uma ótima receita coringa para aquelas visitas que chegam de repente, sirva quentinho, acompanhado por manteiga, presunto ou leve ao forno em fatias com tomates grelhados e verás que versátil é essa broa.
e se não encontrar milho em espiga na sua região, tem importância não... hoje em dia temos ótimas opcões de milho congelado ou ainda enlatados... agora tenho certeza que todos os ingredientes estão na sua despensa, não quer tentar?

Broa de milho com queijo
ligeiramente adaptado do livro Brunches para todos os gostos

óleo para untar
2 colh de sopa de manteiga
4 talos de cebolinha, picados
1 colh de chá de tempero indiano(usei um da nomu bem picante)
1/2 xíc de chá de grãos de milho verde
3/4 xíc de chá de fubá
1/4 xíc de chá de farinha de trigo
1/4 xíc de chá de parmesão ralado
1 colh de sopa de acúcar
2 colh de chá de bicarbonato de sódio
1 colh de chá de fermento em pó
2 ovos
1 3/4 xíc de iogurte natural
sal e pimenta do reino moída na hora

pré aqueca o forno a 220 graus. unte o interior de uma forma de bolo inglês grande.
derreta a manteiga e refogue nela a cebolinha com o tempero indiano(poderia ser uma pimenta dedo de moca picadinha, também), junte o milho e refogue mais um pouquinho.
Leve a assadeira ao forno por 3-4 minutos.
Mescle, numa tigela, o fubá, a farinha e o parmesão, adicione o acúcar, bicarbonato, fermento, sal e pimenta do reino. misture bem, abra um buraco na farinha, coloque nele os ovos e o iogurte, mexa bem, com um garfo mesmo, até ficar homogêneo e então incorpore o milho refogadinho.
Coloque a massa na assadeira quente, alise a superfície e leve imediatamente ao forno. Asse por 20-25 minutos, até que forme uma casquinha dourada e a broa ficar firme ao ser pressionada com a ponta do dedo.
desenforme e corte em fatias grossas!

sábado, 12 de novembro de 2011

receber, comemorar e curtir!

está oficialmente dada a largada para as comemoracões de final de ano, reunião de colegas de trabalho, amigos, primos, família, turma do colegial, todos querem festa... mas comecam também os transtornos já que os restaurantes estão lotados. a solucão pode ser simples... reuna as pessoas queridas em casa!
muitos tem medo de recepcões residenciais, parecem um bixo de sete cabecas? mas podemos descomplicar e para isso basta criatividade e planejamento.
este é um exemplo de uma gostosura fácil e bem rapidinha, me acompanham?

com essa dica você pode chamar todos seus amigos sem estress!



Crocante de gorgonzola, rúcula e crisp de bacon

1 pct de pão sírio ou rap 10
200 grs de queijo gorgonzola
200 grs de peito de peru defumado em fatias
150 grs de bacon fatiado fino
1 mc de rúcula

pré aqueca o forno a 180 graus.
coloque as fatias de bacon numa frigideira antiaderente e deixa-as em fogo baixo até ficarem bem crocantes e douradas uniformemente. Retire da gordura em excesso, seque-as com papel absorvente e reserve.
comode as fatias de pão numa assadeira, espalhe pedacinhos do queijo e tirinhas de peito de peru sobre  mass, leve ao forno por 10 minutos ou até que estejam  bem crocantes. retire do forno e corte em triangulos(triangulos irregulares me atraem mais).
cubra os triangulos com folhas de rúcula, pedacinhos de bacon crocante e sirva quentinho!

agora vai se arrumar pq seus amigos estão chegando!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

uma deliciosa e versátil gostosura!

sou apaixonada por biscoitos! adoro o processo, me encanta o cheirinho que impregna o ar, me agrada decorar, e depois ainda pode-se arranjá-los em graciosos pacotinhos ou simplesmente devorar a guloseima. bolacinhas sao sempre uma boa pedida, podem animar a tarde da criancada, adocar o chá da tarde, ou ainda serem as lembrancinhas de um encontro de amigos, muito versáteis.
e esses biscoitinhos são daqueles levinhos, delicadamente tomam conta da sua boca ao desmanchar-se a cada mordida. já estou com vontade de assar mais uma fornada...

Biscoitinhos de Laranja

100 grs de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

2 gemas grandes
raspas da casca de 1 laranja
1 xíc de chá de açúcar
1 1/2 xíc de chá de farinha de trigo
1 xíc de chá de amido de milho
1 colh de café de fermento em pó
chocolate derretido(usei meio amargo)


amasse a manteiga com as gemas e as raspinhas para formar uma pastinha melequenta. incorpore o açúcar e aios poucos vá agregando a farinha, o amido e o fermento, trabalhe até obter uma massa homogênea. Cubra com filme plástico e gele por 30 minutos.

retire parte da massa e abra, numa superfície enfarinhada, com a ajuda de um rolo. a espessura é de 0,4 cm, use cortadores ou um cálice de licor para cortar a massa. transfira os discos para uma assadeira com papel manteiga untada(eles não se espalham mas deixe uma distância mínima).

leve ao forno pré aquecido a 180°C. eles demoram cerca de 15 minutos para assar, não devem tomar cor, só o fundinho tem que ficar corado. tire então a assadeira do forno e repita o processo, corta/assa até terminar a massa.

derreta o chocolate, eu prefiro derreter no microondas na potencia 70%, decore como preferir os biscoitinhos.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

cupcakes super especiais

se tem uma coisa que eu realmente gosto de fazer é receber amigos em casa, e para essas ocasiões nada melhor do que guloseimas para embalar as conversas.
quando marcamos essas reuniões em casa podemos nos organizar e preparar coisinhas bacanas e práticas para que a festa não vire um pesadelo para o anfitrião que deve desfrutar tanto quanto seus convidados.
há alguns dias foi a minha vez de ser a anfitriã. como estava um tanto atribulada minha semana acabei por fazer uns cupcakes rapidíssimos, mas que nos revigoram com seu gostinho de infância... humm a primeira mordida revela a surpresa, uma farta camada de merengue cobrindo a maciez do mini bolo... ai ai, já quero mais um!!
vamos pra cozinha?

Cupcakes Surpresa de duplo chocolate
receita da Martha: chocolate cupcakes
3/4 xic de cacau em pó
3/4 xic de farinha de trigo
1/2 colh de chá de fermento em pó
1/4 colh de chá de sal
3/4 xic de manteiga em temperatura ambiente
1 xic de cha de ac;úcar
3 ovos garndes
1 colh de chá de essencia de baunilha
1/2 xic de sour cream(usei iogurte natural)

1 receita de merengue italiano( mostrei aqui e aqui)
250 grs de chocolate meio amargo derretido

pré aqueca o forno a 200 graus e prepare 12 forminhas de cupcakes.
Peneire juntos o cacau,  farinha de trigo, o fermento e o sal.
Bata o acúcar com a amnteiga até ficar bem cremoso, adicione os ovos um a um e a baunilha. Alternadamente vá incorporando os secos e o sour cream. Bata bem até a massa ficar homogenea.
Encha as forminhas com a massa, nao ultrapassando 3/4 da forma. Coloque para assar por cerca de 20-25 minutos.

Depois de frio cubra com o merengue e banhe-os um a um no chocolate... hummm agora é só se deliciar!!!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

passion

 

minha querida amiga Eliana Phyn acaba de lancar mais um livro maravilhoso, O Hormonio nosso de cada dia, que nos mostra de uma maneira bem clara o que os hormonios sao capazes de aprontar em nossas vidas.
Eliana é uma apaixonada pela Franca e sua cultura, morou em Paris e conta cada estoria linda lá vivida que só me deixa tentada a conhecer esse país...quem sabe daqui a pouco nao vou, neh? e para o lancamento do livro acabei levando umas lembrancinhas...
fiz as madeleines de canela, que aprendi no Prato Fundo, e o resultado não poderia ser melhor, as madeleines ficaram macias, delicadas e perfumadas e Eliana se encantou pelas guloseimas.
Querida Eliana muito sucesso pra esse título e que venham muitos pela frente!

Madeleines de Canela

3 ovos grandes em temperatura ambiente
130g de açúcar cristal
1/8 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de fermento em pó
175g de farinha de trigo peneirada
1/2 colher (chá) de canela em pó
120g de manteiga sem sal derretida e em temperatura ambiente

bata os ovos junto com o acúcar e sal por 5 minutos, então, adicione a baunilha.
Mescle a farinha peneirada com o fermento e a canela. Adicione aos poucos no creme de ovos e misture com a espátula deliacdamente. Então, acrescente a manteiga derretida e misture bem.

Cubra a massa e deixe descansar por no mínimo 1 hora na geladeira,( o Vitor recomendou 3 horas).
Unte com manteiga a fôrma de madeleine e polvilhe farinha de trigo, então, preencha a forma com a massa( não ultrapasse 3/4 da cavidade para ficar com o formato bem bacana) acrescente a massa na fôrma e deixe-a descansar na geladeira também.

Asse em forno pre aquecido 220ºC por 8-9 minutos. As bordas devem ficar douradas e o interior mais clarinho, se preferir polvilhe acúcar de confeiteiro, agora é só se deliciar!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

compartilhando a colher de pau.

Em casa somos 3 irmãos, cada um afixionado por uma arte, eu pela magia das panelas, minha irmã pelas artes plásticas e meu irmão pela música. E pra falar a verdade minha irmã era um completo desastre quando entrava na cozinha, até que um dia resolveu virar vegetariana. No início eu a ajudava bastante, dava dicas, receitas, fazia junto, mas quis o destino que morássemos em casas distintas então Lais teve que aprender a mexer as panelas.

Hoje, depois de uns anos de vegetarianismo, muitas receitas falhas, alguns desastres, Lais comanda muito bem um fogão. Adepta de receitas simples, arrisca-se a inovar, busca incorporar pratos novos sempre ao cardápio e ainda me manda deliciosas receitas.

Nesse dia dos pais, eu que estava ocupadíssima no restaurante, não pude fazer nada de especial para o papis, mas a cacula incubiu-se da missão e nos presenteou com uma deliciosa torta de tâmaras. E de tão orgulhosa que estou da pequena, entrego a vocês a receita com que Lais nos brindou.

Torta de Tâmaras da Lais.
Que por sua vez pegou a receita neste blog 

Para a massa :
2 1/2 xíc de chá de farinha de trigo
1 colh de sopa de maisena
200g de manteiga sem sal cortada em cubinhos
1 gema
1 colher de sopa de açúcar

para a cobertura:
2 xíc de chá de tâmaras secas sem caroço
2 xíc de chá de água
1/4 de xíc chá de vinho do Porto
1 xíc de chá de nozes picadas grosseiramente

Misture a farinha e a maisena e some os quadrarinhos de manteiga. Misture bem até obter uma farofinha, agregue então a o açúcar e a gema. Mexa ate que a mistura fique homogênea. Embale a massa num filme plástico e refrigere por 10 minutinhos. Abra a massa e cubra uma assadeira com aproximadamente 22 cm de diâmetro. Fure a massa com um garfo para não fazer bolhas na hora de assar. Utilize as aparas da massa para decorar a torta.

Numa panela antiaderente, coloque as tâmaras picadas e a água, e deixe cozinhar até obter uma pasta. Adicione o vinho do porto e cozinhe por mais 3 minutinhos. Espere esfriar e junte as nozes. Coloque a pasta de tâmaras sob a massa e espalhe uniformemente. Faca umas tirinhas com o restante da assa e decore a torta. Leve para assar a 180*C por aproximadamente 45 minutos, ou ate dourar a massa.

E delicie-se com a torta da Lais, perfeita para tardes regadas a chazinhos.
ps. a torta inteira deveria estar bem amis bonita mas cheguei no finalzinho da festa...

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

casamentos perfeitos existem!

Existem casamentos perfeitos, coisa rara de se ver no mundinho real, mas não quando falamos de ingredientes!

Comecemos pela clássica dupla Romeu e Julieta, sabores que se complementam de maneira incontestável, tem também maca com canela, morango e chantilly, pão com manteiga, queijo e batata e tantas duplas inseparáveis. Mas quando penso num trio de sabores meu preferido é banana, chocolate e doce de leite...hummm só de lembrar fico tentada.
Já usei desta pecaminosa parceria neste bolo, agora fiz a versão de muffin. Escolham sua versão mas não fujam deste doce casamento.



Muffins de banana com doce de leite, cobertos por chocolate
12 unid

2 bananas amassadas
2 ovos
1 xic de açúcar
2/3 xic óleo de canola
4 bananas em rodelas
2 xic farinha de trigo
1colh sopa fermento em pó
1 pitada de sal
Doce de leite

Calda chocolate:
½ xic leite
4 colh sopa cacau de pó
1 xic açúcar
1 colh de sopa de amido de milho
½ colh de sopa de manteiga

Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre as formas de cupcake com forminhas ou unte com manteiga(renderam 15 pra mim).

Bata bem o óleo com o açúcar e os ovos até formar um creme homogêneo. Acrescente a banana amassada e depois a farinha e o fermento. Distribua a massa nas formas, coloque uma colheradinha de doce de leite no centro de cada muffin, então leve ao forno e asse por 20 minutos.
para a calda:
leve todos os ingredientes a fervura e coloque ainda quente sobre os bolinhos.

prontinho, agora é só presentear a quem voce quer bem e ser feliz!!!rs.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

floreando.

As flores encantam onde quer que estejam, podem ser delicadas, exóticas, doces, mas sempre nos comovem.
Mas pouco aproveitamos de seus perfumes e beleza na cozinha. Bobeira nossa!
Sou fã declarada da lavanda, mas ando me arriscando em outros perfumes.
Vovó sempre colocou erva cidreira no bolinho de fubá acompanhado por um chá de camomila; nos empórios árabes encontramos xarope de rosas, dama da noite e gardênia, os chefes badalados decorar seus pratos com flores de coentro, amor perfeito. Mini rosas, e tantas outras, então por que não provar?

Bolinhos de Amora e Flores

2 ovos
100 grs de manteiga em temp. ambiente
150 grs de iogurte natural
1 colh de sopa de flores de lavanda
2 colh de sopa de hibisco em pó
¾ xic de açúcar
2 xíc de farinha de trigo
1 colh de chá de fermento em pó
1 xic de amoras frescas

Bata com um fouet os ovos, o açúcar e as flores. Agregue a manteiga e o iogurte e continue batendo. Acrescente a farinha e o fermento. Mexa bem e por fim adicione com cuidado as amoras.
leve ao forno pré aquecido a 180C por cerca de 20min ou até que o palitinho saia seco.

Esse é um bolinho super úmido, leve e perfumado. Provem também!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

recebendo visitas

quem assistiu ao filme "minha mae quer que eu case" deve lembrar-se de quando a chef de cozinha, protagonista da historia, comenta que assa cookies sempre que tem visitas... sigo essa técnica de perfumar o ambiente... afinal tbm mundo gosta de um bom biscoito.

essa receita é tão simples, saída de um livrinho fininho, baratinho...destes que compramos nas bancas de jornais mesmo. sem mistérios é uma receita bem pratica... com ingredientes que normalmente temos pode-se sim fazer um incrível cházinho em 20 minutos.

Cookies de Café com chocolate
20-30 unid

125 grs de manteiga em temp ambiente(tentei usar uma vez margarina culinária e não ficou tão bom)
3/4 xic de acucar
2 colh de chá de café solúvel dissolvida em 1 colh de sopa de água fervente
1 colh de chá de essência de baunilha
1 1/3 xic de chá de farinha de trigo
1 colh chá de fermento em pó
1 pitada de sal
quadrados de chocolate( ou gotas de choco)

bata a manteiga com o acucar até obter um creme(fiz com uma colher de pau, msm). junte o café e a baunilha. adicione a farinha, o sal e o fermento. misture bem e você já tem a massa prontinha.
agora faca bolinhas e coloque numa assadeira untada, deixe uns 2,5cm de espaço entre elas. achate-as ligeiramente e coloque um quadradinho de chocolate no centro de cada biscoito, fazendo uma leve pressão. leve ao forno a 160 graus por 20 minutos. deixe esfriar e guarde em potes fechados.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

fim glorioso dos caquis

e mais um caso de extermo amadurecimento de frutas se repete... desta vez os protagonistas são os caquis.

docemente perfumavam a cozinha, clamando por um fim glorioso e assim fizeram minha tarde mais aconchegante...

Bolo de Caquis

3 ovos
4 caquis maduros
1 1/2 xic de acúcar
50 ml de óleo de canola
50 grs de aveia em flocos
250 grs de farinha de trigo com fermento
suco e raspas de 1 tangerina

faca um caramelo com 1 xícara de acúcar e cubra o fundo de uma forma redonda com 20 cm de diametro. distribua fatias de 1 caqui para decorar. reserve a forma.

retire a polpa dos 3 caquis restantes e cozinhe por 5 minutos numa panelinha. deixe esfriar.
com uma colher de pau bata os ovos com o acúcar restante, junte a polpa dos caquis e o óleo. una então a farinha de trigo e a aveia. mexa bem e coloque sobre a assadeira caramelada.

asse por 50 minutos a 180 graus, ou até que o palitinho saia limpo.

terça-feira, 25 de maio de 2010

peras para que te quero???

tem uma frutaria linda há algumas quadras de casa, sempre dou uma caminhada passo por lá e trago flores, frutas e algumas coisinhas especiais... e num desses ataques exagerados comprei muitas peras... peras portuguesas, vermelhas, williams.
não consegui vence-las, decidi fazer uma caldinha de baunilha e aferventá-las, enquanto isso pensava no bolinho que faria...

acabei por fazer a massa com uma farinha de macadamias, colocar pedacos de pera por cima e assar... o resultado: uma massa amanteigada com sabor intenso de macadamias e o delicado pedaço de pêra agregando umidade....hummm acho que vou "roubar" mais um!

Bolinhos de macadamias com pêras em calda
rendimento: 6 bolinhos

2 ovos grandes
1 colh de sopa de óleo de canola
75 grs de acúcar
100 ml de leite
50 grs de cream cheese
100 grs de farinha de macadamias
120 grs de farinha de trigo com fermento
1 1/2 unid pera em calda

unte e enfarinha 6 forminhas de muffins. pré aqueca o forno a 180 graus.


bata com um fouet os ovos com o óleo, o açúcar, o leite e o cream cheese.
misture as 2 farinhas e incorpore à massa.
divida a massa e coloque 1/4 de pera em cada forminha  aperte levemente. leve ao forno e asse por 40 minutos ou até que cresca e fique dourado nas laterais.

agora é a melhor hora...deguste com um cházinho entre amigos, presentei vizinhos ou simplesmente aproveite sozinho, não irá se arrepender!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

para todo tamanho de criança

gosto por demais de resgatar receitas, fazer releituras de sabores da infância, tentar reconstruir os sabores memoráveis, e tem um bolo que esteve presente por grande parte da minha infância, o bolo nega maluca...gosto tanto dele que o coloquei ano passado na carta de sobremesas do Anita, acho que trazia recordações a muitas pessoas, ele era bem solicitado.
e agora deixo pra vocês a receita que eu fazia por lá...

Bolo Nega Maluca

8 porções gordas

4 ovos
240 grs de açúcar
150 grs de manteiga em temperatura ambiente
140 grs de chocolate em pó
150 ml de leite integral
150 grs de farinha de trigo
1 colh de sopa de fermento químico em pó

Bata os ovos com o açúcar em velocidade alta, na batedeira, até que torne-se uma mistura cremosa e densa. Junte a manteiga em pedaços, e o chocolate em pó. Continue batendo até que a massa fique homogênea. Agregue o leite e a farinha de trigo aos poucos. Bata por mais 5 minutos e então una o fermento químico, sem parar de bater.
Asse o bolo por aprox. 40 minutos ou até que o palitinho saia seco.

Coloque a massa numa assadeira untada e polvilhada com chocolate em pó. Asse em forno pré aquecido a 180°C por 40-50 min ou até que o palitinho saia seco.

Calda de brigadeiro:
300 gsr de leite condensado
80 gsr de chocolate em pó
25 grs de manteiga
100 ml de creme de leite fresco
chocolate granulado

coloque numa panela o chocolate, manteiga e o leite condensado. Cozinhe em fogo baixo sempre mexendo até desgrudar do fundo da panela. Junte o creme de leite até diluir a calda.

Agora é a hora do deleite., derrame a calda sobre o bolo, espalhe chocolate granulado sobre o bolo e ai vai a dica...tenha um copinho de chá gelado de capim santo...ele vai ajudar a limpar o paladar...aliviando o palato e a culpa da consciência!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

reinventando o brigadeiro

faz tempo que o brigadeiro está na moda, já fizeram brigadeiro de tudo quanto é sabor, textura, apresentação... e eu sou uma dessas disseminadoras do brigadeiro.

adoro brincar com esse doce tão brasileiro, todos acabam gostando das mais variadas versões, sem falar que é super prático de fazer, enfim não tem desculpa para correr do santo brigadeiro!

Brigadeiro Crocante de Chocolate branco e Lavanda

1 lata de leite condensado(aquele mais gostosinho, sabe?)
1 colh de sopa de manteiga com sal
80 grs de chocolate branco
1 colh de sopa de flores de lavanda seca
120 grs de flocos de milho açucarados

Coloque numa panela o leite condensado, o chocolate em pedacos, a manteiga e as flores de lavanda. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre com uma  colher de pau. até engrossar, soltando do fundo da panela.
Passe o brigadeiro por uma peneira para eliminar as flores da lavanda.
Volte para a panela o brigadeiro, incorpore os flocos de milho e cozinhe por mais uns 2 minutos.
Espere esfriar, modele os brigadeiros e enfeite com flores de lavanda.

Permita-se atacar!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

de mansinho...

de mansinho vou voltando...

sem promessas, trago gostosuras, ideias, invencionices e convencionices.
afinal é de minha natureza afagar.

Bolo super úmido de frutas
receita base: mom's apple cake - smitten kitchen


3 maçãs, usei variedade Gala
3 bananas, usei nanica
1 colher de sopa de canela
3 colheres de açúcar
suco de 1/2 limão

2 3 / 4 xíc de chá de farinha de trigo peneirada
1 colh de sopa de fermento em pó
1 colh de chá de sal
1/2 xíc de chá de óleo de canola
2 xíc de chá de açúcar
1 / 4 xíc de chá de suco de laranja
1/2 xíc de chá de leite
5 ovos
4 colh de sopa de brandy(conhaque)

Pré-aqueça o forno a 160 graus Celsius. Unte uma forma de tubo e polvilhe açúcar.

Descasque e corte em cubos as maçãs e bananas. Mescle-as ao açúcar, suco de limão e canela em pó. Reserve.

Num bowl, misture a farinha, o fermento e o sal.

Bata com um fouet, o óleo, o suco de laranja, leite, brandy e o açúcar. Incorpore os ingredientes molhados aos secos e em seguida, adicione os ovos, um a um. Bata bem.

Despeje metade das frutas na assadeira, espalhe metade da massa sobre ela. Repita o processo com o restante das misturas. Asse por cerca de 45min, ou até um palitinho sair limpo. Desenforme ainda quente.


Se eu contar que não durou mais do que 2 horas, percebe-se que meus convidados gostaram né?

bjos

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

gotinhas douradas

receita de avó essa... mas dessa vez a avó nao é minha... Dona Olga é avó de uns amigos muito queridos e numa visita a casa destes amigos ela aprontou a safadeza de me apresentar aos seus bolinhos de chuva. Completamente distintos dos q eu conhecia, estes são sequinho, delicados e graciosos.

Recomendo que provem essa gosto sura na chuva ou não!

Bolinhos de Chuva de Dn. Olga


2 ovos
1 casca de ovo cheia de óleo(usei canola)
1/3 xíc de leite
2 colh de sobremesa de açúcar
2 colh de café de fermento quimico
farinha de trigo até dar o ponto(usei 2 xíc)

oleo para fritar
açúcar e canela par polvilhar

mescle o óleo ao ovo e ao leite. junte o açúcar e o fermento, mexa bem e vá juntando farinha de trigo até obter uma massa homogenea, que desgrude das mãos. Você terá que fazer rolinhos, para cortar como gchoccis.

Frite as bolinhas em óleo abundante até ficarem douradas, polvilhe açúcare canela e começe a deliciar-se!

obrigada Dn. Olga!!!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

geleiando...



tão gostoso é senter-se a tarde, pegar um pãozinho morno e deliciar-se com a geleia fresquinha... tão bom quanto ficar sentado a mesa com sua avó, sua irmã, papendo enquanto limpam, cortam e apuram o doce... e o prazer de quem recebe os potinhos???

desta vez queria agradar o irmão...entao tratei logo de encontrar mirtilos, mesmo que congelados eles resultaram em uma deliciasa geléia, aromatizada aidna com o limão siciliano...ai ai... uma perdição!

Geléia de Mirtilos

1 kg de mirtilos congelados(blueberries)
0,5 kg de açúcar
suco e raspas de 2 limões sicilianos

coloque os mirtilos numa panela, onde vá cozinhar, usei de inox. junte o açúcar, o suco e as raspas do limão. Tampe e deixe repousar por 30 minutos.

Cozinhe em fogo baixo mexendo sempre por cverca de 40 minutos a 1 hora. Para fazer o teste, deixe um pratinho do freezer e coloque um pouco da calda no prato, se ele escorrer lentamente está pronto.

Coloque em potes de vidro, esterelizados, deixe-os esfriar de ponta cabeça(dica da super Nina) e guarde por até 3 meses...duvido q durem tudo isso!

agora é só comer!!!!